domingo, 3 de julho de 2022

 

São João e Xangô – Os senhores do fogo


Segundo as tradições os pais de São João Batista acenderam uma fogueira no topo de um monte para anunciar seu nascimento à Maria e José. A mãe de São João Batista era Isabel, prima de Maria. Apesar dessa passagem não constar na Bíblia, até hoje repetimos esse feito no dia do seu nascimento e por isso realizamos as festas juninas no dia 24 de junho.

 Contudo, as religiões de matriz africana afirmam que Xangô é o senhor do fogo, o fogo cozinha os alimentos, os alimentos ficam mais gostosos e são dignos de serem servidos em uma grande festa. Xangô é o senhor das festas e da alegria de estar com as pessoas que se ama. É o senhor da grandeza. É o Orixá rei.

 E é por isso que a fogueira une São João e Xangô. E é por isso também que existem especialista que afirmam que o acendimento de fogueiras é fruto de ritos e festejos pagãos por conta da chegada do solstício de verão e que a Igreja teria incorporado estes ritos em seu calendário.

 Seja por rito pagão incorporado pela Igreja Católica, seja por conta da lenda descrita no primeiro parágrafo temos algo que é certo, Xangô é o senhor do fogo e junho é o seu mês. No dia 24 com São João ou no dia 29 com São Pedro, temos as festas e procissões de Xangô por todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário