terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Já é carnaval

  O carnaval começa no próximo sábado. Em Ouro Branco, não haverá programação oficial da Prefeitura, devido à crise econômica que assola o País. O mesmo acontece em muitas outras cidades, que preferiram privilegiar áreas mais importantes e não deve ser motivo de críticas.
   Mas quem gosta dessa festa não precisa se entristecer, pode brincar e de divertir da mesma forma.  Se mesmo assim você continua animadíssimo para a folia. Monte o seu grupo e faça o seu próprio carnaval.  Se  essa é sua vontade, faça acontecer, nada poderá lhe atrapalhar. Isso porque Carnaval rima com cair no samba, fantasias, alegria, irreverência, brincadeiras, e muita folia. Também será possível apreciar a alegria e irreverência do Bloco das Ordinárias, que sairá como todos os anos anteriores. Outra saída será aproveitar a festa nas cidades vizinhas, uma  vez que é possível ir e voltar no mesmo dia.
   Um fato engraçado acontece em Belo Horizonte, mais de 200 blocos estão se organizando para desfilar, todos eles sem ajuda do poder público. Para conseguir dinheiro, alguns deles, estão fazendo ensaios e cobrando entrada simbólica, de até R10 do público. Um deles, chamado Baianas Ousadas, está ensaiando desde dezembro e teve até fila na porta para entrar. Para eles, o que vale é a alegria. Isso mostra que dá para fazer a festa usando a criatividade.
  Os mais animadinhos podem até mesmo dar uma esticada até a capital. Tem blocos para todos os gostos, jovens, crianças, idosos, famílias, grupos diferentes. Tem até mesmo um bloco silencioso que vai para a rua fazer meditação. Acreditem, é pura verdade.
   Se você faz parte do grupo de pessoas que não querem saber de carnaval, Ouro Branco vai oferecer diversos lugares para você descansar. Aproveite os sítios, as cachoeiras, faça trilhas, enfim descanse, porque na próxima semana, a rotina vai começar novamente.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Aceob sorteia prêmios

  Clerso Ramiro de Souza, que comprou na loja Verde e Branco, localizado no bairro Siderurgia, foi o ganhador do veículo UP da Volkwagem zero quilômetro sorteado na manhã na última quarta-feira, dia 30 de dezembro, pela Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco (Aceob), através da Campanha Natal Premiado de 2015. O sorteio aconteceu no pátio do Shopping Ouro Branco e contou com a presença de comerciantes e clientes.
  O presidente da Aceob Pericles D‘Ávila Bartolomeu agradeceu aos comerciantes e a comunidade que participaram da campanha e destacou a iniciativa que coloca Ouro Branco na rota dos grandes comércios da região. “Um dos focos do nosso trabalho é transformar o comércio desta cidade. Por isso, a importância de ações que apresentem soluções capazes de melhorar o movimento e venda do varejo local”, assinalou.
  Na ocasião foi sorteado ainda um notebook, um tablet, um smartphone, uma máquina fotográfica, um DVD, um ferro automático, uma panela elétrica e um liquidificador.



Muito mais do que um herói da pátria

  O "Diário Oficial da União" publicou na edição desta terça-feira (29) a sanção pela presidente Dilma Rousseff de lei aprovada pelo Senado que inclui o ex-deputado e ex-governador Leonel Brizola, morto em 2004, no Livro dos Heróis da Pátria.
  A lei sancionada por Dilma reduziu de 50 para 10 anos o período necessário para que alguém seja homenageado no livro depois de morrer.
  Já receberam a homenagem nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Getúlio Vargas. O livro, com páginas de aço, fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
  Brizola é uma das referências políticas da minha geração e foi esplendido em tudo que fez. Brizola teve uma atuação importante na luta contra a ditadura e no período de redemocratização. Em 1989, ficou em terceiro lugar na disputa para a Presidência da República, naquela que foi a primeira eleição direta depois do golpe militar de 1964.
  Além de ser governador do Rio Grande do Sul, sua terra natal, Brizola também esteve à frente do governo do Rio de Janeiro, onde fixou residência em meados da década de 60.
  De origem humilde, ele se tornou um dos políticos mais respeitados do país. Amava crianças e achava que o Brasil deveria investir mais em educação, atuava na mesma linha de Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Anísio Teixeira, tantos…
   Brizola recusou-se a acatar o golpe de Estado. Ele foi a única liderança civil na história contemporânea brasileira a resistir a um golpe militar, dividir as Forças Armadas e derrotar os golpistas.

Projeto da professora Célia foi escolhido o Melhor do Brasil em 2015

  A professora Célia Aparecida Gabriel, da Escola Municipal Rosália Andrade da Glória, do bairro Alvorada, se inscreveu no concurso da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) com o projeto “Gentileza Gera Gentileza e Cidadania” e foi a vencedora do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2015. Seu projeto ficou classificado entre os dez melhores em âmbito nacional e, por fim, selecionado como o melhor projeto do País.
  Em 2014, Célia havia sido umas das vencedoras do Mérito Pedagógico Paulo Freire de 2014. O projeto “Gentileza Gera Gentileza e Cidadania”, desenvolvido por ela surgiu da necessidade de conscientizar os alunos quanto à importância da preservação dos equipamentos da escola (carteiras, banheiros, refeitório) que eram muito destruídos.
A elaboração deste trabalho partiu do lema da Secretaria Municipal de Educação “Gentileza gera Gentileza”, através do qual foram desenvolvidas todas as atividades relativas a projetos de 2014, nas escolas da rede municipal. Entre estas, a Escola Rosália Andrade da Glória, e seus alunos do 5º ano, através de ações e oficinas ligadas aos conteúdos ministrados.
  Participaram do projeto, aproximadamente 85 alunos de cinco turmas e suas famílias, como também funcionários, que se envolveram através de jogos e apresentações de trabalhos. As demais turmas desta instituição de ensino também participaram com exposição de materiais.
  Entre as ações desenvolvidas estão A Hora do conto (contação de histórias), leitura de livros, Histórias em Quadrinhos e panfletos sobre o tema Educação Fiscal, pesquisa de campo nas ruas e prédios públicos do bairro para entrevista, coleta de dados e análise, como também construção de jogos para a disseminação da Educação Fiscal. Outras turmas da escola elaboraram um diário intitulado de “Diário da Cidadania”, com o objetivo de desenvolver a Educação Fiscal no bairro.
   “Ser destaque nacional foi muito bom, a realização de um sonho. Quem nunca sonhou em se destacar em algo? Senti-me e ainda me sinto muito feliz por ter meu trabalho e dos meus alunos valorizados. Participar do prêmio, ficar entre os dez finalistas me levou a pensar na importância de ações que promovem o bem-estar coletivo. Este é o papel da Educação Fiscal na escola: orientar os alunos sobre cidadania”, enfatiza a professora.
  Além do certificado, Célia também recebeu o troféu “Prêmio Nacional de Educação Fiscal” e um prêmio em dinheiro na categoria Escolas.

Criança pede para pai não matar sua mãe

  Uma briga de casal, em que o homem agredia a mulher só não terminou em tragédia porque a filha deles, uma criança de três anos, pediu para que o pai não matasse a sua mãe. O fato aconteceu em Congonhas na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, por volta das 16h.
  De acordo com o boletim de ocorrência, o marido agrediu a mulher com um pedaço da madeira, também desferiu vários chutes e pisões na vítima, por motivos fúteis. Tudo isso na presença da filha de três anos de idade.  A pancadaria só terminou depois que a filha implorou para que o pai não matasse a mãe.
  Após as agressões, o marido da vítima fugiu do local e a vítima foi socorrida por vizinhos até a Policlínica de Congonhas. O médico constatou várias escoriações e hematomas por todo o corpo e fratura no braço direito da vítima. A Polícia Militar fez rastreamento para localização e prisão do suspeito, porém, ele ainda encontra foragido.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Prefeitura de Congonhas aquece comércio durante período de recessão


  A Prefeitura injetou R$36 milhões na economia local, com o pagamento em dia dos salários de novembro e dezembro dos servidores, liberação antecipada do 13°, além do cartão alimentação dos dois meses e do bônus de Natal.
  Os valores brutos correspondem ao período de 28 do mês passado até 28 deste mês. Boa parte deste dinheiro aquece o comércio de Congonhas, em um período de recessão que afeta todo o País. Em 2015, o Governo Municipal também concedeu o aumento dos rendimentos dos funcionários públicos e do valor do cartão alimentação.
  O pagamento antecipado e de forma integral do 13° salário, no dia 10 deste mês, com investimento total de R$8 milhões e o bônus de Natal, de R$1 milhão, aqueceram as compras no comércio congonhense neste fim de ano.
  A lei prevê que o 13º deve ser pago até o dia 20 de dezembro. Mas muitas prefeituras e até empresas privadas não conseguiram honrar seus compromissos, em decorrência da grave crise financeira que assola o Brasil.
  A administração municipal, apesar de ser afetada também pela queda do valor do minério de ferro, está superando algumas dificuldades, graças ao um trabalho sério e eficiente de gestão. 
  Os salários dos servidores são pagos sempre no penúltimo dia útil do mês, desde o início do mandato do prefeito Zelinho. Nos últimos dois meses, os pagamentos somaram R$23 milhões. Já o valor do cartão alimentação, chegou a R$2 milhões. Ele é carregado, mensalmente, até o dia 15, com o valor de R$440.
  Segundo o presidente do Sindicato do Comércio e Serviços de Congonhas (SindComércio), José Geraldo de Oliveira Mota, o Cartão de Natal revitaliza o comércio. "Tem um aumento de vendas, sem dúvida. Esse bônus, como fica restrito à cidade, é mais importante para as vendas locais do que o 13°, porque sabemos que ele fica aqui. O comércio gira em torno da oferta e procura. Quando este está melhor, automaticamente tudo melhora: o atendimento e até o preço da mercadoria. Para se ter um preço melhor, tem que ter uma rotatividade de mercadoria maior", explica.

  Para a coordenadora do protocolo da Prefeitura, Luciene Márcia Souza, estes benefícios e o pagamento em dia são importantes e estimulam o servidor. "O cartão alimentação, junto com o salário, faz com que o servidor se sinta valorizado. Além disso, a Prefeitura de Congonhas está com o pagamento em dia, sendo que muitas cidades não estão, por conta da crise. Sabemos das dificuldades estivemos nosso 13° antecipado e o bônus de Natal. Estamos satisfeitos", completa.

Valorização - Em março deste ano, foi aprovada a proposta de aumento de 6,5% nos rendimentos dos servidores públicos municipais e do reajuste do valor do cartão alimentação, que passou de R$400 para R$440. Em 2013, o governo municipal aumentou o valor do cartão alimentação em 50%, passando de R$200 para R$300, com reajuste de 7% nos rendimentos. Já em 2014, foram acrescidos R$100 ao cartão, totalizando R$400. O salário teve o reajuste de 9%.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Obra do Ginásio Poliesportivo Central já surpreende a quem a visita



  O Governo Municipal de Congonhas está construindo um novo ginásio na Praça Olímpica, na Praia. É assim que vários desportistas que dedicaram parte de suas vidas ao desporto congonhense analisam a obra em andamento na Praça Olímpica, assim que a visitam.
  O Poliesportivo Central está recebendo a nova cobertura. O telhado é de poliuretano, que é um material termoacústico, antichamas e oferece um melhor aspecto ao ginásio. As calhas mudaram de local e possuem um novo formato, para resolver o problema das goteiras, que existia desde a inauguração do antigo ginásio. As laterais e os dois palcos estão ganhando janelas para melhorar a ventilação e a luminosidade durante o dia. Os vestiários já receberam o piso de granitina e nas paredes começam a ser assentados os azulejos. As partes hidráulica e elétrica foram totalmente trocadas. Está sendo Instalado um sistema de cabeamento de telefonia, internet e som. O piso da quadra será de vinílico taraflex, material importado com certificação das federações internacionais de Vôlei e Handebol. Será instalado um novo sistema de iluminação. O alojamento do ginásio está sendo preparado na lateral do prédio, do lado da Escola E. Lamartine de Freitas; a cozinha, a lavanderia e o almoxarifado, do lado do Quartel. No palco frontal, haverá seis salas da administração. No palco principal, haverá uma sala da administração, cabine de rádio e placar eletrônico. Como toda obra recente, esta também obedece aos critérios de acessibilidade. Do antigo ginásio, está sendo aproveitadas somente as paredes.  
  A empresa Limini iniciou o trabalho em setembro e está obedecendo o cronograma de obras, que estabelece prazo de 9 meses para entrega.