domingo, 4 de novembro de 2012

Mente aberta

O ser humano na sua complexidade de estrutura tem no campo da mente como ponto principal de equilíbrio o foco dos pensamentos. Claros, confusos, doentios, fanáticos, fixos, exaltados, em fim de todos os gostos e prazeres, eles regem nosso cérebro. Daí dizer mente sã corpo são, exatamente porque eles fazem o mecanismo da ação.
Vemos, ouvimos, pensamos sentimos e expressamos dando a conotação que queremos para o assunto que vai ser tratado. Nosso comportamento fala da expressão e comunicação verbal que desejamos no momento. Tímidos, retraídos, medrosos, nervosos audazes, alegres, divertidos ou melancólicos os comportamentos refletem a estrutura interna do ser. Portanto vamos viajar no mundo da mente pensante, meditativa, participativa ou mesmo extrovertida para sabermos que tipo de personalidade aí está.
Não sabemos por que somos tímidos, mas isto tem uma explicação. Fatores de hereditariedade ou conflitos vividos podem ter levado a este tipo de comportamento logo, a mente não consegue sair do seu ponto de retraimento. É necessário tratamento para que se descubra a ou as causas e desfaçam a interpretação ou interpretações que fecharam a mente.
Os meditativos sintonizam com o interior da alma e viajam na beleza da quietude, tentando encontrar no silencio a força que esclarece e muitas vezes os impulsionam a serem bem sucedidos, por evitarem conflitos e terem a visão mais aguçada do problema.
A extrovertida conta com a alegria e leveza de pensamentos transformando tudo que é difícil no fácil, isto porque não se prende a detalhes que poderiam impedir a caminhada. Pessoas assim acham solução para tudo e na verdade estão sempre auxiliadas pelo bom humor, colocando o errado na posição de ser estudado com descontração facilitando a solução dos problemas, porque acham que falar sério demais é perder tempo e ele vale ouro. Logo dar um ar de facilidade é tudo de bom e na verdade encontram bem mais rápido as soluções para tudo.
Podemos falar que aqui deparamos com uma mente aberta, que não cria barreiras, mas dá chance para novas oportunidades que levarão ao sucesso. Coloca bom humor e sempre aceita a correção como forma de evolução e crescimento. Esta consegue ser bem sucedida na vida, porque ama o que fala e faz. Ser assim não é errado muito pelo contrário, aprende a viver sempre com as diferentes manifestações de situações, que podem surpreender ou não, conforme seu grau de dificuldade. Tudo será motivo para conhecer. É o desafio do desconhecido transformando o novo num prazer constante de solução.
Toda mente aberta não para no caminho e, com certeza vai se ajustar a evolução dos tempos. Adequando valores e atitudes acrescenta na personalidade o gosto pelo entender, ajudar, interagir, modificar, dividir e partilhar com todos o que é necessário, para melhorar o relacionamento e chegar ao objetivo almejado.
Estamos num mundo que cobra exatamente isto. Pessoas abertas que usam da sua inteligência para levar o amor como fonte transformadora, curadora, iluminadora e acima de tudo como canal de união onde todos possam vibrar na mesma dimensão.
Sair do caos é o que importa. Viver feliz é o primordial. Personalidades bem resolvidas querem o melhor para si e para todos que as rodeiam. Mesclar um pouco da meditativa e extrovertida com certeza seria o ideal, porque não dizer maravilhoso.
Felicidades e que você descubra em qual delas você se encaixa.
Até mais.

Meu grande abraço
Elizabeth Resende

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Festa para comemorar a vitória

A prefeita eleita de Ouro Branco, Cida Campos, juntamente com o seu vice Palomar Vargas e os vereadores de sua coligação Neném da Vina, Ivinho, Paré e Nilma, que também foram eleitos no dia 7 de outubro de 2012 para o mandato 2013/2016 fizeram uma grande festa na Praça Santo Antônio para comemorar a vitória junto com o povo. O evento aconteceu no último dia 13 de outubro e contou com a presença do deputado federal Padre João e também com apresentações de artistas da Associação de Cultura Afro-brasileira deOuro Branco (Acafro) e locais.
A comemoração contou com a presença do público, o que já era esperado, uma vez que Cida Campos foi eleita com 11.548 votos, 51,74% dos votos válidos. A prefeita eleita chegou a praça acompanhada dos amigos e parentes e foi cercada pelos cidadãos, que queriam tirar fotos e parabenizá-la.
Durante seu discurso, Cida Campos, mostrou-se muito alegre com a conquista. “Estou muito feliz com a conquista, não pelo poder, mas para fazer coisas para nossa cidade. Para cuidar, como já disse, da saúde, da educação, da geração de renda, da inclusão social enfim queremos fazer um trabalho com desenvolvimento econômico, mas também atrelado ao desenvolvimento humano”, salientou.
Ela aproveitou para ressaltar seu projeto de governo é sério e muito humano e que ser prefeita é uma grande responsabilidade. “Desde que fui eleita, estou pensando muito na seriedade e na grande responsabilidade que é ser prefeita de nossa cidade. E é com esse pensamento que quero cuidar das coisas públicas, eu quero ver nossa cidade avançando ainda mais”, completou
Cida agradeceu o apoio do vice, dos vereadores de sua coligação, dos outros vereadores eleitos e também aqueles que não conseguiram se reeleger. Ela aproveitou para convidar todos para trabalhar juntos. “Precisamos muito da força de vocês, pois juntos vamos fazer uma administração pública cada vez melhor”.
Já o vice-prefeito eleito, Palomar Vargas disse que sentia uma grande alegria, é uma honra impressionante esta naquele palco acompanhando lado a lado a prefeita eleita Cida Campos. “A primeira mulher prefeita desta cidade que com certeza vai fazer a melhor administração pública de todos os tempos. Eu na condição de vice estarei ao lado dela e ao lado dos nossos vereadores para ajudar, para contribuir para que ela faça a melhor administração”, afirmou.
O vereador Ivinho ressaltou a força da união. “Agradeço a todos, e espero que estejamos sempre juntos tanto no legislativo como no executivo para o bem de nossa cidade. Estarei na câmara, á disposição de todos não só para aqueles que votaram em mim, mas de toda a comunidade”, falou Ivinho. O vereador eleito Paré agradeceu o carinho o respeito de todos e disse que cumprirá com seriedade a função do vereador que é legislar, fiscalizar criar projetos respeitar e amor a terra em que vive.
Outro que também agradeceu foi Neném da Vina. “Quero agradecer a todos que estão aqui e todos que me apoiaram e mais uma vez peço o apoio de vocês para fazer um mandato digno e um mandato junto com o povo. A gente não consegue tudo sozinho. A partir do momento que temos um mandato coletivo, é mais fácil tomar as decisões certas”.
Além de agradecer, a vereadora eleita Nilma, ressaltou o trabalho dos outros vereadores da legenda que não foram eleitos. “Eu queria agradecer aos 63 companheiros que junto conosco, na caravana da família 55 trabalhou incansavelmente para que nos pudéssemos estar aqui hoje. Nas eleições alguns ganham, mas todos trabalham. Eu quero parabenizar cada um de vocês mesmo não tendo sido eleitos tiveram a dignidade e a honradez e a coragem para colocar a sua cara na tapa”.
O deputado federal Padre João completou ressaltando seu apoio a Cida Campos. “Ela vai continuar contando com nosso apoio, reafirmo o compromisso, como deputado federal, de estar junto com a presidenta Dilma em Brasília, junto aos ministérios, garantindo recursos aos programas que Ouro Branco ainda precisa que o nosso povo tanto merece”.


  





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ferrari e Maserati serão atrações da Fiat no Salão do Automóvel


Durante o Salão Internacional do Automóvel 2012, que acontece em São Paulo, de 24 de outubro a 04 de novembro, a Fiat Automóveis terá em seu estande duas grandes atrações para o público: Ferrari 458 Spyder e MaseratiGranCabrio Sport.
Máquinas dos sonhos, estes dois modelos conversíveis trazem sob os seus capôs motores V8 de alta per-formance. A Ferrari 458 Spyder tem 570 cv de potência máxima, enquanto a MaseratiGranCabrio Sport, 450 cv.
As duas marcas pertencem ao Grupo Fiat/Chrysler, que além delas tem Alfa Romeo, Abarth, Lancia, Jeep, Dodge, Ram, mais Fiat e Chrysler.
No Brasil, tanto a Ferrari como a Maserati são importadas e representadas comercialmente pela Via Italia.

sábado, 27 de outubro de 2012

Diretoria do Sindiouro é reeleita

 A chapa única, encabeçada pela presidenta Kátia Estelamare Furtado Gomes, foi reeleita para administrar o Sindicato dos Funcionários Públicos de Ouro Branco (Sindiouro) no período de 2013 a 2016.  A chapa foi reeleita por 357 votos. Atualmente são 550 funcionários públicos na cidade. Destes 384 votaram, houve 23 contra e quatro votos nulos. Pela avaliação, 93 % aprovaram a administração atual. A posse será em dezembro.
A eleição foi realizada no dia 10 de outubro. Para realização da votação, a Justiça Eleitoral de Ouro Branco cedeu às cédulas de votação, que sobraram das últimas eleições municipais.   
As urnas de votação ficaram instaladas na sede da prefeitura e na policlínica, além disso, duas urnas itinerantes foram levadas a vários prédios públicos que todos os funcionários públicos tivessem seu garantido o seu direito ao voto. A votação encerrou ás 17h, em seguida houve a apuração, e as 18h30 já tinha o resultado.
Entre as lutas para o próximo mandato, a presidenta destaca a redução da jornada de trabalho, um valor real para o vale cesta, revisão do plano de carreira; pagamento integral do banco de horas.
Entre as conquistas do mandato da atual administração, que tem cerca de dois anos e meio destacam: a conquista do reajuste salarial de 22,97% (em 2010 de 10%, em 2011, 7,5% e em 2012 5,47); gratificação de plantão de 10% para técnicos de enfermagem e motoristas de ambulâncias; a construção da sede definitiva do sindicato com três andares (construção em andamento começou em julho); novo convênio com a clínica Mediclin em Conselheiro Lafaiete.

Congadeiros homenageiam Nossa Senhora do Rosário

A guarda de Congado Nossa Senhora do Rosário realizou entre os dias 11 a 14 de outubro a 5ª Festa de Nossa Senhora do Rosário em Ouro Branco com apoio da paróquia de Santo Antônio. A festa teve como tema “Os Tambores da África cantam e dançam o Rosário de Maria” e o lema do tríduo “Maria passa na frente”.
O evento aconteceu na ruaGeraldino Domingues, próximo ao Colégio Cônego Luiz Vieira.  E contou com várias atividades entre eles uma missa Conga e apresentação das guardas, Movimento Negro Frutos da áfrica, de Conselheiro Lafaiete e a de Nossa Senhora do Rosário de Ouro Branco.
Segundo a rainha da guarda de congado, Clarice Maria das Graças Pereira, a festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor negra, como também São Benedito e Santa Efigênia.
Para Clarice, a festa do Rosário é uma das fases mais importantes para a vida da comunidade negra, representando o movimento máximo da concretização do amor à Grande Mãe. Há dois grupos nitidamente distintos: as guardas de Congo e Moçambique. “A caracterização das guardas pode ser feita através dos seguintes elementos: fundamentação mítica, função, vestuário, símbolos condutores, instrumentos distintos, tipo de movimento e de dança, linguagem dos cantos”, conta.  
Funções – De acordo com a rainha da guarda de congado, a função das guardas se define através da narrativa mítica: o Congo puxa todos os dançantes, em movimento rápido, abrindo caminho; o Moçambique é o responsável pela Senhora, representada pelos reis cujas coroas a guarda conduz.
O próprio vestuário se prende à estrutura do mito. Quando os moçambiqueiros usam as cores de Nossa Senhora - o azul e o branco - e os congos se vestem de rosa e verde, significando o caminho, com galhos e flores, para a Senhora passar. Indo à frente, o congo anuncia a chegada dos filhos do Rosário, preparando a passagem.
Dada a origem africana do ritual, alguns elementos materiais funcionam como fetiches, centralizando o poder e a força sobrenatural. Investidos de magia, transformando-se em símbolos condutores.
A linguagem do Congo expressa a religiosidade e a vida mais recente do grupo, através dos cantos que lembram os problemas sociais com o poder público e a Igreja, a história de guardas visitantes e as brincadeiras ou bizarrias. A estrutura do canto é fixa, limitando-se às improvisações.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cida Campos apresenta suas propostas

No decorrer de todo o processo eleitoral, o jornal O ALTO PARAOPEBA cedeu espaço para que todos os candidatos a prefeito de Ouro Branco apresentassem suas propostas á população. Todos eles tiveram o mesmo espaço e a mesma liberdade para se apresentar. Somente no último sábado, dia 29 de setembro, recebemos as respostas de Cida Campos. Conheça melhor a candidata

O ALTO PARAOPEBA - Porque a Sra. se candidatou a prefeita de Ouro Branco?  Entre as qualidades de um bom administrador público, quais são as mais fortes na Sra.?
Cida Campos - Candidatei-me como prefeita porque quero trabalhar para a comunidade que tanto amo. Meu pai, Raymundo Campos, nos ensinou desde criança amar e trabalhar por Ouro Branco. Desde criança o acompanhava pelas ruas da cidade. Sempre comprometido com a cidade e as pessoas, me mostrou como é bom se doar para a coletividade. Tenho vontade, comprometimento e espírito público para bem gerir nossa cidade. Quero fazer um trabalho sério para isto.
O ALTO PARAOPEBA - Fale um pouco sobre quem é a Sra.
Cida Campos - Psicóloga por formação, trabalhei em projetos como vereadora pensando no bem-estar da população: criei projeto que virou a Lei nº 1.722, de 30/06/2009, que cria o Dia Municipal da Mamografia, para estimular as mulheres a realizarem os exames; participei do movimento para a criação do Parque Estadual de Ouro Branco. Fui autora do projeto que criou a função do agente ecológico, que colabora com a fiscalização do meio ambiente; fui autora da lei que criou o Programa de Metas, que obrigará a próxima prefeita a prestar contas da execução de seu plano de governo; pus em prática o programa Transparência no Legislativo, que abre as contas públicas na internet; implantei o espaço Câmara Cultural para exposições artísticas, abrindo oportunidade para que a população apresente seus talentos; criei a Câmara Itinerante para aproximar o poder legislativo da população; defendi a melhoria de salários para servidores da Câmara; realizei audiências públicas para debater projetos de interesse da comunidade; assinei Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público para realizar concurso público em 2011;
O ALTO PARAOPEBA - Quem é seu vice? Fale um pouco sobre ele?
Cida Campos - O meu vice é o Palomar Vargas.  Ele é advogado e é uma pessoa que vive em Ouro Branco há mais de quinze anos. É casado com a professora Maria da Consolação e pai de três filhos, o que reforça sua preocupação para que a cidade se torne um lugar bom a criar a família, com saúde, educação, emprego para todos.
O ALTO PARAOPEBA - Fale um pouco da sua coligação? Porque esse lema. Quantos partidos são?
Cida Campos - Somos cinco partidos (PSD-PPS-PSL-PRTB e PMDB) e o nome da Coligação é Unidos para renovar. Recebemos nesta caminhada o apoio do PT e do PCdoB, após a renúncia de sua candidata a prefeita. Queremos renovar o modo de se fazer política em Ouro Branco, com mais transparência e comprometimento com os anseios da população. Queremos continuar com os bons projetos da atual administração, avançando e inovando.
O ALTO PARAOPEBA - O que levou o sra. e seu partido a escolher essa coligação? Quais as afinidades que vocês têm?
Cida Campos - O PSD é um partido novo que formamos no ano passado. Temos como bandeira a ética e a honestidade. Os partidos coligados comungam com o ideal de se administrar a cidade com estas qualidades. Queremos que as políticas públicas sejam realizadas com transparência e eficiência.
O ALTO PARAOPEBA - Se eleita, o que a Sra. acha que Ouro Branco mais precisa? O que precisa ser feito com mais urgência?
Cida Campos  - A prioridade que percebo hoje é a reforma e ampliação do Hospital Raymundo Campos. Temos que melhorar a infraestrutura do Hospital para que os usuários sejam mais bem atendidos.  A saúde sempre deve estar em primeiro lugar. Não obstante, teremos uma atuação eficiente em todas as áreas de atuação do governo municipal. A qualidade de vida dos cidadãos deve melhorar constantemente.
O ALTO PARAOPEBA - Conversando com as pessoas, muitas reclamam que o centro da cidade precisa de uma revitalização. Há algum projeto da senhora para essa área?
Cida Campos - Queremos revitalizar o centro histórico da cidade. Além de promover a articulação das áreas de preservação do patrimônio, com iniciativas de promoção do desenvolvimento sustentável da cidade, o plano prevê a consolidação de um ambiente urbano com diversas possibilidades de usos pela população. Um ambiente plural, com a presença de todas as classes sociais. Buscamos ainda promover a inclusão sócio-econômica dos moradores dos bairros do Centro Histórico, criando oportunidades para que a iniciativa privada também invista em ações de preservação e aproveitamento do patrimônio.
O ALTO PARAOPEBA - Todos sabem que o setor de saúde está com problemas em todo o Brasil. O que a Sra. pensa fazer para amenizar o problema em Ouro Branco?
