segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Prefeita entrega casas do Projeto João de Barro

 As equipes da Prefeitura, Câmara e do Projeto João de Barro se reuniram na quinta-feira, dia 11 de setembro, para realizar a entrega de mais duas casas construídas por meio da parceria entre a Prefeitura e o Projeto João de Barro.
Na rua Ceará, bairro Luzia Augusta, a beneficiada foi Sueli Verônica dos Santos. “É uma alegria muito grande está em minha casa junto com minha mãe. Sempre sonhei em poder dar conforto a ela. Estamos muito felizes, a casa está muito bonita. Muito obrigada.”
Vanusa de Paula, moradora da rua São Paulo, bairro Luzia Augusta, também ficou feliz. “Agradeço a todos que me ajudaram em realizar esse sonho. Sou muito grata a Prefeitura e ao Projeto João de Barro por esse novo lar.”
A Prefeita Cida Campos lembrou o esforço de todos. “Agradecemos ao empenho da equipe da Prefeitura, Câmara, Projeto João de Barro e a cada um dos trabalhadores que estiveram em campo para a construção dessas casas que hoje dão proteção e segurança para mais duas famílias.”



Creche atende 26 crianças

   A Creche Municipal Antônio Mateus Rafael, na comunidade de Campo Grande, é mantida pela Prefeitura e recebe 26 crianças, sendo 11 meninas e 15 meninos, dos quatro meses aos três anos e 11 meses. São seis monitoras, uma secretária, um professora, quatro serventes, uma pedagoga e a diretora Helislaine Ribeiro Rocha.
  Helislaine conta que as crianças chegam a partir das 6h45 quando são acolhidas, na sequência é servido o café da manhã, depois o banho de sol, as brincadeiras e músicas. Por volta das 10h, é servido o almoço e depois a preparação para a hora do sono. Às 13h30 é servido um lanche e depois mais recreação.
Depois vem o banho, o jantar e as crianças já ficam prontas para aguardar seus pais. Toda a equipe trabalha unida. No ano de 2013 as crianças, os pais e a equipe da creche realizaram um passeio ao Zoológico e dezembro realizaram uma missa em ação de graças.
  Pais e mães se dizem muito satisfeitos quanto à acolhida da equipe da Creche. Daniele Straher é mãe de Emily e Hugo Pedro. “Tenho total confiança na equipe da creche. Os meninos ficam muito felizes quanto estão aqui.” Israel Teodoro de Lima, pai de Isabella Vitória Assunção Lima, também aprova o serviço. “A Isabella gosta muito da Creche. Vou trabalhar tranquilo sabendo que ela está aqui.” Marco Antônio de Paula leva o filho Marcos Pedro Pires de Paula todos os dias para Creche. “É muito bom ir trabalhar e saber que ele está seguro e feliz. Agradeço muito ao trabalho da equipe da Creche.”
 


domingo, 28 de setembro de 2014

O voto dos negros

   Segundo os dados do TSE e do PNAD/IBGE, entre os habilitados como eleitores de 2014, 55% são negros (pretos e pardos). Mesmo com toda essa população apta a votar, os candidatos que estão pleiteando o voto das pessoas nestas eleições, não colocaram nenhuma proposta concreta e efetiva para a população negra do Brasil. Ou seja, todos eles, estão ignorando metade da população que pode definir as eleições.
  Os marqueteiros não sabem como trabalhar esse fenômeno eleitoral, que será fundamental para levar à derrota ou à vitória de um candidato.  Nestas eleições, o voto negro será o fiel da balança, especialmente para garantir e dar passagem para os candidatos ao segundo turno. Todo bom partido governante precisa ser bom para todos os segmentos da população e a parte negra desta população sente que mais uma vez está sendo excluída. Além de não estar presente nos programas de governo, essa parte da população, também não está contemplada nas políticas públicas dos municípios e dos estados.
  A maioria dos partidos ainda trabalha com a cultura que basta apenas ter alguns candidatos negros para disputar algum cargo já basta e já está atendendo aos anseios desta parcela da população. Mesmo se essa fosse a forma correta, nos sabemos que esses candidatos negros não vão ganhar porque não tem dinheiro para bancar a  campanha.
  O povo afrodescendente está lutando para ser incluído no sistema social. Com seu crescente ingresso nas universidades e nos altos postos do mercado de trabalho terá grande papel na construção do novo Brasil. Mesmo com a ideia errônea, de que o racismo deve ficar escondido, ideia compartilhada até mesmo por Pelé, uma nova consciência de pertencimento está sendo desenhada, e o silenciamento frente à discriminação do povo negro, por parte dos candidatos, poderá custar caro, quem não mudar sua postura agora, poderá se arrepender amargamente. 

Ford lança linha de acessórios originais para o novo ka

  O Novo Ka acaba de chegar ao mercado e, junto com ele, a Ford inicia a venda de uma linha completa de acessórios originais para equipar o veículo. Ela é composta de mais de 40 itens, que vão de rack de teto, faróis de neblina, bancos de couro e sensor de ponto cego a retrovisor com câmera de ré.
   Todos os acessórios foram desenvolvidos especialmente para o Novo Ka. Por isso, além de perfeita integração de estilo e funcionamento, contam com fácil instalação. Eles podem ser adquiridos em toda a rede de distribuidores Ford e vêm com o selo de originalidade, que atesta a qualidade do produto.
   "Com os acessórios originais Ford, o proprietário pode incrementar o Novo Ka com vários itens de funcionalidade, aparência, conveniência e conforto, preservando a originalidade e a garantia do veículo", diz Estevão Thosi, gerente de Personalização de Veículos da Ford.
             A linha de acessórios para o Novo Ka inclui: bandeja do porta-malas, rede para porta-malas, calha de chuva, dispositivo antifurto para rodas e estepe, espelho retrovisor com câmera de ré, frisos laterais na cor do veículo, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, rack de teto, suporte de bicicleta, farol de neblina e bancos de couro, entre outros.
             Outra novidade é o sensor de ponto cego, que acende uma luz no painel para alertar sobre a aproximação de carros pela lateral. Em breve, a linha será ampliada com novos itens, como espelho retrovisor elétrico e faixas decorativas para a lateral da carroceria.
 
Referência
            O Novo Ka é referência em economia e desempenho com seus dois motores - o 1.0 TiVCT  12V Flex e o 1.5 Sigma 16V Flex - e tem o conjunto mais avançado do segmento de hatches compactos. Além de design inteligente e funcional, conta com interior espaçoso para cinco passageiros e uma dinâmica veicular refinada. Vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, rádio MyConnection Gen.3 com MyFord Dock, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).
   Também oferece opcionais exclusivos no segmento, como controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa (HLA) e sistema de conectividade SYNC com comando de voz e dois recursos pioneiros no Brasil: a Assistência de Emergência e o sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Você é um escolhido pra vencer !!!

Pastor Nassif chamone, Igreja Evangélica Geração de Adoradores


  Esses dias, eu estava meditando e procurando respostas para algumas indagações, olhando para a Bíblia vi muitas pessoas que andaram com Deus e obtiveram muitas vitórias e conquistas, alguns, Deus dava testemunho como Jó. E observando isso algo ficou em meu coração e eu quero compartilhar com você, meditando na bíblia encontrei pessoas que esperavam algo de Deus como Ana e então cheguei a uma linha de raciocínio, nós esperamos muitas coisas de Deus, e o que Ele quer de nós? Porque fui criado e gerado?
  Porque e pra que estou aqui?  Queridos, quando Deus criou o mundo e tudo que há nele , a palavra que ele usou foi “haja”, e ele foi criando cada coisa do jeito que ele imaginou e idealizou, mas quando chegou o momento de Deus criar o homem, que foi a sua obra prima, ele mudou então a forma dele falar e não disse mais “ haja” mas se reuniu com o Filho e o Espírito Santo e disse “ façamos” o homem a nossa imagem e semelhança, você e eu fomos criados para sermos a imagem e semelhança de Cristo aqui na Terra e chamados para encher a Terra com o seu amor.
  Em Malaquias Cap. 3 vers. 6; Você vai ver o Senhor dizendo: “ Porque eu, o Senhor, não mudo”, com isso logo entendemos lendo um versículo do velho testamento, que o que Deus quer de nós desde o começo é a mesma coisa que ele quer até hoje.
Deus quer que o sejamos humildes. Amar a Deus é andar em humildade com Ele, é acreditar em Deus, conhecê-lo e fazer sua vontade, significa viver como se estivesse frente a frente com Ele, porque estar na presença de Deus significa viver da forma que Deus quer que você viva.
Mas enfim, o que Deus espera de mim? De nós? Deus espera que nós façamos o que é direto, isto está ligado à santidade, que é se adequar aos padrões de Deus. Deus espera que amemos uns aos outros, isto fala de serviço, no sentido de abençoar o próximo e entender a mão para socorrê-lo por amor. Deus espera também que sejamos obedientes, isto fala que temos que obedecer a sua palavra e seus mandamentos mesmo quando estes nos causam dor.
  Deus é capaz de amar infinitamente, mas o amor dEle por nós espera uma resposta de amor nossa por ele, se Deus nos ama mesmo sem nós merecermos nossa resposta diante desse amor deve ser de submeter-se a sua vontade e autoridade suprema, Deus quer que nós o reconheçamos como único Deus o ser adorado e que o sirvamos, não por obrigação, mais por amor e dedicação e gratidão, além disso Deus quer o seu louvor e sua adoração, pois você pode procurar em todo o universo que não encontrará outro como o nosso Deus, então o que Deus quer de nós é que com o mesmo amor que Ele teve por nós na cruz, nós o amemos também com todas as nossa forças e com tudo que temos e somos... Pare e pense !!!

Vou sentir saudades

  O último episódio da Grande Família, programa exibido pela Rede Globo, acabou na última quinta-feira, dia 11. Agora, não veremos mais as malandragens de Agostinho Carrara (Pedro Cardoso) e sua relação maluca com a mulher, Bebel (Guta Stresser), os divertidos ataques de Lineu (Marco Nanini), o carismático Beiçola (Marcos Oliveira) e sua paixão platônica por Nenê (Marieta Severo), as armações de Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Cia. Foram 488 capítulos, exibidos entre 2001 e 2014, deste programa que cativou o público de todas as idades. Foram 14 anos de sucesso.
  A meu ver, todo esse sucesso, de deve ao fato de que o programa retratava com muita graça e diversão a trajetória de uma família tipicamente brasileira sempre em sintonia com a realidade do país, pintando um retrato do cotidiano nacional nos últimos anos. A identificação do público foi imediata. Quantas vezes você não se identificou com algum daqueles personagens.
  Além disso, as tramas sempre foram muito bem amarradas, o elenco demonstrou uma sintonia ímpar e o humor nunca caiu na vulgaridade ou no escracho. Houve sempre o cuidado de exibir uma comédia inteligente e que sempre dialogasse com quem assistia.  Gostei também do fato deles ter acabado com o programa antes dela desandar, como aconteceu com Casseta e Planeta. Mas uma coisa é certa: A Grande Família vai deixar saudade.

sábado, 20 de setembro de 2014

Prefeita recebe novos estagiários

  A prefeita Cida Campos recebeu os 20 novos estagiários da Prefeitura, na quinta-feira, dia 28 de agosto. O grupo foi selecionado pior meio de processo seletivo simplificado para contrato temporário, na categoria estagiários,  realizado no mês de junho e que contou com a participação de mais de 120 candidatos.
  A Prefeita apresentou as diretrizes da Administração, explicou a atual situação financeira do município e esclareceu que o executivo trabalha para proporcionar o desenvolvimento social de Ouro Branco.
  Cida desejou boa sorte aos estagiários que irão trabalhar nas secretarias de Obras, Gestão Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Governo. Os estagiários são graduandos da Fasar, Ufop, UFSJ, entre outras unidades de ensino. Vale lembrar que há graduandos que estão trabalhando de forma voluntária na Prefeitura e também que todos os estagiários atuam com carga horária flexível, de acordo com a grade curricular.
  O estagiário da Secretaria de Gestão Urbana, Rogério de Souza, está no oitavo período de Engenharia Civil e já está atuando na Prefeitura. “Estou muito satisfeito com essa oportunidade. Acredito que essa seja uma ação que promove a troca de experiências entre os estagiários e a Administração, sendo proveitosa para ambas as partes.”

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Parceria traz aulas culturais para alunos

  Cerca de 50 estudantes do Colégio Municipal João XXIII participam, semanalmente, das aulas de música ministradas pelo professor Rosélio Araújo, com apoio do cabo Fernandes, Polícia Militar.
  São realizadas aulas de violão, violino e bandolim. Os estudantes do turno da tarde vão para a escola na sexta de manhã, fazem as aulas de música, almoçam e ficam para assistir as aulas da tarde.
  O Diretor do Colégio João XXIII, Marco Aurélio explicou que na sexta-feira passada teve início as aulas de dança com a professora Sabrina. Agradecimentos da Prefeitura ao professor Rosélio Araújo, professora Sabrina e cabo Fernandes pelo trabalho desenvolvido.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prefeitura melhora comunidades rurais e nas estradas vicinais

  A Prefeitura vem realizando vários projetos em diferentes áreas para proporcionar mais infraestrutura. A equipe de Estradas Vicinais reestruturou um dos trechos do morro que liga as comunidade de João Gote para Olaria. Ainda na comunidade de João Gote, foram construídos seis novos bueiros.
  Este ano, a Prefeitura já instalou manilhas nas comunidades de Castiliano, João Gote, Olaria, Cristais, Cristalino, entre outros. Já foram instalados sete mata-burros e está na lista de ações a instalação de outros 14 em diferentes pontos das estradas rurais. Constantemente, a Equipe de Estradas Vicinais se divide ao longo das comunidades rurais para realizar a capina e roçado, proporcionando ambientes mais limpos e seguros para condutores e pedestres.   

Prefeita Cida Campos participa da Semana da Pátria em Ouro Branco

  A Prefeitura promoveu a Semana da Pátria em Ouro Branco, na última semana. A Secretaria de Educação, as escolas e creches preparam belíssimas apresentações cívicas que foram realizadas na Praça Sagrados Corações, no período da manhã.
  A prefeita Cida Campos, o secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, a secretária de Educação, Sônia Mapa, o vereador Paré, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Kátia Stelamares, pais, mães e dezenas de alunos acompanharam boa parte das atividades, incluindo o hasteamento das bandeiras.
  Segundo a secretária de Educação, Sônia, a intenção foi manter viva a mensagem de nosso dever cívico. “Nossos alunos e pais se uniram a equipe da Prefeitura para celebrarmos a importância de nossa Independência e também o patriotismo.”
  A Prefeita Cida Campos agradeceu a presença de todos e comemorou o sucesso das atividades. “Foi uma semana em que de fato pudemos perceber o quanto é importante perpetuar nossa cultura e valorizar os momentos históricos que nos trouxeram até um momento de país livre e democrático.”  
 


sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Campo Grande sedia jogo da Copa João Fraga de Futebol neste domingo

  Neste domingo, dia 7 de setembro começa a Copa João Fraga de Futebol.  O jogo de estreia será realizado na comunidade de Campo Grande, ás 13h e haverá uma segunda partida às 15h. Dez times da zona rural de Ouro Branco participaram do campeonato. Sendo eles de Olaria, Castiliano, Cumbi, Geada, João Gote, Campo Grande, Itatiaia e Cristais.
  De acordo com ex-vereador João Fraga, patrocinador do Campeonato, as outras partidas acontecerão em Olaria, Itatiaia, Cristais, Campo Grande e Geada.  “A primeira etapa do campeonato termina do dia 21 de setembro”, diz. No final do campeonato serão distribuídos troféus e medalhas.
  O torcedor que levar um quilo de alimento não perecível, para ser doado a uma entidade do município, poderá ganhar um brinde, que será sorteado em todas as rodadas.
  Para João Fraga, o campeonato teve como objetivo unir e entrosar as comunidades, fazer novas amizades e acabar com as rivalidades. “O futebol uni as pessoas e todo mundo gosta deste esporte. Quero agradecer a secretaria de esportes que sempre deu apoio para o esporte”, disse.
  A metade do custo da arbitragem está sendo custeada pela secretaria de esportes a outra parte está sendo custeada por João Fraga. Os uniformes as bolas e o combustível para o transporte também é da iniciativa de João Fraga. “Quero agradecer ao Geraldo Maurício da secretaria de esportes que é um parceiro com todas as comunidades”, completa.
João Fraga aproveita a oportunidade para mandar um abraço para o candidato a deputado estadual Fábio Cherem e para o partido PSD.

Prefeitura realiza a Semana do Empreendedor

  A Prefeitura de Ouro Branco, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento de Ouro Branco, realizara a Semana do Empreendedor de Ouro Branco 2014, nos dias 8 a 14 de setembro com o objetivo de incentivar e promover programas, projetos e ações destinadas ao desenvolvimento e fortalecimento sustentáveis de empreendimentos (negócios e comércio) no município.
  Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, a programação será contemplada por palestras, oficinas e atendimentos individuais realizados com o apoio do Sebrae-MG e IFMG – Campus Ouro Branco; feira de negócios e comércios local, organizada em conjunto com a Casa Atual; ações de incentivo a regularização fiscal, obras e tributária junto a Prefeitura.
  Também serão desenvolvidas ações de incentivo à instalação de novas empresas no Ouro Park Empresarial e Ouro Park Industrial que será promovido com a abertura de novos editais de licitação com condições e preços promocionais; ações de saúde pública voltadas aos envolvidos no terceiro setor; palestras sobre empreendedorismo em escolas do município; ações volantes de atendimentos e orientações aos empreendedores nas principais áreas comerciais do município; e cafés empresarial e rural.
  A Prefeita Cida Campos convida a população para participar. “Ouro Branco recebe todos os participantes da Semana do Empreendedor e da Casa Atual com grande alegria e com as melhores expectativas. Nossa comunidade, assim como todo povo mineiro, é acolhedora, simpática e está sempre aberta para mais ‘um dedinho de prosa’ e é assim que convidamos a todos para que venham a nossa cidade fomentar negócios, mas acima de tudo, construir um futuro de sucesso para vocês e suas empresas.” 
  Apoiadores da Semana do Empreendedor: Sebrae-MG, Banco do Brasil, Emater-MG, IFMG – Campus Ouro Branco, UFSJ – Campus Alto Paraopeba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, Consórcio de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), AEA, Aceob, CDL- Ouro Branco, Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco e base, Instituto Quadrilátero, Geopark, INCT-Acqua, Gerdau, Conselho Regional de Agricultura Familiar, Empresas Juniores da UFSJ e Casa Atual.

sábado, 6 de setembro de 2014

Campanha para a segunda dose da vacina contra o HPV

   Meninas entre os 11 e 13 anos devem comparecer as Unidades de Saúde e também acompanhar a vacinação nas escolas para receber a vacina contra o vírus do Papiloma Humano, HPV. A campanha se destina a dois públicos. As meninas que participaram da primeira parte da campanha entre (11 e 13 anos) irão receber a segunda dose da vacina. Além disso, as meninas que irão completar 11 anos receberão a 1ª dose da vacina. Mais informações podem ser obtidas na Sala de Vacinas da Prefeitura (31) 3741-4804.
  Na primeira etapa da campanha que foi realizada entre os dias 10 de março e 12 de abril desse ano Ouro Branco aplicou a primeira dose em 813 meninas (90% do grupo alvo) nascidas entre 10 de março de 2000 e 10 de março de 2003.
  O Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária para a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos estão recebendo as duas primeiras doses necessárias à imunização, a dose inicial e a segunda seis meses depois.    A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira.
  Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, “o HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.”

Ditador ou estadista

Há exatos 60 anos, em agosto de 1954, o ex-presidente Getúlio Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História".  Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva, o que gerava muito descontentamento entre a população.
Sua vida política foi um tanto quanto contraditória. Embora tenha sido um presidente marcado pelo investimento no Brasil, uma vez que criou obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, além de deixar sua marca registrada na área do trabalho, a história mostra que ele também foi um ditador e governado com medidas controladoras e populistas.
Entre as suas realizações positivas que os brasileiros jamais vão esquecer estão a criação da Justiça do Trabalho (1939), a instituição do salário mínimo, e da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Ele também investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Criou a campanha do "Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.
Mas existem muitos fatos negativos em sua história, que mostra que no controverso mundo da política, ninguém é tão bom, nem tão mau a ponto de ser unanimidade. Ele assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora.
Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo. Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.
Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos, entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Nascido em 19 de abril de 1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24 de agosto de 1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Era formado em Direito.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Povo mostra sua fé

  Assim como em todos os anos, a população de Ouro Branco se reuniu para celebrar a fé tradicional Festa da Serra em Ouro Branco. Neste ano, o evento aconteceu no dia 17 de agosto e contou com a participação de um grande número de pessoas, que se dirigiram até a serra para participar da missa campal e da procissão de Nossa Senhora Aparecida, realizada na capela instalada no alto da serra de Ouro Branco.
  “A festa da serra, como é chamada recuperou o seu verdadeiro sentido, ou seja, sua origem. Nestes últimos quatros anos sobem em direção à montanha os verdadeiros romeiros de  Nossa Senhora Aparecida, aqueles que fazem da presença um peregrinar em busca de um alento para a vida, um socorro nas dificuldades, um alívio nas dores, a graça da cura”, explica Padre Ilídio.
   A carreata saiu pontualmente ás 9h, da frente da matriz, conduzidos pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, seguida por inúmeros automóveis. Lá chegando teve início a oração do terço pelos homens. Às 11hs Santa Missa, onde participaram cerca de 500 pessoas. Terminada a celebração tão vivamente participada, momento de lazer e reflexão.     Em seguida houve a procissão pelos caminhos da serra. Entre rezas, cânticos e dobrados da banda de música de Santa Rita, o povo louvou e fez pedidos. “Lá também agradecemos a Deus pela natureza e pela beleza local. Os romeiros e devotos sabem preservar e valorizar a natureza, como dom de Deus”, explica o Padre.
  Ele explica que no mês de setembro, a Igreja celebra o dia da Bíblia. Em outubro a igreja concentra suas atenções no mês missionário.  “Todos são convidados a tomar atitude a ir ao encontro do outro para levar boa mensagem”, diz.
   Apoio- A Brigada de incêndio “Os Carcarás” deu apoio ao evento. “Foi um dia lindo, propicio a orações, reflexões e unindo todos para um importante trabalho de educação e conscientização ambiental. O publico presente esteve sempre muito consciente quanto ao lixo e a preservação do local, e quanto aos incêndios não tivemos nenhum foco registrado no Parque enquanto o evento acontecia”, explica.
   Ele agradece aos brigadistas  Cirlene Ribeiro, Odirlei Fernandes, Fabiana Micheline Bonifácio, Lucas Leonardo, Evanilda Ederich, Dulce Turquete, Geraldo Ambrosio, Fagner Renato Ribeiro, e Arthur Martins pelo apoio.  Unidos com o IEF fizeram a diferença com um trabalho recompensador, parabéns a todos e força que o ano que vem tem mais.
   Letícia Dornelas Moraes, gerente do parque explica que foi montado um ponto de contagem e registramos aproximadamente 300 veículos e aproximadamente mil pessoas estiveram no alto da serra. A polícia militar florestal abordou pessoas que extraíram plantas no local. IEF conta com sete funcionários e cinco brigadistas.




terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prorrogado período de votação para eleger árvore símbolo de Conselheiro Lafaiete

   A população de Lafaiete terá um tempo maior para participar do concurso que irá eleger a árvore símbolo da cidade.  Inicialmente o prazo de votação terminaria na próxima sexta-feira, 22 de agosto, mas foi prorrogado para até 14 de setembro. O Concurso está sendo realizado pela Associação Regional de Proteção Ambiental do Alto Paraopeba e Vale do Piranga – ARPA e do Departamento Municipal do Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete.
  Em 2012 a árvore escolhida como símbolo da cidade foi o Ipê Rosa. Porém, em janeiro de 2014, após ser atingida por um raio durante temporal, a árvore teve de ser derrubada. Por isso, o novo concurso está sendo feito.
  A votação está sendo realizada nas escolas municipais, estaduais e particulares do município e pelo site da Prefeitura de Lafaiete (www.conselheirolafaiete.mg.gov.br), acessando a enquete por meio de link que está no banner no alto da primeira página.
  A divulgação do resultado final está previsto para o dia 21 de setembro, dia da árvore. Também no mesmo dia será realizado um ato de reconhecimento da Gameleira da Fazenda da Varginha, um das mais antiga e significativa do ponto de vista histórico da região.
Concorrem ao título a Copaíba, a Guapuruvú Copaíba, Ipê Amarelo e a Orelha de Negro. A Copaíba que está localizada na rua Santa Efigênia, que tem o bairro de  mesmo nome. A Copaíba, também conhecida como Pau de Óleo. Possui propriedades medicinais, sendo encontrada nas matas e em arborização urbana, devido à sua imponência e beleza.
  O Guapuruvú, que estão ao lado Viaduto Duartina Nogueira de Resende, próximo a avenida Monsenhor Moreira. Árvore de grande porte, bastante usada em paisagismo urbano. Possui madeira com pouca resistência e sua floração começa no mês de setembro, estendendo-se por toda a primavera.  
  O Ipê Amarelo, que está localizado na avenida Professor Manoel Martins, no Centro.  Árvore originária do Brasil, muito usada em paisagismo, que floresce no final do inverno até o início da primavera e a Orelha de Negro, que foi plantada na avenida Marechal Floriano Peixoto, bairro Santa Matilde. Árvore de grande porte, caracterizada por mastro curto e grosso, com ramificações abundantes formando copa ampla de formato semigloboso a guarda-chuva.