segunda-feira, 31 de maio de 2021

  Cresce o número de crianças com Covid-19 em Ouro Branco


Nas últimas semanas o número de crianças infectadas pelo coronavírus em Ouro Branco praticamente triplicou. Boletim Epidemiológico sobre o Coronavírus, emitido pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, no dia 27 de maio, 46 crianças abaixo de nove anos tiveram covid-19 na cidade.

 

 O aumento exponencial ocorreu devido à maior exposição delas e também dos pais, que acabam sendo os agentes transmissores do vírus intrafamiliar. Do total de casos no mundo de infectados por coronavírus, cinco têm menos de um ano.

 


Os dados mostram ainda que 31 óbitos na cidade devido a Covid-19.  Esse número pode aumentar, pois ainda há seis óbitos em analise técnica. Além disso, na última quinta-feira eram 3512casos confirmados de Coronavírus na cidade. Desses Outros 221 estão em monitoramento de 10 dias. Nesta data 14 pessoas estavam internadas com a doença.

Conselheiro Lafaiete - A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete através da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Epidemiologia informa que confirmou 46 novos casos de Coronavírus na cidade.

A ocupação dos leitos no município na última quinta-feira, 27 de maio, está em 100% em leitos de UTI e 44,60% em clínicos. Naquele momento dois pacientes aguardam transferência para leito clínico. 

Na oportunidade, foi informado também que houve registro de dois óbitos, somando 219. Uma das  pessoas que faleceram era do sexo feminino, tinha 21 anos, estava internada no Hospital e Maternidade.  A outra era do sexo masculino, tinha 86 anos e estava internado na Policlínica Municipal. Ambas vieram a óbito na quarta-feira, dia 26 de maio,

Para o cálculo da taxa de ocupação de leitos exclusivos Covid-19 estão sendo considerados os leitos do Hospital de Campanha e do Hospital e Maternidade São José.

A Secretaria de Estado da Saúde é responsável pela regulação do acesso aos leitos hospitalares por meio do Susfácil. O município não tem autonomia para internar pacientes seja em leito clínico ou de Uti Covid-19 sem a regulação do mesmo.

Congonhas - A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, informa que, até  quinta-feira, 27 de maio, 6.802 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Deste total, 6.539 pacientes já receberam alta. Foram confirmados 23 novos casos nas últimas 24 horas e estão sendo monitorados 439 casos da doença.

A ocupação de leitos de clínicos para pacientes com coronavírus está em 64% e de UTI está em 100%. Foram confirmados 83 óbitos. Até o momento 24 óbitos foram descartados para Covid-19 e há um óbito suspeito em investigação no momento.

 A Prefeitura de Congonhas convoca todos os cidadãos a colaborarem neste momento crítico pelo qual todo país está passando, mantendo o isolamento social, usando máscara de proteção facial e higienizando as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência.

                                                                        Editorial

                                          Até o Papa sabe que estamos lascados

O papa Francisco fez uma brincadeira com um grupo de brasileiros na última quarta-feira (26) ao final de sua audiência geral no Vaticano. Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), que pediu orações para seus conterrâneos. "Santo padre, reze por nós, brasileiros", disse João Paulo.

 Sorrindo, Francisco respondeu com piada: "Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração". No momento do comentário, o papa estava sem máscara e cumprimentava, com apertos de mão, fiéis que se aglomeravam para vê-lo. Em fevereiro, Francisco, que tem 84 anos, tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer.

 

A brincadeira viralizou na internet e o Brasil, que tem muito bom humor, aproveitou a chance para criar memes. O que mais se leu foi a frase: “Até o Papa sabe que estamos lascados”. O papa já fez outras piadas sobre cachaça e Brasil e ate cantou marchinha de carnaval. Contudo a mais inesperada de todas foi esta.

 Bem humorado, ele já fez algumas brincadeiras com sua terra natal também. Ao saudar os fiéis, na Praça São Pedro, em um italiano considerado perfeito pelos locais, lembrou que era argentino. “Venho do fim do mundo”, brincou ele, indicando que a Argentina fica no extremo da América do Sul.

Sem deixar de sorrir um momento sequer, o papa também sinalizou mudanças. Ao vestir o traje branco, próprio do pontífice, deixou sobre a túnica a cruz em madeira dos jesuítas, ordem religiosa a que pertence. Para o motorista de táxi Stefano Vicchi, o papa mostra que será diferente. “Ele indica que vai ser mais simples, com menos ostentação”.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

 

Ouro Branco protege Patrimônio Histórico


Na quinta-feira, dia 13 de maio, foi realizada, na cidade de Ouro Branco, a solenidade de assinatura de Ordem de Serviço da Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio e o anúncio das obras de jardinagem na Fazenda das Carreiras (Casa de Tiradentes).

A solenidade contou com a presença do Vice-governador do Estado, Paulo Brant, do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, da Superintendente do IEPHA em Minas Gerais, Débora França, do arcebispo de Mariana, Dom Airton, além de prefeitos das cidades vizinhas e diversas outras autoridades.

Matriz de Santo Antônio - A igreja é um importante patrimônio histórico de Minas Gerais, erigida no século XVIII. Tem características barrocas e o teto pintado pelo Mestre Ataíde. Sofreu uma reforma conduzida por Aleijadinho. Sofreu recente intervenção nos elementos artísticos. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1949.


Casa de Tiradentes - Já a “Casa de Tiradentes”, a Fazenda das Carreiras, foi um importante estabelecimento rural onde eram feitos negócios com o ouro minerado em Minas Gerais, sendo, também, parada de viajantes que iam e vinham pela Estrada Real.

Na ocasião, o prefeito de Ouro Branco ressaltou a importância do patrimônio histórico e o esforço feito para a sua preservação. Airton ressaltou as dificuldades que são enfrentadas para a manutenção do patrimônio e a perseverança dos que lutam por nosso importante patrimônio. Paulo Brant discorreu sobre a importância da cultura mineira, principalmente nestes momentos que atravessamos, na construção do novo futuro, onde as raízes serão o esteio para uma retomada de nossas atividades.

Visitas - As autoridades, após se reunirem no auditório Fernando de Oliveira Silva, fizeram uma visita ao prédio da Igreja Matriz, à antiga Casa Paroquial e à Fazenda das Carreiras, acompanhadas por personagens artísticas que discorreram sobre peculiaridades dos monumentos. Sempre observando todos os critérios sanitários de segurança para prevenção da Covid-19.

O deputado Glaycon Franco, autor da emenda parlamentar que permitiu o recurso para a obra de jardinagem na Fazenda das Carreiras, comentou a solenidade: “Trata-se de dois importantes patrimônios históricos e culturais. Não poderia deixar de estar presente em evento tão importante para a preservação das raízes de nossa região. Sobretudo a nossa grande ligação com a fé e com as raízes históricas do Brasil. É importante ver que o vice-governador e o secretário de estado de cultura e esportes valorizam essas iniciativas. Outras ideias têm surgido e vamos continuar trabalhando para a preservação de nosso patrimônio, nossa história e nossa memória”, afirmou.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

 Cidamar Félix agradece equipe do Hospital Raymundo Campos


Gostaria imensamente de agradecer a todos os profissionais da saúde do Hospital Raymundo Campos. Neste momento, o que tenho de sentimento é só gratidão, a tudo que eles fizeram pela minha recuperação. A doutora Lidiane e toda a sua equipe de enfermeiros, aos técnicos de enfermagem e aos profissionais de limpeza que fizeram um trabalho impecável, sem qualquer tipo de benefício extra sobre determinado paciente por motivos sociais. 

Meu sinceros, muito obrigada, por tudo e por lutar em conjunto pela nossa vida.

terça-feira, 11 de maio de 2021

 

Homem embriagado mata duas pessoas em acidente de carro


Um grave acidente que aconteceu no domingo, dia 02 de maio, por volta das 19h, em Catas Altas da Noruega, provocou a morte de duas pessoas. 

De acordo com a Polícia Militar, o casal, residente de Itaverava, faleceu no momento do acidente. Ambos estavam em uma moto que foi atingida por um carro. O motorista do veículo apresentava sinais de embriaguez. Foi feito no local o teste do etilômetro e constatado o crime. Sendo o condutor, também de Itaverava, preso em flagrante.

sábado, 8 de maio de 2021

 

Prefeitura entrega escrituras


No último sábado, dia 24 de março, a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Governo, realizou a entrega de escrituras dentro do Programa de Regularização Fundiária (Reurb) e Programa Ouro Branco Meu Lar. 

 Após o trabalho da equipe de Regularização Fundiária foram entregues as escrituras de oito lotes da Comunidade Paroquial Dom Orione de Santo Antônio das comunidades de Olaria, Cristalino, Vargem, Cumbe, Geada, de área de terreno na Rua José Guilherme e no bairro Jardim Belo Horizonte e da Comunidade Nossa Senhora das Graças no bairro Luzia Augusta.

 A entrega foi realizada no Salão da Paróquia de Santo Antônio, respeitadas as medidas de distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscaras e contou com a presença de representantes da comunidade, Padre José Gilvan, secretário de Governo e Comunicação, Arthur Campos, consultoria Gala Assessoria, Flávio Geraldo e Gerência de Habitação, Elizabete Rosa. Em breve mais escrituras serão entregues.


sexta-feira, 7 de maio de 2021

 Projeto Recomeça Minas avança na Assembleia


Na última segunda-feira, dia 26 de abril, o deputado Glaycon Franco reuniu-se, por meio de plataforma virtual, com lideranças do setor produtivo da região do Alto Paraopeba. O objetivo foi colher informações e sugestões de emendas parlamentares que possam ser apresentadas em benefício do setor empresarial para aprimorar o programa Recomeça Minas.

O Projeto trata de benefícios fiscais e refinanciamento de débitos tributários com vistas a recuperar a capacidade econômica, minimizando os impactos causados pela pandemia da Covid-19.

Participaram da reunião, dezenas de empresários, diretores das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços, das Câmaras de Dirigentes Lojistas e dos Sindicatos do Comércio dos municípios de Conselheiro Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.

Na ocasião foram feitas diversas sugestões e outras foram encaminhadas posteriormente ao gabinete do deputado, tendo resultado em emendas parlamentares já apresentadas à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da ALMG.

O projeto Recomeça Minas está sendo discutido no Projeto de Lei n. 2.442/2021 que já foi aprovado, em primeiro turno, na manhã da quinta-feira (29/04). No fechamento desta edição o projeto estava sendo preparado para ser levado a plenário no segundo turno de votação, já contendo emendas oriundas da reunião realizada com os empresários.

Auxílio financeiro - A tramitação em primeiro turno permitiu uma alteração apresentada por meio de emenda, pelo autor da proposição original, deputado Agostinho Patrus, acompanhado por diversos outros deputados, que contempla a concessão de auxílio emergencial às famílias que se encontram em situação de extrema pobreza como medida excepcional de enfrentamento às consequências econômicas e sociais decorrentes da pandemia de COVID-19.

O auxílio foi denominado “Força Família” e consiste em uma parcela de R$500,00 (quinhentos reais) a ser pago de uma só vez, até o mês de agosto de 2021, às famílias que preencherem os requisitos da legislação.

Aceleração - O Projeto de Lei tem recebido atenção especial dos deputados, tanto no Plenário como nas comissões permanentes de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Segundo o deputado Glaycon Franco, membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, “A matéria tratada é de extrema importância e de urgência. O auxílio emergencial para o cidadão e o amparo às empresas, principalmente às micro e pequenas, é essencial no momento. Faremos, na Assembleia, todo o esforço para preservar os empregos e auxiliar os que estão tendo dificuldades”.

A previsão é a de que o projeto seja aprovado em segundo turno nos próximos dias e enviado para o Poder Executivo.