quinta-feira, 16 de junho de 2022

Ex-aluna do IFMG Ouro Branco é aprovada em oito universidades norte-americanas


A ex-aluna do curso Técnico em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco, Júlia Nascimento, está prestes a arrumar as malas! Ela foi aprovada em oito universidades norte-americanas. Em agosto deste ano, dará início à graduação em Finanças na University of South Florida (Universidade do Sul da Flórida) e está animada com os desafios e as novas experiências que irá vivenciar.

 Um dos critérios de escolha da Júlia foram as bolsas de estudo para estudantes internacionais. “Escolhi a USF pois é uma universidade renomada, que possui excelente estrutura e boas oportunidades acadêmicas, além disso foi a que me apresentou melhor custo-benefício”, disse a jovem. A University of South Florida foi fundada em 1956 e é a oitava maior universidade dos Estados Unidos, oferecendo mais de 200 programas de graduação e pós-graduação.

 Júlia, que aproveita este momento para passar um tempo com a família e os amigos antes de embarcar para a Flórida, contou um pouco sobre o processo de aplicação, que é o nome do processo de inscrição e seleção nas universidades americanas, suas expectativas e o que leva como aprendizado do IFMG. Confira na entrevista abaixo:

 Como surgiu seu interesse em estudar fora do Brasil?

Sempre foi um sonho meu ter algum tipo de experiência no exterior para conhecer diferentes culturas, idiomas, pessoas e ampliar minha visão de mundo. Ao descobrir pela internet que havia a possibilidade de fazer faculdade nos Estados Unidos, me interessei e comecei a pesquisar. Fiquei impressionada com a estrutura das instituições americanas e com a quantidade de oportunidades que elas oferecem e decidi me submeter ao processo de candidatura.

 Como foi esse processo de escolha e inscrição nas universidades americanas?

Eu fiz uma College List, que é uma lista de faculdades escolhidas pelo aplicante com base em critérios pessoais. No meu caso, meus critérios principais de seleção foram: bolsas de estudo para estudantes internacionais e oportunidades na minha área de estudo. Eu me inscrevi para o curso de Finanças, mas pretendo experimentar outras áreas como Ciências da Computação para descobrir com qual me identifico mais. As universidades americanas são bem flexíveis em relação a isso e os estudantes só precisam declarar o curso ao final do segundo ano de faculdade, podendo trocar de curso diversas vezes. Apliquei para 11 universidades – Drexel University, Illinois Wesleyan University, Texas Tech University, Lehigh University, Sewanee – The University of the South, University of South Florida, Stetson University, Louisiana State University, Tulane University, SIUE e George Mason University – e fui aprovada em oito delas.

 Como se preparou para esses processos seletivos? E como eles foram realizados?

Nos Estados Unidos, o processo de candidatura para as universidades é bem diferente do Brasil. Geralmente, as faculdades pedem os seguintes documentos, podendo variar entre instituições:

histórico escolar com notas do 9o Ano ao Ensino Médio; currículo com atividades extracurriculares feitas durante o Ensino Médio; cartas de recomendação; notas nos testes SAT (Scholastic Aptitude Test) ou ACT (American College Testing) – provas de conhecimentos específicos similares ao Enem; comprovação de proficiência em inglês (sendo o Toefl e Duolingo os testes mais aceitos); redações que se baseiam em temas pessoais com o objetivo de transmitir a personalidade do aplicante; e, por fim, o School Profile que é um documento em que consta o perfil acadêmico com dados e informações sobre a formação oferecida pela escola cursada pelo aplicante.

 E agora quais são suas expectativas e planos?

Minhas expectativas são que eu possa me desenvolver profissional e pessoalmente, buscando aproveitar ao máximo todas as oportunidades durante os próximos anos. Irei vivenciar diversas culturas já que as universidades americanas recebem estudantes de diferentes nacionalidades e terei a chance de vivenciar novas experiências. Estou ansiosa para essa nova etapa da minha vida, mesmo sabendo que também haverá grandes desafios.

 O que você acredita que tenha sido o diferencial para conseguir essas aprovações?

A minha determinação me ajudou a investir em ser mais disciplinada, perseverante e paciente. Além disso, tive ótimos tutores durante o meu processo de aplicação. Todos esses fatores contribuíram para que eu obtivesse ótimos resultados como minhas notas nos testes SAT e TOEFL, minhas notas no Ensino Médio e as cartas de recomendação.

 Você acredita que estudar no IFMG contribuiu para que você conseguisse chegar lá?

O diploma de curso técnico que recebi ao concluir meus estudos e as atividades extracurriculares que me envolvi no IFMG enriqueceram meu currículo. Além disso, ter tido o apoio e o auxílio dos professores foi essencial para minha candidatura. Levarei comigo como maior aprendizado nestes três anos de IFMG a importância de se ter resiliência e de se superar a cada dia.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

 

Aluno da Casa de Música é o novo oboísta da Orquestra Sinfônica


O oboísta o Giovanni Martins, de 21 anos, ex-aluno da Casa de Música de Ouro Branco, agora é um dos integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira, uma das mais importantes do país. Depois de um intenso processo seletivo, Giovanni foi escolhido para fazer parte da orquestra, que tem como regente o maestro Roberto Tibiriçá.  

A história de Giovanni com o a música começou quando ele, ainda criança, aos 8 anos, iniciou os estudos na Casa de Música de Ouro Branco, primeiro com a flauta doce e, em seguida com o oboé. Foi na Casa de Música que ele ganhou seu primeiro instrumento e pode, assim, se dedicar por anos à prática e ao aprendizado, acompanhado por professores e por sua família.

Giovanni conta que sempre sonhou em estar em uma grande orquestra. “Quando vi a vaga aberta comecei uma preparação muito forte. Tentei me livrar de todas as distrações e a concentrar 100% na prova. Foi difícil, suado, teve dores. Mas sempre com fé que com todo meu esforço poderia chegar ao meu objetivo. E com o resultado percebi que com trabalho duro e apoio das pessoas certas podemos realizar os sonhos que almejamos”, celebra o oboísta.

Para Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música, ver Giovanni traçar este caminho é motivo de orgulho. “Desde pequeno o interesse, o talento e a dedicação dele nos impressionou. Ver Giovanni chegar na Orquestra Sinfônica Brasileira nos faz rever todos os esforços e acreditar que tudo valeu à pena, além de ser uma grande inspiração para outras crianças e jovens”, diz.


Giovanni agora se prepara para novos desafios, como a mudança de cidade, já que a sede da Sinfônica fica no Rio de Janeiro. “Apesar de estar longe da família, estou muito animado em viver a rotina de uma grande orquestra, que é sempre muito frenética. Mas já esperava por esses desafios, pois já os imaginava em meus sonhos”, relata.

Em meio a tanta alegria, Giovanni não deixa de agradecer. “Assim que soube do resultado só tive vontade de agradecer a Deus e a todas as pessoas que me ajudaram. A Kênia, pelo suporte de sempre, a todos os professores que passaram pela minha carreira, principalmente Alexandre Barros, Ravi Shankar e Israel Muniz, a Cacau Show que é muito especial e me ajudou muito, e a toda minha família”, diz.


Giovanni encerra a entrevista com um depoimento especial para a Casa de Música e seus alunos: “A mensagem que quero deixar para Casa de Música é de gratidão e carinho. Sempre que vou para Ouro Branco e participo de concertos tenho um sentimento especial, uma sensação única. É um lugar onde me sinto em casa! Nunca esqueço das minhas primeiras aulas de flauta, e da primeira vez que a Kênia me mostrou o oboé! A Casa de Música é uma das grandes responsáveis pelas conquistas que tenho hoje!

Aos novos alunos, a mensagem é para aproveitarem ao máximo o momento que estão lá. A Casa de Música fornece um suporte sensacional para apreciarem o máximo essa arte, então aproveitem cada minuto dessa oportunidade com amor e disciplina, que os frutos que a música proporciona virão!”.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

 

Editorial

Temporada de festas religiosas vão começar


A Festa de Santo Antônio abre a temporada das festas religiosas no território brasileiro. Na cidade de Ouro Branco, a igreja Matriz de Santo Antônio, as homenagens ao padroeiro da cidade começam no dia 31 de maio e se estende até o dia 13 de junho. As atividades começam com a celebração eucarística.

O palco e a praça de alimentação estão montados no pátio da própria Igreja, a partir do próximo dia 31, terça-feira e prossegue até o próximo dia 13, sexta-feira. Devido a pandemia as comemorações ficaram suspensas por dois anos. Será o encontro dos fieis com orações a Santo Antônio.

Um dos muitos milagres de Santo António passou-se com o seu próprio pai quando este foi injustamente condenado à forca por assassínio, em Lisboa. Por milagre de Santo António, o homem que tinha sido morto voltou a viver para jurar a inocência do condenado.

Apesar de não ter em seus sermões nada específico sobre casamentos, Santo Antônio ficou conhecido como o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido, por conta da ajuda que dava a moças humildes para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

A maioria de seus prodígios ocorreu no período de sua vida em que já peregrinava pela Europa como frade franciscano. No entanto, há registros de milagres desde sua infância. O mais conhecido deles aconteceu numa ocasião em que estava rezando na Igreja da Assunção, em Lisboa. Ajoelhado de frente para o altar, pressentiu que algo de muito ruim adentrava pela porta principal.

Muitos biógrafos garantem que, ao se virar, vislumbrou o demônio na forma de um imenso e assustador cão. Temeroso com tal aparição, o menino fez uso de uma oração ensinada por sua mãe e retirada do Livro do Apocalipse de São João: “Eis a cruz do Senhor! Fugi, inimigos; venceu o Leão de Judá; a Raiz de Davi, aleluia.”

Enquanto recitava, o garoto traçava no chão da igreja o sinal da cruz. A marca feita por seu dedo ficou gravada no piso e lá permanece até os dias de hoje.

 

Antônio C. Neto

sábado, 11 de junho de 2022

 Trabalho de Glaycon Franco garante melhorias em estradas da região


Glaycon Franco - reunião no DER

A manutenção das estradas em Minas Gerais é um trabalho árduo, mesmo que ações sejam realizadas diariamente. O estado possui a maior malha rodoviária do Brasil, com mais de 272 mil km de rodovias, sendo 23.000 km de vias estaduais pavimentadas. Na última terça-feira, 31, uma boa notícia chegou para aqueles que trafegam pela LMG-844, trecho que liga Conselheiro Lafaiete aos municípios de Queluzito e Casa Grande. Serão iniciados os trabalhos de recuperação da rodovia, com recapeamento asfáltico ao longo de sua extensão.

 

O comunicado foi realizado pelo deputado Glaycon Franco após encontro com o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Robson Santana, na companhia do deputado Gustavo Valadares e vereadores dos municípios beneficiados. De acordo com o parlamentar, a iniciativa é importante para minimizar os transtornos sofridos na rotina dos motoristas. Para ele, falar de uma rodovia mal cuidada é dar visibilidade às manchetes negativas, tais como o aumento do número de acidentes e o alto valor de manutenção nos veículos por parte de seus proprietários.

 

“É uma demanda antiga e recorrente. Mas saímos satisfeitos da reunião por termos a compreensão e o compromisso de resolver o problema dos buracos e limpeza das laterais da rodovia por parte do diretor do DER/MG. Quem ganha com isso são as pessoas, que terão uma estrada mais seguras para viajar, assim como para escoar a produção agrícola e rural na região”, pontuou Glaycon Franco.

 

Há um bom tempo os moradores de Queluzito e Casa Grande precisam enfrentar este problema. O período chuvoso, de acordo com o deputado, acabou deixando o que estava ruim, ainda pior. “Entregamos ofício recentemente, estivemos em contato com o diretor-geral do Departamento e, felizmente, estamos recebendo o retorno positivo para sanar a situação”, reforçou o parlamentar lafaietense.

 

O deputado Glaycon Franco ainda solicitou outras intervenções na BR-482, na MGC-383 e na MG-129, de melhorias na capa asfáltica e limpeza e capina das laterais das rodovias. Também partiu do parlamentar solicitação de algumas intervenções em trevos e acessos que estão sendo demandados pela população da região.

 

Investimentos estaduais - Diversas ações em rodovias mineiras estão sendo realizadas por meio do Provias, programa do Governo do Estado com recursos fruto do acordo com a Vale em virtude das tragédias ambientais ocorridas nos últimos anos.

Com mais de R$ 2 bilhões em investimentos, o Provias visa requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias. Lançado em maio, o Provias já conta com mais de 50 obras iniciadas e outras 46 serão executadas nos próximos meses. No total, serão 55 obras de recuperação funcional em 1.770 quilômetros da malha rodoviária e 44 empreendimentos pavimentações e construção de pontes, que somam cerca de 807 quilômetros.

 Casa da Juventude realiza aula inaugural do Curso de Inglês


A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Governo, Gerência de Inovação e Tecnologia, realizou a aula inaugural do Curso de Inglês, parceria com a Uptake Ouro Branco, na última segunda-feira, dia 30 de maio.  Participaram do evento mais de 100 alunos inscritos, prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, Equipes da Uptake Ouro Branco, além de servidores municipais. A Equipe da Uptake apresentou as diretrizes e metodologia de trabalho, bem como dinâmicas com as representantes Barbará e Sônia e na sequência foram realizadas dinâmicas que cativaram os participantes.

 


O depoimento da moradora de João Gote, Jaqueline Pereira, que atualmente cursa o terceiro semestre do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFMG e que irá fazer o Curso de Inglês emocionou a todos. “Esse Curso será um divisor de águas em minha vida. O Inglês é essencial para a trajetória acadêmica, para iniciações e estudos científicos. Tive dificuldades e busquei me empenhar. Agradeço muito a oportunidade e vou buscar meu doutorado e direi a todos, com orgulho, que graças ao curso gratuito de inglês da Casa da Juventude estarei mais perto de realizar meus sonhos”. Disse.

 


De acordo com Sônia Dutra, administradora do curso de inglês na cidade de Ouro Branco, as aulas começam, no dia 6 de junho, com 100 alunos inscritos. “O curso tem a duração de 18 meses e a proposta é fazer com que o aluno se comunique já em inglês”, acrescenta.

 

Sobre a Casa da Juventude - O Projeto Casa da Juventude é uma iniciativa estruturada para atender crianças e jovens do nosso município. A ideia é oferecer as crianças atividades voltadas para cultura, arte e esportes e os jovens oportunidades de desenvolver competências em diversas áreas de conhecimento, de acordo com o interesse de cada um.  A casa está alicerçada em três pilares, sendo eles, metodologia de trabalho, seu reflexo na sociedade e o reconhecimento das demais instituições. 

 

A metodologia da Casa é de acolher todas as pessoas, independente de seus valores ou escolhas, a fim de encorajar, empoderar e protagonizar o público infanto-juvenil, priorizando a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho.  Jovens e adolescentes vão contar com os benefícios do projeto que vai garantir incentivo à qualificação profissional, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios. 

 

Curso de Inglês - Dentre os vários cursos já ofertados, um deles e que é destaque, é o Curso de Inglês. Nas últimas décadas, vimos como o conhecimento de línguas estrangeiras foi tomando um grande espaço no mercado de trabalho. Há alguns anos, saber inglês era um grande diferencial na vida profissional e o colocava na frente de todo e qualquer candidato a uma vaga de emprego.

 

Porém, a globalização fez com que precisássemos nos adaptar cada vez mais rápido a uma realidade de tecnologias mais eficientes e comunicações mais rápidas. Quem sabe um segundo idioma tem condições melhores de acompanhar as mudanças que vêm ocorrendo no mundo todo e, por isso, saber inglês já não é um diferencial em muitas áreas: é uma necessidade.

terça-feira, 7 de junho de 2022

 

Destaque no mês de maio

Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e João Bosco se apresentaram em Ouro Branco

A Orquestra Sinfônica de Ouro Preto e o cantor João Bosco se apresentaram em Ouro Branco no dia 7 de maio. O Show, que fez parte da turnê Gênesis, foi realizado na Praça de Eventos e atraiu centenas de pessoas. Na plateia estavam o prefeito municipal de Ouro Branco, Hélio Marcio Campos com a primeira dama Janice Campos, o vice-prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz, o prefeito da cidade de Congonhas, Dr. Cláudio Antônio de Souza e a primeira-dama e Secretária da Sedas e Habitação, Libertad Lamarque, o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes e o secretário de turismo, esporte e cultura, Wilson Vilela.


O show“Gênesis”, concerto gravado ao vivo em 2021 para marcar os 120 anos da Gerdau que foi lançado em CD e DVD. O álbum está disponível gratuitamente nas plataformas de música Spotify, Deezer e Apple Music. Algumas unidades podem ser adquiridas em bancas formadas nos concertos da orquestra, vendas, por enquanto, apenas nos concertos da orquestra ou pelo e-mail orquestra@orquestraouropreto.com.br.   


As apresentações turnê foram em todas as cidades onde a Gerdau mantém operação em Minas Gerais nas celebrações dos 120 anos da empresa em 2021. Belo Horizonte, Ouro Branco, Ouro Preto, Três Marias, Barão de Cocais, Divinópolis.

“Gênesis” se refere a essa força criadora que é a música de João Bosco. Traz em si a ideia do nascimento do legado de um artista que tem seu lugar já ancorado no altar da música brasileira, mas também a noção de que essa obra imortal renasce ao deparar-se com os arranjos especialmente feitos pelo maestro Nelson Ayres e regidos pelo maestro Rodrigo Toffolo. Entre as músicas tocadas estavam Jade, Quando o Amor Acontece e Corsário. O público aplaudia e cantava os sucessos do cantor.

A afinidade entre mineiros fica evidente no palco. Mineiro de Ponte Nova, João formou-se engenheiro na Universidade Federal de Ouro Preto, morando por um bom período na cidade que é o berço da Orquestra e do artista Jorge dos Anjos, cujas obras emolduram todo o conceito de “Gênesis”, numa simbiose entre as formas geométricas e referências afro-brasileiras de suas obras e contemporaneidade e ancestralidade que habitam também o universo das canções de Bosco.