quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

 90 Anos de Maria Vieira Gomes


Maria Vieira Gomes, mais conhecida carinhosamente como “Dona Lia”, é filha de Miguel Vieira Sobrinho e Hercília Rodrigues Vieira. Nasceu em 24/01/1933; partiu para o plano celestial em 19/03/2023, aos 90 anos, 1 mês e 24 dias de vida.
Desde criança já era muito dedicada aos trabalhos do lar, ajudando seus pais e irmãos na labuta do dia-a-dia. Apesar de ter cursado até o colegial, sempre foi muita inteligente, principalmente, quando se tratava de cálculos (porcentagem então nem se fala).
Na sua adolescência casou-se com José Gomes Sobrinho e constituiu uma linda família, a família (Vieira/Gomes), composta inicialmente por 07 filhos. Durante esse período serviu majestosamente como uma mulher, acima de tudo MÃE, dotada de integridade, sabedoria, espírito trabalhador, dedicada, responsável e principalmente amorosa e de muita fé. Trazendo consigo a verdadeira essência das palavras MULHER e MÃE, visto que nunca desistiu de dar o seu melhor ao bem estar da família e amigos;
sendo nos trabalhos rotineiros de casa, sendo na transmissão de ensinamentos aos filhos. Sendo no pedal de sua companheira de luta, a tão famosa máquina de costura que tanto, literalmente, pedalou para suprir e ajudar no sustenta da casa, do seu lar.
Não é à toa que Dona Lia é filha de compositor, de MAESTRO da corporação musical de nossa cidade; Como o ditado popular que diz “filha de peixe, peixinho é!”; porque então não falamos “filha de maestro, maestrina é!”. Maestra e regente da vida de seus filhos, esposo, neto (a)s, bisneto (a)s, irmão (a)s, genros, noras, etc... e a lista não para de crescer.
Maestrina com louvor porque conseguiu e consegue, mesmo depois de sua partida, agregar o verdadeiro conceito de FAMÍLIA junto a todos que a conheceram e a admiraram, visto que não se trata somente de lutar pelo bem estar de todos, mas de AMAR e transmitir AMOR a todos que tiveram o prazer imensurável de estar ao seu lado.
Por falar em luta, quantas batalhas e guerras que já enfrentou conquistando seu júbilo após diversas barreiras encontradas ao longo desses 90 anos. Haja barreiras emocionais com perdas irreparáveis, ou físicas, que sempre estiveram aparecendo, mas como exemplo de MULHER e MÃE, sobressaiu a todas.
Gostava de uma prosa, todos nós sabemos. E haja assunto, porque na realidade, com sua bagagem de vida, não atoa 90 anos, tinha muita experiência e assuntos para compartilhar, seja com seus familiares ou com seus amigos; sempre tinha PROSA para PROSEAR!!!! CONTOS para CONTAR!!!! Mas isso é muito bom porque mostrou, através de seus diversos relatos, o quão ela fez e faz por todos.
Como MÃE é difícil de encontrar adjetivos que refletem o que é essa MÃEZONA, a Dona Lia, que sempre estendeu, cobriu e protegeu com suas asas, seus filhos e seu lar; MÃE carinhosa, dedicada, parceira, amorosa, responsável, guerreira, fiel, religiosa, e, haja adjetivos....... Porque Deus concebeu à mulher a grandiosa e majestosa dádiva de ser MÃE, carregando e trazendo ao mundo outra vida; querem dádiva maior que essa???? Nunca duvidemos!!!! E Dona Lia soube cumprir essa missão perfeitamente.
Porque ela é exemplo para todos, e quando somos exemplos, apesar da grande responsabilidade, é porque somos pessoas corretas, justas e dignas. A tarefa é grande, mas a vontade sempre foi maior em levar conforto e alegria dentro de seu lar e a amigos!!!!
Não é à toa que os familiares a consideram como uma verdadeira RAINHA!!!!
Seu legado será eterno!!!!
Estará sempre nos corações e pensamentos de seus entes queridos, e porque não na história de vida da família Vieira/Gomes!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário