sábado, 12 de março de 2016

Prefeitura de Ouro Branco recebe nova ambulância

   A Prefeitura de Ouro Branco, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta segunda-feira , dia 29 de fevereiro, a chave de uma nova ambulância de simples remoção, para o Hospital Raymundo Campos .
  O veículo, doação do governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde(SES), foi encaminhado para nossa cidade por meio de indicação e interveniência do Deputado Glaycon Franco, e irá reforçar o Sistema Municipal de Transporte em Saúde, responsável por garantir o deslocamento de pacientes para a realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio
  As ambulâncias são equipadas com maca de alumínio e cilindro de oxigênio .

sexta-feira, 11 de março de 2016

Palestra esclarece lei eleitoral


  Vereadores em exercício, pré-candidatos para o próximo pleito eleitoral municipal e moradores de Ouro Branco participaram da palestra sobre a reforma eleitoral em vigor no país e o papel dos partidos políticos em um País democrático, que foi ministrada pela advogada e professora Edilene Lobo, no dia 25, vereadores, na Câmara Municipal.
  De acordo com a palestrante, as mudanças trarão mais transparência nas prestações de contas, e determina como os candidatos farão sua campanha no rádio, na televisão e nas ruas. A lei é 13.165/2015 altera as leis 9.504/97 e 9.095/95. “Antigamente os partidos é que decidiam o valor da campanha dos candidatos, agora é o tribunal Superior Eleitoral que decide o limite dos gastos dos candidatos em cada município”, ressalta.
  Em Ouro Branco o candidato poderá gastar na sua campanha para prefeito aproximadamente R$ 167.472,00 e para a campanha para vereador R$ 34.529,00. Os candidatos deverão registrar todas as doações até 72h, depois de ter recebido a doação. As pessoas jurídicas como empresas não poderão fazer doações para a campanha dos candidatos a pessoa física poderá fazer doação dentro de um limite. É proibido bonecos, estandarte, cavaletes, out door, faixas e assemelhados ou mesmo escrever nos murros. Contudo, os carros de som poderão anunciar os candidatos com até 80 decibéis (escala de medida do aparelho de som) entre outras restrições.
  O assunto é extenso e merece a atenção de todos. No site do TSE: www.tse.jus.br estão todas as resoluções que regulamenta as eleições para 2016
  Adriana Ramos da assessoria de comunicação da câmara municipal aprofundou o assunto sobre as campanhas nas redes sociais como os candidatos deverão se apresentar e os infratores serão punidos de acordo com a lei.




MM Gerdau registra recorde de público em 2015

  Em 2015, mais de 100 mil pessoas participaram das atrações interativas, musicais, culturais e educativas promovidas pelo MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. No mês de dezembro, o MM Gerdau recebeu mais de 15 mil visitantes, o que corresponde a um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2014. O museu promoveu diversas atividades culturais no final de 2015 e, por isso, estendeu seu horário de funcionamento para atender o público com mais comodidade e conforto.
  O ano de 2015 marcou ainda a inauguração do novo espaço do Café do MM Gerdau, que reúne gastronomia e artesanato em um empório, com sabores e produtos que ressaltam a tradição mineira. Além de oferecer deliciosas opções para o almoço e happy hour, o espaço também é um ponto de encontro para os amigos, com opções de cervejas artesanais, cafés especiais e quitutes. Desde a abertura ao público, em 2010, mais de 455 mil pessoas visitaram o museu, que destaca as duas principais atividades econômicas de Minas Gerais: mineração e metalurgia.
  Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo.
  O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

República sob ameaça

  Por 10 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu  na última  quinta-feira (3) denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de exigir e receber ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. Com a decisão, Cunha passa a ser réu na primeira ação penal no Supremo originada das investigações da Operação Lava Jato. Os ministros não decidiram se Cunha deve se afastar do comando da Câmara. Um pedido de Janot para que ele seja afastado da presidência e do mandato de deputado será julgado pelo Supremo em data ainda indefinida.
  Um dia antes, após uma série de adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (2), com placar apertado, o relatório preliminar que pede a continuidade do processo disciplinar com pedido de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, o pemedebista vai ser investigado por quebra de decoro por ter ocultado contas bancárias no exterior. Aprovação por 11 a 10 se deu após desempate do presidente do conselho, após relator retirar do texto trecho que mencionava recebimento de propina.
  Na quinta-feira, dia 3, o ex-senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso em novembro sob acusação de tentar atrapalhar as investigações sobre a corrupção na Petrobras, fez um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. E o conteúdo da delação atinge tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a presidenta Dilma Rousseff, ambos do PT. Uma espécie de vingança, uma vez que Delcídio atribui ao ex-presidente Lula sua própria prisão. O senador afirma que teria partido de Lula a ordem para tentar subornar Cerveró e que o objetivo era evitar o comprometimento do pecuarista José Carlos Bumlai, homem próximo a Lula.
  Todas essas informações me deixa atordoado, uma vez que, mesmo querendo que todos os corruptos saiam do governo, sejam eles de qualquer partido, vejo que os líderes dos maiores poderes –executivo, câmara e senado- estão em guerra e isso deixa o Brasil descoberto e a república ameaçada. Tenho muito medo do desfecho desta história. Deixando para traz, a guerra dos partidos, temos que nos preocupar com o Brasil e com o futuro do nosso povo.

