quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conscientização


Nada contra muito pelo contrário, devemos e temos o dever de lutar sempre por um mundo pessoal e, partilhar como queremos o que obtemos. Quem corre atrás merece aproveitar e sentir-se merecedor. Não mediu esforços muito menos tempo e horas de trabalho para aí chegar. Não vamos deturpar o sentido das coisas. Cada um faz o caminho que quer.
Quando falamos de conscientização queremos avaliar ganhos e perdas.
Exemplo visível são os programas de televisão vantajosos e divertidos com exposição de condutas e valores morais a troco de ganho financeiro fantástico. As cobranças do programa envolvem emocionalmente, psicologicamente e fisicamente seus participantes que empolgados pela fortuna a ser conseguida, esquecem que estão entrando nos lares com seus erros expostos, contaminando a muitos com a perda de tempo. O que interessa é o enriquecimento. Esse direito inviolável de cada um tem estragado lares e familiares. A desvalorização humana fica a mercê do dinheiro.
Pautemos para o mais importante. Conscientizar do eu aqui e agora é mais profundo. Requer paciência, observação, correção, perseverança, fé, prudencia, escuta e opção. Desejar ter uma vida de qualidade nos limites do prazer saudável, segundo valores superiores e envolvidos por deveres e obrigações com cuidado e apreço é muito difícil. Mas por ser o bem maior vale a pena. Passamos horas no trabalho, por vezes lamentando, alguns momentos sofrendo, chorando, estressando porque permitimos que isto acontecesse. Toda boa ação medida na porção perfeita não causa danos, logo somos nós que promovemos o estrago. É neste ponto que devemos repensar, reavaliando os acontecimentos, os conflitos, os desajustes e os prejuízos que estão consumindo o ser, perdendo o sentido da existencia.
Todo amadurecimento vem através do discernimento, entendimento e aplicação. Não são por influencias e sugestões, impressionismos e compromissos superficiais que matam o tempo e perdem os anos. Chegar à velhice e olhar para trás lamentando não ter vivido é falta de conscientização.
Como então entender está palavra conscientização?
Amigo você é dono do caminho que escolheu. Ao longo do tempo muitas vezes Deus tocou em seu coração e na sua mente. Falou de diversas maneiras e te ensinou a ver com clareza o que Ele tinha reservado para você, todavia direções várias te desviaram desta meta. Deixou passar, não valorizou, caiu, levantou, perdeu, sufocou de tanto trabalhar e não percebeu que foi a mão Dele que te reergueu. Se alguém te ajudou foi Ele quem mandou, mas você não valorizou. Mais uma vez Ele te amou como nunca você imaginou, esperando que seus olhos pudessem abrir e você percebesse que precisava de tão pouco para viver. Sim, somente paciência, confiança, esperança, oração, fé, certeza que Ele caminha junto, moldando você para ser feliz. Não é utopia, é uma verdade profunda sem falhas. A única coisa é que Ele quer que você se de o direito de ser amado fazendo o que Ele quer que você faça. A qualidade de vida está embasada primeiramente nesta aliança. Ouvir, sentir, pensar e decidir por um mundo melhor, mais humano, carregado de amor e fraternidade. Partilhar sem medo, escolhendo a melhor medida. Pense e veja que qualidade de vida você está tendo. Se precisar de ajuda, busque-o com a pureza de coração e será atendido.
Felicidades. Até a próxima. Ele quer.
Elizabeth Resende                      
 

domingo, 28 de agosto de 2011

Apae comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Esta foi à semana mais vibrante para as Apaes de todo o Brasil. Desde o dia 21 de agosto, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) está comemorando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, evento que vai até o próximo dia 28. O tema deste ano é “a pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”.  O movimento apaeano comemora a Semana Nacional desde sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, visando á promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. 
De acordo com a diretora da APAE Zumira Maria Cotta Oliveira, algumas atividades foram realizadas na Apae de Ouro Branco para comemorar a data. Entre os assuntos debatidos durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, foi a recomendação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabelece que pessoas com deficiências sejam educadas na rede regular de ensino. É consenso entre os educadores da APAE, que essa forma como essa inclusão de alunos com deficiência têm sido introduzidos nas escolas regulares tem que ser olhado com muito cuidado. “Incluir é muito mais que integrar. Não é apenas colocar os alunos com deficiêncas participando de todas as atividades junto com os colegas sem ter nenhuma intervenção de um profissional especializado, para que ele pratique as atividades pedagógicas”, explica.

Inclusão - Para ela, as escolas regulares não estão preparadas para uma inclusão. Muitos alunos não conseguem se adaptar a inclusão por causa do grau de comprometimento tanto na aprendizagem quando na parte neurológica. A Apae tem que existir para dar este suporte, pois ela prepara para a vida, para a cidadania, para ser independente, em alguns casos, para o trabalho. “E as escolas normais têm o objetivo de preparar os alunos para o vestibular para ser um bom profissional”, completa.

sábado, 27 de agosto de 2011

Saiu o campeão da Copa Máster de Futsal


 Com uma vitória arrasadora por 8 a 3 sobre a equipe da Sociedade Esportiva Flecha Mineira válida pela final do campeonato ourobranquense de futsal, categoria máster, a equipe do OBEC comanda pelo técnico Ramiro Lôbo sagrou-se bicampeã da competição. O jogo aconteceu na sexta-feira, 12, no ginásio polieportivo do Centro de Referência Esportiva de Ouro Branco - CREOB.
 No jogo preliminar o Opção Veículos venceu o Bela Vista por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar.  Além do presidente da Liga de Futsal, Sr. Geraldo Taveira, que organizou a competição com apoio da Prefeitura Municipal, torcedores, amigos, parentes dos atletas e o vereador Flavinho, que apóia o esporte em nosso município, compareceram à partida de encerramento.
 A equipe do Opção Véiculo, invicta na competição, além do troféu de 3º lugar, também recebeu o troféu disciplina. Juarez do OBEC ficou com o troféu de goleiro menos vazado e Oberdan do Flecha Mineira, com 15 gols, de artilheiro da competição. A arbitragem do campeonato ficou a cargo do Vantuir, árbitro da Confederação Brasileira de Futsal e do Nelison, árbitro da Federação Mineira de Futsal. Ao final da premiação o Presidente da Liga informou que as inscrições para o campeonato adulto de futsal, categorias masculino e feminino, bem como, para a categoria sub-15, serão abertas em breve.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sorria...



Foi provado que o sorriso é bom para a saúde. Diminui o estresse e melhora as defesas imunológicas.
Piadas contadas pelo amigo Marco Antônio

Ultimas notícias de Lisboa
Gêmeo tenta se suicidar e mata o irmão por engano.

Disk finados
Lançaram em Portugal, o novo serviço por telefone, é o Disk finados. Você telefona e ouve um minuto de silêncio.  

Curva perigosa
O português estava dirigindo em uma estrada, quando viu uma placa que dizia: “Curva perigosa à esquerda”. Ele não teve duvidas: virou à direita!

Mineiro dando má noticia!
    
— Alô, Sô Carlos? Aqui é o Uóshito, casêro do sítio.
— Pois não, Seu Washington. Que posso fazer pelo senhor? Houve algum problema?
— Ah, eu só tô ligano para visá pro sinhô qui o seu papagaio morreu.
— Meu papagaio? Morreu? Aquele que ganhou o concurso?
— Êle mermo.
— Puxa! Que disgrama! Gastei uma pequena fortuna com aquele bicho! Mas...ele morreu de quê?
— Dicumê carne istragada.
— Carne estragada? Quem fez essa maldade? Quem deu carne para ele?
— Ninguém. Ele cumeu a carne dum dos cavalos morto.
— Cavalo morto? Que cavalo morto, seu Washington?
— Aquele puro-sangue qui o sinhô tinha! Ele morreu de tanto puxá carroça dágua!
— Tá louco? Que carroça d'água?
— Prapagá o incêndio!
— Mas que incêndio, Meu Deus?
— Na sua casa.... uma vela caiu, aí pegô fogo nascurtina!
— Caramba, mas aí tem luz elétrica! Que vela era essa?
— Do velório!
— De quem?
— Da sua mãe! Ela apareceu aqui sem avisá e eu dei um tiro nela pensando que era ladrão!
— Meu Deus, que tragédia (começa a chorar)...
— Peraí sô Carlos, o sinhô num vai chorá pur causa dum papagai, vai???

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Congonhas vai ficar mais bonita


A cidade está ganhando um grande presente. O Centro começa a passar por uma requalificação para se tornar mais bonito e funcional. Afinal, mais de 80% da população passa pelo menos uma vez pelo local. A administração municipal deu a ordem de serviço, para o início das obras. Antes mesmo do início das intervenções, comerciantes já abriram novas lojas na Praça JK, por acreditar no projeto. A primeira etapa do programa “Congonhas Mais Bonita” abrange duas praças e está orçada em cerca de R$ 15 milhões.
A atual administração já está elaborando o projeto da obra de requalificação da avenida Marechal Floriano Peixoto. Paralelamente ao programa “Congonhas Mais Bonita”, outro projeto cuidará da revitalização da bacia do rio Maranhão na área urbana. Além da obra civil, haverá o trabalho das concessionárias Copasa, Cemig e Oi. As duas últimas trocarão a fiação aérea pela subterrânea. O novo Código de Posturas da cidade apontará normas para padronizar placas e calçadas.
‘A idéia é trazer para o Centro "a dinâmica dos shoppings, as pessoas circulam pela área de convivência, batem papo, descansam e até fazem atividade física, e, ao mesmo tempo, podem apreciar as vitrines das lojas e se alimentarem em bares e lanchonetes. Agradeço aos comerciantes que sofrem neste período de obras, mas serão beneficiados ao final delas, como toda a cidade", explica  Wanessa Manso, coordenadora do programa “Congonhas Mais Bonita”.
 




Trânsito - Devido a obras de infraestrutura urbana, houve alteração do trânsito em algumas vias da área central. O trecho viário da praça JK que dava acesso ao prolongamento da avenida JK, em frente à prefeitura, está fechado para obras. Quem  segue da avenida JK para a avenida Getúlio Vargas, Marechal Floriano ou praça Portugal continua com acesso livre. Para o condutor que estiver na rua Monteiro de Castro, é permitido apenas seguir pela avenida Marechal Floriano Peixoto ou no sentido praça Portugal. No sentido inverso, para quem vai da sentido Ladeira para o Centro, a melhor opção é seguir pela rua Benedito Quintino, para evitar o grande fluxo da Marechal. A rua Pacífico Homem Júnior funcionará com "mão inglesa", pra reduzir o retorno de quem segue pela Marechal e precisa fazer a conversão à esquerda.