quinta-feira, 5 de maio de 2016

Meu timão faz aniversário hoje

  O América-MG comemora 104 anos hoje, dia 30 de abril.  Para marcar a data, será celebrada uma missa em ação de graças, às 10h, na Igreja de Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias, em Belo Horizonte.   E esta é a melhor forma de comemorar uma data tão especial, uma vez que ele é considerado o time da família, ou seja, possui uma torcida formada por avôs, avós, pais, mães e filhos.
   A missa celebrada pelo padre Mário exclusivamente para o aniversário do Clube, no dia próprio aniversário, como forma de agradecer a proteção Divina ao “Time da Família”. Mas apesar da exclusividade, a cerimônia religiosa será aberta à comunidade em geral. Se eu pudesse, estaria lá para comemorar a boa fase do timão.
  A comemoração terá duplo motivo, uma vez que o América-MG está na final do Campeonato Mineiro de 2016. Após ter vencido o Cruzeiro no primeiro jogo da semifinal por 2 a 0, semana passada, segurou o empate por 0 a 0, na tarde deste domingo, no Mineirão, e agora enfrenta o Atlético-MG na decisão.  A final contra o Atlético-MG será disputada em dois jogos, nos dois próximos domingos.
  O clube foi fundado no dia 30 de abril de 1912 por um grupo de garotos de 11 a 13 anos. O time iniciou sua historia de glórias e conquistas no estádio da Avenida Paraopeba, onde hoje funciona o Mercado Central. Cresceu com o Estádio da Alameda, no bairro de Santa Efigênia, local do hipermercado Extra e hoje ostenta a moderníssima Arena Independência.

  No bairro Horto, desde o antigo Estádio Raimundo Sampaio, o Coelho mantém sua trajetória de conquistas de títulos. Um dos clubes mais vitoriosos do futebol nacional, o América também se notabiliza pela tradição e reputação de ser um importante centro de formações de talentos. Dentre outros, revelou jogadores de nível internacional como TostãoÉderYuji Nakazawa,Gilberto SilvaFred, Danilo e outros.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Feira de Artesanato e Gastronomia movimenta de Itatiaia









A Prefeitura, entre a cruz e a espada

  De um lado, o arroxo financeiro, de outro, reivindicações trabalhistas. Pressionada pela queda da arrecadação e pelas reivindicações do funcionalismo, a Administração Municipal passou parte da noite do dia 6 de abril estudando medidas enérgicas destinadas à redução de despesas, muitas das quais impopulares, a serem realizadas na esperança de ser poder dar atenção às solicitações trabalhistas dos servidores públicos.
  Se, até a noite do dia 6 de abril, a Prefeitura não havia sinalizado a possibilidade de conciliar as reivindicações dos servidores, tal não se deu, ainda que se quisesse resolver a questão, por não poder conferi-las em razão do entrave financeiro.
  Um pouco antes, à tarde do mesmo dia, o Sindicato arregimentou manifestação à frente da Prefeitura. Alguns dos servidores que aderiram à paralisação entraram no prédio da Prefeitura e, parados em frente à porta do Gabinete, manifestaram intensamente, em alta voz, promovendo também um apitaço quase ensurdecedor, terminando por desrespeitar o direito daqueles que queriam trabalhar. Essa ação dos manifestantes certamente apavorou servidores que preferiram não aderir à manifestação e estavam dentro da sede do Governo prestando seus serviços à população.
  Muito pressionada, a Administração, ainda que diante das finanças castigadas e perigosamente vulnerabilizadas pela impiedade da crise econômica, não encontrou outro meio senão realizar mais cortes e ações, visando tentar atender às solicitações dos servidores, pelo menos em parte.
  Não havendo outra saída, não encontrando meios para arrecadar verbas suficientes para atender às solicitações trabalhistas dos manifestantes, muitas ações deverão ser adotados e, inevitavelmente, irão ao encontro da impopularidade. Já à noite do dia 6, após receber representantes do Sindicato e de servidores, a Administração anunciou que não mais se utilizará dos serviços da Consultoria Áquila. Neste sentido, em relação às consultorias, a Administração já vinha fazendo cortes: outra consultoria que a Prefeitura decidiu, há alguns meses, a não mais contar com os serviços, foi a da Amadeus.
  Outra decisão foi a de reduzir o número de secretários por meio do acampamento de uma secretaria por outra. Já se havia feito acampar duas secretarias (Obras e Gestão Urbana), quando da reforma administrativa anunciada no princípio deste ano. Agora, decidiu-se, também, por fundir outras duas: a Secretaria de Cultura passa a acampar a de Esportes e Lazer e a Administração cuidará também do Planejamento. Tal determinação gerará a importante economia aos cofres públicos, pois que estará cortando o salário de três secretários. A atender às reivindicações dos manifestantes, e também à Lei de Responsabilidade Fiscal, além de economizar com salários de secretários, a Administração também precisou optar pela exoneração de servidores ocupantes de cargos gerenciais e de outros (ainda incertos quanto ao número) cuja natureza é comissionada, além de contratados.
  Contudo, as ações determinadas à noite do dia 6 e as que ainda estão por vir não se configuram em certeza de que a municipalidade atenderá às solicitações dos servidores. Que mais não seja porque a todos há a notoriedade da existência de avassaladora crise financeira e a Prefeitura, ainda que queira atender às solicitações trabalhistas de seus servidores, não pode, e não vai, em função do seu desejo, prejudicar a população que hoje é compreendida por quase quarenta mil habitantes. Em suma, a Prefeitura quer e vai realizar ações enérgicas que poderão beneficiar as reivindicações trabalhistas, todavia, neste momento obscurecido pela crise econômica, ainda não conseguiu se toldar de certeza dando-lhe conta de que alcançará tal objetivo, sem prejudicar a população.
  Os ajustes de fato já vinham sendo feitos. Contudo, outra, e talvez a mais rigorosa etapa de ajustes, infelizmente tornou-se necessária ocorrer a partir do dia 06 de abril. A que os ajustes de agora não sejam tão penosos à população, e aos próprios servidores, a Gestão Municipal sugere e incentiva o que se segue: - parceria da Prefeitura com o Sindicato; - solidariedade dos servidores que optaram pela manifestação; - união da reivindicação dos servidores que optaram pela manifestação, com a compreensão dos servidores que são conscientes das adversidades financeiras e que, por direito a ser respeitado, não aderiram à paralisação; - paciência dos prestadores de serviços e dos fornecedores de insumos.
  Neste momento é-nos a todos preciso entender que parceria, principalmente solidariedade, união, compreensão e paciência são indispensáveis instrumentos neste implacável momento de crise a manter, ainda que com dificuldades, serviços, obras e empregos.
  Abaixo, as primeiras medidas adotadas pelo Governo, após reunião com representantes do Sindicato e de servidores municipais:

Servidores municipais realizam manifestação

  Os servidores municipais de Ouro Branco pedem um reajuste de 11.8% a título de reposição de perdas com base na inflação acumulada nos últimos meses medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A prefeitura tem um prazo de 15 dias para pensar no assunto e o prazo começou a ser contado no dia 6 de abril, quando foi realizada uma assembleia de advertência e uma paralisação.
  Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Ouro Branco (Sindiouro), Kátia Stelamares, o objetivo da paralisação, realizada no dia 6 de abril, foi denunciar o não atendimento pela prefeitura às reivindicações salariais da categoria.  Durante reunião convocada pelo sindicato, na quinta-feira da semana anterior, dia 31 de março, a entidade apresentou ao funcionalismo, a resposta da prefeita Cida Campos, que não acenou com nenhuma reposição salarial aos servidores. Então ficou decidido pela paralisação de um dia.
  À tarde do dia 6 de abril, a Prefeitura chamou os representantes do Sindicato para uma reunião, quando foram oficialmente retomadas as negociações. A prefeita pediu 15 dias de prazo para que seu secretariado reorganize as despesas do Município a fim de que sejam definidas medidas de contenção de gastos. Ao final deste período os representantes sindicais devem ser convocados para nova reunião, quando os servidores esperam receber uma proposta concreta de melhoria salarial.

Nosso jornal faz 31 anos

  Neste mês de abril de 2016, o Jornal O Alto Paraopeba, primeiro periódico impresso da cidade de Ouro Branco, completa 31 anos de edição ininterrupta. São mais de três décadas de trabalho a serviço da comunidade de Ouro Branco.
  O jornal foi criado em abril de 1985 pelo Jornalista Virgílio Carlos, um visionário que na época não queria que a história de Ouro Branco passasse despercebida. Atualmente a família do jornalista comanda o jornal e temos como missão pessoal continuar o projeto iniciado por meu pai.
  O jornal possui grande importância, pois criou vínculos com as pessoas do lugar. Além de ser importante meio de informação para as pessoas do local, pois estas preferem ver notícias da sua cidade ou região a ver notícias de grandes jornais da capital que não lhe causam muito impacto. 
  Por todos esses anos, o jornal cumpriu o seu papel de informar, analisar e comentar os fatos, com precisão e isenção.  Além disso, esse veículo de comunicação contribuiu para a formação e fortificação da identidade, documentação histórica, moral e ética desta cidade e de outras da região.
  Essa a publicação evoluiu em formato e linha editorial. Política, esporte, arte, comportamento, cidadania, religião e diversos outros assuntos que  fazem parte da vida das pessoas desta cidade, foram acrescentados no dia-a-dia das edições com uma linguagem leve e informal.
  Nesta oportunidade, faço questão de agradecer todos os anunciantes, parceiros e leitores, que colaboraram para o sucesso dessa empreitada. Sem vocês, o jornal não teria chegado a essa marca.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Que tal criar o dia da verdade?

  A última sexta-feira foi marcada pelas brincadeiras do dia primeiro de abril. Foram muitas pegadinhas foram feitas tanto na esfera pessoal, como também pelo telefone e principalmente nas redes sociais.  O trote existe desde o início do século XX e dizem que ela começou na França e ganhou muita força no Brasil.
  Contudo o que mais me chamou atenção é que não é mais necessária a comemoração deste dia, tendo em vista que as pessoas estão já mentem no ano inteiro. Na verdade, atualmente deveriam existir um dia para comemorar a verdade, por que os outros 364 do ano  já são usados para se falar mentira.
  As pessoas estão mentindo em demasia e os psiquiatras já não sabem mais diferenciar os mentirosos compulsivos e os mentirosos conscientes. Existem casos que podem até mesmo configurar sintomas de transtornos de personalidade.
As pessoas criaram até mesmo as chamadas “mentiras sociais” ou “mentiras boas”, aquelas que falam que a roupa da amiga ficou ótima, mesmo estando horrível. Mas nem sempre as mentiras sociais são usadas para o bem. Vendedores de loja por usam deste artifício só para vender.
  Existem pessoas que mentem tanto que até acreditam em suas mentiras, no mundo paralelo que cria para si. Já o mentiroso consciente sabe que não está falando a verdade. Mente para ter um benefício específico. Fala que não traiu só para manter a relação. Políticos que enganam a população para manter o cargo ou perpetuar o poder sabendo que estão mentindo.

Então, que tal criar o dia da verdade, para ver se as coisas melhoram?

Uma semana de fé

No dia 27 de março, realizada uma grande celebração na Praça Santa Cruz em Ouro Branco, para festejar a ressurreição de Jesus Cristo e marcar o final da Semana Santa, que consiste numa tradição religiosa católica que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

  A semana Santa começou com o Domingos de Ramos, dia 20, com uma missa, na Matriz de Santo Antônio e a tarde a benção de Ramos. Todas as outras  paróquias da cidade celebraram o dia. Durante todos os dias da semana houve procissões e missa campal, apresentação de corais e da Corporação Musical de Santo Antônio. No dia 24, aconteceu durante a missa campal a tradicional Lava-pés, padre Sebastião lavou os 12 apóstolos homens que participam da liturgia e a translação do Santíssimo.
  Durante o dia 25, teve atividades principalmente crianças catequizadas. E a noite apresentação do Quadro Vivo, uma peça dirigida e encenada por um grupo de moradores da comunidade que acontece há vários anos. De acordo com Padre Gilvan,  pároco da igreja Matriz de Santo Antônio, o objetivo é levar a mensagem de mais respeito, mais tolerância e trazê-los para a igreja e para a comunidade. A Semana Santa foi feita totalmente por pelos fieis voluntários que participaram a semana inteira.
  Vicente de Paulo Ambrosio que faz o personagem do centurião que chicoteia Cristo está na peça desde seus 17 anos. “Quem quiser participar no próximo ano me procure. Fazemos também o Alto de Natal”, explica.
  Para a realização da peça, o Hotel Mirante da Serra que cedeu os andaimes para fazer o palco, outras pessoas também ajudaram.
Padre Gilvan, Hoje, pároco da igreja Matriz de Santo Antônio, esteve no ano passado participando da semana Santa ao lado do padre Elídio, é a primeira vez como pároco da igreja.
  Segundo Gilvan, em Ouro Branco todos são fervorosos. Ele conta que toda a programação da Semana Santa teve como pano de fundo, a campanha da fraternidade, que tem como tema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). São sete igrejas no Brasil que participam desta campanha ecumênica.










domingo, 27 de março de 2016

Prefeitura intensifica fiscalização contra invasão de área pública

   A Fiscalização da Prefeitura realizou três importantes operações ao dia 11 de março cujo objetivo foi coibir invasões de áreas públicas. As ações ocorreram aos bairros Bela Vista, Campo Novo e Nova Serrana e contaram com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil.
Muito embora os invasores não tenham sido flagrados às áreas invadidas, a operação restabeleceu a posse dos terrenos, derrubou cercas e moirões construídos ilegalmente, interditou vias abertas a que os invasores pudessem chegar aos terrenos e tampou caixas que haviam sido abertas à construção de obras irregulares.
  A Prefeitura continuará intensificando por toda a cidade a Fiscalização Municipal. Denúncias de invasão e descumprimento dos preceitos estabelecidos ao Código Municipal de Posturas poderão ser feitas por meio da Ouvidoria, presencialmente, por e-mail (ouvidoria@ourobranco.mg.gov.br) ou por meio do seguinte telefone 3938-1036. 


Amistoso de Futebol em Itatiaia

   O Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte realizou amistoso de futebol sábado, dia 12 de março, à comunidade de Itatiaia. A partida reuniu em torno de vinte e duas crianças ao campo da comunidade.
Sol agradável, bela paisagem e a amigável recepção dos moradores de Itatiaia foram incentivos a mais aos jovens garotos do Projeto que foram à comunidade enfrentar a equipe local de garotos.
  A partida foi emocionante e o resultado, elástico, com muitos gols. Itatiaia venceu os garotos do Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte por 05 a 01. Ao próximo sábado, a equipe derrotada terá a sua revanche no Estádio Municipal.     

