quarta-feira, 21 de maio de 2014

Enzo nasceu

O casal Luiz Campidelli e Isabela Freitas está muito feliz com a chegada do filho Enzo Freitas São José Moraes. Ele nasceu no dia 31 de março na FOB em Ouro Branco com 3.300 gramas e 50 centímetros.  Parabéns pelo nascimento de Enzo.


Cuide dos seus olhos



A prevenção é importante em qualquer área relacionada à saúde, uma vez que o diagnóstico precoce é essencial para obter soluções adequadas a qualquer tratamento. Nesta edição resolvi escrever um editorial para alertar as pessoas sobre a valor do tratamento das doenças oculares e da realização de um check-up oftalmológico anualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia, cegueira infantil e degeneração macular.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2010, mostrou que 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência visual, entre elas: cegueira permanente, baixa visão ou subnormal. Além disso, 29 milhões de pessoas declararam ter dificuldade para enxergar mesmo usando óculos ou lentes de contato.
Por isso, a consulta com o oftalmologista é muito importante para prevenir as doenças oculares. Muitos casos de cegueira e perda visual podem ser tratados se descobertos no inicio. Um fato muito comum e que leva o paciente ao consultório são os sintomas comuns de visão: dores de cabeça, olhos vermelhos, ardência e cansaço. O grande problema é o péssimo hábito de deixar para depois e não dar importância aos sinais do corpo. Uma doença fácil de ser tratada pode se tornar irreversível. O ideal é procurar o oftalmologista mesmo sem sentir qualquer sintoma para prevenir problemas futuros, afirmam os especialistas.
Alguns especialistas recomendam que a primeira visita ao oftalmologista deve acontecer após o nascimento, aos seis meses, dois, quatro e seis anos (período de alfabetização), depois deste período a consulta é anual. Outros são ainda mais cuidadosos e afirmam que os cuidados com a saúde ocular devem ser divididos em seis fases: pré-natal, recém-nascido, infância, período escolar e adolescência.
Se você, nunca foi ao oftalmologista e estiver com a vista cansada, olhos estão coçando e lacrimejamento, ou mesmo a grande dificuldade para focalizar objetos próximos deve procurar esse especialista com urgência. Este problema pode ser solucionado com o uso de óculos e lentes de contato e normalmente ocorre a partir dos 40 anos.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Prefeita Cida Campos visita obra da Unidade Básica de Saúde do Centro

 Os trabalhos da Administração 2013/2016 para melhorar ainda mais a qualidade nos serviços prestados na área da saúde não param. Na quinta-feira, dia 8 de maio, a prefeita Cida Campos e o Gerente de Relacionamento Institucional, Cleber de Oliveira, visitaram as obras para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, na travessa Dom Silvério.

A prefeita explica que a obra foi iniciada em abril e que o ritmo está acelerado. “A obra terá um valor de cerca de R$ 1,1 milhão, sendo que R$ 200 mil vieram por meio de convênio com o Ministério da Saúde e os outros R$ 870 mil são contrapartida e recurso próprio do município.”

Segundo a prefeita, o projeto é grandioso para dar conforto aos pacientes. “A obra tem cerca de 400 metros quadrados e a nova UBS será composta de recepção, sala de espera, triagem, coleta, vacinação, dois consultórios de atendimento multiprofissional, sala de reuniões, guarda de medicamentos, sala de ginecologia, sala de curativos, consultório odontológico, sala de agentes de saúde, sala de lavagem e desinfecção de materiais, sala de esterilização, almoxarifado, escovário, copa, vestiários e garagem para ambulância.”

SAMU - Outra obra para a área da saúde que vem recebendo grande empenho da Administração é a obra do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A obra tem 130 metros quadrados e foi iniciada em janeiro. Com esse trabalho está sendo construído o posto avançado do SAMU dentro das exigências dos padrões nacionais para o trabalho da equipe”, contou a Prefeita.

Saúde Mental - Cida conta que a equipe da Saúde Mental terá um ambiente mais amplo e moderno para trabalhar. “Estamos realizando convênios com o Governo do Estado para efetivar os recursos para a reforma do prédio da Saúde Mental. Nosso objetivo é estruturar uma obra com 750 metros quadrados para a reforma completa de todas as instalações para melhoria do atendimento do Caps, ambulatório e Ceprac. Além disso, aumento do número de consultórios de três para cinco. Buscaremos também melhorar a acessibilidade ao prédio e torná-lo um ambiente mais bonito e acolhedor por meio do paisagismo (jardins para atividades terapêuticas com os pacientes)”.

Mais UBS - Segundo a Prefeita Cida Campos, logo terão início outras três importantes obras. “Estão em fase de licitações as obras para construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros São Francisco, Siderurgia e Nova Serrana. Cada umas das UBS’s terá 302 metros quadrados e serão construídas recepção, consultório odontológico, sala de inalação coletiva,  três consultórios, guarda de medicamentos, sala de curativos, sala de vacinas, sala de atividades coletivas, sala de observação, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, banheiro funcionário, sanitários, copa e sala administrativa. A comunidade pode ficar tranquila pois estamos trabalhando com foco no desenvolvimento social e na qualidade de vida”, disse a prefeita Cida Campos.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura intensifica melhorias em toda cidade



Um dos principais objetivos da Administração é promover o bem estar social. Pensando nisso, a prefeitura vem realizando uma série de melhorias em vários pontos da cidade. Na última semana, o governo, por meio da Secretaria de Obras, iniciou uma série de melhorias no calçamento intertravado de várias ruas da região central. Na quarta-feira, dia 23 de abril, os trabalhos na rua Leôncio de Paula Almeida foram iniciados.
O secretário de Obras Cláudio Di Pietra explicou que as intervenções serão feitas em vários pontos. "Nesse primeiro estágio estamos trabalhando nos pontos onde há buracos e afundamento do calçamento intertravado, mas a intenção é melhor o calçamento em toda região central para darmos mais fluidez ao trânsito.”

Casa Insólita está em obras

Clarice, professora de dança, Ildeu Ferreira, administrador  e Janice Amaral, professora de Arte Cênica
Aula de dança com a professora Clarice
 A Casa de espetáculo Insólita está sendo reformada e ampliada para atender melhor o público.  As arquibancadas estão ganhando estofadas com encosto para melhor acomodar o publico, e terá capacidade para 80 pessoas. O palco terá 8m de largura por 7 metros de profundidade e a parte da plateia tem 8m de largura por 12m de profundidade. Os refletores, equipamentos de iluminação, instalação elétrica, fiações e tubulações estão sendo trocadas para ficar de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. O local ganhará também um bar para servir suco, refrigerante ou cerveja para o público enquanto ele  aguarda o início do espetáculo.
 Por causa das obras, no mês de maio, as oficinas de teatro serão no projeto Vem Ser, com o professor Daniel. Contudo as oficinas de dança continuam a ser realizadas na sede da Insólita. Haverá ainda oficina de fotografias. Todas as oficinas e cursos da Insólita fazem parte do Redemoinho Cultural.
Desde a sua inauguração, em fevereiro de 2012, a casa já apresentou diversas apresentações de teatro, musica, dança. Somente no ano houve mais de 60 espetáculos de teatro vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e da região.
O Redemoinho Cultural é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, com o patrocínio da Gerdau, Mecânica Nunes e da Gerfan. E ao longo deste tempo a Insólita já vem conquistando um publico cativo, e ao mesmo tempo, construindo também uma rede de parcerias bem sólida com o departamento de artes da Universidade de Federal de Ouro Preto, a Aliança Francesa de Belo Horizonte, Galpão Cine Horto, associações de cultura internacionais como o caso da Ponte entre Culturas, grupos e artistas tanto de Minas Gerias como no Brasil e exterior.
"O objetivo da Insólita é ser um difusor de cultura e de formação que é um espaço que não temos em Ouro Branco. Como a cidade ainda não tem teatro, cinema, galeria de exposição então é para suprir esta laguna que existe”, explica Ildeu.
Mensalmente a Casa recebe propostas de todo o Brasil e até do exterior. "Recentemente recebemos uma proposta de um grupo de Tango da Argentina,  além de outras de Cuba, do Chile, assim o espaço vai se fortalecendo e conquistando um espaço de reconhecimento de cultura", finaliza.

Aula de dança com a professora Clarice