terça-feira, 16 de junho de 2015

Ouro Branco recebe Copa Intermunicipal de Mountain Bike


  Ronaldo Resende Bastos, organizador da Copa Intermunicipal de Mountain Bike, explica que a expectativa é trazer o evento novamente para Ouro Branco em 2016. “Somos muito bem recebidos no município. Em 2014, fizemos a primeira edição e, assim, Ouro Branco entrou para o calendário da Copa Intermunicipal. Hoje, realizamos o torneio em quatro etapas: Entre Rios, São Brás, Ouro Branco e Jeceaba. Esse é um evento que vem crescendo bastante e ficamos muito felizes ao vermos o público do evento crescendo em OB.”A manhã de sol de domingo, dia 31 de maio, marcou a realização da Copa Intermunicipal de Mountain Bike na Praça de Eventos. O evento reuniu cerca de 200 pessoas entre atletas e público. Foram realizadas disputas no Ciclismo e Atletismo com a corrida -Trail Run. O Evento foi uma parceria PMOB e RR Sports. Apoio Convaço e Copasa.
  Ronaldo Resende Bastos, organizador da Copa Intermunicipal de Mountain Bike, explica que a expectativa é trazer o evento novamente para Ouro Branco em 2016. “Somos muito bem recebidos no município. Em 2014, fizemos a primeira edição e, assim, Ouro Branco entrou para o calendário da Copa Intermunicipal. Hoje, realizamos o torneio em quatro etapas: Entre Rios, São Brás, Ouro Branco e Jeceaba. Esse é um evento que vem crescendo bastante e ficamos muito felizes ao vermos o público do evento crescendo em OB.”


Confira a programação das comemorações do Meio Ambiente

  “Regularização Ambiental” e “Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos” no Município de Ouro Branco. Esse é o tema de uma extensa programação das comemorações do mês do Meio Ambiente. Na segunda-feira, dia 1º de junho, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Secretário Paulo de Castro Vieira, se reuniram com a comunidade no Anexo I para a abertura oficial do evento.
 Durante a abertura a equipe do Meio Ambiente explicou que a regularização ambiental se constitui de um conjunto de instrumentos de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente, de caráter preventivo e corretivo, na qual garante aos empreendimentos e atividades o reconhecimento público de regularidade com perspectiva de promover a qualidade ambiental, que abrange a saúde pública, o desenvolvimento econômico e a preservação da biodiversidade. Os instrumentos de regularização ambiental são instituídos e normatizados pelas Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Meio Ambiente, na qual se caracterizam como procedimentos administrativos públicos próprios e específicos.
  Na sequência, os participantes seguiram para escolas da Rede Municipal de educação onde foram realizadas oficinas de compostagem doméstica. Ao longo de todo o mês serão realizadas blitzes, oficinas, campanhas de limpeza em lotes ociosos, mutirões de fossas ecológicas, entre outros, todas as atividades serão gratuitas. As oficinas contarão com material exclusivo e certificado de participação.
  A programação completa está no site da PMOB www.ourobranco.mg.gov.br. Mais informações por meio dos números 3749-6016 ou 3741-4249 ou pelos e-mails meioambiente@ourobranco.mg.gov.br ou saneamento@ourobranco.mg.gov.br.

O fim da escravidão

No dia 2, o texto que regulamenta a emenda constitucional que amplia os direitos das empregadas domésticas, conhecida como “PEC das Domésticas”, foi publicado no "Diário Oficial da União".  O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na segunda-feira (1º) e entra em vigor mais de dois anos depois da promulgação da PEC.
  Em fim termina a escravidão das milhares de mulheres que trabalhavam como domésticas no Brasil e não tinham nenhum direito garantido.
  Sete dos novos direitos (os mais polêmicos) foram regulamentados. São eles: adicional noturno; obrigatoriedade do recolhimento do FGTS por parte do empregador; seguro-desemprego; salário-família; auxílio-creche e pré-escola; seguro contra acidentes de trabalho; e indenização em caso de despedida sem justa causa.
  Desde 2013, nove direitos já estavam valendo, como hora extra e jornada de trabalho de 8 horas diárias (veja mais detalhes abaixo). 
  O próprio texto que foi aprovado define como empregado doméstico aquela pessoa que presta serviço de natureza não eventual por mais de dois dias na semana. Já diaristas são aqueles profissionais que vão à residência de uma família prestar algum tipo de serviço um ou até dois dias por semana.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Prefeitura fecha parceria com Clube do Cavalo e Sociedade Artístico Musical

   A Prefeita Cida Campos, na terça-feira, dia 26 de maio, assinou dois importantes documentos realizados através da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, atendendo ao anseio comunitário, firmando parceria entre o município e duas entidades sem fins lucrativos de Ouro Branco.
  O primeiro é um convênio de mútua cooperação entre o município e o Clube do Cavalo de Ouro Branco com intuito de executar atividades de inclusão social e cultural direta, através da equoterapia com a atuação da Apae, com participação de profissionais habilitadas para essa atividade. Além disso, busca a realização de cursos profissionalizantes voltados às escolas municipais rurais em parceria com o Senar. Serão ministrados cursos como montaria, provas de hipismo e tambor; e consequentemente, a realização de eventos de cunho cultural visando a difusão de arte e cultura no município.
Este convênio baseia-se na cooperação entre as partes para a realização das atividades do Clube do Cavalo a serem executadas na Praça de Eventos, espaço onde eram realizadas as atividades de rodeio do qual será permitido o uso pela referida entidade.
  A Prefeita Cida Campos assinou também um termo de permissão de uso não oneroso para que a Banda de Música possa ampliar suas atividades onde realiza os ensaios, o espaço localiza-se na Rua Santo Antônio atrás da sede da Banda, denominado Anexo II da PMOB. O termo permissionário de forma precária autoriza o uso de uma sala com dois banheiros, cozinha, despensa e pequena área de serviço para que a Sociedade Artístico Musical de Santo Antônio, entidade centenária do município, possa ter mais espaço para a realização dos ensaios e das oficinas de música.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cerca de 200 estudantes participam dos Jogos Escolares Rurais


