A Prefeitura prepara uma grande festa para coroar um dos momentos históricos e políticos mais importantes de Ouro Branco. No dia 12 de dezembro serão celerados 60 anos de emancipação política de Ouro Branco. Isso significa que há 60 aos vários homens e mulheres lutaram para que Ouro Branco conseguisse autonomia para se estruturar econômica e socialmente, alcançado hoje os melhores índices de qualidade de vida de Minas Gerais e do país. Para comemorar essa data, a prefeitura preparou uma grande programação que terá início na quinta-feira, dia 12 de dezembro, vai até domingo, dia 15 e vai contar com a inauguração de várias obras, Caravana de Lazer na Praça Santa Cruz, corrida rústica, apresentações de artistas locais, Auto de Natal com o grupo Giramundo e Coral Jovem do Palácio das Artes. Além disso, distribuição do bolo de aniversário da cidade, inauguração das Luzes de Natal e também a apresentação do cantor mineiro Milton Nascimento. “As comemorações dos 60 anos de Emancipação Política marcam um encontro entre o passado e o presente. Momento em que celebramos o empenho dos nossos bravos integrantes do Movimento Pró Emancipação e a luta do povo ourobranquense ao longo de nossa história até os dias de hoje, para que, conforme aponta o Hino de Ouro Branco, nossa cidade possa ‘servir de modelo para a Pátria’”, explicou a Prefeita Cida Campos.
Com 26 anos no mercado, o Jornal O Alto Paraopeba se tornou referência em Ouro Branco e outras cidades da região. O jornal possui uma linguagem clara e objetiva e um formato dentro da tendência mundial e traz informações locais e regionais semanalmente para os seus leitores.
domingo, 15 de dezembro de 2013
quinta-feira, 5 de dezembro de 2013
Vania e seus filhos recebem casa adaptada
A realização de um sonho e a possibilidade de um futuro melhor são as definições da dona de casa, Vânia Aparecida Borges, enquanto recebia a segunda casa entregue pela Prefeitura de Ouro Branco em parceria com o Projeto João de Barro. Ela e seus três filhos receberam as chaves da nova casa das mãos da prefeita Cida Campos, na manhã de segunda-feira, dia 11 de novembro. O imóvel fica no bairro Nova Serrana, e foi abençoado durante cerimônia que contou ainda com a presença do vice-prefeito Palomar Vargas, equipe da Secretaria de Assistência Social, Vereadores Nilma Silva, Aparecido Barbosa e Edson de Paula. Também acompanharam a entrega das chaves os pedreiros responsáveis pela obra da casa que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A residência foi construída com infraestrutura própria para facilitar a mobilidade de uma das crianças que é cadeirante. Padre Geraldo realizou a benção das chaves e de cada cômodo da casa. A moradora Vânia Aparecida Borges ficou emocionada. “Gostaria de agradecer a Prefeitura, ao Projeto João de Barro, aos pedreiros e a todos que ajudaram minha família a viver melhor.” A prefeita Cida Campos ficou satisfeita com a conclusão da obra. “É uma alegria estruturar parcerias que garantam o desenvolvimento social. A casa ficou espaçosa, facilitando a mobilidade de toda família, inclusive de uma das crianças que necessita de cuidados especiais. É para momentos como esses que nossa equipe está empenhada e ao lado da população.”
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Apae é sucesso na olimpíada regional
A Prefeitura de Ouro Branco apoia e parabeniza os professores e estudantes da Apae de Ouro Branco que representaram o município na 2ª Etapa da 11ª Olimpíada das Apaes-Regional Centro 1. O evento foi realizado na sexta-feira 8 de novembro, na cidade de Itabirito e reuniu representantes das cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Belo Horizonte e Caeté. Quatorze alunos de Ouro Branco que conquistaram o 4º lugar na queimada e 5º lugar no Lance Ball. “É sempre um momento de grande alegria para nossos estudantes participar das olimpíadas. O desempenho deles foi excelente. Buscamos integrar cada vez mais a participação deles nesses eventos que promovem a inserção social e esportiva, o que motiva e estimula o desenvolvimento”, avaliou o professor Paulo Roberto, da Apae Ouro Branco. Na manhã de quarta-feira, dia 13 de novembro, o secretário de Esportes, Nelison José Alves, representou a prefeitura na cerimônia de premiação dos alunos realizada na Apae em Ouro Branco. “A administração 2013/2016 está ao lado das instituições que promovem o desenvolvimento social. A prefeita Cida Campos estimula o empenho de toda a equipe para estarmos cada vez mais ao lado da nossa população.”
domingo, 1 de dezembro de 2013
Acordo prevê reestruturação de áreas de erosões
A noite de sexta-feira, dia 8 de novembro, marcou um importante encontro entre a equipe da Prefeitura de Ouro Branco e a Gerdau. A prefeita Cida Campos, a equipe das secretarias de Obras, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Urbana, a Defesa Civil Regional, o representante da Gerdau, Bruno Castilho, moradores e comerciantes de áreas atingidas por erosões participaram de um encontro realizado na Prefeitura para a apresentação de um acordo entre o poder executivo e a empresa Gerdau para a estruturação de um plano de contenção e reestruturação das áreas atingidas pelas erosões em Ouro Branco. O Professor e Doutor Cláudio Coelho de Paula, da Universidade Federal de Viçosa, apresentou um estudo detalhado, com título “As erosões em Ouro Branco: Diagnóstico das áreas instáveis-Erosões na Avenida Mariza”. Segundo o Professor, esse foi apenas o primeiro de vários encontros em que serão apresentados aos moradores o panorama das crateras formadas pelas erosões e as modificações necessárias para solucionar o problema. A Prefeita Cida Campos afirmou que a Administração está empenhada em resolver a questão. “Nossa equipe está trabalhando com afinco para diagnosticar as necessidades de cada uma das áreas. Dessa forma podemos contratar uma empresa que, junto com os servidores da Prefeitura, irá devolver a tranquilidade para nossas famílias e comerciantes nas áreas atingidas.” O representante da empresa Gerdau, Bruno Castilho, explicou que a empresa está analisando cada uma dos detalhes. “Estamos satisfeitos e esperançosos com esse novo acordo entre a Gerdau e a Prefeitura para juntos possamos nos aprofundar nessa questão.”
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Parabéns ao Cruzeiro
Não é segredo para ninguém que eu sou torcedor do América. Mas, diante do show de bola que o Cruzeiro mostrou no Campeonato Brasileiro, quando se tornou campeão antecipadamente, faço questão de dar aos parabéns á equipe e também aos torcedores. Acho que todas as pessoas que gostam de um bom futebol concordam comigo, e mesmo sendo de algum time rival, aceitam que o time mostrou técnica, vontade, forca, tudo isso aliado com a garra de jogadores que estavam com a vontade de mostrar serviço. Até mesmo a presidenta Dilma Rousseff, que torce para o Atlético, deixou a rivalidade de lado e também aproveitou para parabenizar a equipe cruzeirense. "Quero parabenizar à torcida e aos jogadores do Cruzeiro pelo tricampeonato brasileiro. Foi merecido!", afirmou Dilma por meio de uma mensagem postada em seu perfil oficial no "Twitter". E não é para menos, eles merecem mesmo. Na quinta-feira passada, o time se tornou campeão do Campeonato Brasileiro antes mesmo de terminar sua partida contra o Vitória, num jogo que tinha como objetivo apenas cumprir tabela. Não acompanho a numerologia do futebol, mas não estou me lembrando que nenhum time do Brasil, que tenha conseguido esse feito. Mesmo com toda a alegria da torcida, quando centenas de pessoas se reuniram na Praça 7, para acompanhar o desfile em carro aberto do time cruzeirense, que também promoveram um incansável buzinaço na capital, o time só poderá festejar com a torcida "em casa" no dia 1 de dezembro, quando enfrentará o Bahia, no Mineirão. Repito, parabéns a todos os cruzeirenses e que um dia meu time me dê uma alegria como essa. Um abraço, Antônio Carlos
Dona Jandira valoriza cultura local
Com o objetivo de valorizar a cultura local, a obra de cada compositor e promover através da música, a integração de compositores e interpretes de diversas cidades de Minas Gerais, Dona Jandira realizou o 1º Encontro de Compositores, nos dias 9 e 10 de novembro, em Itatiaia, em seu Espaço Muticultural. A ação inédita, em toda região, foi marcada com muita alegria, troca de experiências, música e cultura. Durante dois dias de evento o Espaço ficou aberto, e houve apresentações das músicas inéditas que farão parte de um CD, que será lançado no próximo ano e distribuído à formadores de opinião e mídia em geral, valorizando assim a obra do compositor e oportunizando sua circulação. Esses compositores participaram da seleção e foram escolhidos pela equipe julgadora, composta por cinco pessoas, das áreas das artes e mídia de formação geral. Para o julgamento das músicas foram observados os seguintes itens: letra, melodia, arranjo e interpretação. Idealizado por Dona Jandira, que é cantora, musicista, pedagoga e produtora, o encontro de compositores propiciou o crescimento dos valores artísticos e a descoberta de novos talentos. “As músicas deverão ser inéditas e originais, e de autoria de moradores das cidades citadas sob pena de desclassificação”, explica Dona Jandira. Ela explicou também que o Espaço Multicultural Dona Jandira é um lugar para abrigar todos os segmentos culturais e está aberto para todos. “Quando pensei nesse espaço, pensei em realizar eventos de todos os segmentos culturais. Esse primeiro Encontro de compositores é um dos primeiros de muitas atividades que vamos promover. Ele é um espaço nosso e para todos que gostam de boa cultura”, completa. Presente no evento, a vereadora Nilma Silva disse que estava orgulhosa de fazer parte de um momento tão importante. “Precisamos valorizar a nossa cultura local, as músicas que eu escutei no Encontro são belíssimas e mostram como esses compositores são artistas preciosos e que não podem ficar esquecidos. O trabalho que Dona Jandira está realizando é muito positivo e vai valorizar a cultura local”, reafirmou. Bem-Ti-Vis - No sábado, dia 9, o evento contou com a apresentação dos alunos da oficina de violão da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. A apresentação é fruto das aulas do projeto social que a entidade desenvolve na comunidade de Itatiaia. Para a presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Máxima Bernadete, a participação da entidade nesse evento, enriquece e valoriza as ações que são promovidas na comunidade. “Ficamos muito satisfeito, pela abertura e parceria que Dona Jandira, vem nos proporcionando em seu espaço. Para os alunos e o projeto como um todo é de extrema importância, pois eles podem apresentar o que aprendem nas oficinas”. Afirma Máxima. A oficina de violão faz parte dos projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, é uma ação gratuita que acontece toda semana em Itatiaia. Dona Jandira, idealizadora do evento ainda concluiu: “A comunidade de Itatiaia, bem como os Bem-Te-Vis sempre serão meus parceiros em tudo que for realizar.” Espaço - O Espaço Multicultural Dona Jandira está localizado à Rua Santo Antônio, 484 – Itatiaia, em Ouro Branco. Criado pela cantora e sob a administração da mesma, o local oferece gastronomia típica mineira sustentável em cardápio assinado pela Chef de cozinha, shows, exposições de arte, espaço para artesanato, oficinas e workshops culturais, apresentações de teatro, dança e muito mais. No espaço, a cozinha mineira tradicional ganhou um toque inovador, sem deixar de fortalecer a tradição. O visitante vai encontrar desde o tradicional e maravilhoso frango com quiabo a versões deliciosas da nossa velha conhecida costelinha de porco. A cada fim de semana um prato especial “puxa a fila” para as delícias servidas que se completam com sobremesas que deixam lembranças inesquecíveis.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
UFSJ inaugura restaurante
A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) inaugurou o Restaurante Universitário (RU) no Campus Alto Paraopeba, na última segunda-feira, dia 04 de novembro. O fato marca um importante fato para as áreas de educação e desenvolvimento da região. Diversas autoridades estiveram presentes e foram recepcionadas por Valéria Kemp, reitora da UFSJ dentre elas, a prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, que também é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) e alguns prefeitos de cidades da região, além do deputado Padre João Carlos. A reitora apresentou as dependências do novo restaurante, que irá trazer mais conforto e comodidade aos alunos e professores. Na sequência, houve uma reunião entre as autoridades, presentes e a reitoria da UFSJ para a estruturação de estudos para analisar a possibilidade de serem firmados convênios entre a universidade e algumas cidades da região. Será realizada nos próximos dias uma nova reunião para análise das propostas. Cida Campos tem boas expectativas das negociações. “Um dos nossos primeiros passos no comando do Codap foi firmar uma parceria sólida com a UFSJ. Agora, estamos encaminhando as negociações para que a nossa prefeitura e algumas cidades vizinhas possam unir forças para alinharmos ensino, tecnologia e desenvolvimento social,” disse.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
- Serra Verde é campeão do Campeonato Amador 2013
Após meses de disputadas acirradas, o Serra Verde Esporte Clube conquistou o título do Campeonato de Futebol Amador 2013 no último domingo, dia 03 de novembro, que teve o 1º de Maio como vice-campeão. O Torneio foi realizado pela Liga Ourobranquense de Desportos e Prefeitura de Ouro Branco. Abrindo as atividades à partida amistosa entre as equipes do Alto Chalet e Luzia Augusta na categoria Sub 17. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e nos pênaltis o Alto Chalet levou a melhor conquistando o troféu da partida. Na sequência, com as arquibancadas cheias, a abertura oficial contou com a participação da Banda de Música da ACafro que abriu a entrada das equipes finalistas em campo e também executou o Hino Nacional em ritmo afro. O secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, parabenizou os atletas e equipes pelo empenho. “Nossa administração está lado a lado com a população em ações que envolvam o desenvolvimento social, esportivo e o reforço da tradição e cultura local.” Durante o discurso de abertura o presidente da Liga Ourobranquense de Desportos, Geraldo Faustão, agradeceu o apoio. “Gostaríamos agradecer a todos que nos ajudaram a fazer essa Campeonato tão forte. Celebramos em especial os jogadores, a diretoria dos Clubes, a Câmara e a Prefeitura de Ouro Branco que foram nossos parceiros.” Participaram da cerimônia os Vereadores Edson de Paula (Neném), Nilma Silva, Aparecido Barbosa (Paré) e Ivo Pereira (Ivinho), líder do Governo na Câmara, e a equipe da Secretaria de Esportes, liderada pelo Secretário Nélison José Alves. A Liga homenageou as figuras que ajudaram na estrutura do grupo e do Campeonato. Foram lembrados Aprígio Pinto, Dr. Geraldo, Flávio Crizanto, além do trio de arbitragem. A final entre Serra Verde e 1º de Maio terminou em 3 a 1, dando o título ao Serra Verde. Foram premiados o Goleiro Menos Vazado, Diego do 1º de Maio; Artilheiro, Marioza, do 1º de Maio, com 11 gols e Melhor Técnico, Dr. Geraldo, do Serra Verde. Todos os atletas das duas equipes receberam as medalhas das mãos das autoridades presentes, além dos troféus de Campeão e Vice 2013.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Fiéis celebram São Judas Tadeu
O dia oficial do santo São Judas Tadeu, um dos apóstolos de Jesus, foi celebrado na segunda-feira passada, dia 28 de outubro. Devotos compareceram à capela dedicada ao santo, no bairro Belvedere não só para pedir, mas também agradecer pelas graças alcançadas. O espaço mais disputado do santuário é a parte onde fica a imagem do santo. A fila para tocá-la dava a volta no quarteirão da igreja. No dia consagrado a um dos santos mais amados da Igreja Católica, foi organizada uma programação especial para marcar a data e atender aos fiéis de todos os bairros, que passarão pelo local, para homenagear o santo das causas perdidas. No dia 28 foi realizada uma procissão pelas ruas do bairro, em seguida uma missa. O vice-prefeito Palomar Vargas esteve presente contribuindo para a festa com seu carro de som. Após a carreata foi oferecido um delicioso almoço na casa do casal Paraíba e Ivone na rua Eucalipto 159. As comemorações terminaram com uma grande festa no pátio da igreja, onde houve também barracas com comidas típicas e show com duplas sertanejas e bandas. O dinheiro arrecada será utilizado para as melhorias no prédio onde é realizada a catequese. No dia 27 aconteceu a carreata de São Judas pelos bairros da cidade e deste a semana anterior estava sendo realizada uma novena é realizada no local. De acordo com Padre Ilidio, figura dos santos é muito importante na fé Católica Apostólica Romana, mas o centro da fé dos católicos não é São Judas, e sim Jesus Cristo. “Os santos e a mãe de Jesus levam as pessoas a se ligarem na pessoa e à figura de Cristo. É bonito ver a expressão de fé do povo. E São Judas é a motivação para sempre lembrarmos de Cristo", ressalta. Judas Tadeu era um dos 12 apóstolos de Jesus e foi um dos responsáveis por levar a Boa Nova aos povos. O Santo nasceu em Caná, na Galileia, onde iniciou suas pregações, indo até a Samaria. Próximo do ano 50, fez parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão. Passaram a viajar juntos. Por causa da pregação e testemunho muito intensos, sacerdotes pagãos da cidade de Edersa mandaram assassinar os dois apóstolos, no dia 28 de outubro do ano 70, a golpes de bastões, lanças e machados. Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Prefeitura investe nas Unidades Básicas de Saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro 1° de Maio a cada dia se consolida como referência em atendimento médico na cidade. Atualmente, a estrutura conta com dois médicos clínicos, duas pediatras, seis agentes, uma técnica, uma enfermeira e uma farmacêutica. Todos profissionais capacitados para atender toda a população do bairro e ainda o Bandeirantes e Metalúrgicos. No total, são cerca de seis mil habitantes atendidos pela unidade. Com um espaço amplo, o local disponibiliza dois consultórios, uma sala de enfermagem, uma de sala de esterilização, sala administrativa, farmácia, uma sala de reuniões e uma sala de exames. A UBS do 1° de Maio também realiza atendimento domiciliar, que consiste no atendimento médico, em casa, dos pacientes que não conseguem se locomover e, em casos específicos existe atendimento psicológico para pacientes atendidos pela unidade. O presidente da Associação Comunitária do bairro 1° de Maio, Zé Pretinho, é um dos usuários da UBS. Ele explica que a comunidade só tem elogios a fazer sobre o atendimento à unidade. “O serviço é de primeira qualidade, as pessoas são atenciosas e os usuários se sentem acolhidos.” O líder comunitário ainda elogia o serviço de saúde de Ouro Branco. “Eu viajo muito e vejo que a saúde no nosso Município é de excelente qualidade. Eu comparo a nossa saúde com a de outras cidades e é visível o bom serviço que é prestado pela Prefeitura. A clinica odontológica do Hospital Raymundo Campos é uma coisa extraordinária, que não se vê em outras cidades”, acrescenta. Zé Pretinho disse ainda que escuta muitos elogios da comunidade sobre a saúde, em especial a UBS 1° de Maio. “O nosso posto de saúde está muito bem estruturado. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos, médicos, agentes de saúde e à Prefeita Cida Campos que está prestando um serviço de qualidade para a saúde do Município.” Dona Sophia Gomes de Menezes tem 98 anos e é a paciente mais idosa atendida pelo grupo do Programa Saúde da Família do Bairro 1º de Maio. Segundo a filha de Dona Sophia, Sílvia Helena de Menezes Silva, a mãe gosta muito do atendimento dos profissionais da UBS do bairro 1º de Maio. “Só temos a agradecer pela atenção que recebemos por parte dos funcionários da UBS, sempre estão prontos a nos ajudar com os cuidados com minha mãe.” A prefeita Cida Campos explica que o trabalho de estruturação e excelência no atendimento não para. “Queremos promover atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde para garantir uma saúde preventiva. Além disso, as UBS’s são um conforto aos usuários, já que ficam perto da casa de cada morador.”
Ouro Branco participa do Outubro Rosa
Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a prefeitura aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizada uma grande programação com atividades ao longo da última semana. O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002. Neste ano, o evento foi aberto em Ouro Branco na segunda-feira, dia 21 de outubro, com a entrega dos laços cor de rosa. Além disso, foram realizadas oficinas de artesanato, palestras com nutricionistas, blitze de conscientização, bate papo com pacientes e psicólogos, caminhada e uma missa especial. Segundo o secretário de Saúde de Ouro Branco, Paulo Cezar Lopes Correa, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.” A prefeita Cida Campos reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.” Pré-projeto - Durante as atividades do Outubro Rosa a foi lançado o pré-projeto para implantação do Núcleo de apoio ao paciente com câncer na cidade de Ouro Branco. O projeto foi criado pelas equipes do Hospital Raymundo Campos (HRC) e da Promoção da Saúde e o objetivo é alcançar a excelência e humanização do tratamento e qualidade de vida de pessoas com câncer no município. A moradora do bairro Bela Vista, Patrícia Fernandes, que é gerente de Promoção da Saúde, ao lado da nutricionista e coordenadora do Projeto Vida Mais Saudável, Patrícia César, moradora do bairro 1º de Maio, reforçaram o cunho social da ação. “Estamos unidos para estruturar uma atividade que proporcione conforto aos pacientes que passam por um período tão complicado em suas vidas.” Moradora do bairro Nova Serrana, Silvana das Graças Luna Nicodemos, Assistente Social, apontou a importância do Núcleo e se disse empolgada com as atividades do Outubro Rosa. “Esse Centro será válido tanto para os pacientes, quanto para os familiares que precisam de nossa atenção. O Outubro Rosa é uma ação extremamente importante para humanizar as questões do combate e tratamento contra o câncer.”
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Ouro Branco vence partida contra equipe da Imprensa Mineira
As comemorações do dia do Servidor, celebrada no dia 28 de outubro já começaram. No último domingo, dia 20 e outubro, a equipe dos servidores municipais de Ouro Branco fez bonito na partida amistosa contra a seleção da Imprensa Minera. A partida foi realizada no Estádio Municipal José Mapa Filho e terminou 1 a 0 para a Seleção da prefeitura, gol do funcionário Emerson, que atua na área de informática. O jogo fez parte das comemorações da Semana do Servidor Público de Ouro Branco, que tem outras programações previstas ao longo desta semana, 29 de outubro a 1 de novembro. O time que entrou em campo foi formado por jogadores que participam dos treinos que acontecem entre os funcionários todas as quintas-feiras à noite. Um dos organizadores do evento foi o repórter da TV Alterosa, Péricles de Souza, que recebeu uma homenagem da prefeitura. “Fomos muito bem recebidos em Ouro Branco. É uma honra poder viajar todo o Estado reforçando a importância das práticas esportivas como ferramenta de inclusão social e de entretenimento. E eu fiquei muito animado com a estrutura que eu encontrei aqui nesta cidade. Eu já tive aqui em outras ocasiões e pretendo voltar.” Cida Campos aprovou a realização do jogo. “Buscamos promover oportunidades para que nossos servidores possam diversificar suas atividades tanto profissionais, quanto recreativas”, finaliza.
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Prefeitura promove oficina de cooperativismo
Somando forças com a população, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco realizou uma oficina sobre Cooperativismo no sábado, dia 19 de outubro. O evento contou com a participação dos servidores da prefeitura, representantes das Associações Comunitária do bairro Metalúrgicos e de Catadores de Materiais Recicláveis, equipe da Cooperativa de Artesãos e interessados em montar uma cooperativa de serviços no município. Durante o encontro, o professor e Mestre em Administração, Geraldo Magela da Silva, ministrou a palestra “Cooperar para crescer e Desenvolver”. O Professor deu dicas para o desenvolvimento das cooperativas e o histórico do cooperativismo no Brasil. “Cooperativa é uma sociedade de pessoas que se unem com o intuito de satisfazer suas necessidades e aspirações sociais e econômicas, através de um empreendimento coletivo, fundamentado na ajuda mútua.”
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Eleitos os novos representantes do Conselho do Idoso
Várias entidades da sociedade civil e a prefeitura de Ouro Branco se uniram e realizaram a eleição para definir os representantes para compor o Conselho Municipal do Idoso (CMI). A eleição foi realizada na terça-feira, dia 22 de outubro, no plenário da Câmara e contou com a participação da comunidade, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Graças, vereador Charles Gomes e do tenente da 65ª Companhia da PM, André Resende. Abrindo o evento foi realizada uma palestra sobre a importância dos conselhos municipais e a importância da participação da sociedade na luta pelos seus direitos. Thaíse Seixas, coordenadora de Creas, explanou sobre “O papel do conselheiro.” Na sequência, foi iniciado o processo de escolha dos representantes das entidades. Para a moradora do Centro, Maria da Conceição Gregório Eugênio, 66 anos, a eleição foi importante. “Participo do Grupo Atividade há mais de 5 anos e sei da importância de nos unirmos. Procuro participar de todas as reuniões que dizem respeito aos idosos.” Elson Martins Soares, bairro Minas Talco, 67 anos, também gostou do resultado. “Foi uma reunião muito produtiva e pudemos entender nossos direitos e deveres. A eleição do Conselho e a união com as autoridades é fundamental na luta por nossos direitos.” A prefeita Cida Campos defende a bandeira das lutas sociais. “Nosso papel enquanto gestores é ouvir e acatar os pedidos de nossa população, sobretudo da terceira idade. Mas também, como cidadãos e seres humanos, devemos estar atentos à qualidade de vida de todos que sempre contribuíram e fizeram a história da nossa cidade e do país.”
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Prefeita se reúne com o Arcebispo de Mariana
Na quarta-feira, dia 16 de outubro, a prefeita Cida Campos e o secretário de Cultura, Ildeu Ferreira, se reuniram com o Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. O encontro foi realizado na Arquidiocese de Mariana e o tema da reunião foi á preservação do patrimônio cultural, artístico e religioso do município. A prefeitura e a Arquidiocese abriram negociações para discutir o assunto bem detalhadamente. Cida Campos comemorou o encontro. “Demos um importante passo a fim de fortalecermos parcerias para o desenvolvimento social.” O Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, também se disse satisfeito. “Estamos totalmente abertos ao diálogo para que possamos solucionar pendências antigas, para que juntos possamos desenvolver Ouro Branco.”
Muita alegria e animação
Brinquedos, pipoca, algodão-doce e muita animação marcaram á tarde da criançada do bairro Luzia Augusta e da comunidade de Olaria, que participaram duas edições da Caravana de Lazer, realizadas pela prefeitura de Ouro Branco, no último final de semana. No sábado, dia 19 de outubro, a comunidade rural de Olaria recebeu a equipe que levou muita alegria para mais de 200 crianças que se reuniram na quadra poliesportiva. Os vereadores, Nilma Aparecida Silva, Charles Silva Gomes, Rodrigo Vieira Duarte e Neném prestigiaram o evento que contou ainda com a participação da Trupe Sorrisos dos alunos da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), campus Ouro Branco. Os universitários promoveram oficinas de pintura facial, corrida do saco e ovo, além de aulas de Slackline, modalidade em que os participantes caminham sobre uma corda elástica suspensa. A Associação Comunitária de Olaria apoiou a realização da caravana e organizou um belo lanche, além de deliciosos bolos, docinhos e salgados que foram servidos aos participantes. Já no bairro Luzia Augusta a Caravana de Lazer da prefeitura foi realizada na manhã de domingo, dia 20 de outubro, também contou com o apoio da Associação Comunitária do Luzia Augusta e com a participação de moradores dos bairros Centro, Alto Chalet e Nova Serrana e dos Vereadores Neném e Rodrigo. A presidente da Associação Comunitária do bairro Luzia Augusta, Sônia Lúcia Moreira, gostou da atividade. “A caravana foi muito boa. As crianças gostaram e as mães nos pediram para que sejam realizadas novas edições do evento aqui no nosso bairro. Após a Caravana, nós também organizamos uma festa que se estendeu ao longo de todo o dia.” A prefeita Cida Campos também se mostrou satisfeita. “O dever de nossa equipe é estar integrada à comunidade ouvindo todos os cidadãos e promovendo a inclusão social.”
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Uma semana de ciência, tecnologia e cultura
A 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura realizada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Branco terminou na última sexta-feira, dia 25 de outubro. As atividades aconteceram durante toda a semana e contou com exposições e mostras, que ficaram abertas a visitação pública no prédio do Instituto. A prefeita Cida Campos participou da abertura do evento, ocorrida na segunda-feira, dia 21 de outubro. Ela acompanhou a oficina de Maculelê com a apresentação da Acafro, mostras e oficinas, entre elas terapias alternativas com reick e acupuntura e da palestra da professora da UFSJ, dra. Kelly Torres Dozimel. “Professores, alunos e todos os envolvidos para o sucesso do evento estão de parabéns. Esse evento proporciona crescimento intelectual e social para todos os participantes. Nossa Administração fica feliz em fazer parte dessa ação,” alegra-se Cida. Além dela estiveram presentes também a secretária de Educação, Lúcia Helena Pereira Gomes, o secretário de Esportes, Nélison José Alves e a vereadora Nilma Aparecida da Silva. A prefeita e outras autoridades foram recepcionadas pelo diretor do IFMG, Luís Roque, pelos professores Wagner Sade e Rafael Marinho, que apresentaram toda a feira e os experimentos. O Instituto possui cerca de 270 alunos divididos em dois turnos. São ministradas aulas no Ensino Médio integradas aos cursos de Metalurgia, Informática e Administração. Na área de graduação são realizados os cursos de Administração, Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Informática. Há ainda os cursos técnicos subsequentes de Metalurgia, Informática e Administração. A Prefeitura de Ouro Branco apoiou a realização do evento dando suporte e enviando servidores para participar das oficinas e mostras. Segundo Luís Roque, diretor do IFMG, a intenção é melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos. “Essa é a segunda edição do evento e estamos felizes pelo fortalecimento de parcerias, entre elas a com a Prefeitura. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as possibilidades para nossos alunos”, explica. O aluno do 2º período de Engenharia Metalúrgica, Túlio Henrique, se mostrou empolgado. “O Curso está excelente e o evento servirá para nos mostrar o leque de opções que teremos no mercado de trabalho.” Elisa Chaves, da Herbalife, montou um estande sobre vida saudável e também gostou do Evento. “Ficamos felizes ao vermos a união de vários grupos e entidades da cidade para a formação de uma atividade como essa. Essa Feira está sendo um espaço muito produtivo e esperamos que nos próximos anos as parcerias sejam mantidas.”
sábado, 2 de novembro de 2013
Matriz de Santo Antônio reabre as portas
As missas da Paróquia de Santo Antônio voltarão a ser celebradas na Igreja Matriz e Santo Antônio em Ouro Branco, que reabre as portas para a comunidade no próximo dia 2 de novembro, às 19h30. Desde dezembro de 2010, não estava sendo possível celebrar missas no local, uma vez que obras de restauração estão sendo realizadas Como as obras de restauração ainda não foram finalizadas, a partir desta data, as celebrações de todos os sábados e domingos serão realizadas na igreja e durante a semana continuarão sendo celebradas no auditório Dom Orione, na praça Santa Cruz. Já foram realizadas a recuperação integral do telhado e do seu madeiramento, onde foi colocada uma manta para proteger as pinturas do forro da igreja, atribuídas ao mestre Ataíde, além do piso interno e outras partes. A restauração integral da Matriz de Santo Antônio está sendo realizada pela Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco e conta com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da CEMIG, do BNDES e do Governo de Minas. As obras de restauro são orientadas e fiscalizadas a partir dos critérios estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
quarta-feira, 2 de outubro de 2013
Jantar de comemoração de resultados
Cerca de 400 pessoas participaram do jantar de confraternização oferecida pela Gerdau para profissionais da seção de laminação de fio máquina e logística. O evento aconteceu no dia 17 de setembro e contou a presença de esposas e filhos dos funcionários, que desfrutaram que musica ao vivo, play ground para as crianças e um delicioso jantar, servido pelo Ivan’s Buffet e Eventos. A empresa tem a política de premiar aqueles resultados diferenciados e comemoração é uma das formas de reconhecer o esforço adicional de cada um. Elas são feitas à medida que as metas são alcançadas. A seção de laminação de fio máquina, que é composta da área de produção, área de logística e as áreas de manutenção, é premiada com esta confraternização há três anos. “Tenho que reconhecer o conhecimento e esforço desta turma é que vem trazendo estes resultados para nós. São eles que fizeram o resultado. É a terceira festa. Estamos agradecendo há ele que de ano em ano nós estamos conseguindo alcançar resultados cada vez melhores”, explica o gerente do laminador de fio máquina, Glauco P. Figueiredo. Ela agradece a equipe pelo excelente trabalho que está sendo realizado e afirma que isso é fruto do conhecimento, maturidade, trabalho de equipe. “Eu não trabalho sozinho, eu trabalho com uma grande equipe e eu quero agradecer por tudo isso”, explica. Carlos Borges facilitador de rotina da laminação de fio máquina, contou que o grupo conseguiu superar as metas de produção e diminuiu o volume de perdas metálicas, que são indicadores usados para medir a eficiência dos processos. “É todo o grupo que contribui para o resultado”, ressalta.
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Parabéns
Dedico o editorial desta semana aos bravos moradores do bairro Gagé, em Conselheiro Lafaiete, do bairro Pires, em Congonhas. Isso porque fiquei sabendo que eles saíram vitoriosos na luta que tiveram com o poder público para exigir a instalação de uma passarela na BR 040. Todos nós que moramos nessa região sabemos como é difícil a vida dessas pessoas que têm que atravessar a BR040 todos os dias. Em alguns casos, crianças precisam atravessar a via até mesmo para ir á escola, ou ainda na padaria. Por isso, vi com bons olhos quando os moradores protestaram, fecharam a via e pediram seus direitos, uma vez que todos eles pagam seus impostos e são procurados por candidatos no período que antecede as eleições para cargos eletivos do governo. Eles foram firmes e fortes. Interromperam a BR, não deixaram nem mesmo as carretas passar, o que quase provocou desabastecimento de combustíveis em alguns postos de Lafaiete. Em meio aos protestos, os manifestantes chegaram até mesmo a se encontrarem com o superintendente regional do DNIT, Depois de muitas vítimas, algumas até com morte, e muitas manifestações, numa reunião realizada na quarta-feira passada, com comunidade, representantes das principais mineradoras da região e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) foi firmado um acordo para que o projeto executivo para construção da estrutura fique pronto em até 40 dias. Parabenizo os executivos da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, que aceitaram financiar parte do projeto e já convoco outras mineradoras da região para ajudar também, afinal de contas, esse valor não será nada, perto do que elas arrecadam e dos impactos negativos que provocam em nossa região.
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Atletas são selecionados pelo Cruzeiro
A exemplo do jogador Jonathan que iniciou sua trajetória na escola da AEA, passando pelo Cruzeiro e hoje joga no Inter de Milão, dois jovens ouro-branquenses estão empenhados e treinando com afinco. Pedro Henrique Vieira Atanásio, categoria 2001, e Matheus Henrique Silva Lima, categoria 2002, ambos de 11 anos, foram selecionados e estão treinando com as equipes de base no Cruzeiro, em Belo Horizonte. A mãe de Pedro Henrique, Roseli Catarina Vieira Atanásio, explica que a paixão pelo futebol vem desde pequeno. “Com um ano ele ganhou uma bola de presente. Ele sempre teve um chute muito forte e sempre disse que gostaria de ser jogador de futebol. Às vezes, ele joga de zagueiro e outras de volante, e começou a treinar no Cruzeiro há seis meses e está se adaptando ao time. O pai o leva aos treinamentos três vezes por semana e também o acompanhamos nos jogos amistosos. Procuramos incentivá-lo, deixando claro para ele que é uma carreira difícil e que Deus irá apontar o caminho a ser seguido.” A mãe de Matheus, Elisângela Lima, também acompanha cada passo do filho. “Hoje ele joga como lateral direito. Estamos estimulando, mas queremos que ele tenha tranquilidade para escolher seu futuro. Mateus continua frequentando a escola normalmente e o futebol é uma das opções em sua vida.” O secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal, Nélison José Alves, conta que as expectativas são boas. “Ouro Branco é um grande celeiro de talentos esportivos. Nossos garotos estão se especializando. É um orgulho podermos sonhar com novas conquistas para nosso município.”
