terça-feira, 2 de outubro de 2012

O ALTO PARAOPEBA -Porque Sr. se candidatou a prefeito de Ouro Branco? Entre as qualidades de um bom administrador público, quais são mais fortes no Sr?
Odilon - A minha candidatura não foi uma decisão apenas minha. Várias pessoas e diversos setores da sociedade ourobranquense, em busca de uma candidatura mais “limpa”, há muito vinham me procurando para propor meu nome nas eleições deste ano Entendamos “mais limpa”como uma opção com maior índice de aceitação e possibilidades de crescimento quando em campanha, por não ter acordos políticos prévios ou alto índice de rejeição popular, e ter um bom histórico durante minha vida pública, quando funcionário, vereador, secretário e vice-prefeito. Quanto às qualidades de um bom administrador, tenho a consciência tranqüila de dizer e todos poderem comprovar a transparência de caráter, sou exatamente esta pessoa que aqui fala, dentro ou fora da função pública, em casa, na rua, na companhia de quem querque seja, não uso máscaras. Ética, honestidade, que apesar de não acreditar que sejam atributos especiais, mas que deveriam ser comuns em qualquer pessoa, principalmente naqueles que pleiteiam um cargo público. Responsabilidade, que sempre assumi perante meus compromissos. Comprometimento com aqueles que contam, precisam, acreditam em mim. Respeito, com os mesmos, e com quem estiver ou não comigo.
O ALTO PARAOPEBA 2-Fale um pouco sobre quem é você?
Odilon - Meu nome é Odilon Alicio Vieira, sou natural de Ouro Branco, tenho 46 anos, sou casado, pai de dois filhos. Fui metalúrgico, professor, servidor público (1993 a 1996), vereador (1997 a 2000) destacado publicamente por minha postura firme e austera nos trabalhos legislativos. Vice-prefeito (2001 a 2004), secretário de educação (2001 a junho de 2002). secretário de promoção social (2009 a 30 de Abril de 2012). Atualmente sou produtor rural, e estudante, cursando o último período de administração. Procuro sempre conservar meu objetivo de defender os interesses da comunidade de Ouro Branco.
O ALTO PARAOPEBA 3-Quem é seu vice? Fale um pouco sobre ele.
Odilon - Meu candidato a vice-prefeito, Wanderson carinhosamente conhecido por todos como “Prof. Sapo” é natural de Ouro de Branco, 31 anos, casado, pai de um filho. Formado em Educação Física, professor de capoeira há 15 anos, desenvolve alguns projetos e trabalhos sociais desde 2002, iniciando na praça Santa Cruz, trabalhando com crianças carentes. Fundou a Associação de cultura Afro-brasileira de Ouro Branco (Acafro) em 2009 que, atualmente,  trabalha em áreas de vulnerabilidade, promovendo cultura e auxiliando na melhoria da qualidade de vida das pessoas mais carentes.
O ALTO PARAOPEBA 4-Fale um pouco da sua coligação. Porque esse lema? Quantos partidos são?  Quais são eles?
Odilon - Na verdade, não houve uma coligação partidária. Ela foi feita com as pessoas, o lema é “Ouro Branco de cara limpa”, justamente pelos motivos citados na primeira questão desta entrevista.
O ALTO PARAOPEBA 5-O que levou o sr. e seu partido a escolher essa coligação? Quais as afinidades que vocês têm?
Odilon - Como disse, minha coligação é com as pessoas que querem fazer política com ética, transparência, seriedade, respeito, com compromisso com as pessoas de nossa cidade. Hoje o termo “política” está tão desgastado, tão fundido com “politicagem” que as pessoas estão fugindo dessas situações, inclusive de contato com “políticos”. Queremos apresentar uma nova maneira de trabalhar com a população, o que outros chamam de “fazer política”, não queremos mais esta expressão tão repulsiva. Queremos fazer uma parceria com o povo, dividir seus problemas, auxilia-lo em suas dificuldades, conduzir, juntos, Ouro Branco para um destino mais igualitário, mais justo para todos.

O ALTO PARAOPEBA -Se eleito, o que você acha que Ouro Branco mais precisa? O que precisa ser feito com mais urgência?
Odilon - Há muitas coisas a serem feitas e sempre haverá. Pretendemos, a princípio, investir firmemente em programas que promovam a qualidade de vida da sociedade, como saúde, educação, segurança e lazer. Como fazer isso, aos poucos e, como dito, em conjunto, povo e governo, todos verão como.

O ALTO PARAOPEBA - Conversando com as pessoas, muitas reclamam que o centro da cidade precisa de uma revitalização. Há algum projeto do senhor para essa área?
Odilon - Sim, precisamos resgatar alguns setores, revitalizar outros e construir outros. O espaço urbano da região central tem uma diversidade de situações e necessidades que serão avaliadas e as ações organizadas por prioridade. Por exemplo, a praça Santa Cruz precisa ser resgatada em sua estrutura arquitetônica e revitalizada em seus espaços de uso. As vias de circulação de pedestre e veículos devem ser revitalizadas e outras construídas. Assim por diante.

O ALTO PARAOPEBA - Todos sabemos que o setor de saúde está com problemas em todo o Brasil. O que o sr. pensa fazer para amenizar o problema em Ouro Branco?
Odilon - Hoje, o que se tem proposto para resolver o problema da saúde nos municípios pelos agentes públicos e pelos candidatos, tem passado longe do ideal para resolver definitivamente o problema da ineficiência dos serviços públicos de promoção da saúde da população. Não vamos ignorar os avanços já ocorridos nos últimos anos, inclusive em Ouro Branco, mas queremos buscar a excelência através de um comprometimento verdadeiro de nossa gestão. Investiremos na prevenção, no atendimento clínico prévio, nas especialidades, nas parcerias, na adaptação das unidades de saúde e na urgência. Precisamos de uma ação sólida, com fundamentação técnica e científica, cujo propósito seja o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família como centro gravitacional da organização dos modelos de atenção à saúde, fundamentados também na lógica do cuidado ampliado e integral das necessidades de saúde das pessoas, mediante práticas de acolhimento, humanização assistencial e organização da assistência num sistema de redes Intercomplementares.
Uma proposta defendida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) bem como pelo Ministério da Saúde do Brasil é a construção de uma estrutura que, resumidamente, compõe-se de Unidades de Saúde da Família, sendo uma para cada 800 famílias (cerca de 3000 hab.), composta por médico, dentista, enfermeiro e agentes comunitários de saúde generalistas em regime de dedicação exclusiva, operando segundo as diretrizes fundamentais do SUS de cuidado centrado na pessoa, integralidade da assistência e acolhimento. Além dessas unidades, ou melhor, para cada duas destas unidades constituir um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), composto por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pediatra, ginecologista, psicólogo e assistente social, que servirá de apoio ao trabalho das Unidades de Saúde da Família (USF). E, para a totalidade, um hospital onde seriam lotados os especialistas e o serviço de pronto atendimento que só atenderiam casos referenciados pelas USF’s.
Esta proposta tem como efeito o aumento da resolubilidade da assistência à saúde, a garantia dos direitos de cidadania na área da saúde, a humanização do atendimento e a qualificação dos profissionais e do modelo assistencial, como conseqüente melhora do nível de vida e saúde da população. E é isto que vamos fazer em Ouro Branco, assim que assumirmos a sua direção, resolvendo definitivamente e da maneira mais adequada técnica e cientificamente, como já dissemos o atendimento à população no que se refere à saúde.

O ALTO PARAOPEBA - Quais são as metas que o senhor tem para a área de educação?
Odilon - Ouro Branco é uma cidade privilegiada em relação à estrutura que possui para oferecer uma educação de qualidade aos seus munícipes, aliás, esta é uma característica comum a muitas cidades de Minas e em todo o Brasil, apesar de ainda haver muito a se investir. Temos um número de escolas mais do que suficiente para atender à demanda de estudantes que, já há algum tempo, vem mudando de perfil, isto é, os estudantes estão envelhecendo, assim como toda a população. Há menos alunos egressos no ensino fundamental a cada ano, com isso a necessidade de atender às necessidades de jovens e adultos, oportunizando a eles a preparação para o trabalho. O que é preciso fazer é manter atualizada a estrutura já construída e investimentos nos profissionais da educação, não só nos salários de professores, mas na constante análise, pesquisa e aperfeiçoamento deles, dos diretores, dos pedagogos e dos familiares. Estes últimos são parte essencial no processo da educação. Eles são, também, educadores que devem atuar junto à escola em busca de novos métodos, de uma nova pedagogia que não apenas copie modelos ditados por especialistas sem contato com o educando, com o aluno e suas individualidades. Devemos investir num novo método de trabalho, onde todos os interessados, os envolvidos citados acima mantenham um contato permanente, uma discussão constante, ininterrupta, um estudo em grupo para que a educação retome a função real para a qual foi criada: preparar o indivíduo para a vida em sociedade, em harmonia, em fraternidade, onde um se veja no outro, que cada um tenha a sensibilidade para prover o outro daquilo que lhe sobra. Vamos fazer uma educação menos mecânica e mais humana, mais sensível, mais ética, mais moralizante, com valores fortes e positivos para todos.

Hélio Campos aborda suas propostas

Estamos programando uma série de entrevistas com os quatro candidatos a prefeito de Ouro Branco. Vamos dar o mesmo espaço para cada um dos candidatos


ALTO PARAOPEBA - Porque o Sr. se candidatou a prefeito de Ouro Branco?  Entre as qualidades de um bom administrador público, quais são mais fortes no Sr.

Hélio Campos - Fui prefeito por dois mandatos. Durante esse período, realizei inúmeras obras e projetos sociais com um orçamento municipal muito menor do que o atual. Portanto, sei que pode ser feito muito mais pela a cidade. Mas acima de tudo, acredito que Ouro Branco merece uma administração que faça a cidade retomar o caminho do desenvolvimento. O aprendizado com as experiências do passado e a capacitação que obtive nos últimos oito anos trabalhando no governo do Estado contribuíram para o meu crescimento na política. Agora, vamos juntar minha experiência com a juventude, garra e determinação de Guilherme Beleza para tornar Ouro Branco a cidade com a melhor qualidade de vida até 2016. Entre as qualidades de um bom administrador destaco a minha experiência, honestidade, meu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e o meu portfólio de realizações de meus mandatos anteriores. Também é importante dizer que a minha administração será pautada pela participação da população, assim como foi a construção do meu Plano de Governo.

ALTO PARAOPEBA - Fale um pouco sobre quem é o sr.?

Hélio Campos - Sou formado em Análise de Sistemas e pós graduado em Marketing Político. Moro há 30 anos em Ouro Branco e foi aqui que constitui minha família, sendo que tenho muito orgulho de ter três filhos nascidos aqui. Trabalhei por 10 anos na Açominas e entrei na vida política como vice-prefeito de Fernando Peixoto. Depois, fui Prefeito até o ano de 2004. Desde então, trabalhei no Governo de Minas em importantes Instituições como o Hemominas, a Imprensa Oficial e o Instituto de Geociência.

ALTO PARAOPEBA - Quem é seu vice? Fale um pouco sobre ele?
 
Hélio Campos - Guilherme Beleza foi uma escolha certa, porque conseguimos unir experiência e juventude. Hoje com 31 anos, Guilherme veio para Ouro Branco ainda recém nascido e desde então fez questão de continuar aqui por amor a cidade. Em sua trajetória, sempre esteve atento às causas sociais e presente na vida política de Ouro Branco. Guilherme é advogado brilhante e empresário. Tem muita experiência jurídica, já trabalhou na Gerdau, no atendimento ao público da Delegacia e do Banco do Brasil. Ele já participou de diversos movimentos sociais, é competente, tem a vontade e garra, qualidades que o tornam o vice-prefeito ideal para nossa cidade.



ALTO PARAOPEBA - Fale um pouco da sua coligação? Porque esse lema. Quantos partidos são?

Hélio Campos - Nossa coligação é uma aliança entre os partidos PSDB, DEM, PSB, PT do B, PR, PV, PMN, PRP, PDT e PP. Temos como lema “Novos sonhos, novos tempos” pois sabemos que a realidade de Ouro Branco hoje é diferente de anos atrás e que a cidade precisa mudar, retomando o caminho do desenvolvimento.
Sabemos que muito pode ser feito, por isso, acreditamos que traremos para Ouro Branco novos tempos para que todo ourobranquense possa ter e realizar novos sonhos.

ALTO PARAOPEBA - O que levou o sr. e seu partido a escolher essa coligação? Quais as afinidades que vocês têm?

Hélio Campos - A formação de uma coligação é um dos processos mais complexos em uma campanha. Muitos pontos devem ser levados em consideração. Mas podemos resumir tudo aquilo que nos uniu nessa caminhada em um único ponto: vontade de trabalhar por Ouro Branco.

ALTO PARAOPEBA - Se eleito, o que você acha que Ouro Branco mais precisa? O que precisa ser feito com mais urgência?

Hélio Campos - A administração de uma cidade como Ouro Branco não pode ser feita apenas com opiniões pessoais. Foi por isso que fizemos questão de montar o nosso Plano de Governo junto com a população, ouvindo vários setores da sociedade em reuniões constantes realizadas nos últimos dois anos. É importante entender que o nosso trabalho não será apenas aprimorar o que está bom e mudar o que não está. Hoje, temos um projeto de longo prazo para a cidade. Em nossas reuniões com a população, pudemos perceber que a saúde e a educação, assim como o combate às drogas são pontos de muita preocupação. Por isso, receberão atenção especial em um primeiro momento.

ALTO PARAOPEBA - Conversando com as pessoas, muitas reclamam que o centro da cidade precisa de uma revitalização. Há algum projeto do senhor para essa área?

Hélio Campos - Sim, pretendemos revitalizar a Rua Santo Antônio, a Praça Santa Cruz e a Praça de Eventos, com o objetivo de torná-las mais agradáveis aos passeios, à visitação turística e à prática de esportes. Ouro Branco tem um grande potencial turístico e temos como objetivo não só revitalizar a centro da cidade, mas desenvolver o turismo ecológico e a cultura da cidade para colocar Ouro Branco entre as cidades mais visitadas de Minas Gerais. 

ALTO PARAOPEBA - Todos sabemos que o setor de saúde está com problemas em todo o Brasil. O que o sr. pensa fazer para amenizar o problema em Ouro Branco?

Hélio Campos - A saúde é um dos principais problemas hoje em Ouro Branco. Nossas propostas para melhorar o setor são muitas e vão desde melhorar a infraestrutura, passando pelo atendimento às pessoas, chegando até a valorização dos profissionais da saúde, dando sempre o devido respeito à População e ao Servidor Público. Entre nossas principais propostas estão a Ampliação do programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), com a contribuição de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas e médicos especializados; Atendimento de farmácia garantindo o fornecimento e entrega gratuita de medicamentos em domicílio; Melhoria dos serviços de atenção primária: PAD (programa de atendimento domiciliar), SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), CAPS (Centro de Atenção Psico-Social), saúde do idoso, saúde da mulher, pessoas com deficiência e DSTs, e reestruturação dos serviços de pronto atendimento 24 horas, de vigilância sanitária e epidemiologia.
Iremos ainda voltar a atenção principalmente na prevenção à saúde, sem deixar de focar na reforma do Hospital Raimundo Campos, treinamento constante de pessoal, respeitando sempre o profissional da saúde e ampliação do convênio com a Fundação Ouro Branco (FOB), com o intuito de aumentar a quantidade e qualidade dos atendimentos especializados em Hospitais Privados.  Nossa ideia é descentralizar a Secretaria de Saúde do Hospital Raimundo Campos e com isso aumentar o número de leitos no Hospital.

ALTO PARAOPEBA - Quais são as metas que a senhor tem para a área de educação?

Hélio Campos - Em minhas administrações anteriores à frente da Prefeitura de Ouro Branco, sempre valorizei a educação como parte fundamental da formação de nossos jovens e crianças. Como candidato, continuo pensando da mesma forma, acreditando que o apoio irrestrito da Prefeitura à educação é fundamental para que possamos alcançar um objetivo comum: formar as futuras gerações da nossa querida Ouro Branco.  Coloco aqui as nossas principais propostas para a área, ampliação das escolas em tempo integral nos bairros e zona rural; adequação do número de alunos nas salas de aula; distribuição de uniformes e materiais escolares para alunos da rede pública l; criação de um projeto de integração da comunidade com a escola, ampliando a participação dos pais, alunos e responsáveis; instalação de câmeras de monitoramento e laboratórios de informática nas escolas; ampliar a oferta de vagas no pré-vestibular municipal; fortalecimento do Conselho Municipal de Educação; definir critérios para concessão de vale transporte aos alunos das escolas públicas; subsidiar o transporte dos alunos de nível superior; ampliação da parceria do município com as escolas estaduais e particulares, APAE, Instituto Miguel Fernandes Torres, ASFA, IFMG, UFSJ e UFOP.

ALTO PARAOPEBA - Outras questões que o sr. gostaria que abordar?

Hélio Campos - Durante dois anos estivemos reunidos com diversos segmentos de nossa cidade, entre eles membros de associações, instituições, ONGs, autoridades, representantes da educação, saúde, esporte, cultura, zona rural, jovens, terceira idade, empresários entre outros. Foi ouvindo a opinião de cada um e entendendo as suas prioridades que construímos o nosso Plano de Governo. Um projeto para a cidade feito pelo povo e para o povo. Em nossas reuniões todas as propostas foram debatidas, analisadas e detalhadas. Setorizamos Nosso Plano de Governo em áreas, para definir melhor as metas a serem alcançadas na saúde, educação, esporte, lazer, zona rural, cultura, turismo, segurança, promoção social, gestão administrativa, desenvolvimento sustentável, obras, infraestrutura e meio ambiente. Foi trabalhando assim, unindo a voz do povo a um estudo de viabilidade detalhado, que hoje eu posso garantir com muito orgulho que as nossas propostas representam o que a cidade precisa e que teremos condições de concretizá-las. Por tudo isso e com o sentimento de que vamos contribuir muito para o desenvolvimento de nossa querida Cidade é que peço o voto de todos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pe. JOÃO RECUSA CANDIDATURA A PREFEITO PELO PT E

Com a renuncia por motivos pessoais e particulares da candidatura a Prefeitura Rosângela Braga pela Coligação “Avançando no rumo certo” composta pelos partidos PT e PC do B, foi levantanda durante os encontros realizados pelos partidos na última semana a possibilidade de candidatura a prefeito do Deputado Federal Padre João, do ex-candidato a vice-prefeito Flavinho, ou ainda, de um novo candidato apontado pelo PT ou Pc do B.
 De fato, ao longo das reuniões, o partido indicou o deputado federal Pe. João para suceder a candidatura da Rosângela, contudo ele recusou a proposta. Com a recusa, o partido indicou o nome do vereador e ex-candidato a vice-prefeito Flavinho, que também recusou a proposta. Na quarta feira o vereador Flavinho procurou nossa redação e nos apresentou uma carta que foi direciona ao povo de Ouro Branco, onde o edil apresenta os fatos que envolveram a candidatura da coligação e a sua opção, nesse momento, de se candidatar como vereador. Confira alguns esclarecimentos:
“Cidadãos, eleitores e amigos,Com muita alegria e fé em Deus, mais uma vez, venho pedir (...) confiança de cada um de vocês. Sou filho de família tradicional de Ouro Branco, casado, pai de dois filhos, advogado e atualmente vereador. Atuei como procurador jurídico da Câmara e da Prefeitura. Como gestor público, ocupei os cargos de secretário municipal e assessor de esportes. No serviço voluntário, participei do grupo de jovens Calvário e Getsemani na Paróquia de Santo Antônio. Na Câmara, exerci o papel de líder do governo e fui membro das Comissões de Legislação, Justiça e Redação; Obras e Serviços Públicos; e da Comissão Financeira, Orçamentária e de Tomada de Contas.  
Há alguns meses, estimulado por inúmeros companheiros e lideranças partidárias, aceitei colocar meu nome como pré-candidato ao cargo de Prefeito de Ouro Branco. Com a convicção de que tenho a experiência e o perfil exigido, acreditava que o meu nome era o mais indicado para continuar o projeto implantado pelo Pe. Rogério. No entanto, durante as convenções partidárias, a Executiva do PT e o Grupo de Tática Eleitoral (GTE), por questões estratégicas, preferiu lançar a candidatura de Rosangela Braga, até então procuradora do Munícipio, à Prefeitura de Ouro Branco. Dessa forma, o meu nome foi escolhido como candidato a vice-prefeito.
Sempre fiel às determinações do partido e às solicitações dos companheiros, aceitei contribuir neste projeto como candidato a vice-prefeito pela coligação “Avançando no Rumo Certo”, composta pelo PT e PC do B.Por motivos pessoais e particulares, no último dia sete de agosto, Rosangela renunciou a candidatura. Na ocasião, o partido indicou o deputado federal Pe. João para sucedê-la, mas ele recusou a proposta. Com a recusa, o partido indicou o meu nome.
É público e notório o sonho que tenho de um dia ocupar o cargo de Prefeito em nosso município. Entretanto, passados mais de dois meses de início do processo eleitoral e em razão das questões que envolveram o Partido dos Trabalhadores nos últimos meses, não me senti em condições e com apoio necessário para assumir a candidatura a prefeito. 
Desde que assumi a vida pública, pessoas mal intencionadas tentam atacar minha dignidade e ofender minha reputação. Contudo, nada que afaste de mim a condição de bom filho, marido, pai e de profissional competente, honesto e dedicado.  São valores como a ética, a honestidade e a transparência, juntos com a vontade de realizar o bem comum e a justiça social, que me dão confiança (...). Meu compromisso é fazer com que Ouro Branco continue avançando, contribuindo para que o Legislativo seja forte e atuante em nossa cidade. (...) Flavinho”
Diante da recusa do Pe. João e dos fatos apontados, Flavinho, ex-candidato a vice-prefeito, registrou no Tribunal Regional Eleitoral T.R.E. sua candidatura como vereador.
Coligação PT e PC DO decide apoiar Cida Campos
Numa reunião demorada em que participaram os filiados do PT e do PC do B realizada na última quarta-feira, 15, a maioria dos participantes da Coligação “Avançado no rumo certo” decidiu que a coligação não iria apresentar candidatos substitutos para a chapa majoritária, e ainda, que iria apoiar para prefeita de Ouro Branco a candidatura deCida Campos que concorre pelo PSD com a Coligação “Unidos para renovar” composta pelos partidos  PSD,PMDB-PRTB e PSL. Ficou agendado para a próxima semana uma reunião entre os candidatos da coligação a vereador “Avançando no rumo certo” com a candidata a Prefeita Cida Campos para definir o apoio e a participação na campanha. 