Transporte coletivo: processo administrativo caminha ao fim

  Paraíso tem menos de noventa dias a sanar irregularidades. Uma comissão especial será formada a inspecionar a empresa e averiguar se ocorreram melhorias
  Ouro Branco enfrenta ao longo dos anos difíceis desafios a se desenvolver e a garantir qualidade e eficácia aos serviços públicos. Em meio aos quais, oferecer adequada prestação ao serviço de transporte coletivo é uma das batalhas travadas diariamente.
  Toldada pela responsabilidade de garantir a adequada prestação do serviço de transporte coletivo, a Prefeitura resolveu em 03 de novembro de 2015 instaurar Processo Administrativo em face à empresa Paraíso. O procedimento visa a averiguar  irregularidades manifestadas por usuários do serviço, dentre outras, inoperação do sistema de bilhetagem eletrônica; atrasos nas linhas; veículos em más condições de funcionamento; ausência de acessibilidade à totalidade dos veículos; elevadores hidráulicos inoperantes e interrupção ao fluxo das linhas em virtude de falhas mecânicas dos veículos. 
  Após instaurado o Processo e estudado os fatos dele constantes pelos membros da Comissão Administrativa reunida a cuidar do procedimento, foi determinado prazo a que a empresa pudesse apresentar seus argumentos garantindo-lhe o direito ao contraditório e à ampla defesa. Deste modo, a empresa apresentou a sua defesa; justificativas tais que foram analisadas pela Comissão Administrativa e por sua assessoria jurídica, esta, disponibilizada pela Procuradoria Geral do Município. Após tal análise, concluiu a Comissão que a empresa Paraíso, ao prestar seus serviços à população, deixa de cumprir responsabilidades que lhe são impostas pelo contrato vigente.
  Com base nesta conclusão e caminhando a oferecer desfecho ao Processo, a Comissão Administrativa destinou relatório parcial à empresa Paraíso determinando-lhe que, ao prazo de noventa dias contados a partir de 24/02/2016, sejam sanadas todas as irregularidades demonstradas ao Processo. Ato contínuo, foi determinada a formação de comissão municipal fiscalizatória da qual constará, dentre outros indivíduos, um especialista em mecânica.  O objetivo desta comissão especial será, ao se aproximar o findar do prazo de noventa dias, fiscalizar a empresa e seus equipamentos a intuito de oferecer laudo técnico do qual deverá constar informações que possam embasar as decisões administrativas a concluir com segurança, legalidade e transparência o procedimento.
  A Prefeitura informa a toda a população que cumpre rigorosamente as determinações legais à condução do Processo Administrativo em face à empresa Paraíso, garantiu todos os direitos à concessionária e conduziu o processo com responsabilidade e transparência. Uma vez promovidas ações que competia à Comissão Administrativa promover até o presente tempo, mantém-se o Poder Executivo aguardando o transcorrer do prazo concedido à empresa Paraíso a que esta possa sanar todas as irregularidades sob pena de, não o fazendo e continuando o serviço a ser prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo feito base indicadores e parâmetros constantes no Edital e Contrato, sofrer sansões. Ao transcorrer o prazo, fiscalizada e escutada a empresa e produzido o Relatório Final pela Comissão Administrativa, serão adotadas as medidas necessárias a garantir à população ouro-branquense a utilização de transporte coletivo de qualidade e confiança. 


sábado, 26 de março de 2016

Congregação das Testemunhas de Jeová terá novo salão de adoração

   A congregação do Reino das Testemunhas de Jeová ganhará um novo salão de adoração para reuniões, estudos bíblicos e palestras no início do mês de maio. O terreno já foi preparado e a construção da parte de alvenaria começará a ser feita nesta semana.
  O salão está sendo construído no Bairro Bandeirantes, na avenida Fernão Dias Paes Leme, e terá cento e cinqüenta metros quadrados de área construída, auditório com 116 acentos, banheiros femininos, masculinos e para deficientes físicos. “Quando a igreja estiver funcionando o salão terá acessos para deficientes inclusive no palco do auditório”, segundo José Ribeiro da Cruz, secretário da Congregação.
  A nova casa é um sonho da congregação, que já se reúne há seis anos na casa de José Ribeiro, localizada na rua Cristiano Otoni, nº 50. “É um sonho realizado não só a construção o salão, mas uma congregação funcionando aqui entre o bairro Bandeirantes e o bairro Primeiro de Maio”, explica o secretário.
  O grupo de construção da Congregação está nesta cidade para colaborar com nesta empreitada. Esse grupo se juntou ao mutirão organizado em Ouro Branco. E durante a semana cerca de 80 pessoas trabalham na obra e no sábados o número de pessoas pode chegar a 150 pessoas.  Hélio de Aquino, José Ribeiro da Cruz e Rodrigo Vasconcelos estão a frente da comissão de serviços de Ouro Branco.
  O grupo é muito organizado, é obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, além disso, respeitam o horário de trabalho e de descanso, normalmente as atividades são de 8h às 17h de terça-feira a sábado.
Foi montada uma cozinha na rua Cristiano Otoni, onde pela manhã é servido um café e os trabalhadores fazem uma adoração para Jeová e é realizada uma palestra. Por volta das 10h e ás 15h é servido um lanche na área de construção, ao meio dia é servido um almoço. Além disso, há um jantar para quem for ficar hospedado e para quem for ficar de vigia na obra.
  A congregação do Reino das Testemunhas de Jeová existe em Ouro Branco há 30 anos. O primeiro salão de adoração está localizado no bairro Luzia Augusta, que tem 120 fieis, a segunda está sendo construída no bairro Bandeirantes, que tem 70 fieis. Um corpo de anciões dirige a congregação. No mundo são em torno de oito milhões de fieis em 338 países incluindo ilhas e povos indígenas.
 



Unidos pelo bem!

   No último sábado, dia 05 de março, os moradores, representantes da Prefeitura e do Movimento 2030 finalizaram o reparo dos pontos de ônibus no bairro São Francisco.  Com muita criatividade e disposição, quatro pontos de ônibus foram restaurados, pintados e grafitados por artistas do bairro.
  A ideia que surgiu após uma reunião da Associação Comunitária do bairro, foi realizada nos dias 20, 27 de fevereiro e 05 de março e teve a colaboração voluntária dos moradores e apoio da Prefeitura Municipal que cedeu parte do material utilizado na ação. Os desenhos pintados foram escolhidos através de um concurso realizado com as crianças da Escola Municipal Fernando Félix de Souza.


quinta-feira, 24 de março de 2016

Casa de Música realiza III Festival de Violoncelos com programação intensa

Evento será realizado de 19 a 26 de março de 2016. Violoncelistas de diversas partes do mundo são presença confirmada. Cidade recebe alunos de várias cidades brasileiras, Alemanha e Chile

  A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2016 a terceira edição do Festival de Violoncelos.  Entre 19 e 26 de março, o evento reúne na cidade mineira professores, músicos e 58 estudantes de diversas cidades brasileiras e outros países, como Alemanha e Chile.
   Este ano, a novidade é o I Concurso Internacional de Violoncelos, com duas modalidades:  até 16 anos e até 25 anos. De acordo com Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música, o concurso tem grande importância na formação de jovens músicos. “Não temos muitos concursos de violoncelo no Brasil. Então a oportunidade é única para enriquecer o currículo. Além disso, para nós que organizamos é a chance de descobrir novos talentos”, ressalta.
   O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
   Também estão confirmadas as presenças Kayami Satomi (Brasil), Fábio Presgrave (Brasil), Peter Dauelsberg (Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Olaf Niessing (Alemanha), Csaba Onczay (Hungria) Abel Moraes (Brasil) e Eduardo Swerts ( Brasil) e conta com a participação da pianista Risa Adachi (Japão) e da a acordeonista Claudia Buder (Alemanha)
 
Programação
 
  A programação do Festival Internacional de Violoncelos de Ouro Branco tem início no sábado, 19 de março, com o concerto que reúne Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Claudia Buder (acordeão). O repertório  começa com obras do período barroco: Ciacona, de Georg Muffat e as sinfonias  g-Moll, G-Dur, c-Moll e C-Dur, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, os músicos apresentam Canto da Nossa Terra, de Heitor Villa-Lobos, ária das Bachianas Brasileiras nº 2, que unem material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach.  A próxima é Intermezzo, de Isang Yun - um dos mais notórios e controversos compositores clássicos contemporâneos da Coreia do Sul – seguida por Tres Canciones Castellanas, do espanhol de origem basca Jesus Guridi. O repertório segue com Habanera, do pianista e compositor francês Maurice Ravel e será encerrado com Escolaso, do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzola.
   Até sexta-feira, 25 de março, todos os concertos serão às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares.
   No domingo, 20 de março, se apresenta o UDI Cello Ensemble, de Uberlândia. A orquestra de violoncelos é dirigida por Kayami Satomi. Criado em 2009, o Ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas e conta com 30 estreias mundiais, que, em sua maioria, são obras dedicadas ao grupo. Esta é a terceira vez que o grupo participa do Festival de Violoncelos de Ouro Branco.  No programa, obras contemporâneas, como Rapsódia, de Rafael Langoni; Tambatajá, de Waldemar Henrique, com arranjo de Sergei Firsanov;  A Morte da Mata, de Jean Goldenbaum; Adagio, de Samuel Barber e Lago , de Sérgio Roberto de Oliveira. O grupo executa ainda Intermezzo (Cavalleria Rusticana), do italiano Pietro Mascagni, expoente do período musical na ópera conhecido como verismo. Para encerrar, trilhas sonoras de alguns dos filmes mais aclamados dos últimos tempos: Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, Titanic Fantasy, de James Hornets e um pout-pourri com arranjo de Clemens Rengier:  Era Uma Vez no Oeste, Simpsons e Missão Impossível.
   A  noite de segunda-feira, 21 de março, tem início com o violoncelista Márcio Carneiro, que dedica o repertório ao mestre da música barroca, Johann Sebastian Bach. O público terá a chance de apreciar a Suíte 6 em ré maior, uma das Suítes para Violoncelo,  considerada uma das obras mais belas do compositor alemão. O concerto de segunda-feira se destaca também pela participação especial de músicos que são também professores do festival, algum deles de outros países: Olaf Niessing, Czaba Onczay, Fábio Presgrave e Nicklas Erpenbach, aluno do Matias Oliveira Pinto em Münster.  Cada um deles se apresenta separadamente com repertório diversificado.
   Já na terça-feira, 22 de março, o festival promove um dos encontros mais sonoros: piano e violoncelo. A pianista japonesa Risa Adachi acompanha os músicos Eduardo Swerts, na Sonata para violoncelo e piano Nr. 2, op.58, do alemão Felix Mendelssohn; o húnguro Czaba Onczay, que volta aos palcos, desta vez para tocar Robert Schumman e Fifthmusic, obra de Camilo Lendvay obra dedicada a Onczay; e Matthias Boutros, com Sonata nº 4 op 102 nº1, de Ludwig van Beethoven.
   Na quarta-feira, 23 de março, será a vez do um repertório dedicado à música brasileira, possibilitando que os participantes de outros países conheçam melhor nossa cultura.  Os violoncelistas Matias de Oliveira Pinto, Fábio Presgarve, Marcio Carneiro, Csaba Onczay e a pianista Risa Adachi apresentam composições de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Márcio Tavares, Martinho da Vila, entre outros.
   Na quinta-feira, 24 de março, será realizada a última etapa do Concurso Internacional de Violoncelos, com apresentação dos finalistas. O resultado será anunciado pela banca logo após o concerto.
   Sexta-feira, 25 de março, é a vez do Recital de alunos do III Festival de Violoncelos de Ouro Branco, com programa ainda a definir. O encerramento será no sábado, 26 de março,  com o Ensemble de Violoncelos, formado pelos participantes do festival,. O grupo se apresenta às 20h30 na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. No programa,  Sarabande e Gavotte, de J.S. Bach; Entr’acte et Barcarolle, de J.Offenbach,  Sardana, de Paul Casals; Hymnus, de Julius Klengel e Reação em cadeia, de Jônatas Manzolli .
 
As entradas para os concertos são gratuitas.
 
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Programa Música Minas, e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Instituto Baccarelli.
    Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
 
Mais informações no site www.casademusica.org

Leilão realizado em Congonhas foi um sucesso

   A Prefeitura realizou na quarta-feira, 9, na Escola Municipal Michael Pereira de Souza, o leilão público presencial de bens móveis, que são considerados inservíveis para o Município. Os lances online aconteceram no site www.jonasleiloeiro.com.br, anterior ao leilão presencial. Cerca de 100 pessoas (físicas e jurídicas) participaram do leilão, arrematando 20 lotes entre eles veículos, peças automotivas, pneus, sucata e outros bens. Estes possuíam alto custo de manutenção, por já estarem velhos. O valor arrecadado foi de R$197.100,00, sendo que o valor avaliado era de R$ 57.250,00.
  O Governo Municipal está investindo em sua frota. Somente este ano havia comprado duas ambulâncias para a rede municipal de saúde e destinado R$ 100.000,00 à Polícia Militar, através de convênio, para aquisição de duas viaturas.
  “Este foi o primeiro leilão realizado nesta Administração Municipal. Foi formada uma comissão com servidores de várias diretorias, como Transporte, Suprimentos, Informática e Patrimônio, que realizaram um levantamento dos bens inservíveis da Prefeitura.  Em seguida, aconteceu a licitação e a empresa Jonas Leiloeiro foi a vencedora”, explica a presidente da comissão, Maria José Teixeira.

sábado, 19 de março de 2016

Caravana de lazer cinco estrelas

  A Caravana de Lazer da Prefeitura é uma das mais bem-sucedidas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desde a implementação das suas atividades ao princípio do ano de 2013. Ao longo dos últimos três anos a Caravana visitou e revisitou diversas comunidades e bairros da cidade; e, neste sábado, a atividade ficou ainda mais abrilhantada com a presença do príncipe do futebol nacional e do Raposão, mascote do Cruzeiro Esporte Clube.
  O Príncipe - Contando com a valiosa parceria da Prefeitura, a Máfia Azul de Ouro Branco trouxe à cidade um dos maiores craques de futebol nacional: Dirceu Lopes. Dirceu, craque de futebol que vestiu às décadas de sessenta e setenta as camisas do Cruzeiro e do Brasil, veio prestigiar a Caravana de Lazer e lançar o seu livro “O Príncipe: A Real História de Dirceu Lopes”. Enquanto a criançada se divertia nos brinquedos da Caravana, o craque seguia fazendo a alegria dos adultos, autografando o seu livro e tirando fotos ao lado dos apaixonados cruzeirenses. Dirceu foi recebido pelos secretários municipais, de Governo e Comunicação, João Mauro Fernandes (representando a Prefeita Cida Campos); de Esportes e Lazer, Nélison José Alves; pelo Vereador Rodrigo Vieira e pelo Presidente da Máfia Azul Ouro Branco, Guilherme Novais.
  A Raposa - Bandeiras azuis e brancas marcadas por poderosa constelação foram erguidas e tremularam ao vento da tarde. A torcida se agitou e eis que surge ao meio da turba azul e branca, o Raposão. Quando surgiu aquela enorme raposa à Praça das Rotas a população ficou extasiada e daí por diante o mascote grandalhão foi cercado e não conseguiu mais andar. Todos queriam tirar uma foto com o mascote do Cruzeiro.
  Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em torno de quatrocentas pessoas compareceram neste sábado à Praça das Rotas a prestigiar a Caravana do Lazer. A criançada cruzeirense, atleticana, americana ou torcedora de outras equipes não perdeu tempo e aproveitou bastante. Além de um príncipe do futebol e de uma enorme raposa, a Caravana levou à Praça cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, totó e pingue pongue. A Prefeitura também distribuiu gratuitamente aos participantes da Caravana do lazer pipoca e algodão-doce.
  Arrecadar alimentos à doação é hábito da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. E neste sábado não foi diferente, muita gente prestigiou, muita gente colaborou. Os donativos arrecadados serão separados pela Secretaria de Promoção Social da PMOB e, após, destinados às famílias carentes da cidade.
  A tarde de sábado se finda estrelada, especial, uma tarde de muita festa, alegria, a criançada cansada de tanto brincar e o torcedor exausto de tanto andar atrás do mascote e do Príncipe a tirar aquela valiosa selfie.


Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte homenageia alunos destaques

  A prefeitura de Ouro Branco através da Secretaria de Esportes homenageou na tarde desta quinta- feira, 03 de março, os alunos destaques do Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte. A solenidade que contou com a presença dos pais dos alunos participantes do projeto, teve como principal objetivo reconhecer e motivar a participação da família no dia a dia dos alunos. “Estamos aqui para formar cidadãos de bem e a presença dos pais é fundamental nesta formação”, afirmou o Secretário de Esportes Nélison José Alves (Nélinho).
  Hoje o projeto conta com sete modalidades de esportes (Futsal, karatê, voleibol, handebol, Taekwondo, basquete e xadrez) e atende crianças e adolescentes de 6 à 17 anos de forma gratuita, tendo como único requisito que o interessado esteja matriculado em uma escola, seja estadual, municipal ou particular.
Para Maria Moreira, mãe dos alunos Caio Mendes de 08 anos e Sabrina Mendes de 10 anos, o projeto é um grande ganho para a cidade. “Além dos meus filhos, faço questão de trazer os filhos dos vizinhos para participarem das aulas, faço o possível para estar presente em todos os treinos”.
  Todas as crianças e adolescentes matriculadas no projeto recebem material apropriado para a prática do esporte e são treinadas por professores formados. “No ano de 2015 distribuímos 22 kimonos para os alunos mais assíduos e que tiveram melhor desempenho na escola. Além de material como bolas, cones, tatames, também disponibilizamos uniformes novos para competição de campeonatos.” Conclui Nelinho.
 
O Projeto
O Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte foi criado no primeiro dia de mandato da atual gestão da Prefeitura e sempre teve como principal objetivo colaborar com a sociedade ourobranquense, formando cidadãos de bem para a comunidade, ensinando durante as aulas noções de civilidade, boa educação e respeito ao próximo. Em 2013, foram 250 alunos atendidos; em 2014, 350 e em 2015, 410 participantes. As aulas são realizadas no CREOB (OBEC – Ouro Branco Esporte Clube).
Como Participar
Para participar do projeto basta que o responsável pela criança compareça na Secretaria de Esportes e Lazer, no Anexo I da PMOB e apresente o atestado médico e a declaração escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3938- 1023.

domingo, 13 de março de 2016

Congonhas recebe dois carros para a saúde

  O prefeito Zelinho recebeu em seu gabinete o deputado estadual, João Alberto Paixão Lages (PMDB), na última quinta-feira, 10. Em seguida, aconteceu a entrega oficial de dois veículos que o parlamentar conseguiu junto à Secretaria de Estado de Saúde, através de emenda parlamentar para Congonhas. Os dois carros já estão sendo utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para transportar pacientes que vão fazer tratamentos em outras cidades como Belo Horizonte e Barbacena.
  Participaram do encontro ainda o vereador Hemerson Ronan Inácio, Mércio (PSDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Christian Souza Costa, que são os contatos do deputado no Município, além do secretário municipal de Administração, Sandro Cordeiro, e dos assessores do deputado.
  "Esta é uma prova do nosso compromisso com a cidade, que nos dedicou 869 votos, e apenas o início de nossa parceria", afirmou João Alberto. Christian Souza Costa, que além de secretário, é presidente do PMDB local, lembrou que o deputado estadual colaborou muito para a liberação do Aterro Sanitário, em atividade desde fevereiro deste ano.

Ouro Branco recebe América Mineiro e Palmerias nesse final de semana



Barril de pólvora

  Devido aos acontecimentos políticos da última semana -principalmente, a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato- foram marcados protestos contra e a favor do governo para este domingo, dia 13 de março.  Em alguns locais esses protestos estão sendo convocados com um tom de revolta, brigas e até guerras. De um lado estão os grupos que preparam manifestações contra o governo, do outro lado, militantes petistas e os aliados prometem reação. Um barril de pólvora pode explodir a qualquer momento.
  Apesar de sempre apoiar movimentos reivindicatórios, acho que neste caso, os protestos estão com um tom muito agressivo nos dois lados, o que pode provocar muitas brigas e prejuízos para os próprios manifestantes.   Ao meu ver, não é desta forma que vamos resolver os problemas do Brasil, pelo contrário, depois destes protestos, os problemas podem até mesmo aumentar.
  A situação está tão perigosa que até mesmo os próprios políticos estão pedindo cautela, por parte dos participantes. Por isso, peço a todos vocês que estão se programando para comparecer a um dos pontos de protestos, que evitem brigas, mesmo que esteja sendo provocados, não retruquem. Melhor do que ganhar uma guerra e evitá-la.

sábado, 12 de março de 2016

Prefeitura realiza prestação de contas quadrimestral

   Na tarde da última segunda-feira, dia 29 de fevereiro, a Prefeitura de Ouro Branco realizou a Prestação de Contas Quadrimestral do município.
  O evento contou com a participação da Prefeita Cida Campos, da vereadora Nilma Aparecida Silva, comunidade de Ouro Branco, Professores e Diretores das Escolas de Ouro Branco, Secretários Municipais, entre outros. Durante o evento foram apresentadas as finanças, receitas, despesas e principais projetos desenvolvidos pela Prefeitura.
  Informações sobre a Prestação de Contas podem ser obtidas pelo e-mail financas@ourobranco.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3938-1027.

Prefeitura de Ouro Branco recebe nova ambulância

   A Prefeitura de Ouro Branco, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta segunda-feira , dia 29 de fevereiro, a chave de uma nova ambulância de simples remoção, para o Hospital Raymundo Campos .
  O veículo, doação do governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde(SES), foi encaminhado para nossa cidade por meio de indicação e interveniência do Deputado Glaycon Franco, e irá reforçar o Sistema Municipal de Transporte em Saúde, responsável por garantir o deslocamento de pacientes para a realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio
  As ambulâncias são equipadas com maca de alumínio e cilindro de oxigênio .

sexta-feira, 11 de março de 2016

Palestra esclarece lei eleitoral


  Vereadores em exercício, pré-candidatos para o próximo pleito eleitoral municipal e moradores de Ouro Branco participaram da palestra sobre a reforma eleitoral em vigor no país e o papel dos partidos políticos em um País democrático, que foi ministrada pela advogada e professora Edilene Lobo, no dia 25, vereadores, na Câmara Municipal.
  De acordo com a palestrante, as mudanças trarão mais transparência nas prestações de contas, e determina como os candidatos farão sua campanha no rádio, na televisão e nas ruas. A lei é 13.165/2015 altera as leis 9.504/97 e 9.095/95. “Antigamente os partidos é que decidiam o valor da campanha dos candidatos, agora é o tribunal Superior Eleitoral que decide o limite dos gastos dos candidatos em cada município”, ressalta.
  Em Ouro Branco o candidato poderá gastar na sua campanha para prefeito aproximadamente R$ 167.472,00 e para a campanha para vereador R$ 34.529,00. Os candidatos deverão registrar todas as doações até 72h, depois de ter recebido a doação. As pessoas jurídicas como empresas não poderão fazer doações para a campanha dos candidatos a pessoa física poderá fazer doação dentro de um limite. É proibido bonecos, estandarte, cavaletes, out door, faixas e assemelhados ou mesmo escrever nos murros. Contudo, os carros de som poderão anunciar os candidatos com até 80 decibéis (escala de medida do aparelho de som) entre outras restrições.
  O assunto é extenso e merece a atenção de todos. No site do TSE: www.tse.jus.br estão todas as resoluções que regulamenta as eleições para 2016
  Adriana Ramos da assessoria de comunicação da câmara municipal aprofundou o assunto sobre as campanhas nas redes sociais como os candidatos deverão se apresentar e os infratores serão punidos de acordo com a lei.