quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeitura prestará contas na próxima quinta-feira

A Prefeitura Municipal de Ouro Branco convida para a Audiência Pública para a Prestação de Contas Quadrimestral relativa ao terceiro quadrimestre de 2013. O evento será realizado na quinta-feira, dia 27 de fevereiro, às 15h, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco. Durante o evento, o executivo irá apresentar também o cumprimento dos indicadores do Programa de Metas da Administração ao longo do ano de 2013. Venha e participe!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Prefeitura participa de visita técnica ao Ecotres

Representantes dos poderes executivos e legislativo fizeram uma visita técnica á Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos, o Aterro Sanitário Regional (Ecotres), na última quarta-feira, dia 5 de agosto. A visita foi realizada com o objetivo de apresentar o atual panorama estrutural e processos legais para a implantação do sistema adequado para o tratamento dos resíduos sólidos do município. A Prefeitura foi representada pela gerente de Meio Ambiente, Luciana Fernandes Novais e houve a presença dos vereadores Nilma Silva e Edson Miguel de Paula, o Neném,
Durante o evento, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da unidade, bem como o prédio de apoio da administração, galpão de triagem, pátio de compostagem, entre outros. Os visitantes receberam esclarecimentos técnicos sobre o tipo de tratamento que será dado aos resíduos e aos efluentes líquidos (chorume) gerados na unidade. O engenheiro civil, Antônio Augusto de Oliveira, explicou que a área total da unidade é de 60 hectares.
Visita técnica
Segundo a gerente da Prefeitura, que atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciana Fernandes Novais, a visita foi importante para esclarecer alguns pontos. “Aterro Sanitário é a forma mais adequada e indicada pelos órgãos ambientais no Brasil para a disposição dos resíduos sólidos urbanos, assim que o aterro iniciar sua operação vamos recuperar a área do lixão do município para tentar minimizar o impacto ambiental que a disposição irregular dos resíduos causou durante todos esses anos.


” 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Problema da rodovia MG 129 foi resolvido pelo mandato da vereadora Nilma Silva

Reunião com Jose Elcio Montese

Manutenção da estrada
No dia 15 de janeiro o mandato da vereadora Nilma Silva foi procurado por um munícipe preocupado com a situação da rodovia MG 129, recebendo assim um arquivo fotográfico, onde demonstrava a grave situação da estrada que liga as cidades Ouro Branco/Ouro Preto. O mandato da vereadora Nilma e o vereador Charles Gomes levaram a questão para o deputado estadual Fred Costa, que imediatamente fez com que chegasse o relatório ao gabinete do Diretor Geral do DER o Sr. Jose Elcio Montese . Este imediatamente notificou a empresa responsável pela manutenção da estrada ,a qual imediatamente iniciou-se operação tapa buracos e hoje o problema com os buracos no asfalto já está sendo solucionado. Nesta quinta feira, dia 30/01 os vereadores Charles e Nilma estiveram no DER acompanhados do deputado Fred Costa para agradecer ao diretor do Departamento de Estrada e Rodagem pelo pronto atendimento ao pedido dos vereadores . Na pauta da reunião, o principal assunto foi o risco dos transeuntes daquela rodovia, devido ao intenso fluxo de caminhões pesados que circulam em alta velocidade. O diretor se comprometeu em reativar a imediata fiscalização para coibir o trafego de caminhões pesados; A instalação a médio prazo de posto de pesagem ; E a instalação de radar de velocidade. Gostaríamos de ressaltar que o executivo foi convidado e não compareceu a reunião, o que é lamentável considerando que mesmo sabendo que esta é uma estrada intermunicipal, tanto a prefeitura quanto a câmara tem a obrigação de ser o canal de comunicação entre o município, o estado e a união. Os moradores da região que utilizam a “estrada Real” já podem transitar por ela sem ter que suportar os buracos e em curto tempo também o trafego de caminhões que já está proibido, será fiscalizado imediatamente. Nossos agradecimentos ao deputado estadual Fred costa e ao diretor do DER senhor Elcio Montese pelo pronto-atendimento em nossas reinvindicações Mais uma vitória da parceria do mandato participativo Nilma Silva e Charles Gomes.

Escolha os novos membros do Consep

Os moradores de Ouro Branco estão sendo convocados para votar e escolher os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública de Ouro Branco (Consep). A eleição será realizada no dia 14 de fevereiro, de 14h ás 18h, no quartel, localizado próximo ao Fórum da cidade. Para votar é preciso se inscrever antes com um documento de identidade, os interessados podem se inscrever na hora de votar. O Consep tem por objetivo mobilizar a população para a participação ativa na diminuição da criminalidade dando continuidade à política da PMMG que é de aproximação e contato constante entre agentes e comunidade.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Campeonato de Futsal começa no próximo sábado

O Campeonato de Futsal Masculino Adulto 2014 terá início no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, às 18h, no Ginásio Raimundo Batista. O início do torneio confirma o planejamento realizado junto com as Ligas Esportivas e a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Liga Ourobranquense de Futebol de Salão (LOFS).
Os detalhes da disputa foram definidos na de terça-feira, dia 4, durante a reunião entre os membros da Prefeitura, Liga de Futsal e representantes das 20 equipes inscritas. Os jogos serão realizados as terças e quartas-feiras, às 19h30 e 20h30, e aos sábados, a partir das 16h. Todas as partidas serão realizadas no Ginásio Raimundo Batista, Poliesportivo.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Prefeitura entrega escrituras para 17 famílias

A Prefeitura de Ouro Branco entregou, por meio do Programa de Regularização Fundiária, 17 escrituras para famílias dos bairros Luzia Augusta, Belvedere, São Francisco, Nova Serrana e Amália Rodrigues. A cerimônia foi realizada na quinta-feira, dia 6, e contou com a presença da prefeita Cida Campos e dos secretários de Governo, Raymundo Campos Neto; de Gestão Urbana, Théa Goulart; de Planejamento, Hideraldo Belini; de Obras, José Ferreira e da chefe de Gabinete, Silvânia de Paula. Também participaram do evento os vereadores Ivo Pereira Filho, Nilma Silva, Aparecido Ferreira Barbosa, Luiz Damasceno, Rodrigo Duarte, Edson de Paula, Raimundo de Paiva, Maurício Neiva e Carlos Roberto Pereira. O casal Maria Luzineide Casado Araújo e Daniel Gilson Martins está satisfeito com o registro. “Criamos nossos três filhos no bairro São Francisco e esperamos pela realização de nosso sonho há 23 anos. Estamos muito felizes.” Para Marcílio Alves da Silva, que vive no Luzia Augusta há 24 anos, o registro vai ajudar muito sua família. “A prefeitura está de parabéns. Estamos sonhando com isso há anos e, agora, posso fazer a planta, além de melhorar as condições de minha casa, tudo graças à documentação.” A prefeita Cida Campos explicou que a Prefeitura continua empenhada em encaminhar os demais casos da melhor forma possível. “Atualmente, o Programa de Regularização Fundiária abrange os bairros São Francisco, Amália Rodrigues, Luzia Augusta, Nova Serrana, Alto Chalet, Dom Orione, Tiradentes e Belvedere. Nossa intenção é garantir todos os direitos a terra e a moradia digna.”

 


Quase três séculos de história

Todo mundo lembra-se da data de emancipação da cidade, que ocorre no mês de dezembro e várias atividades são programadas para comemorar a data. Contudo poucas pessoas de lembram que no próximo dia 16, a cidade vai completar 290 anos, uma vez que neste dia, no ano de 1724, durante o governo de dom Lourenço de Almeida, o arraial foi elevado à categoria de freguesia coletiva, o que torna a nossa cidade uma das povoações mais antigas do Estado. Só para confirmar como a nossa cidade é antiga, o início da construção da igreja matriz de Santo Antônio de Ouro Branco data de 1717 e provavelmente, a conclusão aconteceu em 1779. A cidade não está respeitando sua história, uma vez que, muitos nem sabem quantos anos a cidade tem. Outro ponto que deve ser lembrado é que a cidade não preserva seus bens históricos, vejam o exemplo da Casa de Tiradentes, que está totalmente abandonada e com o mato tomando conta de tudo. Ouro Branco nasceu cerca de 10 anos depois que as cidades de Sabará, São João Del Rey, Serro, Caeté e muitas outras. A única diferença é que nessas cidades o patrimônio cultural foi preservado e elas conseguem sobreviver do turismo, porque existem pessoas de todo o mundo ávidas por viajar através de mais de três séculos de história. O mais triste é que estamos desperdiçando isso.