sexta-feira, 31 de julho de 2020

Avenida Paralela ganha drenagem e será recapeada

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Obras, está construindo uma rede de drenagem para captação das águas das chuvas da avenida Paralela, no Jardim Profeta e direcioná-las ao rio Maranhão. As bocas de lobo que existiam no local não conseguiam dar vazão a todo o volume acumulado durante as cheias e ainda entupiam facilmente. Após a conclusão da rede pluvial, toda aquela via será recapeada.

Em decorrência da obra, a avenida Paralela está interditada. Como a intervenção começa nas proximidades da ponte de acesso ao Jardim Profeta, motoristas devem seguir as normas de trânsito, fazendo o retorno, no viaduto da BR-040 que dá acesso a Ouro Branco. Em pouco tempo, o local será liberado em muito melhores condições para condutores, pedestres e moradores daquela região da cidade.

Esta é mais uma via do Jardim Profeta que recebe serviços de infraestrutura urbana no atual Governo Municipal. Os dois trechos habitados da rua Jair Toledo e a rua Pio André já receberam melhorias, a exemplo das ruas José Moreira, Geração de Adoradores, Arlindo Moraes Faustino (a da UBS Jardim Profeta), a rua Santa Vitória, que dá acesso à estrada que já está em obras e, em breve, ganhará pavimentação até Lobo Leite, além do acesso do bairro à estrada do Água Boa.




terça-feira, 28 de julho de 2020



Vitória Freitas Melo desfilará no Minas fashion week

A ourobranquense Vitória Freitas Melo, de 19 anos, que é estudante de administração do IFMG foi selecionada para desfilar em um dos maiores eventos de moda de Minas Gerais, o Minas Fashion Week. O evento será realizado, de forma online, no dia 30 de agosto.

Vitória foi selecionada entre várias candidatas. Ela explicou que uma das regras do evento é selecionar news faces para o ramo da moda e por isso, sempre há um concurso um pouco antes da realização do evento.  “Fiquei sabendo do resultado no dia 7 de julho e isso mudou completamente minha rotina”, disse.  Ela fará um curso de modelo e terá aulas de passarela, por conta da organização do desfile.

Realizado pela primeira vez em 2009, neste ano pela primeira vez, o Minas Fashion Week será realizado inteiramente online, como reflexo da pandemia do novo coronavírus. A nova versão do evento seguirá os exemplos dos grandes estilistas e eventos de moda como Giorgio Armani, Alexandra Moura, Portugal Fashion, Londres  Fashion Week. Tudo de uma nova maneira, em uma plataforma digital e destinada a todos. É essencial olhar para o futuro e para a oportunidade de mudar.  O Topo do mundo será o cenário para essas lives onde designers e estilistas vão contar suas histórias através de coleções.

Acompanhe o desfile no dia 30 de agosto pelo 

https://www.youtube.com/c/MinasFashionWeekOficial

terça-feira, 7 de julho de 2020


Governo vai rastrear leitos hospitalares em tempo real

Com o objetivo de monitorar e gerir internações hospitalares de Minas Gerais neste momento de pandemia, o governo estadual começa a rastrear, em tempo real, os leitos conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, foi criado o Escritório de Gestão de Leitos, que fará contato direto e diário com hospitais mineiros para conhecer a realidade desses locais, principalmente onde a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTI) esteja acima de 90% e onde haja pacientes há mais de 20 dias internados.

O escritório, deliberado pelo Comitê Extraordinário Covid-19, é formado servidores de diversas áreas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A união desses profissionais é uma força-tarefa determinante para que a realidade dos hospitais seja conhecida, compreendida e solucionada por cada área competente. Os dados gerados pelo escritório serão base para que o Poder Executivo estadual trace estratégias de atuação para esses locais no enfrentamento da covid-19. “A atuação do escritório pode trazer mudanças na avaliação do quantitativo da ocupação de leitos no estado, aumentando ainda mais a transparência de dados”, afirma o secretário de Saúde de Minas Gerais do governo Romeu Zema (NOVO), Carlos Eduardo Amaral.

Alerta Vermelho - Serão monitorados todos os hospitais com leitos de UTI conveniados ao SUS, tanto as unidades públicas como as filantrópicas e particulares que tenham leitos do SUS. O ponto de partida será a taxa de ocupação acima de 90% e pacientes internados há mais de 20 dias.

“Esse é o nosso alerta vermelho para que possamos entrar em contato com a pessoa que alimenta os dados no sistema SUSFácil e também com o gestor do hospital. Quando entrarmos em contato com essas pessoas, vamos rastrear junto com eles, por exemplo, se há pacientes que já tiveram alta hospitalar e, por algum motivo, ainda consta no sistema a informação como leito ocupado”, explica David Mello de Jesus, coordenador da Alta Complexidade da Superintendência de Redes de Atenção à Saúde da SES-MG.

De acordo com ele, a intenção desse núcleo não tem caráter punitivo para os hospitais, mas sim objetivo de refinar a qualidade das informações prestadas e conhecer mais de perto a realidade atual. “Precisamos mais do que nunca conhecer o cenário desses locais em tempo próximo ao real. Vamos ver se a taxa de ocupação nas internações está elevada ou se houve algum víeis técnico que contribuiu para a demora nas atualizações de dados sobre leitos”, esclarece David Mello. Atualmente, os dados de entrada e saída de um paciente internado em leitos do SUS são cadastrados no sistema do Governo de Minas SUSFácil.

Soluções - O escritório conta com 15 itens de competências para rastrear nos hospitais, buscando informações sobre falta de equipamentos, testes para o coronavírus, registros de óbitos causados pela doença, entre outros. “Com essa busca, vamos conhecer os entraves assistenciais tanto dos hospitais como do território”, afirma David Mello.

Constada a necessidade hospitalar em disponibilidade de leitos, a equipe vai acionar setores da SES competentes para solucionar o problema. “Caso haja, por exemplo, um estrangulamento na capacidade dessa unidade de saúde, vamos remeter isso para a Subsecretaria de Regulamentação da SES-MG para ajudar a desafogar o local”, esclarece David. Caso sejam constatadas falhas no processo de informação sobre internações, a equipe vai trabalhar junto com as unidades regionais para melhorar esse fluxo de comunicação.

quarta-feira, 24 de junho de 2020


Governador admite possibilidade de adotar lockdown em Minas Gerais

O governador Romeu Zema (Novo) disse que, se a curva da COVID-19 continuar no ritmo que está, o sistema de saúde mineiro pode entrar em colapso em um mês. Ele solicitou a colaboração de todos os prefeitos para ajudar a controlar o avanço da doença. "Essa trajetória ascendente não pode continuar como está, caso contrário, em um mês teremos o estrangulamento total do sistema de saúde".

Zema afirmou que o governo trabalha com a previsão de crescimento, mas está em ritmo acima do esperado. O governador pediu a coloboração dos mineiros para que o estado consiga controlar a doença em Minas.
"O mineiro vai ter que fazer a sua parte, caso contrário, nós poderemos perder tudo o que foi construído até o momento. Lembrando que Minas é o segundo Estado com melhor desempenho. Só estamos atrás do Mato Grosso do Sul no que diz respeito a óbitos por 100 mil habitantes".

A preocupação do governo com a curva ascendente fez com que fossem feitas reclassificações dos municípios no programa Minas Consciente. O secretário de desenvolvimento, Fernando Passalio, informou que os 101 municípios da Região Centro de Minas devem voltar à onda verde, que permite a abertura apenas dos serviços essenciais.
Em 15 dias, é a segunda reclassificação. A Região Centro já havia saído da onda amarela para a branca e, neste momento, retorna à verde.  Os municípios da Região Norte, que estavam na onda amarela, retornaram à onda branca. Ao todo, 146 municípios aderiram aos protocolos sanitários do Minas Consciente, abrangendo uma população de 3,5 milhões de habitantes. Desse total, 290 municípios estão na onda branca, 53 na amarela e, a maior parte, 510 na onda verde.

Brasil - O Brasil tem 46.842 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h da quinta-feira, dia 18 de maio, aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Levantamento aponta também que país tem 965.512 casos confirmados. Pelo 2º dia consecutivo, o país teve mais de 1,2 mil mortes registradas no período de um dia.



segunda-feira, 22 de junho de 2020


Na Câmara, vereadores falam sobre obras públicas e os gastos da prefeitura no combate à pandemia

Contrato de R$45 mil por mês da prefeitura com hotel será reduzido; vagas pagas para receber pacientes de Covid-19 estão ociosas

Na reunião desta última terça-feira, liderada pelo presidente Leandro Marcelo Souza (PSDB), vereadores discutiram o cenário político-econômico municipal em meio à escalada da pandemia em Ouro Branco.
O vereador Charles Silva Gomes (PSD), o Charlinhos, abriu os pronunciamentos reforçando seu pedido de construção de um centro de zoonoses no município. De acordo com vereador, “é obrigação do poder público construir esse centro de zoonoses”. Charlinhos disse que o convênio entre a prefeitura e a ONG Recanto dos Animais “avançou muito neste governo com as castrações para não se proliferar o número de animais na cidade”, mas que “o acordo era que o nosso gabinete conseguiria o terreno com o deputado Fred Costa e a Gerdau, o que conseguimos, e a prefeitura construiria. Infelizmente, quatro anos se passaram e a gente ainda não tem o centro de zoonoses”. O vereador também salientou o pedido de pavimentação das ruas Fernando de Noronha, Palmas, Goiânia, Recife e Travessa Macapá, feito pelos próprios moradores, assim como de instalação de sinalização dos nomes das ruas nas comunidades rurais. Charlinhos pediu ainda que os recursos captados por vereadores e destinados à Saúde fossem utilizados na compra de “lixeiras com pedal, cadeiras de rodas para banho, cadeiras normais” e outros “aparatos básicos” e expressou apoio à reabertura de academias e estúdios de pilates e outras atividades físicas.
O vereador Rodrigo Duarte (PSD) agradeceu ao secretário de Finanças da prefeitura, Marcelo Gomes, por atender seu pedido de uma reunião para conversar sobre os gastos da prefeitura. O vereador também comentou sobre reunião realizada na tarde da terça-feira na companhia da vereadora Nilma Silva (PT) com o secretário municipal de Saúde, Wesley Brochado, sobre o custo do contrato entre a prefeitura e o hotel Mirante Flat para acolhimento de pacientes com Covid-19. De acordo com Rodrigo, o secretário garantiu que o valor do contrato, que é de R$45 mil, “será diminuído. Passará para R$30 mil agora, depois R$15 mil”. O vereador também apresentou a solicitação de troca de toldo do ponto de táxi próximo à Praça das Rotas feita pelos motoristas. Por fim, Rodrigo esclareceu que o panfleto que está distribuindo com informações sobre seu trabalho não foi custeado pela Câmara Municipal. “Esse panfleto foi feito com recurso próprio”, afirmou o vereador, relembrando que em seu mandato anterior trabalhou pelo fim da verba indenizatória e por maior transparência nos gastos da Câmara Municipal.
O vereador José Irenildo Freires de Andrade (PCdoB), o Lan, falou sobre as carteirinhas de gratuidade no transporte público para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O vereador cobrou que o setor jurídico da prefeitura, que analisa os pedidos, leve em consideração a diferença entre casos de redução de mobilidade permanentes e temporários. “Uma pessoa que perde uma perna não recupera essa perna mais. A pessoa que sofreu uma torção e precisou da carteirinha por seis meses, esse sim, deve ter uma avaliação mais concreta e mais rigorosa”, disse Lan, pedindo que o setor jurídico não constranja as pessoas que solicitam o benefício. O vereador também criticou o que chamou de “vandalismo” em Ouro Branco, citando o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Luzia Augusta, que teve parte da fiação de sua rede elétrica furtada, resultando na perda de vacinas estocadas no local.
Rodrigo acrescentou à fala de Lan o caso do furto de parte da fiação no Estádio Municipal, no Centro, e no Campo do Serra Verde, também no Bairro Luzia Augusta. “Infelizmente parte da população está destruindo um bem que é para ela mesma. É triste mesmo este tipo de situação”, comentou o vereador.
O vereador Carlos Roberto Rodrigues (PSDB), o Roberto, comentou sobre a execução de obras de pavimentação de diversas vias da cidade, entre elas as ruas Leôncio de Paula Almeida, Doutor Jadir, Eduardo Nicomedes, José Fortunato, Mato Grosso, Amapá, Goiânia e Fernando de Noronha. “Eu estou falando aqui de obras que vão acontecer”, afirmou o vereador. Roberto mencionou também obras de extensão de rede e iluminação pública que, segundo o vereador, serão realizadas em 74 ruas. De acordo com Roberto, a empresa que executará as obras já foi contratada, estão sendo elaborados os projetos e, em alguns casos, os trabalhos já iniciaram, como na Rua da Lavoura. Ao fim, Roberto reforçou uma de suas falas da reunião anterior. “Eu estou afirmando e reafirmando que a iluminação na Av. Augusta dos Reis Pinto, em todo o lado ímpar da avenida, com a instalação de postes com iluminação pública e a troca da iluminação do outro lado, onde já existe iluminação, será feita, porque já foi contratada uma empresa para executar o projeto e o serviço”, disse.
O presidente Leandro confirmou com o vereador Roberto que a pavimentação da Rua Wilson Vilela, no Bairro 1º de Maio, faz parte dos projetos pagos por meio de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), assim como as obras do Bairro Novo Horizonte. Leandro também informou que as obras no Bairro Vale do Engenho começaram ainda na terça-feira. “Acho que hoje, se a gente for fazer uma avaliação de como foi o nosso mandato até aqui, a maioria da população vai ter a certeza de que trabalhamos sim. Não da forma que sempre é esperado, porque sempre vai ficar alguma coisa. Há falhas, é lógico. Mas muitas das necessidades que chegaram até nós, principalmente na área de pavimentação, estão sendo sanadas nesse mandato”, afirmou o presidente, agradecendo também ao prefeito Hélio Campos. “Ainda tem muito trabalho, tem aí uns seis meses para a gente estar entregando ou continuando o mandato, mas no que precisarem da Câmara, acho que todos os vereadores estão empenhados”, disse Leandro, tecendo elogios aos colegas vereadores em seguida. “Com o apoio de todo mundo, a gente só tende a ganhar, a população lá fora só tende a ganhar. As críticas têm que acontecer para serem construtivas, mas tenho certeza de que muitas pessoas lá fora hoje estão batendo palmas para a gente e falando ‘o trabalho deles está sendo feito’. E vamos continuar assim porque tem muito ainda”, comentou o presidente.
A vereadora Nilma iniciou sua fala mencionando a reunião que teve com o secretário de Saúde na companhia do vereador Rodrigo. Segundo a vereadora, ao ser questionado por que não estão todos os pacientes confirmados com o novo coronavírus em Ouro Branco hospedados no hotel contratado pela prefeitura, o secretário informou que o município não pode obrigar as pessoas a deixarem suas casas. Por isso, de acordo com Nilma, uma vez que as vagas pagas pelo executivo não estão sendo usadas, o contrato de R$45 mil ao mês foi reduzido para R$30 mil em junho e será de R$15 mil em agosto. A vereadora informou que, com o furto da fiação na UBS do bairro Luzia Augusta, 431 doses de vacina foram perdidas. Nilma também comentou sobre a falta de linhas do transporte público. Com a redução dos itinerários, disse, os passageiros que trabalham em diferentes horários pegariam todos o mesmo ônibus, causando aglomeração. A vereadora pediu que mais ônibus sejam disponibilizados nos horários de pico. “Primeiro para garantir a segurança física das pessoas, a integridade física, a saúde das pessoas. Segundo, porque a dona de casa que trabalha no supermercado às 8h, de 6h às 7h30 está fazendo o almoço dos filhos dela, que estão sem escola e estão dentro de casa”, justificou.

Projetos de lei e requerimentos
Na ordem do dia, também foram aprovados:
     Os projetos de lei:
     Nº 06/2020, do vereador Charles, que denomina a rua Clarice Gersina de Assis, na comunidade de Carreiras.
     Nº 10/2020, do vereador Charles, que denomina a rua Maurício Vieira Neiva, na comunidade de Carreiras.
     Nº 39/2020, do presidente Leandro, que autoriza o executivo a instituir gratificação extraordinária aos servidores da Saúde durante a vigência da calamidade de saúde pública decorrente do coronavírus e dá outras providências.
     Nº 40/2020, do presidente Leandro, que autoriza o Poder Executivo a criar o programa de remissão de créditos tributários de competência do Município como medidas excepcionais de combate aos efeitos da pandemia gerada pela Covid-19.
     Nº 41/2020, de autoria do executivo, que ratifica o quinto termo aditivo ao contrato de consórcio do Codap (Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba) e dá outras providências.
     Os requerimentos:
     Nº 53/2020, da vereadora Nilma, que solicita que a prefeitura envie a seu gabinete os aditivos e suas justificativas do contrato da empresa Conviver.
     Nº 54/2020, do vereador Roberto, que solicita que seja apreciado, discutido e votado o presente requerimento e o projeto de lei nº 41/2020.



Moções de pesar
Foram consignadas moções de pesar aos familiares de
     Jovelino Canedo Martins
Moção de pesar nº 24/2020, de autoria do presidente Leandro e vereadores Nilma e Lan
     Raimundo Leôncio Ribeiro
Moção de pesar nº 25/2020, de autoria do presidente Leandro e do vereador Lan


terça-feira, 16 de junho de 2020


Serra Casa de Pedra será recuperada
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou um Termo de Compromisso Ambiental com a empresa CSN Mineração. O termo traz como objeto principal a estabilização, recomposição e recuperação de área parcialmente degradada na Serra Casa de Pedra.

Tombada no âmbito municipal, a Serra abriga diversos valores históricos, culturais e ambientais que devem ser preservados, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras. Parte do cume da serra (Morro do Engenho) sofreu algumas alterações provocadas pela atividade mineradora, que serão agora estabilizadas para evitar qualquer dano maior na parte protegida por lei.

Os trabalhos técnicos fazem parte de um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que já foi aprovado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) – a quem compete tal aprovação – e fazem parte de um conjunto de ações de proteção e preservação da Serra Casa de Pedra que estão sendo acompanhadas tanto pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas, quanto pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio de inquérito próprio, e pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), que conferiu a anuência para realização dos trabalhos.

A mineradora irá em breve iniciar uma campanha para divulgar os serviços que serão realizados na serra e a Secretaria de Meio Ambiente acompanhará de perto todas as medidas que serão implementadas, podendo requisitar ajustamentos ou revisões, se entender necessário.

Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Neylor Aarão, que foi inclusive o subscritor do projeto de lei na época do tombamento, esta é mais uma conquista importante para nossa cidade. “Existe uma discussão judicial acerca da abrangência da área que está tombada e portanto protegida contra os avanças da mineração, mas, enquanto esta discussão não se define, estas medidas que estão sendo adotadas passam a garantir que os impactos já verificados não avancem na área protegida, além do que, haverá uma recuperação significativa da área já impactada”, completa.


segunda-feira, 15 de junho de 2020


Na Câmara, vereadores comentam sobre avanço da pandemia e recursos recebidos para combatê-la

Reunião foi breve; vereadores apresentaram informações sobre obras em andamento no município

Iniciada sob a direção do presidente Leandro Marcelo Souza (PSDB), a reunião da Câmara Municipal de Ouro Branco da última terça-feira (9) foi marcada pelas falas dos parlamentares. Na segunda parte da reunião, Leandro precisou se ausentar e passou o comando da sessão ao vice-presidente José Irenildo Freires de Andrade (PCdoB), o Lan.
Abrindo os pronunciamentos parlamentares, a vereadora Nilma Silva (PT), afirmou que as contaminações por coronavírus em nossa cidade, que na terça-feira já somavam 24 casos confirmados, não são de origem comunitária, ou seja, transmitidas dentro do município. De acordo com a vereadora os casos são de pessoas que entraram em contato com moradores de outras cidades, como parentes que vieram visitar a família no dia das mães. Sobre as verbas destinadas ao Município recentemente, somando um total de R$4 milhões, Nilma disse que o valor não é completamente destinado ao combate da Covid-19 e que apenas R$1 milhão do total já chegou aos cofres de Ouro Branco. A vereadora também pediu “que cada um faça a sua parte” no combate à pandemia, usando máscaras nas ruas e cumprindo as demais regras sanitárias. “Em vez de criticar o vereador porque o vizinho não está usando máscara, bata a campainha do vizinho”, sugeriu Nilma.
O vereador Rodrigo Duarte (PSD) informou então que a prefeitura se comprometeu em criar uma área apenas com informações sobre o combate à Covid-19 em seu Portal da Transparência.
O vereador Charles Gomes (PSD) agradeceu ao deputado estadual Fred Costa (PATRI) pela destinação de R$50 mil para o combate ao novo coronavírus em Ouro Branco. Também agradeceu à equipe de fiscalização da prefeitura com a qual conversou sobre festas e outras aglomerações que estão ocorrendo durante a pandemia. Agradeceu ainda aos envolvidos nas manutenção das barreiras sanitárias nas entradas da cidade. Sobre a emissão de documentos de identidade, Charles disse que é importante que as pessoas entrem em contato com a Polícia Civil pelos números 3742-1015 e 3741-1242 para obter mais informações. O vereador também agradeceu aos agentes de saúde por seu trabalho e informou que o Sine está funcionando normalmente, mas, de acordo com o órgão, não está recebendo vagas. Charles também informou que o trabalho de recolhimento de entulho nos bairros tem sido realizado pela equipe de limpeza urbana da prefeitura, mas nas vias principais.
O vereador Carlos Roberto Rodrigues, o Roberto (PSDB), dirigiu-se diretamente aos moradores da região da Rua Geraldina Domingos, informando que na quarta-feira (10) seria realizada a licitação para a contratação da empresa responsável pela obra da Praça dos Congadeiros, fruto de uma solicitação de seu gabinete e de recursos conquistados por seu trabalho junto ao deputado estadual Thiago Cota (MDB). Também disse que importantes obras nos bairros Siderurgia e Luzia Augusta foram realizadas em decorrência de seu trabalho junto ao executivo municipal. Roberto fez menção às obras de instalação de iluminação pública na Av. Cecília Neiva do Carmo, na Travessa Dedine, na Av. Silvana Martins e na passarela ao lado da Paróquia do Divino Espírito Santo que, de acordo com o vereador “é uma obra que eu recebi uma solicitação de uma moradora da Rua Aliperte em 2012”. “Dona Gerusa me alertou da preocupação que os moradores daquela rua tinham ao ir para a igreja”, afirmou. Roberto cumprimentou o Sr. Moreno e a Dona Gerusa, que fizeram a solicitação. Sobre o Luzia Augusta, disse que a troca da iluminação das ruas São Paulo, Boa Vista e Palmas são fruto do seu trabalho como líder comunitário ainda antes de ser eleito vereador. O vereador informou que a instalação de iluminação “do lado ímpar” da Av. Augusta dos Reis Pinto, no mesmo bairro, está inclusa em um novo projeto de iluminação pública da prefeitura, assim como a Rua Roraima, entre outras. Em uma fala seguinte, mencionou que a empresa responsável pelo asfaltamento do bairro Vale do Engenho assumiu um compromisso de entrega da obra até o dia 30 de junho.
O vereador Carlos Roberto Pereira, o Carlinhos (PSDB), comentou sobre a preparação do terreno da estrada de Campo Grande para o asfaltamento, que começou nesta terça-feira (9). Também mencionou a obra de asfaltamento em Olaria, a qual espera que seja concluída antes das chuvas.
O vereador Edson Miguel de Paula, o Neném (PSL), comentou por sua vez que a reforma e a iluminação do canteiro central da Av. Augusta dos Reis Pinto também é uma demanda apresentada ao executivo por seu gabinete.
Finalizando os pronunciamentos, o vereador Lan disse que algumas travessas também serão pavimentadas no Bairro São Francisco pela empresa que trabalha no Bairro Vale do Engenho, após o fim da obra ali.

                               Projetos de lei, requerimentos e moções de pesar
Na ordem do dia, também foram aprovados:
     O projeto de lei nº 36/2020, que altera a lei nº 1810/2010, “que institui no município de Ouro Branco o programa denominado ‘Locação Social’ e dá outras providências”.
     Os requerimentos:
     Nº 48/2020, da vereadora Nilma, que solicita que a prefeitura cobre providências da empresa Turin em relação à superlotação do transporte público em alguns bairros do município.
     Nº 49/2020, da vereadora Nilma, que solicita à prefeitura a cessão de uso de parte do terreno público localizado ao lado do conjuntos habitacionais Jardim Panorama I e II para a criação de uma horta comunitária que atenda aos moradores locais.
     Nº 51/2020, do vereador Lan, que solicita que o executivo construa um campo de futebol com gramado, vestiários e banheiros para a comunidade do Bairro São Francisco.
     Nº 52/2020, do vereador Lan, que solicita a apreciação e votação deste e do requerimento nº 51/2020 na reunião em curso.
     As moções de pesar, consignadas às famílias de:
     Sebastião Emílio Dias (nº 21/2020, do vereador Leandro)
     Sílvia da Silva Santana (nº 22/2020, do vereador Leandro)
     Albertina Ferreira (nº 23/2020, dos vereadores Lan e Leandro)

Nilma comentou a respeito de seus requerimentos. Afirmou que as atuais condições do transporte público fazem com que os passageiros sejam transportados “de forma contrária às recomendações da vigilância sanitária e de distanciamento”. Sobre a cessão de uso do terreno público, Nilma disse que “se essas pessoas fizerem a própria horta, nós vamos desafogar bastante a assistência social, porque muitos moradores ali são clientes da assistência social; vamos melhorar a qualidade na alimentação destas 176 famílias; e nós vamos desafogar a saúde, porque o corpo bem alimentado adoece menos”.
Lan mencionou que os moradores do Bairro São Francisco que trabalham no centro e em outros bairros aos domingos estão desassistidos pelo transporte público. O vereador solicitou uma linha circulando pela manhã e à tarde entre os bairros São Francisco e Luzia Augusta, com a intenção de atender sobretudo os moradores que trabalham nos supermercados da cidade.
Ao término da sessão, falando como líder de seu partido, Roberto comentou que os depoimentos de todos os vereadores demonstram “o contrário do que alguns candidatos, alguns pré-candidatos da cidade tentam colocar para a população através das redes sociais”. De acordo com o vereador, essas publicações dizem “que a Câmara não fiscaliza, que a Câmara não trabalha e que, inclusive, nós não temos instrumentos para exercer o nosso trabalho”, afirmando que neste ano, devido às eleições, “tudo pode acontecer”. Roberto disse que os requerimentos apresentados pela Câmara são instrumentos de fiscalização utilizados pelos vereadores e que o executivo faz prestações de contas quadrimestrais, mas a população não participa. Segundo o vereador, o executivo municipal é favorável à clara prestação de contas e os vereadores realizam a fiscalização das contas públicas. Por fim, Roberto defendeu o combate à Covid-19 e lamentou o fato de que alguns comerciantes não estejam usando máscaras. “Todos nós temos o direito de pensar que esse vírus não existe, temos o direito de pensar que esse vírus não contamina as pessoas, mas não temos o direito de colocar em risco a vida de outras pessoas”, finalizou Roberto.