domingo, 19 de maio de 2013

Sindicato e prefeitura realizam grande festa para o trabalhador



A alegria e a satisfação desenhavam-se na face daqueles que iam chegando à Praça de Eventos para participar da Festa do Trabalhador. A expectativa criada pelo trabalhador e sua família, tão logo chegaram ao evento, havia forte motivação: a grande estrutura preparada pela Prefeitura de Ouro Branco e Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Banco e Base (Sindob) para recepcioná-los. Durante todo o dia diversas atividades físicas e culturais fizeram a alegria da multidão. O momento também foi oportuno para cuidar da saúde e da beleza.
De acordo com o presidente do Sindob, Raimundo Nonato Roque de Carvalho, o evento contou com a participação de aproximadamente 16 mil pessoas, dentre elas, empresários da região, metalúrgicos da base, trabalhadores de diversas categorias, aposentados e crianças. “Superando nossas expectativas, este ano, conseguimos arrecadar 17 mil kg de alimentos não perecíveis, através de sorteios de cheques, carro 0km e demais prêmios. Com o apoio da Policia Civil, foram confeccionadas 496 carteiras de identidade”, explica. Os mantimentos arrecadados foram entregues para 20 entidades, das cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.
Uma das atividades mais procuradas pelas famílias foi a caravana do Domingo de Lazer, com seus equipamentos esportivos, jogos de mesa, brinquedos infláveis e monitores preparados para fazer a festa de crianças e adultos.  Outra secretaria municipal que esteve presente ao evento foi a de Saúde, vacinando as pessoas e zelando pelo bem-estar do trabalhador.
Entre uma e outra atividade, o trabalhador foi presenteado com o sorteio de valiosos brindes, cheques com diversos valores e um veículo zero quilômetro ofertado ao final das festividades. O ganhador do cobiçado Fiat Uno é José Ferreira da Silva Pereira. Morador de Ouro Branco e trabalhador da empresa Paranasa, ele trocou os cupom por cinco quilos de alimentos. Além do carro, foram sorteados dois cheques de 1 mil reais, dois cheques de R$ 500, e um cheque de R$ 2 mil.
Outra grande expectativa criada foi durante o peixamento, momento em que mais de mil quilos de peixes foram soltos na lagoa. A prefeita Cida Campos e o secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, ajudaram a retirar os peixes dos tanques para libertá-los na nova morada. Enquanto peixes robustos eram colocados na água, Cida Campos ia conversando com pescadores e descobrindo que alguns se mostravam preocupados com boatos que davam conta de que a prefeitura queria acabar com a lagoa.
A prefeita, que é amante da natureza e defensora obstinada do meio ambiente, foi logo tranquilizando os pescadores. “Posso garantir a todos vocês que os nossos projetos são todos favoráveis ao meio ambiente. Temos grandes planos para esta lagoa e para a Praça de Eventos. Vamos tornar este espaço bonito e aconchegante”, disse.
No dia dedicado ao trabalhador, Cida Campos fez ótimos anúncios aos servidores municipais. Segundo a prefeita, que também é servidora municipal de carreira, será encaminhado projeto ao Legislativo cujo teor propõe a redução da carga horária do cargo de servente escolar. Outra proposta em estudo, que certamente beneficiará.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

28 anos á serviço de Ouro Branco

O jornal O ALTO PARAOPEBA completou 28 anos de serviços prestados a Ouro Branco, no último dia 24 de abril. Em todos estes anos, o jornal tem se destacado como um dos veículos de comunicação mais influentes da região. E não poderia ser diferente. O Alto Paraopeba tem como base da sua linha editorial o compromisso com a verdade, o que lhe dá credibilidade e o reconhecimento público por cumprir funções primordiais do jornalismo independente, como informar, fiscalizar e denunciar.
Mas, para que a verdade e a denúncia sejam feitas de forma responsável e isenta, o jornal tem na sua equipe de trabalho o seu alicerce. São poucos profissionais que trabalham diariamente, inclusive aos domingos e feriados, para levar as informações mais "quentes" e de grande alcance social, apuradas com as fontes mais seguras, para a melhor compreensão dos fatos políticos, do cotidiano da cidade, eventos culturais e sociais.
Sua grande penetração nos municípios de toda região abre espaço para as mais diversas colunas específicas desses locais, o que faz com que a interação com os leitores não aconteça apenas com quem mora em Ouro Branco.
A primeira edição do ALTO PARAOPEBA circulou no dia 24 de abril, de 1983. O jornal foi criado pelo jornalista Virgílio Carlos. Por ele passaram vários jornalistas e profissionais que contribuíram ainda mais para o seu crescimento.
Atualmente, o periódico está sob a direção de Antônio Carlos Neto. Este profissional consolidou o projeto do ALTO PARAOPEBA circular como publicação independente, colocando a cidade em primeiro lugar.
Por isso, o ALTO PARAOPEBA dedica ampla cobertura sobre tudo às questões sociais, políticas, econômicas e culturais, abrindo ainda espaço para a manifestação de opinião dos mais diferentes segmentos da sociedade, assegurando a circulação da pluralidade de idéias.
O jornal, que é uma empresa de origem familiar, é um jornal que acredita na cidade de Ouro Branco, nas suas potencialidades e nos seus sonhos de progresso. Mas sem demagogia barata, sem sofismas e sem promessas fáceis, fantasiosas e mirabolantes. O veículo, assim como seus profissionais assume a vanguarda de iniciativas que favoreçam ao desenvolvimento das pessoas, da cidade e da região. Seu caráter de jornal-empresa não o tem impedido de cumprir sua função de informar.
Nas últimas três décadas, muitos jornais diários, semanários, mensários, foram lançados nesta cidade; a maioria não se fixou. Somente o Jornal passou por diversas fases vividas na cidade e cumpriu sua missão de prestar um grande serviço de comunicação, com qualidade. 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Secretaria de Meio Ambiente apresenta metas de gestão


Quando o assunto é equilibrar desenvolvimento sustentável, preservação de nossos recursos naturais e de se pensar em perspectivas do futuro da agropecuária, o caminho mais fácil na Prefeitura de Ouro Branco é procurar Paulo de Castro Vieira. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental é o novo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Essa Secretaria se subdivide nas pastas de Agropecuária, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Turismo,o que torna suas ações vitais para a cidade de Ouro Branco.
Além de Engenheiro Sanitarista e Ambiental, graduado pela Unileste em 2005, Paulo de Castro Vieira é Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG.Paulo é Perito e Consultor Ambiental na área de regularização de empresas privadas e públicas na linha de engenharias voltadas para a questão de tratamento de afluentes, resíduos e a parte de licenciamento ambiental. Além disso, atua nas áreas de graduação e pós-graduação no setor de licenciamento e Meio Ambiente e mantém vínculo como pesquisador na UFMG no Grupo de Tratamento de Esgotos do Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG (DESA).
Comentando suas expectativas o Secretário explica que os planos são para o desenvolvimento: “Conhecemos as políticas adotadas pela Prefeita Cida Campos, conhecemos seu plano de Governo. Sou nascido em Ouro Branco e, assim, vivenciei vários ciclos da política local. Como jovem profissional, vejo esse momento como uma grande oportunidade para nossa cidade desenvolver políticas mais atualizadas e dinâmicas”.
Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável engloba diferentes polos da Administração. O Secretário analisou os detalhes de cada pasta: “Um dos desafios na área do Meio Ambiente seria a questão de termos aqui dois instrumentos da política nacional de Meio Ambiente implementados que são: a questão da regularização ambiental e da conservação ambiental. Nesse momento, levamos em conta também o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, a utilização dos recursos naturais e vários outros pontos que merecem tratamentos especiais”.
Indústria e Comércio
A ampliação do leque de empresas e serviços em nossa cidade é uma das bandeiras da Prefeitura. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental avalia: “Um de nossos desafios é proporcionar a comunidade outras formas de desenvolvimento econômico. Temos que lutar para implementar alternativas viáveis, que se encaixem com nossas características e potencialidades. É necessário criar a mentalidade sobre a necessidade de se estruturar todo um plano de negócios, um estudo de viabilidade levando em conta nossas características. A cidade deve buscar uma maior independência em relação a economia”.
Turismo
Nossas riquezas naturais, tradições e potencialidades foram lembradas pelo Secretário em relação ao campo turístico: “Temos condições muito favoráveis, pois estamos localizados em uma região histórica, uma região muito importante para o país. Esse é um potencial que deve ser investido e ao mesmo tempo necessitamos buscar alternativas de Turismo que nos diferenciem das demais cidades da região”.
Agropecuária
Lembrando de suas origens e analisando a realidade do Município, Paulo aponta como essencial o trabalho da prefeitura para melhorias na qualidade de vida do produtor rural: “Venho de uma família com raízes em Ouro Branco, meu pai foi agricultor e conheço os problemas nessa linha. Uma das dificuldades dessa área é justamente a falta de subsídio de políticas que contemplem a zona rural, não simplesmente no controle do êxodo rural, mas no desenvolvimento da área rural como um todo”.
Paulo afirma que a prefeitura vem estudando ações para melhorar a realidade das comunidades rurais: “Estamos estruturando projetos para o saneamento rural, e também parcerias contínuas com programas viáveis e de referência como, por exemplo, a Emater que vem dando muito certo. Pretendemos avançar nessa linha de parcerias. Nossa preocupação não é apenas com o desenvolvimento econômico. Precisamos dar condições dignas de vida para a população rural em termos de saneamento e até mesmo em ações voltadas para o turismo”.

Ele explicou que a Secretaria busca estreitar ainda mais os laços com a população: “Fico muito feliz e honrado com a oportunidade que nos foi dada pela prefeita Cida Campos. Encaro esse desafio como um compromisso profissional e também como um compromisso com meu povo. Estamos implementando uma nova forma de fazer gestão pública. Nossa grande missão é oferecer serviços de qualidade para a comunidade. Temos a visão de criar uma gestão estratégica, arrojada e que valorize as tradições de Ouro Branco”, finalizou.
Entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpor meio dos telefones 3741-4249, 3749-6019 e 3749-6038 ou pelo e-mail desenvolvimento@ourobranco.mg.gov.br.

terça-feira, 7 de maio de 2013

32ª Caminhada da Inconfidência bate recorde de participantes

O encerramento das comemorações oficiais da Semana da Inconfidência é uma tradição que este ano completou 32 anos e com a marca recorde de 1100 participantes na Caminhada da Inconfidência.
A Praça Tiradentes foi o cenário onde caminhantes de diferentes cidades: além de Ouro Branco e Ouro Preto, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Ponte Nova, João Molevade e outros municípios mineiros tiveram seus representantes, que se uniram a moradores de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo para celebrar  e reviver a história do Brasil.
Organizado pela AEA, Associação Esportiva do Alto Paraopeba, o evento conta com uma estrutura robusta e um planejamento anual para que cada detalhe seja programado de forma a garantir a satisfação que faz com que as inscrições da edição seguinte sejam sempre concorridas.
Participaram da solenidade de abertura O Diretor Presidente da AEA Luiz Ney do Nascimento, Representando a Gerdau, o Diretor da Usina Ouro Branco, Antônio Pinto Segreto, e também a ex-deputada Maria Elvira Salles Ferreira, atual integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da presidente Dilma Rousseff, e fundadora e presidente da Associação Caminhantes da Estrada Real. O evento contou ainda com a participação da prefeita de Ouro Branco Maria Aparecida Junqueira Campos, representando a Prefeitura Municipal de Ouro Preto, o Vice-Prefeito Francisco Rocha Gonçalves e O vereador da Câmara de Ouro Preto, Roberto Leandro. E representando o Governo do Estado de Minas Gerais, o Sr. Hélio Márcio Campos, Vice-Diretor- Geral da Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, autoridades locais e estaduais do setor público e privado prestigiaram o momento da largada, em uma solenidade repleta de discursos que reforçaram a importância de reviver a história, promover a prática esportiva e admirar a exuberância do Meio Ambiente que faz do trecho entre Ouro Preto e Ouro Branco ser considerado o mais belo da Estrada Real.