sábado, 29 de junho de 2013

Associação elege nova diretoria

Mauro Fonseca da Silva é o novo presidente da Associação Comunitária do Centro de Ouro Branco. Ele foi eleito no último dia 4 de maio, num pleito que elegeu também toda a nova diretoria da entidade para o exercício 2013 a 2017. A votação aconteceu na Câmara Municipal e a chapa única concorrendo tomou pose.
Foi eleita também toda a chapa presidida por Mauro Fonseca da Silva. A composição ficou da seguinte forma: vice-presidente: Antônio Escolástico Coelho, primeiro secretário: Maria Lúcia de Fátima Leão Vieira; segundo secretário, Antônio Márcio de Assis; primeiro tesoureiro, Álvaro Oliveira de Andrade; segundo tesoureiro, Robson Silva Martins; diretor de cultura, Aprígio Pinto Filho; diretor de esportes, Antônio Flávio dos Reis; diretor social e Dorvalino Machado.
Foram eleitos ainda os conselheiros fiscais titulares, Kleber Leão, Flaviano Bittencourt Souza, Gilberto Soares Cassemiro; além dos conselheiros suplentes, José Lana, José Marciano de Morais e Adalto Lima.
No dia 3 de junho, Mauro Fonseca da Silva entregou o segundo ofício do seu mandato para o secretario municipal de governo de Ouro Branco, Raymundo Campos Neto, com pedidos de melhorias para a região central.  Segundo informações dadas para Mauro estas reivindicações estão dentro do projeto de revitalização do centro.   Mauro agradece Roberto da Assunção, assessor de relações Institucionais da prefeitura que atendeu imediatamente seu pedido de limpeza das ruas José Guilherme e Diogo Mendes removendo entulhos e terras para a passagem da procissão de Corpus Cristian.
Entre os pedidos estão a limpeza e reforma da praça Santa Cruz; construção de passeio na rua Diogo Mendes, a saber, do número 170 ao final da rua esquina com Av. Raimundo Campos, instalação de poste de iluminação pública no final rua Diogo Mendes.
Nos pedidos constam também a instalação de uma câmera de monitoramento à rua José Guilherme em frente à Igreja Assembléia de Deus, lado oposto, remarcação de faixas de pedestres, liberação dos passeios em detrimento à ocupação pelos comerciantes que dificulta a locomoção dos pedestres com normalidade,  devido ao depósito de materiais de construção nas vias e passeios. Foi pedido ainda a colocação de cones, caixas e outros instrumentos demarcando espaço para estacionamento particular.
Há um anseio também da população do centro por uma melhor fiscalização por parte da Polícia Militar com relação aos estacionamentos indevidos e proibidos. Troca e instalação de mais lixeiras, Construção de pista de caminhada e passeios ao longo da Avenida Raimundo Campos e em torno da Lagoa da rodoviária, reabertura do campo de futebol de areia, reforma do playground e instalação de outros brinquedos, limpeza da lagoa ainda antes da Festa da Batata, deste ano e reforma do entorno da lagoa.
Gestão anterior deixa um bom legado – Carlos Roberto Rodrigues deixou a diretoria da Associação para exercer a presidência de seu partido político, onde também irá trabalhar pelo desenvolvimento da Cidade, e não gerar conflitos incompatíveis com a finalidade da associação comunitária.
Para ele, a associação ficará em boas mãos com o novo presidente Mauro, pois toda a sua diretoria é constituída de pessoas idôneas com um grande desejo de servir à comunidade e dar continuidade as melhorias ainda necessárias do bairro Centro.
“Deixo o meu agradecimento aos moradores do Centro pela oportunidade de representá-los, durante esses 5 anos, aos companheiros de diretoria da associação, pela confiança em mim depositada, e a nova diretoria que se apresentou e a partir de agora assume esta importante missão junto aos moradores do Centro”, disse.  

Durante o ato de desligamento, Carlos Roberto fez um balanço de sua gestão à frente da associação de 2007 à 2012. Segundo Roberto, os benefícios e transformações que ocorreram neste período no Centro, são resultados da combinação de liderança, e determinação pessoal para fazer as coisas acontecerem. 
Quando tomou posse em 2007, inicialmente, implementou um conjunto de ações para estimular a prática da cidadania e promover o envolvimento dos moradores nas ações da associação. Foi realizada uma pesquisa de opinião e sugestões, com todos os moradores do Centro e o resultado dela deu origem aos projetos que a associação reivindicou, sendo que a maioria delas foram atendidas pela administração municipal.
Na infraestrutura, por exemplo, a Associação pavimentou com asfalto várias ruas do Centro, construção do passeio lateral da praça das Rotas até a Igreja Matriz e vários outros passeios, reforma e revitalização da Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens. Além da desapropriação pela prefeitura de parte do imóvel particular para a futura obra de ampliação da via e calçada da rua Professor José Luiz e Rua Eduardo Nicomedes Vieira a partir da Praça santa cruz.

Na área do saneamento básico, a construção de redes de água potável, pluviais e de esgoto sanitário em diversas ruas num total com mais de1700 metros de redes e galerias instaladas.  Na segurança pública foram viabilizadas por meio da Associação, as instalações de postes com iluminação e substituição de luminárias com lâmpadas mais potentes em mais de 20 ruas do Centro.

Na limpeza pública, a associação reivindicou por meio de debate público na Câmara Municipal no ano de 2010 e em 2011 e um abaixo assinado com 340 assinaturas de comerciantes do centro histórico, melhorias nos serviços públicos e reformas dos jardins da Praça Santa Cruz, sendo parte das reivindicações atendidas com a mudança de horários dos serviços de coleta entre outras providências.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura recebe homenagem pela Festa do Trabalhador


A Prefeita Cida Campos recebendo a homenagem das mãos do Diretor de Comunicação e de Cursos de Qualificação do Sindicato dos Metalúrgicos e Base, Afrânio José Guedes Filho

A Prefeita Cida Campos recebeu o Diretor de Comunicação e de Cursos de Qualificação do Sindicato dos Metalúrgicos e Base, Afrânio José Guedes Filho, no dia 4/06, na Prefeitura de Ouro Branco. O motivo do encontro foi a homenagem do Sindicato, entregue à Administração Municipal, em reconhecimento ao apoio dado pela Prefeitura para a realização da Festa do Trabalhador 2013, no dia 1ode Maio.
Segundo o Diretor, Afrânio, a intenção é agradecer a cada um dos representantes de instituições e empresas que colaboraram para a realização da Festa: “O Sindicato conta com vários parceiros para realizar um evento de grande sucesso e tradição. No último dia 1ode Maio reunimos na Praça de Eventos mais de 17 mil pessoas. Agradecemos à Prefeitura, aos Secretários Municipais e às empresas de nossa cidade e região que somaram forças para um evento de tamanha grandiosidade”.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ouro Branco festeja seu padroeiro

A igreja católica celebrou no dia (13) o dia de Santo Antônio. Em Ouro Branco, onde o santo é padroeiro da cidade, o auge das festividades foi à procissão, que percorreu várias ruas da cidade, composta por uma centena de fieis e culminou com uma missa campal no pátio da Igreja Matriz de Santo Antônio e a tradicional distribuição de Paes.
A cerimônia religiosa contou com a presença dos padres Paulinho, Ângelo, Gil, Geraldo, Alexandre e Ilídio. A prefeita Cida Campos e o vice-prefeito Palomar Vargas também estiveram presentes.
Segundo o Padre Ilídio, é muito grande a fé das pessoas em Santo Antônio. “A crença nele é mundial, nasceu em Lisboa e se estendeu por todos os continentes da terra. Santo Antônio é um dos mais queridos na igreja católica", diz.
Neste dia, foi realizada ainda uma serie de atividades para marcar a data. Houve corrida rústica de Santo Antônio, com um percurso de 12 km, dia de lazer na Praça Santa cruz, com brinquedos e jogos para todas as crianças.
Foi realizado ainda o tradicional leilão de Santo Antônio, com animais e produtos doados como, por exemplo, sacos de cebolas, milho, caixas de banana, botijão de gás, aves, além de muitas outras coisas. O leiloeiro Dimas animou a festa a cada lance.
Uma das tradições que a Paróquias de Santo Antônio ainda mantém é a trezena, que consiste em treze dias de oração com início no dia 31 de maio e se encerra no dia 12 de  junho.
Como parte das atividades festivas, a dupla Marcus Paulo e Patrício fez o show de encerramento da festa.
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Trezena de Santo Antônio começa com cavalgada


 No dia 31 de maio, começou a trezena em louvor a Santo Antônio, que se estendeu até o dia 12 de junho. Serão treze dias de festa com leilões, missas e novenas, além da programação de shows. As celebrações acontecem diariamente no Teatro Dom Orione, localizado na Praça de Santo Antônio. Uma praça de alimentação e um parque de diversão foram montados ao lado da paróquia para atender os visitantes na festa.
E como acontece todo ano, a cavalgada marcou o início da festividade com a participação de cerca de 400 cavaleiros e amazonas. A cavalgada saiu da capela de São Francisco, localizada na comunidade rural de Geada. Para reunir todos os cavaleiros, Padre Luciano tocou o berrante, um momento de muita emoção entre os presentes.
Um carro com a imagem de Santo Antônio seguia na frente guiando os cavaleiros e amazonas. Logo atrás, Pedro da Silva levava a bandeira de Ouro Branco, Antônio Vieira, levada a bandeira dos Cavaleiros Unidos de Santo Antônio e Oscar seguia levando a bandeira de Olaria. Pelas regras, todos os cavaleiros têm que ficar atrás das bandeiras.
Antônio Vieira participa dessa cavalgada há quinze anos. “Para mim é muita satisfação, é o melhor dia do ano. Fui criado na roça, aprendi a participar com o meu pai, ensinei para meu filho Pedro Vieira, que já está passando a tradição para o meu neto Vitor”, diz com muita satisfação.
Geraldo participa da cavalgada todos os anos, juntamente com pessoas que acompanham essa tradição há muito tempo. “Eu sempre participei da festa de Santo Antônio e vou participar todos os treze dias”, disse.
Osvaldo Krocci e seu filho Bruno Krocci vieram de São Paulo para participar da Cavalgada. “Participei uma vez há muitos anos e achei muito bonito, voltei este ano e quero voltar sempre. Essa cavalgada é muito bonita e representativa”, disse Osvaldo.
Para Oscar, as cavalgadas são hábitos herdados dos tempos dos tropeiros. “Aqui onde predomina a ruralidade, e onde a agricultura já foi muito forte, o cavalo faz parte do cotidiano das pessoas”, diz.
Neste ano, a tradicional charrete foi substituída por uma caminhonete. Além disso, o vice-prefeito, Veronez Palomar Vargas Bueno ofereceu seu carro de som, para que toda a cidade escutasse os cantos de louvor e adoração. Ele fez questão de dirigir o carro, durante todo o percurso.
Quando chegaram a Praça Santo Antônio, todos os cavaleiros, amazonas e seus animais foram abençoados por Padre Ilídio. De acordo com o padre, Santo Antônio, de origem portuguesa, é o segundo santo mais popular no Brasil. Ele é considerado padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos. Santo Antônio é também invocado para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios e para conseguir casamento.





quarta-feira, 5 de junho de 2013

Prefeitura celebra Dia do Assistente Social


Prefeitura celebra Dia do Assistente Social

Segundo o Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS 6ª Região), o estado de Minas Gerais possui mais de 17 mil profissionais na área da Assistência Social. O Conselho explica que “o assistente social surgiu no Brasil na década 30. O curso superior de Serviço Social foi oficializado no país pela Lei 1889 de 1953. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962, regulamentou a profissão. Hoje, a profissão encontra-se regulamentada pela Lei 8662, de 07 de junho de 1993, que legitima o Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais”.
Em Ouro Branco, o Dia do Assistente Social foi celebrado pela equipe da Assistência Social da Prefeitura, gerência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, comandada pela Secretária Maria das Graças Barbosa Amaral. O evento de comemoração foi realizado no dia 15/05, no Anexo I da Prefeitura. Segundo a Secretária, a Administração conta com 11 Assistentes que atuam nas mais diversas áreas como suporte, planejamento, organização, coordenação e controle da execução das atividades relacionadas à promoção humana e assistência social. Além disso, a equipe atua supervisionando e fiscalizando as atividades e projetos desenvolvidos pelas entidades sociais que formam a rede portadora de serviços assistenciais no Município.
A Prefeita Cida Campos cumprimentou a equipe da Assistência Social pela data comemorativa e lembrou que esse trabalho é essencial para a comunidade: “Devemos nos manter sempre atentos as necessidades de nossa população, oferecendo ferramentas de auxílio para as famílias e grupos que formam nossa tão querida Ouro Branco, sempre levando em conta os direitos sociais, éticos e políticos”.

domingo, 19 de maio de 2013

Sindicato e prefeitura realizam grande festa para o trabalhador



A alegria e a satisfação desenhavam-se na face daqueles que iam chegando à Praça de Eventos para participar da Festa do Trabalhador. A expectativa criada pelo trabalhador e sua família, tão logo chegaram ao evento, havia forte motivação: a grande estrutura preparada pela Prefeitura de Ouro Branco e Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Banco e Base (Sindob) para recepcioná-los. Durante todo o dia diversas atividades físicas e culturais fizeram a alegria da multidão. O momento também foi oportuno para cuidar da saúde e da beleza.
De acordo com o presidente do Sindob, Raimundo Nonato Roque de Carvalho, o evento contou com a participação de aproximadamente 16 mil pessoas, dentre elas, empresários da região, metalúrgicos da base, trabalhadores de diversas categorias, aposentados e crianças. “Superando nossas expectativas, este ano, conseguimos arrecadar 17 mil kg de alimentos não perecíveis, através de sorteios de cheques, carro 0km e demais prêmios. Com o apoio da Policia Civil, foram confeccionadas 496 carteiras de identidade”, explica. Os mantimentos arrecadados foram entregues para 20 entidades, das cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.
Uma das atividades mais procuradas pelas famílias foi a caravana do Domingo de Lazer, com seus equipamentos esportivos, jogos de mesa, brinquedos infláveis e monitores preparados para fazer a festa de crianças e adultos.  Outra secretaria municipal que esteve presente ao evento foi a de Saúde, vacinando as pessoas e zelando pelo bem-estar do trabalhador.
Entre uma e outra atividade, o trabalhador foi presenteado com o sorteio de valiosos brindes, cheques com diversos valores e um veículo zero quilômetro ofertado ao final das festividades. O ganhador do cobiçado Fiat Uno é José Ferreira da Silva Pereira. Morador de Ouro Branco e trabalhador da empresa Paranasa, ele trocou os cupom por cinco quilos de alimentos. Além do carro, foram sorteados dois cheques de 1 mil reais, dois cheques de R$ 500, e um cheque de R$ 2 mil.
Outra grande expectativa criada foi durante o peixamento, momento em que mais de mil quilos de peixes foram soltos na lagoa. A prefeita Cida Campos e o secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, ajudaram a retirar os peixes dos tanques para libertá-los na nova morada. Enquanto peixes robustos eram colocados na água, Cida Campos ia conversando com pescadores e descobrindo que alguns se mostravam preocupados com boatos que davam conta de que a prefeitura queria acabar com a lagoa.
A prefeita, que é amante da natureza e defensora obstinada do meio ambiente, foi logo tranquilizando os pescadores. “Posso garantir a todos vocês que os nossos projetos são todos favoráveis ao meio ambiente. Temos grandes planos para esta lagoa e para a Praça de Eventos. Vamos tornar este espaço bonito e aconchegante”, disse.
No dia dedicado ao trabalhador, Cida Campos fez ótimos anúncios aos servidores municipais. Segundo a prefeita, que também é servidora municipal de carreira, será encaminhado projeto ao Legislativo cujo teor propõe a redução da carga horária do cargo de servente escolar. Outra proposta em estudo, que certamente beneficiará.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

28 anos á serviço de Ouro Branco

O jornal O ALTO PARAOPEBA completou 28 anos de serviços prestados a Ouro Branco, no último dia 24 de abril. Em todos estes anos, o jornal tem se destacado como um dos veículos de comunicação mais influentes da região. E não poderia ser diferente. O Alto Paraopeba tem como base da sua linha editorial o compromisso com a verdade, o que lhe dá credibilidade e o reconhecimento público por cumprir funções primordiais do jornalismo independente, como informar, fiscalizar e denunciar.
Mas, para que a verdade e a denúncia sejam feitas de forma responsável e isenta, o jornal tem na sua equipe de trabalho o seu alicerce. São poucos profissionais que trabalham diariamente, inclusive aos domingos e feriados, para levar as informações mais "quentes" e de grande alcance social, apuradas com as fontes mais seguras, para a melhor compreensão dos fatos políticos, do cotidiano da cidade, eventos culturais e sociais.
Sua grande penetração nos municípios de toda região abre espaço para as mais diversas colunas específicas desses locais, o que faz com que a interação com os leitores não aconteça apenas com quem mora em Ouro Branco.
A primeira edição do ALTO PARAOPEBA circulou no dia 24 de abril, de 1983. O jornal foi criado pelo jornalista Virgílio Carlos. Por ele passaram vários jornalistas e profissionais que contribuíram ainda mais para o seu crescimento.
Atualmente, o periódico está sob a direção de Antônio Carlos Neto. Este profissional consolidou o projeto do ALTO PARAOPEBA circular como publicação independente, colocando a cidade em primeiro lugar.
Por isso, o ALTO PARAOPEBA dedica ampla cobertura sobre tudo às questões sociais, políticas, econômicas e culturais, abrindo ainda espaço para a manifestação de opinião dos mais diferentes segmentos da sociedade, assegurando a circulação da pluralidade de idéias.
O jornal, que é uma empresa de origem familiar, é um jornal que acredita na cidade de Ouro Branco, nas suas potencialidades e nos seus sonhos de progresso. Mas sem demagogia barata, sem sofismas e sem promessas fáceis, fantasiosas e mirabolantes. O veículo, assim como seus profissionais assume a vanguarda de iniciativas que favoreçam ao desenvolvimento das pessoas, da cidade e da região. Seu caráter de jornal-empresa não o tem impedido de cumprir sua função de informar.
Nas últimas três décadas, muitos jornais diários, semanários, mensários, foram lançados nesta cidade; a maioria não se fixou. Somente o Jornal passou por diversas fases vividas na cidade e cumpriu sua missão de prestar um grande serviço de comunicação, com qualidade.