  Ao longo da última semana, cerca de 200 alunos (atletas e torcedores) das Escolas das Comunidades Rurais participam dos Jogos Escolares Rurais 2015, realizado pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio das Secretarias de Educação e Esportes.
  Foram realizadas partidas de Futsal, Queimada, Atletismo e Arremesso de peso nas Escolas Raymundo Campos, Oswaldo Cruz e Nossa Senhora do Carmo.
Na sexta-feira, dia 22 de maio, foi realizada a cerimônia de premiação com a presença dos alunos, diretoras, professores, Secretário de Esportes, Nélinho e da Secretária de Educação, Sônia Mapa e do Presidente da Liga Ourobranquense de Futebol de Salão (LOFS), Geraldo Taveira.
  Agradecimentos às professoras Nara, Camila e Marina e a todos os professores, diretoras Karla, Adriana e Silvani, serventes escolares, motoristas, ao Presidente da LOFS, Geraldo Taveira e as equipes das Secretarias de Educação e Esporte.


Premiação Individual
1)      Destaque Feminino: Carolina 9º ano (CRIS)
2)      Chuteira de Ouro: Jussara 9º ano (OLA)
3)      Goleiro Revelação Masculino: Juan 8º ano (CAST)
4)      Goleira Revelação Feminino: Vitória 9º ano (CAST)
5)      Destaque Masculino: Cristiano 7º ano (CRIS)
6)      Artilheiro Feminino: Silvana 7º ano (CAST)
7)      Artilheiro Masculino: Euler 9º ano (OLA)
8)      Prêmio Cooperação: Edson Bruno 7º ano (OLA)
9)      Pedalada de Ouro: Igor 7º ano (CRIS)
10)  Atleta de garra: Elismar 6º ano (CRIS)
11)  O grande líder: Mateus 8º ano (CAST)
12)  Prêmio Jogo Limpo: Marina 8º ano (OLA)
13)  O craque de bola: Jean 6º ano (CRIS)
14)  Atleta superação: Guilherme Florêncio 6º ano (CAST)
15)  Goleiro Menos Vazado: Giovani 7º ano (OLA)











sábado, 6 de junho de 2015

A farra continua

  Na última quinta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou, por ampla maioria, a inclusão na Constituição Federal da possibilidade de doações de empresas a partidos políticos. Na mesma noite, os deputados também aprovaram outra importante mudança: o fim da reeleição para cargos executivos. Ambas as propostas de alteração da Constituição aprovadas precisam ser votadas mais uma vez na Câmara e duas no Senado Federal para passar a valer.
  Essa ação vai contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, a corte está analisando se doações de empresas são inconstitucionais, e a maioria dos ministros já se pronunciou pela proibição. No entanto, o julgamento está há mais de um ano parado por um pedido de vista do ministro Gilmar Mendes.
  Especialistas dizem que para colocar a doações na Constituição, os partidos pequenos teriam sido ameaçados com a votação de propostas que limitem mais seu acesso a recursos do fundo partidário e ao tempo de propaganda na TV, caso não apoiassem o financiamento empresarial.
  O fato nos mostra a fazer algumas considerações. A primeira é mais importante delas é que nossos políticos não sabem fazer campanha sem doações de empresa. Eles não querem abrir mão da farra de doações que recebem durante as campanhas e depois toda a população se torna refém dos desmandos de empreiteiras inescrupulosos. É fácil perceber ainda que as conversas sobre a Reforma Política e mudança de sistema era mesmo uma grande farsa, o objetivo (da Reforma Política) é colocar na Constituição o financiamento empresarial para as campanhas. O pior de tudo, o fato nos mostra claramente que crimes, como o da Petrobrás, vão continuar acontecendo, e agora sob a proteção da Justiça, e nos vamos continuar pagando a conta dos desmandos desses políticos que só pensam em se perpetuar no poder. Ou seja, nada mudou, a farra continua. 

Futsal feminino conquista 3ª colocação no interestadual

  A Seleção de Futsal Feminino de Ouro Branco e delegação de Ouro Branco, composta por 20 pessoas participaram do Torneio Interestadual de Futsal realizado na cidade de em Ipatinga, em maio. A equipe perdeu por 2 a 0 contra o Selc/Serra e empatou em 1 a 1 contra o Ipatinga. Na terceira partida a Seleção ganhou por 6 a 2 do América Caratinga. A Seleção Feminina de Futsal de Ouro Branco fechou o Torneio na terceira colocação. Agradecimentos a todos as atletas e comissão técnica que se empenharam e lutaram em todos os jogos.
  Apoio: Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, Presidente do Conselho do Esporte, Lilian Paula de Oliveira, Stúdio by Lilian Oliveira, Vereador Edson de Paula, o popular Neném, Enxovais Maciel, Padaria Entre Rios, Fair Play Academia, Liga Ourobranquense de Futebol de Salão, Bruninha Alves, amigos e familiares.