quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Feliz Natal e próspero Ano Novo!

  Esta é a última edição que publicamos este ano e me senti no dever de agradecer a todos pela parceria que desenvolvemos este ano e pelas contribuições que tornaram esse jornal, um veículo melhor.
  Agradeço aos nossos leitores, pois sem você não teríamos razão de existir.  Sentimos-nos honrados toda vez que você foi à banca para procurar o nosso jornal, toda vez que você me parou na rua e pediu um exemplar. É um grande prazer saber que temos você como nosso leitor. A nossa meta é oferecer sempre o melhor.
  O nosso reconhecimento também a todas as pessoas e empresas que foram fontes, ou seja, que fizeram parte das edições do jornal. Não existe veículo de comunicação sem os seus personagens e temos que agradecer a Deus por ele ter permitido que contássemos a sua história.
  Os anunciantes e parceiros não poderiam ficar de fora. Somos privilegiados porque contamos com sua amizade, apoio e confiança. Queremos que vocês continuem nos prestigiando com sua preferência e atenção, pois só assim teremos motivos para buscar sempre o melhor.
  A nossa empresa deseja a todos os melhores votos de paz, saúde e boas festas. Que todos possam somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz.
Obrigada por essa parceria.

Ó enfermeiro, esse anjo da guarda

  Nestes últimos tempos, final de novembro início de dezembro, estive internado, primeiro em Prados, depois em Ouro Branco, motivado por uma crise de esofagite e pude então entender um pouco mais sobre esse profissional de saúde, às vezes não tão valorizado e entendido, conforme deveria ser.
  Às vezes não percebemos essa figura que fica a rondar os corredores dos hospitais, durante toda a noite, trazendo alívio a quem precisa e alegria a quem a busca, se é possível ter alegria num ambiente desses.  Não é o médico, às vezes um semideus, às vezes descuidado e arrogante, que faz daquele momento um tempo menos dolorido a dor mais amena, pois nós estamos mais para resistir a dor do que ao sorriso e a bondade.
Quando tocamos a campainha de chamada, quando o soro parece muito ou acabou, quando a dor nos encontra, é ele que chega com seu sorriso e nos traz alívio e ameniza a nossa dor. 
  Lembro-me de uma passagem por um hospital de Salvador, naz Bahia, quando eu meio enciumado, era minha esposa que lá estava, quando um enfermeiro disse:- Eh cara! na enfermaria não existe sexo. Só agora vim compreender essa máxima, enfermaria não tem sexo. Tem sorriso, tem bondade tem alívio da dor.  Num hospital não é o médico que conta, é você enfermeiro, que passa a noite acordado, para que possamos dormir, para que possamos viver.
         Obrigado vocês enfermeiros (a), por terem a vocação e a bondade no coração. Estando no fim do ano, quero pedir a benção de Deus para vocês e lhes dizer: Deus lhes pague.
  Antônio Ivan de Carvalho, que aí esteve e muito ficou a lhes dever.

sábado, 9 de janeiro de 2016

CODEMA realiza última reunião ordinária em 2015

  Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) se reuniram na manhã de terça-feira, dia 15 de dezembro, para a última sessão ordinária em 2015. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, foram realizadas 11 sessões ordinárias e três extraordinárias em 2015.
  Ao longo desse ano foram tratados temas como a regulamentação do Código Ambiental do município, criação de câmaras técnicas (licenciamento ambiental, conservação da biodiversidade e recursos hídricos, educação ambiental e saneamento ambiental), interdição e recuperação da lagoa da Praça de Eventos. Além disso, foram analisados o programa de combate a incêndios florestais, desafetação do Parque da Serra do Ouro Branco, ações de educação ambiental contempladas também na programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dentre outras atividades.
  Segundo o Secretário Paulo Vieira: “O ano foi marcado por ações de relevância para o meio ambiente principalmente pela organização e estruturação legal e normativa das competências do Codema. O calendário das sessões ordinárias do CODEMA do ano de 2016 será apresentado na primeira reunião ordinária do ano que ocorrerá em janeiro.” Mais informações Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (31) 3938-1040.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Prefeita Cida Campos se reúne com representantes do Bairro São Francisco

Reunião com representantes do bairro
  Foi apresentada pelo Secretário de Obras, Leonardo, a proposta da realização de infraestrutura dessas cinco ruas. Segundo o Secretário, está sendo estruturado o projeto de drenagem e calçamento por bloquete, pois o bloquete é ecologicamente mais viável e possui vantagens de impermeabilidade. O projeto de infraestrutura está sendo refeito pela equipe da Secretaria de Obras e será encaminhado para licitação.
  A Prefeita Cida Campos solicitou que a equipe da Secretaria de Obras se empenhe o máximo possível para que as cinco vias do bairro São Francisco recebam infraestrutura.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Encerramento do Campeonato de Futsal 2015

  Foi encerrada com chave de ouro a temporada do Futsal em Ouro Branco. Depois dos Campeonatos Adulto, Veteranos, Sub 07, 09, 11 e 13 chegou a vez dos garotos do sub 15. A PMOB, por meio da Secretaria de Esportes e Liga de Futsal, realizou nos meses de novembro e dezembro o Campeonato de Futsal Sub 15.
Participaram do Campeonato 8 equipes com 105 atletas inscritos. Todos os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista. Na final realizada no dia 19 de dezembro, domingo, a equipe da AEA venceu o CRAS da cidade de Casa Grande por 7 a 2. Confira os resultados:
  Campeão: AEA; Vice: Cras/Casa Grande; 3º lugar: Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte; Artilheiro: Christiano (AEA); Melhor goleiro: Poliana (PFCAE). A Prefeitura agradece ao presidente da Liga de Futsal, Geraldo Taveira, pelo incentivo ao esporte em nossa cidade e pelo brilhante ano de 2015, realizando campeonatos em todas as categorias de base.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Prefeitura entrega Unidade de Saúde e Academia da Saúde do Nova Serrana no Aniversário da Cidade


  A comunidade de Ouro Branco ganhou presentes nas áreas da Saúde e Esporte dentro durante as comemorações aos 62 Anos de Emancipação Política de Ouro Branco. No início da programação foram inauguradas a Academia da Saúde do bairro 1º de Maio e Agência Transfusional no Hospital Raymundo Campos.
  E, no dia 12 de dezembro, Aniversário da Cidade, a Administração 2013/2016 entregou a comunidade a estrutura moderna e de primeira qualidade da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Serrana. A Unidade foi construída por meio do investimento do programa SISMOB - FNS - recurso vinculado de R$480.000,00 e contra partida do Município de R$ 261.409,87. Por indicação do Vereador Raimundo Henrique de Paiva a Unidade recebeu o nome UBS Nova Serrana-Geralda Trindade Dias, em homenagem a saudosa Dona Geralda que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, sendo exemplo de retidão, caridade e humildade.
  Também no dia 12, a Prefeitura inaugurou a Academia da Saúde do bairro Nova Serrana que foi construída por meio do programa SISMOB - FNS - recurso vinculado R$80.000,00 e contrapartida do Município no valor de R$ 63.903,47. Por meio da indicação do Vereador Ivo Pereira Filho a Academia recebeu o nome Academia da Saúde do bairro Nova Serrana-Antônio Marciano Dias, em homenagem ao saudoso senhor Batistão, figura de grande destaque no cenário esportivo de Ouro Branco, além de referência como cidadão e pai.
  A Prefeita Cida Campos, o vice-prefeito, Palomar Vargas e a equipe de Governo, o Vereador Edson Miguel de Paula e os familiares de Dona Geralda e do senhor Batistão foram recebidos pela comunidade do bairro Nova Serrana na manhã de sábado, dia 12 de dezembro, para as inaugurações. Durante o evento foi realizada a apresentação de Zumba das alunas da Professora Fernanda.
  A Prefeita Cida Campos saudou a população e afirmou que as conquistas são parceiras com a comunidade. “Com o apoio de vários colaboradores preparamos uma programação singela para celebrar os 62 Anos de Emancipação Política de Ouro Branco. Vivemos um período delicado na área econômica de nosso país e apenas a união de todos garantirá o desenvolvimento. A nova Unidade de Saúde do Nova Serrana e a Academia da Saúde, bem como todas as inaugurações e eventos que estamos fazendo em dezembro, são a prova de que nos unindo, juntando o Poder Público e a comunidade, conseguiremos melhorar nossa cidade. Parabéns, Ouro Branco!”.

Atividades esportivas e culturais
  Desde o dia 04 de dezembro a Prefeitura, com o apoio de vários parceiros, realizou diversas atividades para celebrar o Aniversário de 62 Anos de Emancipação Política. Na segunda parte da programação a cidade recebeu a visita da Carreta do Papai Noel, com o apoio da Cemig, na quinta-feira dia 10 de dezembro. A carreta ficou estacionada ao longo da tarde e noite em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Também na quinta-feira, foi realizada a entrega de 25 escrituras do Programa Morar Legal.  Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, Campeonato Municipal de Karatê. Na manhã de sábado, dia 12 de dezembro, Campeonato de Handebol. À tarde, Caravana de Lazer e Desafio Rural em João Gote. À noite, apresentação da Corporação Musical de Santo Antônio em frente ao Casarão Histórico na Praça. No domingo, 6º Encontro de Folia de Reis e a final do Campeonato Veteranos, Feira de Artes e Sabores e a abertura do Campeonato Juniores, com homenagem ao senhor Batistão.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Colégio Municipal João XXIII comemora 50 anos de Fundação

  Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Ouro Branco, o Colégio Municipal João XXIII, comemora no dia 15 de dezembro seus 50 anos de Fundação. O Diretor Marco Aurélio Baêta Alves e a equipe do Colégio prepararam uma programação especial para celebrar a data.
Na segunda-feira, dia 14, foram realizadas a apresentação da Corporação Musical de Santo Antônio e Missa em Ação de Graças. Na terça-feira, dia 15, foi realizada a inauguração de um espaço especial para relembrar os Diretores que conduziram o Colégio Municipal João XXIII, durante 5 décadas.
  Segundo o Diretor Marco Aurélio, esse espaço é uma homenagem de gratidão pelo trabalho desenvolvido por eles juntamente à equipe administrativa, professores e funcionários. “São 50 anos de dedicação para oferecer aos alunos uma formação integral e o reconhecimento dessa Instituição que sempre cumpriu a sua missão”, disse o Diretor.
Participaram do evento de inauguração o Diretor Marco Aurélio Baêta Alves e a equipe do Colégio, a Secretária de Educação, Sônia Mapa, representando a Prefeita Cida Campos, e os ex-diretores Hélio Alves, João Batista Pinto, Isabel das Graças Costa Fernandes, Sônia Avelino de Carvalho, familiares de Maria Auxiliadora Tôrres (In memoriam); familiares de Laura Fernandes Tôrres Pinto (In memoriam).   

Dados históricos

  O Colégio Municipal João XXIII foi fundado em 15 de dezembro de 1965 e calcula-se que tenham passado pela instituição 30.000 alunos. O Ginásio Estadual João XXII iniciou suas atividades com 5ª a 8ª séries, pois havia somente a Escola Estadual Cônego Luis Vieira da Silva, que atendia os alunos de 1ª a 4ª série.
  Segundo o Diretor Marco Aurélio, “Essa foi uma das grandes realizações do Senhor Raymundo Campos de oferecer aos filhos ouro-branquenses, principalmente às mulheres a oportunidade de estudar. Atualmente, atende 569 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também alunos da Educação de Jovens e Adultos dos Anos Finais.”
  “Em 2015, contamos com o trabalho de 52 funcionários, mas já tivemos anos em que o número era bem maior, totalizando, aproximadamente, 3.000 funcionários, dos quais, diretores, vice-diretores, pedagogas, professores e demais funcionários.”
  “A comemoração dos 50 anos do Colégio Municipal João XXIII traz imensa alegria para nós, mas a gratidão é a todos que escreveram páginas dessa história ou acreditaram em nosso trabalho, dando-nos apoio. O Colégio Municipal João XXIII sempre foi uma Instituição acolhedora, cedendo o espaço para reuniões, encontros, funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (Anos Iniciais), cursos preparatórios para o ENEM e IFMG.”
 “Durante esses 50 anos, ofereceu a seus alunos a base para cursarem o Ensino Médio, preparando-os também para o ingresso nas Universidades. O Colégio se orgulha, pois há muitos profissionais qualificados que por aqui passaram e hoje demonstram sua capacidade não só em Ouro Branco, mas em outras cidades. Entre outros cursos, queremos destacar uma aluna que está cursando Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto – MG.”
  Como não preocupamos somente com a transmissão é que durante o ano são desenvolvidos várias atividades, com várias parcerias, objetivando uma formação integral de seus alunos.