Cida Campos - O operar o PSF de acordo com a demanda a fim de descentralizar o atendimento no HRC e, portanto, não trabalhando somente com a escala mínima requerida pelo governo federal; atuação direta da Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde, sendo parceiro nas decisões a serem efetivadas; efetivação da reforma e ampliação do HRC, postulando normas exigidas e ampliando o atendimento, especialidades médicas, internação, equipamentos tecnológicos e espaço físico; informatizar a rede pública de Saúde, implantando o cartão-saúde com dados individuais de cada paciente; ampliação do Centro de Saúde Mental e a informatização do mesmo, bem como a implantação do atendimento; adotar uma política efetiva e estratégica para o tratamento psicológico e psiquiátrico; buscar parceria com o Hospital Regional (próximo a Fasar); capacitação dos servidores para atendimento público; criação Projeto Saúde nas escolas (oftalmologia e odontologia) nas escolas municipais; ampliação da farmácia e melhor atendimento, tendo como foco a popularização dos medicamentos, de modo que não falte principalmente para aqueles que fazem uso efetivo e diário; rever plano de carreira para servidores municipais da Saúde; implantar especialidades, Ginecologia e pediatria, nos postos de saúde; plantão médico na emergência; programa especial de saúde para idosos, geriatria; programa especial de saúde para gestantes e recém-nascidos; cursos extracurriculares para os servidores de atendimento, técnicos e cargos comissionados; ampliar parcerias com universidades oferecendo residência, estágios e pesquisas; tratamento específico para dependentes químicos e apoio aos coodependentes, buscando parcerias com clínicas especializadas e grupos de apoio; criação de um projeto efetivo sobre conscientização de maneira geral (diversas ênfases) nas escolas municipais e apoio irrestrito ao Lar Frederico Ozanam.
O ALTO PARAOPEBA - Quais são as metas que a senhora tem para a área de educação?
Cida Campos - Equilibrar e revigorar a Biblioteca Municipal; Parcerias com universidade privadas com a instalação de campus na cidade com cursos variados e que de preferência inexistentes na grade ofertada pela UFSJ; Implantação de um novo campus UFSJ em meio urbano; dar segmento à implantação da Escola integral, reestruturando seu conceito; incentivar e estruturar o Conselho Municipal de Educação na cidade, para que o mesmo adote uma política atuante e satisfatória entre o corpo docente e discente; criação de Colegiados nas escolas municipais; implantação de uma escola de 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano) no bairro São Francisco; ampliação Projeto Vem Ser; acompanhamento nutricional nas merendas escolares; criação Projeto de Reforço escolar; criação do Centro Psico-Pedagógico Municipal; parcerias com instituições para capacitação do corpo docente das escolas municipais; segurança 24 horas nas escolas municipais, seja física ou eletrônica, de acordo com a necessidade; inserção de disciplinas técnicas agrícolas nas escolas rurais; inserção da Mostra de Profissões como caráter de conclusão do 9º ano; cursos mensais abertos aos alunos de escola municipal e estadual; reformas nas escolas que necessitem de melhorias no espaço físico; parcerias escolas particulares, APAE, Projeto Vem Ser e ASFA; apoio, Incentivo e Parceria com o Projeto de Reciclagem de Eletrônicos no bairro São Francisco, (PRE), a fim de torná-lo um projeto que atenda a escala municipal a princípio; doação material escolar de uso coletivo; manutenção do Programa de Pré-Vestibular, reestruturação e ampliação de vagas, apoio e Convênio efetivo com o IFMG; apoio alunos que estudam fora do Município; apoio aos alunos que migram para a cidade para estudar na universidade; implantar margem para projetos Educacionais; criação de uma vila estudantil para acolhimento de alunos; criação de projetos de estágios para estudantes de ensino médio, técnico e superior, entre outros.
Tenho como meta nossa educação ser reconhecida como de excelência em âmbito nacional e estadual.
O ALTO PARAOPEBA - Outras questões que a sra. gostaria que abordar?
Cida Campos - Nossas propostas são amplas e agregam todas as áreas. Quero trabalhar com amor e comprometimento por Ouro Branco, trazendo melhorias para a qualidade de vida de nossas famílias. Uma cidade mais forte, com mais ética e transparência.