sábado, 28 de abril de 2012

Prefeitura investe cada vez mais nas comunidades rurais

As obras da Prefeitura de Ouro Branco não param e trabalhos acontecem por toda cidade e comunidades rurais. Uma das comunidades que está sendo beneficiada é a de Curvilhana. Com a manutenção das estradas com patrolamento e escória, a Prefeitura garantindo a qualidade de vida aos moradores.
Além disso, foram iniciadas as obras para construção de uma praça e um ponto de ônibus, que é um sonho dos moradores, solicitado inclusive pelo Orçamento Participativo.
“Nos últimos anos as coisas evoluíram e estamos sendo atendidos. Temos ônibus, estradas, atendimentos e com isto, mais qualidade de vida. Se Deus quiser, a vida de todos nós vai melhorar com essas obras. A Prefeitura tem dado atenção às comunidades e isto é muito bom para todos”, disse José Alberto Barbosa, morador da comunidade.
A Prefeitura tem priorizado as obras nas comunidades rurais, a fim de levar cada vez mais qualidade de vida para estes moradores.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Paranasa reconstrói prédio para projetos sociais da ASFA

A construtora Paranasa acaba de firmar parceria com a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa), para reconstrução do prédio onde funcionava o projeto “Sopão”, no bairro São Francisco. Desativada há um ano e meio, a construção foi depredada e se tornou um local perigoso para os moradores. A iniciativa da Paranasa permitirá que o prédio receba dois projetos sociais da Asfa, o “Artes ComPet”, que terá uma fábrica de vassouras e adereços, e o “PRE – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco”, onde sucatas de informática e eletrônicos são recebidas, separadas e vendidas.   
A parceria foi divulgada no início da semana passada, pelo superintendente de novos negócios da Paranasa, Francisco de Assis Elias, e o presidente da Asfa, Aloísio Bicalho, durante entrevista coletiva, realizada, na sede do Sindicado dos Metalúrgicos, bairro Siderurgia, em Ouro Branco. 
O superintendente de novos negócios da Paranasa informou que a reforma será custeada pela Construtora, que estima investir mais de R$ 40 mil para deixar o prédio totalmente novo. “Serão realizados serviços de troca da cobertura e parte da alvenaria e pisos; instalações elétricas e hidráulicas, acabamento, iluminação externa e cercas de proteção”, disse Francisco Elias.
Aproximadamente 25 funcionários irão trabalhar na reconstrução, entre engenheiros, carpinteiros, eletricistas, pintores, pedreiros e outros. A obra tem previsão de término no mês de maio, podendo ser antecipada.
O superintendente da Paranasa, Francisco Elias, ressaltou também que a ação reflete o compromisso da empresa, a sua responsabilidade e preocupação com as comunidades onde atua. “Sempre procuramos dialogar com a população local, levando contrapartidas positivas”, afirma.
Ele destaca que, ao longo de quase 40 anos de fundação, a Paranasa vem sendo reconhecida pela responsabilidade ambiental e social nas comunidades em que atua, o que é atestado pelas mais de 300 obras concluídas com elevados padrões de qualidade. A empresa presta serviços para as maiores corporações empresariais do país, entre as quais a Gerdau Açominas e outras de diversos segmentos, como siderurgia, mineração, petróleo, celulose, entre outros.
Além da reconstrução do prédio da Asfa, a Paranasa, desde que chegou à cidade, vem mantendo parcerias que beneficiam a população. A empresa patrocina as festividades do Dia 1º de Maio (Festa dos Trabalhadores) do município, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Também executou a reforma do galpão do Centro de Preparação e Treinamento de Mão de Obra, coordenado pelo mesmo sindicato.
As ações não param por aí e também incluem o patrocínio da sondagem de solo na área onde será construída a nova igreja da paróquia Sagrada Família; doação de ônibus para transporte de paroquianos da terceira idade para acompanharem o passeio ciclístico previsto para abril e recuperação e manutenção de viaturas desativadas da Polícia Militar.
Reciclagem - O prédio irá receber projetos sociais realizados pela Asfa. Um deles é o PRÉ – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco, que existe há cerca de um ano e conta com apoio da Gerdau. Esse projeto atende 22 jovens de baixa renda do bairro São Francisco e tem como objetivo prepará-los para uma profissão. Eles aprendem a desmontar, separar e selecionar peças de computadores, impressoras e eletrônicos que, em seguida, são vendidas para a Lorene Importação e Exportação, empresa nacional de coleta de lixo eletrônico. Para participar do projeto, é necessário que o jovem esteja matriculado na escola e tenha um bom aproveitamento escolar.
A reforma realizada pela Paranasa também será base para uma nova iniciativa social da Asfa, o Artes ComPet, projeto auto-sustentável direcionado, sobretudo, a mulheres da comunidade que estão desempregadas. O trabalho, além de despertar as habilidades, será uma forma de subsistência para esse público, que será capacitado para fabricar vassouras e objetos de ornamentação com garrafas Pet. Inicialmente, a fábrica irá gerar 10 empregos.
“A parceria com a Paranasa vai propiciar o funcionamento desses dois projetos, proporcionando oportunidades de emprego para famílias. As vassouras e ornamentos produzidos no projeto `Artes com Pet´  serão vendidos para as prefeituras da região do Alto Paraopeba, Gerdau e para a comunidade em geral”, explicou o presidente da Asfa, José Aluísio Bicalho.
Paranasa – A Paranasa foi fundada em 1974. Em mais de três décadas de atividades, a empresa marcou sua presença em várias das mais importantes obras de implantação e expansão do setor industrial no Brasil. Combinando engenharia e qualidade com a capacidade de responder aos maiores desafios em prazo e complexidade nas suas obras, a Paranasa consolidou-se como uma das mais qualificadas empresas de construção industrial do país.
Além de obras industriais, a Paranasa atua também no desenvolvimento e execução de edificações comerciais e residenciais, shopping centers, flats e hotéis. Coordena a execução de detalhamento de projetos, atua em conjunto com montadoras, projetistas e empresas detentoras de tecnologia de processo em projetos tipo "turn key" e "EPC"
Essa ampla experiência é uma política permanente de melhoria da qualidade, desenvolvimento de tecnologias, foco nos objetivos do cliente, qualificação de seus colaboradores, compromisso com a segurança no trabalho e preservação do meio ambiente fizeram da Paranasa uma das mais competitivas empresas de construção no Brasil.

Asfa - Em 1992, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas da Paróquia Sagrada Família foi criada a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa). A associação tem como objetivo a promoção humana no bairro São Francisco. A entidade se baseia no princípio de que a promoção humana não acontece apenas com doações e sim com a capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.
A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar, projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico. Atualmente a Asfa possui parcerias com a Prefeitura e a Gerdau Açominas, além de receber doações de outras empresas, entidades e também doações individuais.
 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Programa Germinar da Gerdau Açominas beneficia aproximadamente 5,5 mil pessoas em 2011

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau Açominas, finalizou 2011 com um balanço positivo, beneficiando no total aproximadamente de 5,5 mil pessoas.  Entre as atividades que foram desenvolvidas no ano, estão as visitas técnicas de alunos ao Biocentro, que reuniram 4.823 alunos do 4º, 5º e 7º anos da rede escolar da região.

Nesses encontros, crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas dos municípios de Ouro Branco, Congonhas e Ouro Preto vivenciaram situações de aprendizagem que incentivam mudanças de atitudes voltadas para uma ação ambiental responsável. Após as visitas, as turmas fizeram uma avaliação de aprendizagem, alcançando a média anual de 90%, superando a meta estabelecida de 85%.

Nos projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas, que teve como foco a busca de soluções sustentáveis para os problemas ambientais locais, foram atendidas 343 pessoas. Foram realizadas oficinas de Cidadania com 120 crianças e adolescentes do Lar de Maria e com 90 pessoas na comunidade de Lobo Leite. Também foi promovida ação de sensibilização e capacitação para 45 detentos do Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado (Prolae), em Ouro Preto.

As parcerias firmadas entre o Germinar e comunidade, ONGs e empresas locais para a prática de educação ambiental também rendeu bons frutos em 2011. Na Comunidade Terapêutica Bom Pastor foram realizadas seis oficinas sobre Ecologia Humana, com envolvimento de aproximadamente 180 residentes. No Instituto Miguel Fernandes Torres, no Projeto VemSer, foram 61 oficinas sobre cidadania e 180 crianças e adolescentes comprometidos. Já no programa Roda de Conversa, realizado em Miguel Burnier, 20 mulheres da cidade participaram de 18 oficinas.
 

Direcionado pelo Instituto Gerdau, área responsável pelas políticas e diretrizes da empresa em responsabilidade social, o Germinar é uma iniciativa da empresa voltada para a prática da educação e conservação ambiental. Desde 1990, ano de lançamento do programa, até hoje, foram 222.778 pessoas atendidas. Entre as diversas atividades oferecidas pelo projeto, destacam-se as visitas técnicas, cursos, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas.

Prêmio Germinar
Um dos destaques de 2011 foi o lançamento do Prêmio Germinar de Educação Ambiental, que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos sobre a prática da educação ambiental nas escolas.

A premiação envolveu os educadores de escolas públicas e privadas das cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto (Distritos de Miguel Burnier, Mota e Engenheiro Correa).
Ao todo, foram inscritos 69 projetos divididos entre quatro categorias: Sementinha, para educação infantil; Raiz, para ensino fundamental do 1º ao 5º ano; Folha, para ensino fundamental do 6º ao 9º ano; e Fruto, para ensino médio. Os vencedores de cada categoria foram: projeto Jardim de Atração, da Escola Municipal Dom Luciano (Sementinha); projeto Observadores de Nuvens, do SESI Unidade Prof. João Franzen de Lima (Raiz); projeto Educação Ambiental Inclusiva, do Colégio Batista Mineiro (Folha); projeto Horticultura Orgânica Hidrossustentável, da Escola Estadual Cônego Luís Vieira Da Silva (Fruto).Os vencedores receberam, cada um, R$ 8 mil para viabilizar a implantação do projeto em 2012.

Devido à grande participação e envolvimento das escolas, o Prêmio Germinar, previsto para ser bianual, passará a ser realizado anualmente. Portanto, em 2012, haverá nova seleção de projetos.

Sobre o Germinar
O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da Empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da Usina. Desde a sua criação, o Biocentro já recebeu mais de 200 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente.

O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau Açominas com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.


Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

terça-feira, 27 de março de 2012

ZOE, o primeiro carro 100% elétrico

Durante o 82ª Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a Renault apresenta ao público o ZOE, primeiro carro concebido para ser 100% elétrico, acessível por todos, a partir de 15.700, com impostos, e ideal para uso diário. O ZOE integra a tecnologia mais avançada com inovações em escala mundial a serviço da simplicidade na utilização, autonomia e conectividade.
Após o sofisticado sedã Fluence Z.E., o utilitário Kangoo Z.E (ambos lançados em 2011), e o urbano descolado Twizy, a Renault coloca a mobilidade Zero Emissão ao alcance do maior número de pessoas com o ZOE, um compromisso que aparece em sua assinatura de marca Mude a Direção.
Com o veículo elétrico e o desenvolvimento das motorizações térmicas, através do plano “Renault 2016”. Mude a Direção, a Renault se comprometeu a reduzir em 10% os seus níveis de emissões de carbono em todo o mundo até 2013, além de 10% adicionais entre 2013 e 2016. Esta decisão estratégica já pode ser vista nas ruas.
Durante o Salão de Genebra deste ano, a Renault apresenta duas novas motorizações Energy: o Energy TCe 90 - inédito propulsor turbo de três cilindros, movido a gasolina, com 899 cm - e o Energy dCi 90, derivado do Energy dCi 110 (revelado no Salão de Frankfurt 2011). Essas duas novidades ampliam para oito a gama de motores da família Energy, que foram sido lançadas em apenas 16 meses.
Vale a pena ressaltar que a gama de motores Renault Energy representa para a marca a inovações a serviço da performance mecânica, com baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2.
Após quatro carros-conceito, a estratégia de design se materializa nos veículos de série, com o Novo Twingo e o ZOE, incluindo uma nova frente, que representa a nova identidade visual da marca. Sem esquecer o Twizy.
“Apresentado no Salão de Genebra em sua versão definitiva, o ZOE, o grande destaque da gama Renault Z.E. Este veículo integra toda a excelência da tecnologia elétrica da Renault a um preço acessível, com um design compacto e sedutor. Ele marca a entrada em uma nova era, a mobilidade elétrica acessível para todos, e confirma o compromisso que firmamos em favor do veículo elétrico.
“Uma nova etapa tecnológica para a Renault, que sempre conseguiu, em 110 anos de história, tornar grandes inovações acessíveis. Esta estratégia de inovações para todos também se mantém através de nossa gama de motores Energy. Fruto de nossa experiência e nosso sucesso na F1, esta gama de oito motores, dentre os quais dois estão sendo apresentados hoje, alia performance, prazer de condução e parcimônia em termos de consumo e emissão de CO2, afirma Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Renault.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso para agricultoras em Carreiras

Agricultoras de Ouro Branco recebem treinamento de Produção artesanal de alimentos
A Prefeitura de Ouro Branco realizou no período de 27/02 a 01/03, um curso de produção artesanal de alimentos. 
O treinamento foi ministrado pela professora Teresa Rachel Alves Uba, economista doméstica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na Sede Municipal de Encontros da Área Rural (SEMEAR), em Carreiras e contou com a participação de 12 agricultoras que fornecem suas quitandas para a alimentação escolar. O SENAR tem como meta promover a capacitação do trabalhador e produtor rurais e de suas famílias.
O objetivo do curso foi proporcionar, de forma artesanal, a fabricação de assados como pães, biscoitos roscas, bolos e bolachas com a finalidade de agregar valores culturais, regionais e populares além da geração de rendas.
Uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Branco e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação de produtores rurais, através de cursos de especialização profissional, possibilitando conhecimento de novas técnicas de preparo, aproveitamento e conservação de alimentos, agregação de valores e trabalhos manuais.
No mês de março serão realizados os cursos de defumados e embutidos, no período de 12 a 16 e de casqueamento e ferrageamento de 19 a 23. Em abril, entre os dias 9 e 13, o curso será de Apresentação de equinos em pista. Os treinamentos são oferecidos para toda a população de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 3749.6054 ou na Divisão de Agricultura no anexo um da Prefeitura.
“Ao final do curso, as alunas estarão aptas a preparar os alimentos para as escolas melhorando, como é o objetivo do curso, o valor nutricional e a qualidade dos assados inserindo os produtos cultivados em casa como mandiocas, cenouras, batatas, beterrabas, morangas, inhame, entre outras”, informou a instrutora do curso.
Luciene Ângela, dona de casa, já fornecia pães para as escolas do município. “Com este curso vou poder diversificar os produtos com melhor qualidade, tornando-os mais saudáveis e nutritivos”, comentou a moradora da comunidade de Cristais.
Participaram do treinamento moradoras das comunidades de Marimbondo, Campestre, Cristais, Geada, Castiliano, Carreira e Cristalino.