quarta-feira, 8 de maio de 2013

Secretaria de Meio Ambiente apresenta metas de gestão


Quando o assunto é equilibrar desenvolvimento sustentável, preservação de nossos recursos naturais e de se pensar em perspectivas do futuro da agropecuária, o caminho mais fácil na Prefeitura de Ouro Branco é procurar Paulo de Castro Vieira. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental é o novo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável. Essa Secretaria se subdivide nas pastas de Agropecuária, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Turismo,o que torna suas ações vitais para a cidade de Ouro Branco.
Além de Engenheiro Sanitarista e Ambiental, graduado pela Unileste em 2005, Paulo de Castro Vieira é Mestre e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG.Paulo é Perito e Consultor Ambiental na área de regularização de empresas privadas e públicas na linha de engenharias voltadas para a questão de tratamento de afluentes, resíduos e a parte de licenciamento ambiental. Além disso, atua nas áreas de graduação e pós-graduação no setor de licenciamento e Meio Ambiente e mantém vínculo como pesquisador na UFMG no Grupo de Tratamento de Esgotos do Departamento de Engenharia Sanitária Ambiental da Escola de Engenharia da UFMG (DESA).
Comentando suas expectativas o Secretário explica que os planos são para o desenvolvimento: “Conhecemos as políticas adotadas pela Prefeita Cida Campos, conhecemos seu plano de Governo. Sou nascido em Ouro Branco e, assim, vivenciei vários ciclos da política local. Como jovem profissional, vejo esse momento como uma grande oportunidade para nossa cidade desenvolver políticas mais atualizadas e dinâmicas”.
Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável engloba diferentes polos da Administração. O Secretário analisou os detalhes de cada pasta: “Um dos desafios na área do Meio Ambiente seria a questão de termos aqui dois instrumentos da política nacional de Meio Ambiente implementados que são: a questão da regularização ambiental e da conservação ambiental. Nesse momento, levamos em conta também o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco, a utilização dos recursos naturais e vários outros pontos que merecem tratamentos especiais”.
Indústria e Comércio
A ampliação do leque de empresas e serviços em nossa cidade é uma das bandeiras da Prefeitura. O Engenheiro Sanitarista e Ambiental avalia: “Um de nossos desafios é proporcionar a comunidade outras formas de desenvolvimento econômico. Temos que lutar para implementar alternativas viáveis, que se encaixem com nossas características e potencialidades. É necessário criar a mentalidade sobre a necessidade de se estruturar todo um plano de negócios, um estudo de viabilidade levando em conta nossas características. A cidade deve buscar uma maior independência em relação a economia”.
Turismo
Nossas riquezas naturais, tradições e potencialidades foram lembradas pelo Secretário em relação ao campo turístico: “Temos condições muito favoráveis, pois estamos localizados em uma região histórica, uma região muito importante para o país. Esse é um potencial que deve ser investido e ao mesmo tempo necessitamos buscar alternativas de Turismo que nos diferenciem das demais cidades da região”.
Agropecuária
Lembrando de suas origens e analisando a realidade do Município, Paulo aponta como essencial o trabalho da prefeitura para melhorias na qualidade de vida do produtor rural: “Venho de uma família com raízes em Ouro Branco, meu pai foi agricultor e conheço os problemas nessa linha. Uma das dificuldades dessa área é justamente a falta de subsídio de políticas que contemplem a zona rural, não simplesmente no controle do êxodo rural, mas no desenvolvimento da área rural como um todo”.
Paulo afirma que a prefeitura vem estudando ações para melhorar a realidade das comunidades rurais: “Estamos estruturando projetos para o saneamento rural, e também parcerias contínuas com programas viáveis e de referência como, por exemplo, a Emater que vem dando muito certo. Pretendemos avançar nessa linha de parcerias. Nossa preocupação não é apenas com o desenvolvimento econômico. Precisamos dar condições dignas de vida para a população rural em termos de saneamento e até mesmo em ações voltadas para o turismo”.

Ele explicou que a Secretaria busca estreitar ainda mais os laços com a população: “Fico muito feliz e honrado com a oportunidade que nos foi dada pela prefeita Cida Campos. Encaro esse desafio como um compromisso profissional e também como um compromisso com meu povo. Estamos implementando uma nova forma de fazer gestão pública. Nossa grande missão é oferecer serviços de qualidade para a comunidade. Temos a visão de criar uma gestão estratégica, arrojada e que valorize as tradições de Ouro Branco”, finalizou.
Entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentávelpor meio dos telefones 3741-4249, 3749-6019 e 3749-6038 ou pelo e-mail desenvolvimento@ourobranco.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário