Vereadores aprovam projeto de lei que incentiva o Turismo Rural em Ouro
Branco
Mais quatro projetos foram aprovados na sessão do dia 13 de setembro na Câmara Municipal
De acordo com o Ministério do Turismo, o Turismo Rural pode ser entendido como o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, sempre empenhadas em valorizar a produção agropecuária e agregar valor aos serviços e produtos do campo, resgatando, assim, a importância cultural e natural da localidade. Tendo em vista essa importância, o vereador Imar Vieira apresentou o Projeto de Lei nº 101/2022, que dispõe sobre a criação da Política Municipal de Fomento ao Turismo Rural no Município de Ouro Branco. O projeto foi aprovado pelo plenário da Câmara na sessão do dia 13 de setembro, após pedido de vista da vereadora Valéria Lopes na sessão da semana anterior.
“Ao se tratar desse tipo de turismo, é preciso lembrar que o seu desenvolvimento deve estar sempre comprometido com a convivência harmoniosa das práticas agrícolas e com o modo de vida local. Isso porque é uma proposta de respeito às nossas raízes, principalmente nos tempos atuais, quando muito se fala, e começa a ser feito, pelo meio ambiente”, relatou o autor do projeto de lei.
Dois projetos de lei que denominam vias públicas também foram aprovados na sessão do dia 13 de setembro. O Projeto de Lei nº 83/2022, de autoria do vereador José Heleno de Souza (Dezinho), que dá denominação de Rodovia Municipal de José Angelo Rafael à via que liga a sede do Município de Ouro Branco à divisa com a comunidade de Olaria, foi aprovado após pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes na sessão da semana anterior. “José Angelo Rafael foi agricultor e um dos primeiros comerciantes na comunidade de Olaria”, justificou o autor do projeto.
O Projeto de Lei nº 107/2022, que autoriza a abertura de Crédito Adicional Suplementar ao Orçamento Geral do Município em favor da Secretaria Municipal de Educação, também aprovado na última sessão e de autoria do Executivo, foi discutido no dia anterior à sessão na Casa Legislativa, em reunião entre a Secretaria de Educação e os vereadores. O projeto trata da suplementação de fichas necessárias à manutenção de serviços essenciais ligados às creches municipais, educação infantil, ensino fundamental, APAE e outras atividades que estão necessitando de maior atenção financeira para o bom andamento dos serviços educacionais. A abertura de Crédito Adicional Suplementar reforça o saldo orçamentário de dotações orçamentárias já existentes, neste caso, com mais de R$2.500.000,00.
De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, o que pode elevar o número para mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio são relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
A vereadora Valéria Lopes lembrou que o respeito às diferenças é fundamental para a valorização da vida: “é preciso que a gente entenda que são as diferenças que nos movem”. Ela reafirmou a responsabilidade do poder público neste sentido e citou relatos assustados de profissionais do CEPRAC que relataram que o número de tentativas de suicídio e automutilações têm aumentado entre os jovens de Ouro Branco. A vereadora lembrou, também, a importância de controlar o acesso dos menores às bebidas alcoólicas.
Para consultar todas as Proposições, acesse o site da Câmara, na aba Atividade Legislativa > Proposições. Para assistir a íntegra das sessões, acesse o canal da Câmara Municipal no YouTube: www.youtube.com/CâmaraMunicipaldeOuroBrancoMG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário