segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Colégio Batista Mineiro retorna suas aulas presenciais

A unidade do Colégio Batista Mineiro, na cidade de Ouro Branco, retornou as aulas presenciais no dia 2 de agosto, contudo manteve as aulas remotas para os alunos que optaram. Depois que a Prefeitura de Ouro Branco ter feito uma reunião com os representantes das escolas, secretária da Educação e com o secretário de Saúde foi autorizado aulas presenciais. Existe o protocolo da Secretária de Saúde do Estado e do município acompanhado as orientações do Minas Consciente. O protocolo da prefeitura de Ouro Branco e do estado foi aprovado. No dia 30 de julho houve uma reunião com a Prefeitura e no dia 2 de agosto, iniciaram as aulas presenciais. A fiscalização da prefeitura esteve no colégio e aprovou as medidas de segurança sanitárias. O vereador Warley também esteve no colégio e agradou o que achou.

O diretor do Colégio Batista na cidade de Ouro Branco Gláucio Florido Muniz explicou que no dia 16 de março de 2020, ficaram duas semanas ajustando e preparando tudo para começar a oferecer a modalidade de aulas remotas. Foi uma adaptação que exigiu muita dedicação dos professores da equipe técnica. Houve também investimentos grandes na plataforma da Microsoft teams, onde todos os estudantes têm acesso às aulas e aos professores e os agendamentos das aulas.

“As famílias foram também grandes parceiras desta adaptação. Porque se elas não apoiassem não fizessem estes esforços junto com a escola não teríamos o êxito que tivemos. No início muitos acharam que seria um ano perdido, mas graças a Deus os resultados que tivemos em 2020, foram muito positivos as famílias ficaram muito satisfeitas. Os alunos conseguiram desenvolver e aprender. Os professores que no começo tiveram de aprender chegaram ao final do ano com uma satisfação muito grande em ver o resultado do trabalho”, explica.


A Escola oferece educação para alunos desde o maternal dois até a terceira série do ensino médio. São 355 alunos que optaram pelas aulas presenciais, 139 no turno da manhã e 216 no turno da tarde. Hoje a Escola conta com 171 estudantes no modelo remoto. Na educação infantil há 95 estudantes.

Como prevenção do Coronavííus, a Escola não está servindo lanche, os estudantes trazem o lanche individual de casa. O lanche acontece em sala de aula sempre com o reforço da orientação de que nesse momento os estudantes devem evitar conversas e permanecerem em sua mesa individual. Após o lanche cada turma vai para um espaço aberto especifico acompanhado por um profissional do colégio onde permanecem até o final do intervalo. As carteiras dos alunos estão com distanciamento de 1metro e meio entre elas.

De acordo com Gláucio Florido Muniz, a fase considerada mais crítica na educação infantil o período da alfabetização. “É um processo que acontece desde o nascimento, alguns estudiosos apontam que este processo acontece antes mesmo do nascimento da criança, mas é uma fase que chama a atenção dos educadores e muitos deles estavam com dúvida como isso iria acontecer, graças a Deus os nossos estudantes do 2º período entraram no primeiro ano já alfabetizados lendo e escrevendo”, afirma.


Ele explica ainda que devido ao sucesso das aulas remotas da Escola, houve uma grande procura de outras famílias que viram o ótimo resultado dos trabalhos comparando com outras escolas de renome não só aqui na nossa região, mas em Belo Horizonte.
Logo que começaram as aulas remotas o colégio já fez um movimento para um possível retorno das aulas presenciais no modelo hibrido. Em agosto de 2020, já tínhamos as salas de aulas preparadas para que havendo a autorização do retorno pudesse reabrir a escola e oferecer a opção de tanto quem estivesse em casa e que tivesse condições de retornar presencialmente nos oferecêssemos aula simultânea.

Hoje, a Escola conta com um grupo que assiste às aulas presencialmente e tem estudantes que estão em casa assistindo a mesma aula, e não apenas assistindo, mas eles interagem também, eles conseguem comunicar com os professores. De casa eles conseguem escrever no quadro, houve um investimento em louças digitais, webcam, todas as 27 salas de aula foram preparadas para isso, de forma que o aluno que estiver em casa consegue interagir com o professor em sala de aula e tirar uma dúvida. Fizemos um investimento grande em todas as salas para este retorno a partir de agosto.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário