terça-feira, 15 de setembro de 2015

Comunidade tem até o dia 15 de setembro para fazer sugestões no Relatório do Plano Municipal de Turismo

  Turismo em foco. No dia 26 de agosto, a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os membros do Conselho Municipal de Turismo, a Fundação Aleijadinho, Curso de Turismo da UFOP e a comunidade de Ouro Branco se reuniram para a apresentação e discussão do Plano Municipal de Turismo.
  O evento foi realizado no Colégio Municipal Pio XII e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Presidente do Conselho de Turismo, Paulo Vieira, Chefe de Gabinete, Áldria Virginia, representando a Prefeita Cida Campos, Assessores Parlamentares, representando o Vereador Charles Gomes, empresários e comerciantes da área hoteleira, de alimentação, comércio formal e informal, agências de turismo, Agência para o Desenvolvimento de Ouro Branco (Adeob).
A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Fundação Aleijadinho, disponibilizam o Relatório do Plano Municipal de Turismo.
  Este arquivo é aberto para análise de toda a comunidade de Ouro Branco. Os munícipes têm até o dia 15 de setembro para fazer suas considerações e sugestões: procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ou pelo telefone 3741-4249, e-mail indcomercio@ourobranco.mg.gov.br. A consulta pode ser feita pelo site: www.ourobranco.mg.gov.br/…/Relatorio-Plano-Municipal…-.

domingo, 13 de setembro de 2015

Homenagem e posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde


  Na quinta-feira, dia 27 de agosto, foi realizada a entrega dos certificados aos 24 membros do Conselho Municipal de Saúde-Gestão 2011 a 2015. Participaram da cerimônia de entrega dos certificados a Prefeita Cida Campos, a Secretária de Saúde, Sônia Albuquerque, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Aparecida Divino Santos e o membro do Conselho Senhor Norton.
  Na sequência, foi realizada a posse do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2015-2017. O Conselho é formado por 24 membros (12 titulares- 6 representantes de usuários do SUS, 3 Governo/Gestores e 3 trabalhadores da Saúde e 12 suplentes).
  Os Conselheiros, representantes dos segmentos usuários e trabalhadores, foram eleitos durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Ouro Branco; os Conselheiros representantes do segmento Governo foram indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco.

Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

  A Prefeitura de Ouro Branco convida toda a comunidade para a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para 2016. O evento será no dia 17 de setembro, quinta-feira, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Venha, participe!

sábado, 12 de setembro de 2015

A imagem da indiferença


  Há vários dias vemos pela TV que milhares de pessoas estão morrendo, quando tentam atravessar o mar para fugir da violência dos conflitos armados que ameaçam suas vidas e a de seus familiares. Todos os dias, centenas de imagens rodam o mundo retratando o desespero e as desventuras dessas travessias pela sobrevivência. Mas quando chegam a terra firme são colocados de volta em seus navios para morrer no mar. Os países ricos não os querem por lá. Até então nenhum grande chefe de Estado disse um palavra ou fez alguma coisa para conter esse genocídio. Nem mesmo o Papa. Eles fingiam que não estavam vendo, toda uma raça morrer no mar.
  Mas essa semana não teve mais jeito. Uma imagem fez o mundo ter vergonha da sua existência, da crueldade e da indiferença que vem tratando esse caso tão sério.  A imagem é do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, cuja foto de seu corpo morto em uma praia do município costeiro turco de Bodrum. A imagem chocou o mundo e só então os debates sobre a crise migratória começou a ganhar um viés mais humanitário, até então, a situação era analisada apenas pelo viés econômico.
  O menino, juntamente com sua família, estava fugindo da cidade de Kobane, que há meses é dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico. Aylan viajava com sua família e tinha partido da Síria com o objetivo de chegar ao continente europeu via ilha de Kos, na Grécia. No entanto, a embarcação em que estava naufragou e matou 12 pessoas, entre elas seu irmão Ghalib, de cinco anos, e sua mãe. O único que sobreviveu ao acidente foi o pai, que agora pretende voltar à Síria para enterrar sua família no país natal.
  A imagem do menino foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais por internautas do mundo todo que se sentiram indignados com a morte dele e de outras pessoas. Só este ano, mais de 2.500 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
  Apesar de muito triste, espero que essa foto ajude a quebrar a resistência dos europeus.  Espero que a Europa pare de se preocupar apenas com os impactos econômicos que essas pessoas possam causar no seu País e passe a se preocupar com as vidas delas. Espero que os políticos e os meios de comunicação hajam para proteger esse povo e passe a tratar essa situação com a seriedade que ela merece.
  O JORNAL O ALTO PARAOPEBA não tem condições de provocar uma grande comoção contra essa situação, mesmo assim, tenta mostrar sua indignação, para que outros jornais sigam p exemplo e se crie uma grande campanha para por fim a esse genocídio.

Entre 14 e 19 de setembro Ouro Branco realiza 3ª Semana da Administração e 2ª Semana do Empreendedor

  Vários parceiros de Ouro Branco estão unidos para promover o empreendedorismo. Entre os dias 14 e 19 de setembro serão realizadas a 3ª Semana da Administração e a 2ª Semana do Empreendedor de Ouro Branco. Em 2015, os eventos têm como tema “Empreendedorismo: ação para sustentabilidade”.
  Na abertura, no dia 14 de setembro, às 19h30, no Sindicato dos Metalúrgicos, será realizada a Palestra Magna: “Oportunidade e Inovação”, com Cláudio Forner, administrador de empresas, especialista em comercialização internacional, especialista em comércio exterior, autor de sete livros na área de comercialização, consultor na área de modelos de negócio e inovação  com experiência de mais de 20 anos e  conselheiro de Roberto Justus no reality Show “O Aprendiz” em duas temporadas  ( O Sócio e Universitário) e de João  Dória Jr. No Aprendiz Empreendedor  - 8ª  temporada.
    As atividades são uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco (Adeob), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Branco, Sebrae, Sindicato dos Metalúrgicos e Curso Bacharelado em Administração e Núcleo de Práticas Gerenciais (NPG). 

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Confira algumas licitações de obras da Prefeitura que já foram marcadas

Licitação para reforma do velório municipal será realizada
  A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, cumprindo o dever de informar, tornam públicas as datas das licitações (disputas de preços entre empresas interessadas), para a realização de importantes obras para o município e a sua população.
  Acompanhe:
1)-No dia 27 de agosto, houve a licitação para a escolha da empresa que executará a obra de construção do muro de arrimo da Creche do bairro Belvedere.
2)-No dia 4 de setembro será realizada a licitação para a escolha da empresa que executará a reforma da Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Campo Grande.
3)-Em setembro, no dia 8 de setembro, será realizada a licitação para a escolha da empresa responsável pela reforma do Velório Municipal. A reforma do Velório será uma parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal.
  Vale relembrar, também, que já foi iniciada a concorrência pública para escolha da empresa que irá executar as obras de reforma e revitalização da Praça Santa Cruz, uma obra que tornará o centro de Ouro Branco muito mais bonito, valorizando as casas e estabelecimentos comerciais.
  A Administração Pública não pode contratar quem ela quer, mas a empresa que oferece a melhor proposta de preços, ou seja, a proposta mais vantajosa. Embora seja um procedimento demorado, não há outro caminho, pois a lei determina que assim seja feito, ou seja, que a escolha do executor da obra seja feita em um procedimento formal.
  Mas, o que importa mesmo é que, em breve, muitas obras serão entregues à comunidade, trazendo benefícios diversos para toda a população. Acompanhe e fique por dentro!

Ação conjunta garante combate a incêndio no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco

  Na última terça-feira, dia 25 de agosto, a Prefeita Cida Campos, se reuniu com representantes da equipe que atuou no combate as chamas que atingiram o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco. Durante o encontro a Prefeita agradeceu pelo empenho e dedicação de todos que lutaram pela proteção do Parque. A Prefeita Cida Campos e a equipe da Polícia Militar de Minas Gerais realizaram um vôo de reconhecimento sobre a área do Parque afetada pelas chamas.
  Segundo a equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da analista ambiental, bióloga e gerente da Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra de Ouro Branco, Letícia Dornelas Moraes, o trabalho de combate foi iniciado no domingo, dia 23 de agosto e concluído na tarde de terça-feira, dia 25 do mesmo mês. Segundo o IEF, foram queimados, aproximadamente, 310 hectares, sendo 40 fora da área do Parque.
   Atuaram no combate ao incêndio no Parque Estadual: IEF, por meio de sua Gestora, Letícia, voluntários, Brigada 1 de Ouro Preto, Brigada Voluntária de Incêndio de Ouro Branco-Grupo Carcará, Brigadistas do Parque do Itacolomi, Defesa Civil de Ouro Branco, Prefeitura de Ouro Branco, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Força Tarefa Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) que atuou com uma aeronave e caminhão de apoio.