terça-feira, 25 de abril de 2023

 

Vem aí a 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco



 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, com gestão da ADESIAP , e tem apoio da Associação Comercial, CDL, SEBRAE ,Fecomércio e o Governo de Minas.

 

O pré- lançamento será no dia 27/04 as 19:00hs no Auditório Fernando de Oliveira Silva, entrada pela rua João XXIII.

Uma grande oportunidade para impulsionar seus negócios.

Não deixe de participar.

Venha e garanta já o seu estande!

Maiores informações através do número: (31) 9 9899-1111

segunda-feira, 24 de abril de 2023

 Jornal O Alto Paraopeba

Edição 1194






 Defensoria Pública faz atendimento em Ouro Branco


A Defensoria Pública da União (DPU) esteve na cidade de Ouro Branco, entre os dias 10 a 13 de abril, no anexo I da prefeitura, fazendo um mutirão para orientação gratuita sobre Auxílio Doença, Aposentadorias, BPC/LOAS, Pensão por Morte, Salário Maternidade, Medicamentos e Cirurgias. Os defensores analisam suas reinvindicações e encaminham para a justiça federal. Mais de cem consultas foram feitas. A defensoria pública de Minas Gerais continua atendendo pelo telefone(31)3069-6300 e por e-mail atendimentobh9@dpu.def.br

Informações na Secretaria de Desenvolvimento Social 3938 1060.

 

Saúde física e mental em pauta

 

Vereadores aprovam projetos que abordam a saúde física e mental na educação e a saúde mental das mães



 

Aprovados na sessão ordinária da Câmara de Ouro Branco realizada no dia 10 de abril dois projetos de lei que tratam da saúde das crianças e adolescentes em idade escolar e um que aborda a saúde mental materna. De autoria dos vereadores da mesa diretora, Nilma Silva, Leandro Souza e Neymar Meireles, e do vereador Lan Andrade, o Projeto de Lei nº 036/2023 autoriza o Poder Executivo a instituir a permanência de técnicos de enfermagem em estabelecimentos de ensino que atendem mais de duzentos alunos no município.

 

Mudar o panorama quanto à atenção a saúde básica é objetivo da proposta. Prestar primeiros socorros, atender alunos com necessidades especiais de saúde, realizar avaliação e educação em saúde, além de outras atividades que se fizerem necessárias na área de competência desses profissionais são definições do projeto.

 

Conforme detalhes da proposição, cada estabelecimento de ensino deve destinar um espaço exclusivo para funcionamento da enfermaria durante todo o tempo em que houver alunos presentes em horário de funcionamento. “A enfermaria escolar servirá como porta de entrada, se for o caso, para o sistema de saúde. O aluno portador de condição ou enfermidade que inspire cuidados e atenção será referido ao sistema de saúde”, destacou o vereador Leandro Souza.

 

Saúde mental

 

De autoria da presidente da Casa de Leis, vereadora Nilma Silva, foram aprovados os projetos de lei nº 039 e 044/2023. O primeiro institui o Programa de Inteligência Emocional - um olhar à saúde mental, dos profissionais lotados na Secretaria de Educação e das crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino. E o segundo institui o mês Maio Furta-cor, dedicado a ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

 

O Programa de Inteligência Emocional, a ser desenvolvido em escolas públicas da rede municipal de ensino, tem como objetivos aprimorar o processo educativo nas escolas por meio do desenvolvimento da inteligência emocional de professores e alunos; promover a melhoria da atenção, da concentração e do desempenho cognitivo; aprimorar o controle da impulsividade; reduzir os níveis de ansiedade e estresse, a incidência de violência e bullying e os índices de evasão escolar; promover a melhoria da qualidade de vida de professores e alunos; e fomentar a empatia, a compaixão e a solidariedade nas escolas e na sociedade.

A campanha Maio Furta-Cor tem o objetivo de ampliar a visibilidade e a consciência sobre aspectos que envolvem os crescentes índices de depressão, ansiedade, esgotamento e até suicídio após a maternidade. Sem ajuda, muitas mães encontram dificuldades em serem diagnosticadas ou receberem tratamento adequado. "A intenção é darmos voz e lugar a essas mulheres que estão sofrendo, para que busquem ajuda e façam seus tratamentos para que estejam inteiras para as crianças", explica a vereadora Nilma.

 

O ciclo que vai da gravidez até o puerpério (período que compreende desde o nascimento e, segundo estudos recentes, pode se estender até os 3 anos de vida da criança) é o de maior vulnerabilidade para a saúde mental da mulher, o que a inclui no grupo de risco para adoecimentos mentais. “É fundamental que se fale sobre isso para que a gente ajude a preservar vidas femininas. Detectando esse tipo de adoecimento o mais cedo possível, facilita o tratamento, é possível preservar as relações com o próprio filho, com familiares e o bem de toda a sociedade, até nas relações de trabalho." O Maio Furta-cor também chama atenção para a solidão na maternidade, que torna essa fase da vida da mulher ainda mais sensível, e convida a sociedade a se importar e apoiar uma mãe. Uma curiosidade: a escolha do furta-cor se deu por ser uma tonalidade que se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar. No espectro da maternidade, não é diferente. Nele, cabem todas as cores.

 

Demais projetos




 

Dois projetos continuam sobrestados na Câmara: o Projeto de Lei nº 024/2023, que altera a lei nº1.752, de 15 de outubro de 2009, que consolida a legislação municipal sobre a denominação e a alteração da denominação de vias, logradouros e próprios municipais; e o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 028/2023, que institui o programa "Selo Empresa Amiga da Mulher" no âmbito do município de Ouro Branco. Ambos de autoria da vereadora Valéria Lopes. Segundo o Artigo 112 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ouro Branco, durante a discussão de proposição e a requerimento fundamentado de qualquer Vereador, poderá a Câmara Municipal sobrestar o seu andamento, pelo prazo máximo de 15 (quinze) dias.

 

Outros dois projetos tiveram pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes: O Projeto de Lei nº 043/2023, que autoriza o poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (Caixa), no âmbito do Programa Finisa, Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na modalidade de apoio financeiro destinado à aplicação de despesa de capital com e sem a garantia da União Federal, de autoria do Executivo; e o Projeto de Lei nº 046/2023, que dispõe sobre a obrigação da instalação de alarmes e câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas e creches municipais, bem como as escolas conveniadas ou mantidas pelo município de Ouro Branco, de autoria dos vereadores Neymar Meireles e Warley Pereira.

 

O Projeto de Resolução nº 007/2023, que institui no âmbito municipal a Medalha "Tarsila do Amaral", de autoria da vereadora Valéria Lopes, foi rejeitado pelo plenário.  E o Projeto de Resolução nº 008/2023, que altera a Resolução 10/2016, que dispõe sobre a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Ouro Branco, de autoria da vereadora Nilma Silva, foi retirado pela sua autora para adequações.

 Veja a íntegra das sessões no YouTube da Câmara de Ouro Branco.

 Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal no site e redes sociais da Câmara: www.ourobranco.cam.mg.gov.br e @camaraourobranco.

 

quinta-feira, 20 de abril de 2023

 

Uso excessivo de telas na infância




De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de telas na infância deve ser restrito.

Já parou para pensar quantas horas por dia seu filho passa em frente a uma tela?
Quantas atividades poderiam estar fazendo nesse mesmo período de tempo?
Quantos conhecimentos e habilidades poderiam estar desenvolvendo?
É a partir dessas perguntas que começo a reflexão de hoje.
O uso de telas passou a ser de fácil acesso a todas as crianças e de todas as idades e infelizmente substituindo atividades recreativas que ajudam a se desenvolver cognitivamente, afetivamente e socialmente.

As crianças de hoje, não brincam mais como antes.
O tempo livre bem gasto era no quintal ou na rua com os amigos agora substituídos por telas de todo o tipo, nada contra seu uso adequado, mas não exagerado como tem se visto ultimamente.

Além de interferir no desenvolvimento cognitivo das crianças, onde há só um tipo de estímulo recebido, estímulo passivo, onde a criança observa e não executa movimentos, não dialoga, não se socializa, há sim um comprometimento em seu desenvolvimento emocional, físico e psicomotor.
A criança não experiência situações, onde ela vai aprender habilidades imprescindíveis para viver em sociedade, da criatividade e da autorregulação( conseguir planejar e adequar suas emoções em diferentes contextos e situações).

Com essa realidade têm aumentado também a obesidade infantil, devido ao sedentarismo, onde ao invés de brincar, correr, pular. A criança passa por horas sentadas.

Pais e responsáveis, passem a brincar mais com suas crianças, participem do mundo pelo olhar deles e percebam a grandiosidade que é o desenvolvimento dos seus pequenos.

Psicopedagoga Kelen Maia Campos

terça-feira, 18 de abril de 2023

 Jornal O Alto Paraopeba

 Edição 1193








 

Governo Lula sanciona funcionamento 24h de delegacia da mulher e mudança no atendimento; veja detalhes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que estende o horário de funcionamento das delegacias da mulher, que passam a ter de oferecer atendimento 24 horas. Lula sancionou a medida ao lado de outra lei sobre o mesmo tema, que institui programa de combate ao assédio sexual.

Além do horário de funcionamento, a medida define algumas regras para o atendimento de mulheres, como salas reservadas e preferência para policiais femininas no atendimento, de modo a aprimorar o acolhimento às vítimas. Veja abaixo os detalhes.

 

Como funcionarão as delegacias da mulher 24h

A lei faz referência às chamadas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Os locais terão a obrigatoriedade de funcionar ininterruptamente, durante 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

Mudanças no atendimento

A medida também define regras e parâmetros para um melhor atendimento às mulheres vítimas de violência que procurem o serviço:

·         As delegacias precisarão ter salas reservadas, de preferência com policiais femininas;

·         Os policiais devem receber treinamento adequado para oferecer um acolhimento eficaz e humano às vítimas;

·         As delegacias da mulher devem disponibilizar um número de telefone ou outro meio eletrônico para as mulheres acionarem a polícia imediatamente em casos de violência.

Nos municípios sem delegacias especializadas, a unidade existente deverá dar prioridade ao atendimento da mulher vítima de violência por agentes femininas especializadas.

Como as mudanças serão pagas

A lei estipula que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública podem ser utilizados pelos Estados para a criação de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, seguindo as normas técnicas estabelecidas pelo Poder Executivo.

Operação prende quase 10 mil em um mês por violência contra a mulher em todo o país

Programa de combate ao assédio

Também foi sancionado o Programa Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual, que ocorreu após a aprovação pelo Senado de uma medida provisória sobre a temática.

A medida alcança todos os órgãos e entidades no âmbito da administração pública. Além disso, a lei visa capacitar os agentes públicos para desenvolver e implementar ações para discutir, prevenir, orientar e solucionar as problemáticas.

Em tese, também deverão ser implementadas e divulgadas campanhas educativas sobre assédio sexual para conscientização da sociedade e dos agentes públicos, o que permitiria a identificação rápida de comportamentos ilícitos e a adoção de medidas de contenção.

O que é a delegacia da mulher?

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) são unidades especializadas para atendimento a mulheres em situação de violência. As unidades são geridas pela Polícia Civil.

De acordo com a descrição oficial, as DEAMs têm caráter tanto preventivo quanto repressivo. Isto é, devem "realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal, as quais dever ser pautadas no respeito pelos direitos humanos e pelos princípios do Estado Democrático de Direito", de acordo com o Observatório da Violência contra a Mulher do Senado.