sábado, 21 de setembro de 2013
Estou com vergonha
Eu que já estava inclinada a concordar com o fato da presidente Dilma chamar médicos de outros países para trabalhar em lugares em que os nossos médicos não querem trabalhar, agora tenho plena consciência de que a nossa presidente está certa. Para falar a verdade, estou até com vergonha dos nossos doutores. Isso porque o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, disse que vai orientar seus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos. O Sindicato dos Médicos de Fortaleza recebeu os médicos cubanos com um corredor polonês de vaias e xingamentos. Senti muita vergonha alheia pelos nossos doutores. Nossos médicos já provaram que são péssimos profissionais, chegam atrasados, não olham para o paciente, dão diagnósticos errados, operam a perna esquerda, quando o problema é na direta, batem o ponto e vão para casa. De tudo isso eu já sabia, mas agora eles provaram que não têm educação. Além de não saber atender pacientes pobres, também não sabem receber visitas e não sabem colaborar com outros colegas de trabalho. Na verdade, é fácil perceber que eles estão com muito medo dos estrangeiros mostrarem para os brasileiros que, mesmo sem o revalida, são melhores do que eles. Já está dando para perceber que eles são mais humanos, uma vez que eles vão ganhar muito menos e atender pobres que os brasileiros não querem atender. Isso é muito triste. Estou com vergonha de vocês, doutores.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
O que a Copa vai deixar para nós?
Assim como todos os brasileiros quando recebi a notícia de que a Copa do Mundo de 2014, aconteceria no Brasil fiquei muito satisfeito. Mas agora faltando menos de 300 dias para o evento, sinto que fui enganado pela paixão que tenho por futebol e também que não tinha nenhuma informação sobre o evento. Primeiramente porque vejo todos os órgãos do governo envolvidos somente no evento, deixando de lado muitas outras coisas mais importantes que estão nos afetando, castigando e dilacerando milhões de brasileiros. Os exemplos deixados em outros países, onde foram realizadas Copas do Mundo, deixaram marcas negativas na maioria dos lugares e que muitos ainda estão trabalhando para poder salvar as dívidas deixadas tempos da Copa do Mundo e ainda umas despesas que são irrecuperáveis. Chego até mesmo a pensar que a FIFA começou a escolher países pobres para realizar esse evento porque não teria as mesmas regalias se estivesse em um país do primeiro mundo. Agora percebo que essa Copa do Mundo vai deixar muito mais coisas negativas do que positivas, pois os beneficiados serão uma grande minoria para a própria FIFA. Espero que eu esteja redondamente enganado e que no final de 2014, as pessoas que me digam que fiz uma avaliação errada do que está acontecendo. Isso será muito bom para mim e também para o Brasil.
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Moto Clube Esquadrão Águia organiza evento em Ouro Branco
Nos dias 6 a 8 de setembro, será realizado em Ouro Branco, o 2º Moto Estrada Real e na oportunidade será comemorado também o 12º Aniversário Esquadrão Águia, de Minas Gerais.
Organizado pelo Moto Clube Esquadrão Águia, o evento acontecerá na Praça de Eventos e contará com área de camping, café da manhã e churrasco gratuitos, expositores diversos, praça de alimentação, serviço de segurança, troféu para MC e MG.
Haverá ainda shows com Nova Gordini, Lurex (cover Queen), Estado Krítico, Thais Kiwi, Drenna e banda, Dois de Paus, Mago Zen.
Organizado pelo Moto Clube Esquadrão Águia, o evento acontecerá na Praça de Eventos e contará com área de camping, café da manhã e churrasco gratuitos, expositores diversos, praça de alimentação, serviço de segurança, troféu para MC e MG.
Haverá ainda shows com Nova Gordini, Lurex (cover Queen), Estado Krítico, Thais Kiwi, Drenna e banda, Dois de Paus, Mago Zen.
Fé e preservação no alto da serra
Composta de tradição religiosa e devoção dos fiéis, a Festa de Nossa Senhora Aparecida, realizada anualmente na da Serra de Ouro Branco, retomou a grandeza de sua natureza espiritual neste ano, quando foi realizada no dia 18 de agosto.
Segundo o padre Ilídio, neste ano houve a consagração da natureza espiritual festa, que estava se perdendo com o passar do tempo. “Os fieis aprenderam que a celebração tem como objetivos a preservação não só da fé, mas também da natureza porque a vida espiritual está associada ao meio ambiente. O cristão vê na natureza a expressão da bondade de Deus e nesta expressão da bondade de Deus ele deve cultivar o ambiente porque foi dado para ele como presente como um grande dom”, explica.
O padre explica que esse resgatar do caráter religioso da festa, vem sendo realizado há dois anos. Para este ano, houve uma preparação dos fiéis com a reza do terço e realização de missas, entre os dias 15 e 17. No dia 18, o dia da festa começou com o repique dos sinos, a carreata da imagem até o alto da serra de Ouro Branco.
Houve a missa festiva e logo após foi servido um delicioso almoço pelos voluntários da paróquia. Em seguida aconteceu á procissão com a imagem da santa percorrendo um trecho no alto da serra retornando para a capela, terminando assim as comemorações.
Além dos tradicionais fiéis, houve também a presença da prefeita Cida Campos, e do secretário de Meio Ambiente, Paulinho. Os zeladores Sidney Nuno Ferreira e Reinaldo Lazaro Vieira agradecem a prefeita Cida Campos pelo grande apoio dado ao evento.
Voluntários e profissionais da brigada de incêndio, Defesa Civil, uma unidade médica móvel e a Policia Militar, deram suporte a todas as atividades.
Segundo o padre Ilídio, neste ano houve a consagração da natureza espiritual festa, que estava se perdendo com o passar do tempo. “Os fieis aprenderam que a celebração tem como objetivos a preservação não só da fé, mas também da natureza porque a vida espiritual está associada ao meio ambiente. O cristão vê na natureza a expressão da bondade de Deus e nesta expressão da bondade de Deus ele deve cultivar o ambiente porque foi dado para ele como presente como um grande dom”, explica.
O padre explica que esse resgatar do caráter religioso da festa, vem sendo realizado há dois anos. Para este ano, houve uma preparação dos fiéis com a reza do terço e realização de missas, entre os dias 15 e 17. No dia 18, o dia da festa começou com o repique dos sinos, a carreata da imagem até o alto da serra de Ouro Branco.
Houve a missa festiva e logo após foi servido um delicioso almoço pelos voluntários da paróquia. Em seguida aconteceu á procissão com a imagem da santa percorrendo um trecho no alto da serra retornando para a capela, terminando assim as comemorações.
Além dos tradicionais fiéis, houve também a presença da prefeita Cida Campos, e do secretário de Meio Ambiente, Paulinho. Os zeladores Sidney Nuno Ferreira e Reinaldo Lazaro Vieira agradecem a prefeita Cida Campos pelo grande apoio dado ao evento.
Voluntários e profissionais da brigada de incêndio, Defesa Civil, uma unidade médica móvel e a Policia Militar, deram suporte a todas as atividades.
domingo, 25 de agosto de 2013
Dona Jandira recebe artistas nos dias 24 e 25 de agosto
O Espaço Multicultural Dona Jandira, localizado à rua Santo Antônio, 484, em Itatiaia, estará movimentado no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de agosto. O local criado pela cantora e sob a administração da mesma está aberto nos dias a partir das 10h, quando o público poderá saborear pratos típicos da gastronomia típica mineira.
Mas é a noite que o público vai poder assistir a apresentação de aristas locais, regionais e ainda outros convidados especiais e amigos de Dona Jandira, que moram em Belo Horizonte e em outras capitais.
No sábado, dia 24, a partir 20, Dona Jandira recebe os competidores e acompanhantes do Circuito Mineiro de Trekking, que estará na localidade no próximo fim de semana. Haverá apresentações de Clever Bambú, de Ouro Branco; Alvair Sampaio, Conselheiro Lafaiete, Irmãs Rita Silva e Cida, o percussionista e violonista Delano e da também percussionista Rose. Os três últimos são de Belo Horizonte.
Como a grade de programação ainda não está fechada poderá haver mais surpresas para o público. No domingo, dia 25, os mesmos artistas voltam a se apresentar para o público, a partir das 20h. Como o espaço é multicultural, o público ainda terá sua disposição exposições de arte e artesanato.
domingo, 11 de agosto de 2013
Prefeitura compra vários móveis hospitalares para melhorar atendimento no Hospital Raymundo Campos
A Prefeita Cida Campos e a acompanhante de paciente, Mariana Quaresmo de Souza, na troca do mobiliário na ala deinternação
|
A Prefeitura de Ouro Branco dá mais um importante passo a caminho da excelência no atendimento na Saúde da nossa cidade. Foi adquirido um novo mobiliário para dar mais conforto para pacientes e acompanhantes do Hospital Raymundo Campos. Ao todo, são mais de 100 itens, como cadeiras para acompanhantes de pacientes, banqueta giratória, cama hospitalar, colchões e cadeiras de banho. Além disso, cadeiras de roda, escrivaninha, mesa, poltrona, divã para exames clínicos, suporte para soro, Negatoscópio (dispositivo para avaliar exames de radiografias), carrinho para transporte de cadáver e berço com cesto acrílico.
Os móveis chegaram ao HRC no dia 22 de julho, e a prefeita acompanhou a entrega e distribuição dos equipamentos. Cida fez questão de visitar alguns pacientes e apresentar o novo mobiliário. Ela afirmou que essa é apenas mais uma etapa. “Nossa luta será incansável para elevar cada vez mais a qualidade em nossos atendimentos. O Hospital Raymundo Campos, assim como toda a saúde de Ouro Branco, tem a atenção redobrada da equipe de Governo a fim de proporcionar o que há de melhor para a população ouro-branquense”.
Mariana Quaresmo de Souza, moradora bairro Bandeirantes, está acompanhando o pai que está internado há 1 mês e meio. Ela elogiou o trabalho da equipe do HRC. “O atendimento é ótimo. Estamos sendo muito bem tratados por todos. Os funcionários são muito atenciosos, carinhosos, estão sempre prontos a nos atender quando chamamos. Minha tia, da cidade de Timóteo, veio nos visitar no Hospital e ficou encantada com o tratamento que ele vem recebendo e a atenção de toda a equipe. A qualidade vem desde a limpeza até a forma como somos tratados. A nova cadeira de acompanhante será mais um conforto durante esse período de internação de meu pai.”
Equipamentos
|
Quantidade
|
Banqueta Giratória
|
10
|
Cadeira de aço estofado
|
30
|
Cama Hospitalar
|
1
|
Colchão Hospitalar
|
27
|
Cadeira de banho
|
5
|
Cadeira de roda
|
2
|
Escada com 2 degraus
|
10
|
Escrivaninha 2 gavetas
|
2
|
Mesa de cabeceira
|
5
|
Poltrona
|
15
|
Divã para Exames Clínicos
|
1
|
Carro cadeira Inox
|
2
|
Suporte para soro
|
6
|
Negatoscópio1 corpo de parede
|
6
|
Carrinho para transporte cadáver
|
1
|
2
| |
Grandes para cama
|
16
|
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Torne-se um profissional de enfermagem
Estão abertas as inscrições para os cursos da área de enfermagem da Escola Milenium. As aulas começaram no dia 1º de agosto e os interessados devem se apressar, pois existem poucas vagas e o preço está acessível.
A Escola oferece diversos cursos, entre eles o de Técnico profissional em Enfermagem, que tem duração de 18 meses, a especialização em Enfermagem do Trabalho, que pode ser feito em seis meses, além do cuidador de idosos e a complementação de auxiliar para Técnico de Enfermagem. As vagas são para o turno da noite, de segunda a sexta-feira.
A Escola Milenium conta com estrutura completa de ensino (laboratórios, biblioteca, amplas salas, material didático atualizado) e professores pós-graduados. Além disso, o curso oferece aos alunos estágio curricular supervisionado, com o intuito de integrar a teoria das aulas com a prática hospitalar.
De acordo com a diretora do Colégio Miriam Caetano,
a pessoa que se ingressar nesta área tem muitas chances de crescimento profissional, uma vez que os dados do IBGE mostram que em todo o país, existem 1,6 milhão de enfermeiros. Em relação à população, a proporção não chega a um profissional para cada mil habitantes, ou seja, faltam profissionais no mercado.
“Em algumas especialidades, a situação é ainda mais grave. Faltam profissionais nas unidades básica de saúde, e para cuidar de idosos. E conforme a população de um país envelhece, a necessidade de enfermeiros aumenta”, conclui.
Os interessados podem obter informações e realizar a inscrição na secretaria da Escola, localizada na rua Patriótica, 78 – Sala 102 – Bairro Siderurgia ou pelo telefone (31) 8863-3856.
A Escola oferece diversos cursos, entre eles o de Técnico profissional em Enfermagem, que tem duração de 18 meses, a especialização em Enfermagem do Trabalho, que pode ser feito em seis meses, além do cuidador de idosos e a complementação de auxiliar para Técnico de Enfermagem. As vagas são para o turno da noite, de segunda a sexta-feira.
A Escola Milenium conta com estrutura completa de ensino (laboratórios, biblioteca, amplas salas, material didático atualizado) e professores pós-graduados. Além disso, o curso oferece aos alunos estágio curricular supervisionado, com o intuito de integrar a teoria das aulas com a prática hospitalar.
De acordo com a diretora do Colégio Miriam Caetano,
a pessoa que se ingressar nesta área tem muitas chances de crescimento profissional, uma vez que os dados do IBGE mostram que em todo o país, existem 1,6 milhão de enfermeiros. Em relação à população, a proporção não chega a um profissional para cada mil habitantes, ou seja, faltam profissionais no mercado.
“Em algumas especialidades, a situação é ainda mais grave. Faltam profissionais nas unidades básica de saúde, e para cuidar de idosos. E conforme a população de um país envelhece, a necessidade de enfermeiros aumenta”, conclui.
Os interessados podem obter informações e realizar a inscrição na secretaria da Escola, localizada na rua Patriótica, 78 – Sala 102 – Bairro Siderurgia ou pelo telefone (31) 8863-3856.
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Prefeita Cida Campos, equipe de Governo e Líderes Comunitários vão à Brasília
Uma comitiva formada pela Prefeita Cida Campos, Secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, membros da equipe de Governo da Prefeitura e 22 representantes de Associações Comunitárias de Ouro Branco seguiram para Brasília para participar da 16aMarcha em Defesa dos Municípios.
Durante a visita parte do grupo esteve com o Deputado Federal Padre João. Segundo o Secretário Raymundo: “Tivemos a oportunidade de reivindicar recursos para o Município. Fomos muito bem recebidos pelo Deputado que ratificou seu compromisso com Ouro Branco. O Deputado Padre João é autor de emendas como a Academia da Saúde no Bairro 1ode Maio (R$180 mil), Unidade Básica do Centro (R$200 mil), investimentos que beneficiem coletivamente os agricultores
familiares (R$180 mil) e ampliação do Hospital Raymundo Campos (R$2 milhões e 42 mil).
familiares (R$180 mil) e ampliação do Hospital Raymundo Campos (R$2 milhões e 42 mil).
Nossos representantes também estiveram com o Deputado Federal Leonardo Quintão. Raymundo conta que o encontro serviu para buscar melhorias para nossa cidade: “O Deputado Leonardo Quintão destinou para a cidade 03 (três) emendas: construção de uma Unidade Básica de Saúde (R$532 mil), pavimentação asfáltica (R$400 mil) e máquina agrícola (R$200 mil)”.
domingo, 4 de agosto de 2013
Festival de Inverno de Ouro Branco entra para a história como um dos melhores de todos os tempos
Uma programação diversificada e de extremo bom gosto foi o repertório oferecido pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco à população ao longo dos 16 dias do Festival de Inverno (FIOB-2013). O evento foi realizado entre os dias 29 de junho e 14 de julho e registrou sucesso de público e crítica em suas diversas atividades culturais.
Na 7aedição, o FIOB foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Festival do Teatro Nacional - Pau Brasil.
Dança, teatro, circo, oficinas de pintura, fotografia, manipulação de bonecos e música uniram artistas, professores e a população de toda cidade. Os shows foram um sucesso a parte. Os espetáculos foram realizados no Palco Praça, na Praça Santa Cruz, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em escolas e praças da área urbana e também das comunidades rurais.
Abrindo a programação no sábado, dia 29/06, os how “Feicebuqui/Tropicalia Lixo Lógico” com o performático Tom Zé. “Os Gigantes da Montanha”do Grupo Galpão no domingo, dia 30 de junho, foi um dos espetáculos mais concorridos e emocionou o público na Praça das Rotas. O Coral Ars Nova foi outra atividade que merece destaque. Os músicos levaram cultura erudita para um grupo seleto que compareceu no Hotel Verdes Mares na noite de domingo, dia 29 de junho. A Maestrina Iara Fricke Matte elogiou a estrutura montada: “A cidade de Ouro Branco está de parabéns. Poucas cidades em nosso país possuem um calendário cultural tão bem organizado e diversificado”.
Ao longo das semanas, peças teatrais, shows musicais com clima mais intimista, circo e oficinas deixaram a rotina mais leve. Os moradores tiveram a oportunidade de aprender técnicas para a confecção de bonecos, produção fotográfica, pintura-têmpera e encáustica. Na parte literária, leitura e contação de histórias.
Fechando o Festival 2013 com chave de ouro,show como grandioso cantor Ney Matogrosso. A Praça Santa Cruz ficou lotada para o show da turnê “Atento aos sinais” que mescla novas composições e antigos sucessos do artista. Muito contente com a receptividade do público o cantor ampliou o número de músicas apresentadas e comentou: “Vocês estão nos levando ao máximo de nosso trabalho. Agradecemos muito pelo carinho e apoio”.
O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Branco, Ildeu Ferreira, se disse satisfeito: “Em 2013 retornamos ao calendário oficial dos Festivais de Minas Gerais. Nossa programação foi repleta de artistas nacionais e internacionais que levaram aos espectadores o que havia de melhor nas várias formas de manifestações artísticas. Agradecemos aos nossos parceiros e firmamos nosso nome como ponto de cultura e arte em nosso Estado e País”.
O encerramento oficial foi feito pela Prefeita Cida Campos. “O show de Ney veio para coroar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, junto com nossos parceiros. O público acolheu a programação de braços abertos. Nosso FIOB foi uma celebração da arte. Muito obrigada a todos”.
Na 7aedição, o FIOB foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Festival do Teatro Nacional - Pau Brasil.
Dança, teatro, circo, oficinas de pintura, fotografia, manipulação de bonecos e música uniram artistas, professores e a população de toda cidade. Os shows foram um sucesso a parte. Os espetáculos foram realizados no Palco Praça, na Praça Santa Cruz, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em escolas e praças da área urbana e também das comunidades rurais.
Abrindo a programação no sábado, dia 29/06, os how “Feicebuqui/Tropicalia Lixo Lógico” com o performático Tom Zé. “Os Gigantes da Montanha”do Grupo Galpão no domingo, dia 30 de junho, foi um dos espetáculos mais concorridos e emocionou o público na Praça das Rotas. O Coral Ars Nova foi outra atividade que merece destaque. Os músicos levaram cultura erudita para um grupo seleto que compareceu no Hotel Verdes Mares na noite de domingo, dia 29 de junho. A Maestrina Iara Fricke Matte elogiou a estrutura montada: “A cidade de Ouro Branco está de parabéns. Poucas cidades em nosso país possuem um calendário cultural tão bem organizado e diversificado”.
Ao longo das semanas, peças teatrais, shows musicais com clima mais intimista, circo e oficinas deixaram a rotina mais leve. Os moradores tiveram a oportunidade de aprender técnicas para a confecção de bonecos, produção fotográfica, pintura-têmpera e encáustica. Na parte literária, leitura e contação de histórias.
Fechando o Festival 2013 com chave de ouro,show como grandioso cantor Ney Matogrosso. A Praça Santa Cruz ficou lotada para o show da turnê “Atento aos sinais” que mescla novas composições e antigos sucessos do artista. Muito contente com a receptividade do público o cantor ampliou o número de músicas apresentadas e comentou: “Vocês estão nos levando ao máximo de nosso trabalho. Agradecemos muito pelo carinho e apoio”.
O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Branco, Ildeu Ferreira, se disse satisfeito: “Em 2013 retornamos ao calendário oficial dos Festivais de Minas Gerais. Nossa programação foi repleta de artistas nacionais e internacionais que levaram aos espectadores o que havia de melhor nas várias formas de manifestações artísticas. Agradecemos aos nossos parceiros e firmamos nosso nome como ponto de cultura e arte em nosso Estado e País”.
O encerramento oficial foi feito pela Prefeita Cida Campos. “O show de Ney veio para coroar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, junto com nossos parceiros. O público acolheu a programação de braços abertos. Nosso FIOB foi uma celebração da arte. Muito obrigada a todos”.
Assinar:
Postagens (Atom)