quarta-feira, 28 de abril de 2021

 Hospital Raymundo Campos cria planejamento estratégico para casos de Covid-19


O Hospital Raymundo Campos realizou um planejamento estratégico para minimizar os impactos deste período crítico de pandemia.  Esse planejamento consiste num projeto piloto de Referência, ou seja, os pacientes que procurarem por demanda espontânea, no Hospital Raymundo Campos são orientados que procure as unidades básicas de saúde, nos sábados, domingos e feriados, quando as unidades dos bairros estão fechadas está disponibilizado o atendimento dos sintomas respiratórios leves para o UBS centro, na rua José Guilherme, n°162, com médicos e enfermeiros.

De acordo com o diretor-geral do Hospital Raymundo Campos, José Vicente Santiago, este projeto piloto contempla somente os pacientes que vão ao hospital Raymundo Campos e que estão com os sintomas respiratórios leves e passaram pela classificação de risco do protocolo de Manchester. Além disso, o paciente vai com um encaminhamento e contato prévio. São tomados todos os cuidados para que este paciente chegue com segurança na unidade onde serão atendidos. “Aquele paciente que não dispõem de nenhum meio de transporte, a Prefeitura disponibiliza um transporte até a UBS. Chegando á UBS centro o médico define se o paciente pode ficar em isolamento domiciliar ou não. Se ele não tiver condições de ficar na sua residência pode ser oferecido a Unidade de Extensão Familiar”, explica.

Ele ressalta ainda que, se o médico decidir que o paciente precisa de internação, ele retornará ao hospital, e será avaliado pelo médico intensivista e vai fazer o diagnóstico necessário. Se o médico entender que o paciente não precisa ser internado ele vai fazer os exames necessários e será decidido se ele permanecerá ou não em ala de isolamento respiratório. No caso dele não precisar de permanecer também será orientado para ficar em isolamento domiciliar ou consequentemente neste mesmo processo na Unidade de Extensão Familiar.

Segundo o diretor, em caso da necessidade de se fazer exames eletivos, o laboratório do Hospital Raymundo Campos, estão sendo priorizados aqueles chamados exames essenciais que é da ala Covid e da Emergência. Os considerados eletivos provenientes de atendimento em UBA, salvo alguns casos, eles são exames que serão remarcados ou atendidos no momento oportuno assim que passar este período desta curva ascendente.

 

 

 

ACONTECEU NO MÊS DE MARÇO

Prefeitura de Ouro Branco apresenta metas da gestão

A Prefeitura de Ouro Branco realizou a apresentação do Programa de Metas da Gestão 2021/2024, na terça-feira, dia 23 de março. Essa foi à oportunidade de alinhar junto à comunidade as necessidades e projetos essenciais para a qualidade nos serviços públicos. A Audiência foi promovida de forma virtual devido às questões da Pandemia, Ouro Branco Onda Roxa, e obrigatoriedade de distanciamento. A Live foi transmitida pelo Facebook Oficial da Prefeitura, sendo que o documento do Programa de Metas está disponível no site da Prefeitura.

Durante a Live, por meio da chat, a comunidade pode fazer questionamentos e sugestões de melhorias para a cidade. Também é possível obter informações pelo e-mail e telefone. Sobre o Programa de Metas: Em 09 de junho de 2009, foi incorporada à Lei Orgânica do Município de Ouro Branco, a emenda 25/2009, que, instituiu a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Programa de Metas pelo Poder Executivo.

Cada secretaria apresentou suas metas. O Programa de Metas estão disponíveis site e no facebook da prefeitura. As metas são para a construção do Plano Plurianual (PPA) que será apreciado aos vereadores da Câmara Municipal.

 Todos os secretários apresentaram suas demandas. São eles: Alex Alvarenga - Procuradoria Geral;  Bruna Stelamares Gomes Quintela – Desenvolvimento Social; Marcelo Adriano Gomes- Finanças; Arquimedes Rodrigues da Conceição – Infraestrutura e Obras; Adely Pires de Abreu Júnior – Planejamento; Sérgio Henrique Cardoso, Segurança, Mobilidade e Trânsito; Eduardo Sérgio Guimarães – Saúde; Solange Aparecida da Costa Pinto – Controle Interno; Wilson da Rocha Vilela – Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Celso Roberto Vaz – Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Renda e Meio Ambiente; Jean Seabra – Administração; Edvânia dos Santos Pereira – Educação e Arthur Albergaria Campos – Governo.

 

Segundo a Prefeitura de Ouro Branco, o trabalho vem trabalho com lisura, transparência, pensando no bem-estar da comunidade, e manter a qualidade nos serviços prestados à população e também para atender as determinações das autoridades em Saúde Pública.

No momento, a Cidade está na Onda Roxa e são mantidos os serviços essenciais de saúde, limpeza e infraestrutura urbana, na parte administrativa atuação de parte da equipe para manutenção dos serviços essenciais.

Na área da Saúde são realizados investimentos em equipamentos e suporte para enfrentamento da Pandemia, bem como a vacinação domiciliar dos idosos. Na área da Educação são realizadas aulas remotas com auxílio e apoio para nossos alunos e pais. Também estão em estudo projetos e ações para apoio ao comércio e empreendedorismo para o estimulo e desenvolvimento.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

 

Conheça o vereador Zé Pretinho 


José Francisco das Graças, conhecido como Zé Pretinho, tomou posse no dia 15 de abril. Ele é suplente da vereadora Valéria Lopes, que encontra-se afastada das suas funções em função de problemas de saúde.

Casado, pai de quatro filhos, José é natural de Nova Era (MG), mas reside em Ouro Branco há 35 anos. Filho de lavradores, iniciou sua carreira profissional ainda muito jovem, como trocador de ônibus. Depois, ingressou na função de metalúrgico, na qual permaneceu até a sua aposentadoria, na empresa Gerdau. A partir de então, iniciou seus trabalhos na Associação Comunitária do Bairro Primeiro de Maio, com trabalhos voluntários em prol da comunidade. Engajado, José viu na política uma possibilidade de desenvolver ações que contribuem diretamente para o desenvolvimento da cidade e que beneficiam a população ourobranquense.

Saúde, Educação e Obras em pauta

Durante mais uma sessão online, vereadores debatem o fechamento do comércio, a vacinação contra covid e votam importantes projetos para o Município


Mais uma Sessão Ordinária Online da Câmara Municipal aconteceu na sexta-feira, dia 16 de abril. Na ocasião, todos os vereadores deram as boas-vindas ao vereador José Francisco das Graças (Zé Pretinho), que tomou posse no dia 15 de abril, como suplente da vereadora Valéria Lopes, afastada do cargo por motivos de saúde (veja quadro).

A prorrogação da Onda Roxa no Município foi tema de debate entre os vereadores. O vereador Warley Pereira destacou que cada cidade tem suas peculiaridades e elas deveriam ser observadas pelo Governo do Estado para determinar as restrições: “Destaco o setor de atividades físicas, as academias, as escolinhas de esportes, que seguem fechadas, enquanto é comprovado que a atividade física protege o indivíduo das formas mais graves da doença”, frisou. A vereadora Nilma Silva pontuou “quem são os verdadeiros responsáveis pela disseminação do vírus?” Ela destacou que as ruas seguem cheias de pessoas sem máscaras, que festas clandestinas acontecem a todo momento, e o comércio, que sempre agiu seguindo todos os protocolos, está pagando pela “irresponsabilidade e falta de consciência das pessoas”. Segundo o presidente da Câmara, vereador Leandro Souza, a Casa Legislativa jamais irá contra aqueles que precisam trabalhar para levar comida para casa, pagar aluguel e seus funcionários.

A vereadora Nilma apresentou um Requerimento solicitando ao Executivo que reveja a forma como a vacinação contra a covid será levada de agora em diante na cidade. “Com públicos cada vez maiores e economicamente ativos, é necessário ampliar as equipe de vacinação, que já têm feito um excelente trabalho, e também criar pontos fixos de vacinação, além de continuar a vacinar quem necessite ser vacinado em casa”, argumentou. O vereador Neymar Meireles indagou a falta de isonomia no fornecimento de vacinas para os municípios pelo Governo de Estado, frisando que muitos municípios já estão vacinando públicos mais jovens que Ouro Branco.

O vereador Lan Andrade lembrou a todos que outra campanha de vacinação está acontecendo, a campanha contra a gripe, e que é fundamental que quem pode se vacinar, se vacine. “Quanto menos gente doente neste momento de hospitais cheios, melhor”, alertou o vereador.

 

Projetos aprovados 

O Projeto de Lei nº 12/2021, que  dispõe sobre o nivelamento de tampões, caixas de inspeção bueiros e bocas de lobo concomitante a execução de serviços de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos, ou qualquer serviços de manutenção em passeios e vias públicas, de autoria do vereador Neymar Meireles, visa que todo e qualquer serviço desta natureza, que seja executado pela Prefeitura ou terceiros, tenha uma finalização adequada, evitando danos e acidentes a terceiros. “É com tristeza que apresento um projeto como esse, pois esse tipo de ação deveria ser a prática comum na execução de obras”, lamentou o vice-presidente da Casa. O vereador Lan Andrade destacou a importância da manutenção correta nos passeios da cidade, uma vez que muitas pessoas se deslocam à pé e também utilizam as vias para caminhadas. Para a vereadora Nilma Silva, esse projeto complementa o Código de Posturas Municipal, “um instrumento vivo que deve ser constantemente atualizado”, segundo ela.

Os Projetos de Lei nº 13 e nº 15 conversam entre si. Eles dizem respeito à criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de Valorização dos Profissionais de Educação. O Conselho é um órgão colegiado que tem como função principal o acompanhamento e controle social sobre a distribuição, a transferência, o planejamento e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito de todas as esferas administrativas: municipal, estadual e federal. Cada município deve contar com o seu conselho, de acordo com o novo FUNDEB, que entrou em vigor em 1º de janeiro deste ano, com a função principal de acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo.

 

Requerimentos 

Os Requerimentos são um instrumento legislativo, apresentados pelos vereadores, cuja finalidade é a de exigir informações e providências do Poder Executivo.

A vereadora Nilma Silva apresentou Requerimento solicitando que a Prefeitura revise as regras do Bolsa Família Municipal, para que mais famílias possam ser abrangidas pelo benefício. “Muitas famílias voltaram a viver em situação abaixo da linha da pobreza com a pandemia e é necessário acolher essas pessoas”, argumentou. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que vivem com renda mensal por pessoa de até R$89.

Os Requerimentos de nº 73 a 79, 81 e 82 foram aprovados na Sessão. Também foi apresentada Moção de Pesar pelo falecimento de Ângelo Pacelli Junqueira Campos.

 Fique por dentro: todos os Projetos de Lei e Requerimentos podem ser consultados no site da Câmara, na aba Atividade Legislativa > Proposições. 

Pássaros da região do Alto Paraopeba

(Colunista Pedro Chaves)

Você já ouviu o Sabiá Laranjeira cantar?


Imortalizado por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, por meio da  música Sabiá, o Sabiá-laranjeira será o tema da coluna essa semana. Por isso, a foto da semana é de um sabiá laranjeira, feita na comunidade de Campo Grande na cidade de Ouro Branco, e dedicada ao amigo Edinho, gente boa, genro do saudoso Geraldo Barbosa.

Seu nome cientifico é Turdusrufiventris, de acordo com a WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil.  Ave símbolo do estado de São Paulo, também considerada ave símbolo do Brasil (apesar de muitos contestarem alegando a ararajuba como a representante brasileira), o sabiá-laranjeira, também conhecido como sabiá-cavalo, sabiá-ponga, piranga, ponga, sabiá-coca, sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-gongá, sabiá-laranja, sabiá-piranga, sabiá-poca, sabiá-amarelo, sabiá-vermelho e sabiá-de-peito-roxo.

É uma ave popular, citada por diversos poetas como o pássaro que canta na estação do amor, ou seja, na primavera. Foi imortalizado na “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, juntou-se oficialmente aos outros quatro símbolos nacionais,  a bandeira, o hino, o brasão de armas e o selo, passando a ter a mesma importância deles na representação do Brasil em 3 de outubro de 2002, por decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o ornitólogo Johan Dalgas Frisch, mentor do decreto de 3 de outubro, são 12 as espécies de sabiás no Brasil, sendo que o pássaro assume outras denominações em regiões diferentes. Assim, ele tanto pode ser caraxué (Amazonas), sabiá-coca (Bahia), sabiá-laranja (Rio Grande do Sul) e ainda sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-ponga e sabiá-piranga em lugares diferentes.

Em tupi, sabiá significa “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade.

No Brasil podem ser encontradas outras espécies de sabiá, tais como: sabiá-unasabiá-barrancosabiá-pocasabiá-coleirasabiá-do-banhadosabiá-da-praiasabiá-gongásabiá-do-campo, entre outros, embora estas últimas quatro espécies não pertençam ao gênero Turdus e consequentemente à família Turdidae.

 

  

terça-feira, 30 de março de 2021

 

Vacina e isenção de IPTU

 

Importantes projetos relacionados à pandemia foram aprovados na Câmara Municipal

 

 

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Ouro Branco, que aconteceu no dia 9 de março, antes da suspensão das atividades por conta da Onda Roxa, dois importantes projetos de lei relacionados ao momento atual foram aprovados: o que autoriza a participação do município no consórcio intermunicipal para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde e o que concede isenção ou remissão do IPTU incidente sobre os imóveis  vinculados a estabelecimentos atingidos pela suspensão dos alvarás de localização e funcionamento em decorrência da pandemia.

O principal objetivo do consórcio intermunicipal é adquirir mais doses de vacinas contra a covid-19, além das já destinadas pelo Governo Federal dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). A compra de estados e municípios foi permitida por decisão do Supremo Tribunal Federal, desde que fique comprovada a insuficiência do número de doses oferecidas dentro do PNI. Os municípios que manifestaram interesse em participar do consórcio têm 15 dias para aprovar um projeto de lei nas câmaras dos vereadores autorizando a adesão ao consórcio público. “Acredito que esse seja o projeto mais importante que votaremos esse ano. Somente após termos vacinas o suficiente para toda a população poderemos retomar nossas vidas normalmente: escolas, economia, tudo depende da vacina para ser retomado de forma segura”, argumentou a vereadora Nilma Silva.

 

Isenção de IPTU

 

Já o projeto que concede isenção ou remissão do IPTU incidente sobre os imóveis  vinculados a estabelecimentos atingidos pela suspensão dos alvarás de localização e funcionamento em decorrência da pandemia, de autoria do vereador Leandro Souza, é uma forma de mitigar os efeitos da pandemia sobre o comércio local. Os vereadores Neymar Meireles e Lan Andrade reiteraram a importância de ações como essa e destacaram que, o que depender da Casa Legislativa para minimizar os efeitos da pandemia sobre a população, será feito. O vereador José Heleno “Dezinho” de Souza pediu a colaboração da população para frear a pandemia em nosso município. E o presidente da Casa, vereador Leandro Souza, destacou que a Câmara é aliada do município no combate à pandemia desde o início e assim se manterá.

Na sessão, os vereadores Valéria de Melo e Imar Vieira estiveram ausentes em função de problemas de saúde. Diversos requerimentos dos vereadores para o Executivo Municipal solicitando melhorias na cidade também foram aprovados na sessão, bem como o projeto de lei 10/2021 que trata da reposição de perdas nos vencimentos de servidores e vereadores da Câmara Municipal.

 Saiba mais: todos os projetos de lei e requerimentos podem ser consultados no site da Câmara – www.ourobranco.cam.mg.gov.br - na aba Atividade Legislativa > Proposições.

 

quinta-feira, 25 de março de 2021

 

Glaycon Franco investe recursos em benefício da 

Polícia Militar

Entrega de veículos contou com a presença do Comandante da 13ª RPM


Na última terça-feira (16), foi realizado um encontro entre o deputado Glaycon Franco, o comandante do 31º Batalhão, Ten. Cel. Eduardo e o comandante da 13ª. Região da Polícia Militar de Minas Gerais que tem sede em Barbacena, Cel. Garrido, na sede do 31º Batalhão, em Conselheiro Lafaiete. O objetivo foi a entrega de novas viaturas que irão atender aos serviços da PM na região.

 Foram entregues 3 viaturas 4x4 que atenderão ao serviço Tático Móvel e uma viatura que atenderá ao município de Entre Rios de Minas. As viaturas reforçam a capacidade de mobilidade dos militares, melhorando sua condição de trabalho. O investimento em segurança pública neste momento é muito importante, principalmente diante do apoio que tem sido dado pela Polícia Militar para os serviços de saúde em razão da Pandemia de Covid-19. Além disso, temos visto um aumento na criminalidade, notadamente com relação à violência doméstica, com o considerável aumento da violência contra a mulher e dos crimes de feminicídio.

Haverá, ainda, novas entregas de viaturas em outras etapas nos próximos meses.


Na ocasião, o Cel. Garrido agradeceu ao deputado Glaycon pelo envio das viaturas, que melhorarão a logística da área abrangida pelo 31º Batalhão. O Tem. Cel. Eduardo Jardel, Comandante do 31º BPMMG, também agradeceu ao deputado, homenageando-o com um troféu contendo o brasão do batalhão, conhecido como o “Batalhão Inconfidência Mineira, Guardião da Estrada Real”.

O deputado também recebeu os agradecimentos do Ten. Israel, comandante do destacamento da PMMG no município de Entre Rios de Minas. Glaycon também está encaminhando, neste ano, para o 31º Batalhão, um recurso de emenda parlamentar, no valor de R$ 512 mil, para a modernização do sistema de radiocomunicação de toda a região, o que facilitará o contato entre os militares e, também, dará maior segurança, uma vez que todo o sistema será digitalizado.