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“Vocês estão sendo roubados”

Essa afirmação é do jornalista Kenneth Rapoza, autor de um artigo publicado pela revista Forbes, especializada em finanças e muito conhecida por compilar listas das maiores fortunas do mundo. Ele analisou os preços de vários carros vendidos no Brasil e classificou como roubos, o valor que esses produtos são vendidos no país, se comparados com os valores do mesmo produto em países desenvolvidos.

Não sou nenhum especialista em economia, mas concordo com ele, pois o preço dos carros brasileiros está muito além do que deviam e que tem muita gente ganhando dinheiro com isso. Além disso, alguns especialistas em tributos, em economia e contabilidade avisam que no Brasil se paga caro demais pelas coisas. Quando o assunto é carros, nem se fala.

Para exemplificar o que estou falando, o mesmo que US$ 89,5 mil no Brasil é vendido por US$ 28 mil, ou seja o brasileiro paga quase três vezes mais pelo mesmo produto. Rapoza ainda ressalta que o preço nos EUA é quase metade do salário médio anual de um americano, mas o preço praticado no Brasil está muito além dos ganhos de um brasileiro médio.

Sabemos que dentre os fatores que induzem essa situação estão as indústrias  de automóveis, que estão se aproveitando da avidez de consumo dos novos ricos brasileiros e praticando margens de lucro nas alturas. A falta de concorrência do setor e a pobreza mental do brasileiro, que está a pagar preços altos só para ter status de ter um carro importado. 
O assunto causou rebuliço nos últimos dias, mas não vi nenhum membro da equipe econômica do governo, vir a público dizer que iam avaliar e rever a situação. Parece que vamos continuar sendo roubados.  

sábado, 25 de agosto de 2012

Gerdau doa mil itens para Projeto Reciclagem Eletrônica

Com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades onde está inserida, a Gerdau dá mais um passo para o reaproveitamento de materiais – desta vez, itens de tecnologia que encontramos em áreas administrativas. A Usina Açominas doou mil itens, entre gabinetes, monitores e teclados, para o Projeto Reciclagem Eletrônica (PRE). Agora, os jovens que participam do projeto vão receber orientação da Gerdau por meio de consultoria sobre os melhores métodos para fracionar as peças de computadores recebidas.
Após a desmontagem, separação e seleção o material será vendido para a Lorene Importação e Exportação, empresa nacional de coleta de lixo eletrônico, que comercializará o material com empresas e indústrias. O processo deve durar cerca de dois meses e a expectativa da Gerdau é doar uma nova remessa assim que o trabalho for finalizado.
 O PRE, apoiado pela Gerdau, acontece há cerca de um ano na Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa), de Ouro Branco, e atende 22 jovens de baixa renda do bairro São Francisco com objetivo de tirá-los da rua e prepará-los para uma profissão. Para participar do projeto, é preciso que os jovens estejam matriculados em escolas e tenham um bom aproveitamento escolar, uma forma de aliar responsabilidade social e o estímulo à cidadania e à educação de qualidade.

Câmara avalia novo contrato com a Copasa

Terminou sem definição a audiência pública realizada no dia 16, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco em que os vereadores analisavam a manutenção ou não do contrato com a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa). A empresa explora os serviços de abastecimento de água e tratamento do esgoto produzido nesta cidade há mais de 30 anos. O objetivo da audiência foi ouvir a proposta da concessionária para os próximos 30 anos. O novo contrato será regido pela Lei 11445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamentobásico.
Para que a Copasa continue prestando os serviços para Ouro Branco, a prefeitura depende de autorização da Câmara.  A presidente da câmara vereadora Branca, esperava sair da audiência com todas as duvidas resolvidas, mas ela acredita que serão necessárias novas reuniões para finalizar o contrato. “Estamos tratando isso com clareza e transparência. A população vai ter conhecimento disso a partir desta audiência pública. Esta casa é democrática não faremos nada sozinhos”, disse.
Estiveram presentes na audiência a vice-prefeita, Valéria de Melo Nunes Lopes; Thea Goulart, secretária do Meio Ambiente; Maurício Pereira, superintendente da Copasa; Claudio Dotti, negociador da Copasa para novos contratos; além de vereadores, representantes de associações e moradores.
Segundo o Claudio Dotti durante os 30 anos que a Copasa atendeu Ouro Branco foram feitos investimentos na ordem de R$ 99 milhões. E hoje a Concessionária atende 100% da água tratada e 90% do esgoto produzido no município.  Contudo, o serviço ainda não chegou nas áreas rurais devido ao alto custo que geraria. Ele ressalta também que estão programados serviços de tratamento de água e esgoto para as localidades de Carreiras e Itatiaia.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comandante recebe homenagem

Na manhã do dia 15 de agosto, o comandante do 31º BPM, Ten Cel PM Flávio Cristino Pires, recebeu a visita da diretora e alunos da Escola Estadual Professora Maria Augusta Noronha na sede do Batalhão. O Comandante deu boas vindas aos alunos e recebeu uma homenagem dos visitantes, que entregaram um ofício de agradecimento pelo carinho e dedicação dos policiais da unidade para com a escola.
Na última semana os policiais recuperaram diversos aparelhos furtados no educandário. A diretora, Celina Magda Pereira Corrêa, entregou uma enorme caixa de bombons ao comandante, dizendo-lhe: “Muito obrigada por tornar nossas vidas tão doce!”


Busca e apreensão - Após levantamentos do serviço de inteligência do 31º BPM, policiais militares prenderam dois homens e apreenderam um menor pelo crime de receptação, no dia 7 de agosto em Conselheiro Lafaiete e recuperaram diversos materiais furtados na cidade. Na residência de um homem de 41 anos, localizada na rua Princesa Isabel, bairro Santo Antônio, os policiais encontraram diversos materiais sem  notas fiscais, como DVDs, furadeira, amplificador, calculadoras, canivete, aparelhos de celular, monitor, gabinetes, caixas de som, monitores, teclado, câmera fotográfica. A diretora da Escola Estadual Maria Augusta Noronha, reconheceu os dois monitores LCD como sendo produtos furtados na escola,  em assaltos ocorrido nas últimas semanas. O autor alegou que comprou o monitor Samsung LCD de um adolescente de 17 anos, morador da rua Monteiro de Barros, bairro Santo Antônio por R$ 150.  O adolescente foi apreendido. Em continuidade ao cumprimento dos mandados, os policiais prenderam outro homem na rua Monteiro de Barros, que alegou que comprou os materiais de terceiros e não possuía nota fiscal. Na residência do autor os policiais encontraram telefones celulares, baterias, controles eletrônicos, som automotivo, e outros.