domingo, 6 de março de 2016

Mais um golpe contra o povo

  O povo brasileiro sofreu mais um golpe na semana que passou e este golpe veio, mais uma vez, de nossos políticos. O que aconteceu na noite de quarta-feira, 24, foi lamentável. O projeto do senador José Serra (PSDB-SP) pretende retirar da Petrobras a condição de operadora única do pré-sal. O “substitutivo” do senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado pelo Senado, fez exatamente isso: retirou da Petrobras a sua condição de operadora única. Assim, o “substitutivo” substituiu seis por meia dúzia.
  Se o objetivo era acelerar os investimentos no pré-sal, bastava flexibilizar o percentual de participação mínima da Petrobras (30%), como defendeu a emenda apresentada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Aparentemente, isso não bastava. O fato é que a garantia legal esfumou-se. Era isso que se queria. Esse objetivo maior foi alcançado.
  E isso é trágico. Ter a nossa empresa estatal, um orgulho nacional, como operadora única do pré-sal não é apenas importante para a Petrobras. É fundamental para o Brasil. No regime de concessão, que impera ainda no pós-sal, o petróleo deixa de ser propriedade do país, assim que ele entra na broca da empresa concessionária, que faz com ele o que quiser. No regime de partilha, o país mantém a propriedade do óleo, mesmo depois de ele ser extraído.
  Argumentaram, por exemplo, que a Petrobras não pode explorar o pré-sal a contento porque está endividada. Ora, todas as empresas de petróleo e gás estão atualmente, em maior ou menor grau, endividadas e passando por crises. A dívida da Petrobras foi ocasionada pelos investimentos que ela teve de fazer no pré-sal e por fatores cambiais amplamente conhecidos. Não tem nada a ver com corrupção, que deve ser um assunto a ser tratado em delegacias de polícia, não nas estratégias econômicas do País.
  Porém, ao se retirar da Petrobras a condição de operadora única, se retira também essa garantia fundamental e se investe em sua fragilização e em sua possível privatização. Mas a questão essencial aqui não é simplesmente proteger a Petrobras. É proteger os interesses do Brasil. A participação da Petrobras no pré-sal deve ser assegurada e protegida porque isso é crucial para o desenvolvimento brasileiro.
  Ainda há tempo de se corrigir esse erro, na Câmara, nas ruas e no debate público. Mas é preciso se apressar: o futuro do Brasil está se decidindo agora, em projetos como esse. A restauração neoliberal já está em curso. Precisamos, todos nós, escolher nosso lado. E o povo brasileiro precisa saber o que estão decidindo em seu nome. O povo brasileiro precisa saber que estão rifando seu futuro.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Prefeitura Municipal de Ouro Branco realiza o I Seminário do Trabalho

   Aconteceu na quarta – feira, dia 17 de fevereiro, no auditório do Colégio Municipal Pio XII, o I Seminário Municipal do trabalho. Com o tema “Jovem Aprendiz”, o encontro teve como principal objetivo esclarecer todas as dúvidas existentes sobre o assunto, além de sensibilizar empresas e jovens para o sucesso cada vez maior do programa, gerando assim mais oportunidades para todos.
  O Seminário contou com a presença da Gerente regional do Ministério do Trabalho e emprego, Dra. Edna Aparecida Campos, do Presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Afrânio José Guedes Filho, da coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e proteção ao Adolescente e Servidora do Mistério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Elvira Mirian Veloso Melo Cosendey, além dos depoimentos do Diretor do SENAI Ouro Branco, Sr. Wellington Martins Ribeiro da Silva e da Analista de Recursos Humanos da VSB Thássia Pessamilio Carneiro.

Agentes realizam palestras sobre o combate a dengue em Ouro Branco

   Para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo palestras nas Escolas, Empresas e Entidades de Ouro Branco. Com o objetivo de conscientizar toda a população, os palestrantes orientam sobre o funcionamento do ciclo biológico do mosquito, como a dengue é transmitida, sintomas, soluções de combate ao foco, entre outras informações importantes para impedir a propagação do mosquito.
  “É importante informar à população que os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários continuam visitando as residências em busca de possíveis focos. Porém, precisamos agora é da participação da população, recebendo nossos agentes e realizando vistoria pelo menos uma vez por semana em suas casas”, comenta Marcelo T. Claret, coordenador de Endemias.
  As palestras já foram realizadas nas Escolas José Francisco Nogueira e Levindo Costa Carvalho, além do SENAI, Gerdau e Comunidade do São Francisco.
Mais informações pelo telefone 3938-1164.