sábado, 24 de outubro de 2015

Greve dos bancários continua

  Bancários de Belo Horizonte e cidades do entorno da capital mineira aderiram à greve nacional. Algumas agências estão com cartazes informando sobre a paralisação e devem ficar de portas fechadas, de acordo com o Sindicato dos Bancários de BH e região, que representa 55 municípios. Segundo a presidente da entidade, Eliana Brasil, a expectativa é que 70% das agências não funcionem completamente.
  Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os clientes poderão fazer saques, transferências e outras operações por canais alternativos de atendimento, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), telefone, além de casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados.
  Os bancários querem reajuste salarial de 16%, com piso de R$ 3.299,66, e Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 7.246,82. A categoria também reivindica vales alimentação, refeição, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 788 cada. A categoria também pede pagamento para graduação e pós, além de melhorias nas condições de trabalho e segurança.
  A representante do sindicato de Belo Horizonte e região explica que, durante a paralisação, um atendimento presencial mínimo será mantido, priorizando serviços como assinatura de contratos e financiamento habitacional.

Escola de Música de São Brás do Suaçuí apresenta clássicos do cinema

Escola de Música São Brás do Suaçuí - Héder Godinho
   Os alunos da Escola de Música de São Brás do Suaçuí, iniciativa apoiada pela Gerdau, realizaram, no último dia 11, a apresentação “Grandes Clássicos do Cinema II”, no Centro de Múltiplo Uso Cultural, em São Brás do Suaçuí, com entrada gratuita. Cerca de 85 crianças, jovens e adultos encenaram trilhas que marcaram época no cinema.
  No palco, os corais infantis, o coral infanto-juvenil e as orquestras infantil e adulto interpretaram os clássicos do cinema como Noviça Rebelde, Frozen, Rei Leão, Game of Thrones e Piratas do Caribe. De acordo com a coordenadora da Escola, Maria Christina Amâncio, a apresentação foi o primeiro passo para, futuramente, os jovens apresentarem espetáculos no formato de musical. “O espetáculo proporciona a oportunidade de integração entre todos os alunos da Escola, que se envolvem muito, principalmente por abordar temas presentes no cotidiano deles”, afirma.
  Ações como essa, que promovem a educação por meio da cultura, fazem parte do foco de atuação da Gerdau, que também apoia iniciativas voltadas para mobilização voluntária e qualidade em gestão.

Escola de Música São Brás do Suaçuí - Héder Godinho

Prefeitura e Ouro Branco 2030 promovem Colmeia da Inovação

  Buscando novas ideias para ajudar a desenvolver as cidades brasileiras até 2030, a Prefeitura de Ouro Branco e os membros do Projeto Ouro Branco 2030 promoverão no município o evento Colmeia da Inovação, especial cidadãos em rede na cocriação das cidades sustentáveis.
  As atividades serão realizadas no Hotel Fazenda Pé do Morro na sexta-feira, dia 23, das 18h30 às 22h30; no sábado, dia 24, das 9h às 19h e, no domingo, dia 25, das 9h às 15h.
  O evento ocorrerá simultaneamente em Brasília abrindo um canal direto de interlocução entre as duas cidades. Entre os objetivos da Colmeia da Inovação está disseminar na região de Ouro Branco as principais metodologias de design de serviços utilizadas por empresas e órgãos públicos inovadores.
  Além disso, a intenção é começar o envolvimento da população na busca por soluções para superação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, recentemente pactuados na Organização das Nações Unidas (ONU).
  O público alvo do evento são estudantes de cursos profissionalizantes; servidores atuantes nas temáticas de desenvolvimento, inovação e planejamento urbano; empreendedores criativos ou sociais; profissionais de design e comunicação; hackers e programadores e pessoas com muita vontade de aprender e se engajar na melhoria das cidades.
  As atividades de aprendizagem e cocriação serão conduzidas por facilitadores e mentores experientes, de diversas partes do Brasil. Por exemplo, Bárbara Dariano (Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac/SP), Elena Duarte (Professora de design no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora/MG) e Yara Queiroz (Consultora da Plauner).
 
Programação


Dia de Unir (23/10; 18:30h-22:30h)
No primeiro dia, após credenciamento e abertura da Colmeia, as abelhas lançam propostas ao desafio do evento e formam equipes em torno daquelas que parecerem mais interessantes e factíveis.


Dia de Cocriar (24/10; 09h - 19h30)
Com o apoio de mentores, esse é o dia para entender quem é o usuário do serviço que será prototipado, iniciar o processo de prototipação e realizar testes para feedbacks e validação.


Dia de Compartilhar (25/10; 09h - 15h)
Reta de chegada! Nas seis horas finais da Colmeia, as abelhas seguem trabalhando para  refinar seus protótipos, apresentar para uma banca e passar à documentação dos mesmos (fotos e filmagens) para fazer o upload e compartilhamento no site da Colmeia (colmeiadainovacao.com.br).


Inscrições no site www.colmeiadainovacao.com.br e informações (31) 98682-6583 e (31) 99590-8943.

O que são pedaladas fiscais?

  Nos últimos dias, temos visto todos os dias o termo “pedaladas fiscais”, nos veículos de comunicação de massa. Mas pouca gente sabe o que é isso?
  As pedaladas de Dilma, que não são aquelas que ela dá em torno do Palácio do Planalto todos os dias pela manhã para manter a forma física.
  Pedaladas fiscais na verdade é o nome dado a práticas que o governo teria usado para cumprir as suas metas fiscais. O Tesouro Nacional teria atrasado repasses para os bancos públicos e privados que pagavam os benefícios sociais e previdenciários ao trabalhador, entre eles o Bolsa Família, o abono e seguro-desemprego, e os subsídios agrícolas.
  Os beneficiários receberam tudo em dia, porque os bancos assumiram, com recursos próprios, os pagamentos dos programas sociais. Com isso, o governo registrou, mesmo que temporariamente, um alívio no orçamento. Mas a sua dívida com os bancos cresceu.
Segundo o processo aberto no Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de R$ 40 bilhões estiveram envolvidos nessas manobras entre 2012 e 2014.
  O TCU diz que as "pedaladas" serviram para aumentar o superávit primário (a economia feita para pagar parte dos juros da dívida pública) ou impedir um déficit primário maior – quando as despesas são maiores que as receitas, sem contar os juros.

Começa a reconstituição do muro da Romaria

  Já está em andamento a reconstituição do muro de pedra da Romaria. A obra faz parte da requalificação urbanística da Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, que começou em julho deste ano, e é uma das dez ações do PAC Cidades Históricas conquistadas pelo Governo Municipal a serem realizadas em Congonhas.  
Os trabalhos são acompanhados por engenheiros da Prefeitura e da OSW Manutenção, a empreiteira vencedora da licitação, pela diretoria de Patrimônio Histórico e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
 
Trânsito
   O trânsito no local está funcionando em meia pista. O Departamento Operacional de Trânsito e Estatística recomenda aos motoristas que trafeguem em baixa velocidade e se atentem à sinalização.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Estudantes realizam o plantio de 30 mudas dentro do Projeto Árvores da Vida

   Alunos do 1º ao 5º ano do Colégio Coopped realizaram o plantio de cerca de 30 mudas dentro do "Projeto Árvores da Vida". O plantio foi realizado na tarde dessa sexta-feira, dia 02/10, no bosque da Rodoviária e a ação foi uma parceria entre a equipe da Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, IEF- com a doação das mudas, e apoio da Brigada Voluntário da Incêndio- Grupo Carcará.
  O "Projeto Árvores da Vida" foi criado em 2009 com o objetivo de mobilizar a população ourobranquense a realizar a arborização da cidade.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Novos membros do Conselho Tutelar são eleitos em Ouro Branco

  Exercendo sua cidadania os ourobranquense compareceram ao Colégio Municipal João XXIII ao longo da manhã e tarde do domingo, dia 04/10, para a eleição unificada dos novos membros do Conselho Tutelar. A eleição foi realizada em todo o país e em Ouro Branco o processo da eleição transcorreu dentro da normalidade.
  Foram eleitos 5 membros titulares: 1º Conceição Fátima Borges com 283 votos; 2º Janice/Genice Meire de Souza Lelles com 240; 3º Rozeli Borges Anselmo com 216; 4º Rafaela Pereira da Cruz Lima com 215 e 5º Geraldo Tavera da Silva com 141 votos. Os 9 suplentes convocados apenas na vacância de cadeira.
  Depois de constatada a inexistência de quaisquer indícios de fraude e irregularidades nos Boletins de Urna passou-se a totalização dos votos, chegando-se ao seguinte resultado: votos válidos: 1757; votos brancos: 03; votos nulos: 11, totalizando a participação de 1771 eleitores. Os membros eleitos irão atuar no Conselho Tutelar de Ouro Branco a partir do dia 10 de janeiro 2016, para o mandato 2016/2020.
  Em nossa cidade a Eleição foi realizada sob a coordenação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) sob fiscalização do Ministério Público e com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Branco/Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.