terça-feira, 23 de junho de 2015

Fieis celebram o dia de Santo Antônio




  No sábado, dia 13, os fiéis celebram o Dia de Santo Antônio de Pádua, o santo casamenteiro.  Considerado um dos santos que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.  Em Ouro Branco, o dia será comemorado com muitos festejos e com o encerramento da 76ª Festa de Santo Antônio.
   A programação deste sábado começa com a alvorada festiva as 5h, às 8h, haverá uma corrida rústica que já faz parte do calendário da festa, depois a rua de lazer. Ás 10h, haverá um missa, às 11 inicia o torneio de truco e os leilões, ao meio dia será servido um almoço.  E o leilão se estenderá até as 18 horas.  Ás 18h, começa a preparação para a procissão em seguida haverá a celebração da missa de encerramento da festa.
   De acordo com Padre Ilídio, Santo Antônio é muito querido na cidade, porque, a Matriz de Santo Antônio foi a primeira de Ouro Branco e por isso é a mãe as outras paróquias. “As outras paróquias surgiram posteriormente do desenvolvimento industrial siderúrgico da cidade. Por isso esta festa é muito sentida muito participada ao longo destes treze dias da novena preparatória ao dia 13”, disse.
   A Trezena foi iniciada no dia 31 de maio, com a oração da trezena que é uma preparação de reflexão sobre a vida do Santo, que foi um imitador de Jesus Cristo através da força da palavra do evangélico. “Um modelo de virtude ao qual nós recorremos nestes treze dias no dia 12 encerra a trezena”, completa.
   No dia 1 de junho, houve a 17ª Cavalgada de Santo Antônio, que saiu da comunidade de Castiliano com ais de 600 cavaleiros e a imagem de Santo Antônio a frente em uma caminhonete. Chegando no pátio da Igreja Matriz de Santo Antônio houve a benção do padre Ilídio sobre os cavaleiros e as amazonas. Em seguida foi celebrada a trezena, a missa e eventos sociais.
  Segundo o padre, a trezena foi bem frequentada todos os dias às 18h30 com um grande número de fieis. “Depois tivemos o momento social no pátio da igreja com show e barracas com comidas típicas, até às 11h, depois encerramos, pois a conotação que estamos dando é de um momento familiar”, disse.
   Ele ressalta que a festa de Corpus Christi aconteceu durante as festividades de Santo Antônio. Na ocasião foi celebrada com a procissão pelas principais ruas do centro, logo após houve a celebração da eucaristia e em seguida, a Paróquia deu continuidade nas festividades de Santo Antônio. Em outros bairros da cidade também houve procissões de corpus Christi.
  A Paróquia também prepara a festa de São Cristovão, no dia 26 de julho. Nesta data haverá uma missa às 9h30, com a carreata pelas ruas da cidade e na chegada a benção de todos os veículos e motoristas em seguida um almoço festivo.
   Outra data especial que também já está sendo preparada é a Festa da Serra, que acontecerá no dia 16 de agosto. Nesta data, haverá alvorada festiva em seguida às 9h, a carreata sai com a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Matriz de Santo Antônio até o alto da serra. Chegando lá será celebrada uma missa, depois terá o momento do almoço, às 14h, a procissão no alto da serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário