quinta-feira, 7 de maio de 2015

Balanço final: JEMG reúne mais de mil pessoas em Ouro Branco

  Foram 11 cidades (Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Rio Espera, Senhora de Oliveira e Ouro Branco) participando em quatro modalidades coletivas, nos módulos I e II, naipes feminino e masculino e na modalidade individual xadrez, também masculino e feminino Módulos I e II.
  As partidas foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista, Centro de Referência Esportiva - Creob/Obec, quadra da Escola Maria Auxiliadora Torres e Quadra Poliesportiva do Bairro Chalet.
  Agradecimentos especiais a Polícia Militar de Ouro Branco, Associação Comunitária do Bairro Alto Chalet, Ouro Branco Esporte Clube, Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Secretaria Regional de Educação (SRE), e a todas as entidades e pessoas que colaboraram para o sucesso dos Jogos Escolares de Minas Gerais Fase Microrregional- Ouro Branco.


Módulo I

Módulo I

Módulo II
Módulo II

Equipe WB Team/CT Lilian Oliveira e AAMMOB brilham em Campeonato em BH

  Warley e Welington Brancão da equipe WB Team/CT Lilian Oliveira e  Associação de Artes Marciais Mistas de Ouro Branco (AAMMOB) foram destaques no BH Sparta, evento realizado no dia 11 de abril, sábado, na BH Fight, em Belo Horizonte. O evento teve a participação de mais de cem atletas.
  Os atletas de Ouro Branco brilharam, sendo que Warley fez uma linda luta, levando o público ao delírio e saiu vencedor no Muay Thai. Já Welington Brancão fez uma intensa preparação para disputar o cinturão do evento na categoria MMA. Welington perdeu peso e fez treinamentos específicos. No entanto, o adversário desistiu da disputa e nosso atleta ganhou o cinturão. Agora, Welington aguarda seu próximo desafio.
 A equipe da AAMMOB lembrou as instituições que apoiam a Associação. “Agradecemos a todos que acreditam em nosso trabalho, em especial, a Prefeitura,  CT de Artes Marciais Studio By Lilian Oliveira. Que Deus abençoe a todos.” 

Ninguém quer os africanos

  Nos últimos dias, temos assistido exaustivamente no noticiário jornalístico que milhares que africanos têm morrido em alto mar, depois de fugirem de seus países e tentam chegar a Europa.  Não vou citar números por que tenho certeza que quando você estiver lento esse texto, serão muito mais mortos. O fluxo de imigrantes procedente do litoral norte-africano em direção à Itália parece não ter fim, em grande parte, devido às boas condições do mar.
  As imagens são assustadoras e mostram pessoas entulhadas em barcos infláveis e mostra que o drama da África ainda não teve fim. Tenho a impressão que são novos navios negreiros de escravos, que chegam principalmente da África, Turquia, Índia, Paquistão e Balcãs.
  Muitos deles desapareceram no mar. São vítimas do descaso dos governantes europeus, que não se preocupam em poupar vidas, mas sim em conter a imigração de pretos e pobres. Aqueles que chegam ao seu destino são presos e não conseguem autorizações de trabalho ou residência. Para a Europa, essa é somente mais uma crise e seus governantes pensam apenas em reforçar o controle das fronteiras, afinal ninguém quer os africanos em seus territórios.
  Até então, nenhum dos dirigentes destes países, que sempre exploraram os africanos, não se perguntam por que isso está acontecendo. Essas pessoas estão fugindo da fome, da falta de perspectiva e nenhum governante do mundo estendeu a mão para resolver, de fato, o problema. Apenas os manda novamente para casa, um paliativo muito fraco, eles tentarão chegar a Europa novamente, assim que arrumarem algum dinheiro para pagar os traficantes.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Obras da Prefeitura trarão melhorias na Educação e Saúde


  Na tarde de segunda-feira, dia 13 de abril, a Secretária de Obras, Théa Goulart e o Gerente de Concessões e Mobilidade, Yalle Vilaça e a equipe da Secretaria de Obras acompanharam os trabalhos no canteiro de construção da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro São Francisco.
No mesmo dia, a equipe seguiu para a Escola Municipal LivreMente onde avaliou a instalação da cobertura metálica na área de lazer interna da Escola. As obras para instalação da cobertura metálica já foram concluídas e a equipe da Secretaria de Obras fará melhorias na parte de pintura para conclusão dos serviços.

Interdição para balneabilidade (natação) e pescaria na Lagoa da Praça de Eventos

  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em uma ação conjunta com as Secretarias de Saúde e Gestão Urbana, torna público a interdição da lagoa localizada na Praça de Eventos para fins de balneabilidade (natação) e pescaria.
   O trabalho de pesquisa nas amostras das águas da Lagoa foi coordenado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira. Paulo é Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Pós-graduado (Doutor e Mestre) na área de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, e possui mais de 10 anos de experiência em trabalhos de caracterização e recuperação de corpos hídricos.
   O trabalho na Lagoa constatou que existe o risco de contaminação biológica (contrair doenças de veiculação hídrica) devido ter sido identificado nas amostras das águas da lagoa e dos córregos que deságuam na lagoa níveis elevados da bactéria Escherichia coli do grupo dos coliformes fecais, que é considerado como indicador de contaminação de água, tipicamente presente em esgotos sanitários e outros efluentes como, as águas de drenagem pluvial de áreas urbanizadas.

Confira as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:

1. Objetivo da interdição
 Interdição da lagoa da praça de eventos para os usos de balneabilidade (contato primário e secundário) e pesca (esportiva, amadora e profissional) por tempo indeterminado, como medida cautelar, até que a mesma esteja em condições sanitárias e ambientais adequadas para os usos previstos.
 
2. Interdição para os usos de balneabilidade e pesca
-Balneabilidade de contato primário: contato direto e prolongado com a água (tais como natação e mergulho) na qual a possibilidade do banhista ingerir água é elevada.
-Balneabilidade de contato secundário: refere-se àquela associada a atividades em que o contato com a água é esporádico ou acidental e a possibilidade de ingerir água é pequena, como na pesca e na navegação.
-Pesca esportiva, amadora e profissional: com fins de lazer, desporto, comerciais ou de subsistência.

3. Potencial de risco de contaminação biológica e química
Existe o risco de contaminação biológica (contrair doenças de veiculação hídrica) devido ter sido identificado nas amostras das águas da lagoa e dos córregos que deságuam na lagoa níveis elevados da bactéria Escherichia coli do grupo dos coliformes fecais, que é considerado como indicador de contaminação de água, tipicamente presente em esgotos sanitários e outros efluentes como, as águas de drenagem pluvial de áreas urbanizadas.
O risco de contaminação química é associado ao consumo de peixe da lagoa, devido ter sido observado no tecido da amostra do peixe analisado a presença de elementos traços metais (Alumínio, Ferro, Cádmio e Chumbo) em concentrações superiores aos recomendados para a ingestão diária tolerável, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Observamos que as análises químicas e biológicas das amostras das águas da lagoa e dos córregos que deságuam na lagoa, assim como das amostras de sedimentos de fundo (lodo do fundo da lagoa) e de peixe foram realizadas pelo laboratório Akvos, credenciado aos órgãos regulamentadores e com reconhecimento de competência ISO 17025 pela Rede Metrológica de Minas Gerais.

4. Fontes de poluição das águas e Características de conformação da microbacia hidrográfica da lagoa da praça de eventos
Devido aos resultados das condições de qualidade das águas e do peixe analisados, acredita-se que as fontes de poluição biológica e química devem-se aos esgotos sanitários, águas de drenagem pluvial e sedimentos carreados de processos erosivos do solo, que são lançados em córrego e na rede de drenagem pluvial que deságuam na lagoa da praça de eventos. Dessa forma, conforme os resultados de qualidade das águas e do peixe analisados, essas fontes de poluição das águas da lagoa da praça de eventos, proporcionam o risco de contaminação biológica e química do ecossistema da lagoa e daqueles que a utilizam para recreação (banho e pescaria).
 
5. Ações realizadas para a interdição
- Expedição da Notificação Conjunta SEDEMA, SESA (Saúde) e SEGU nº 01/2105, que dispõem sobre a interdição da lagoa da praça de eventos para os usos de balneabilidade e pesca e apresenta as medidas de recuperação.
- Orientação aos servidores públicos que trabalham na praça de eventos quanto à interdição e medidas que deverão ser tomadas para a preservação da integridade das pessoas que utilizam a praça de eventos.
- Instalação de faixas na praça de eventos informando sobre a interdição da lagoa da praça de eventos (não é da praça de eventos).
- Ações de fiscalização preventiva e orientadora na lagoa da praça de eventos pelas equipes da SEDEMA (Meio Ambiente), SESA (Vigilância Sanitária e Ambiental) e SEGU (Fiscalização e Defesa Civil).
- Comunicação por meio de ofício as demais autoridades do município (Ministério Público, Polícia Militar e Câmara de Vereadores) a respeito da interdição da lagoa da praça de eventos.
- Comunicação a população a respeito da interdição da lagoa da praça de eventos, por meio dos veículos de comunicação da PMOB e que cobrem o município (jornais e rádios).
- Palestra orientadora a população sobre a interdição da lagoa da praça de eventos, que será realizada no dia 20 de abril as 17h30 na Sala de Conferências da PMOB.
 
6. Ações de controle das fontes poluidoras e recuperação ambiental e sanitária da lagoa da praça de eventos
Com objetivo de solucionar o problema de ordem ambiental e sanitário, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco e os demais responsáveis realizarão as ações de controle das fontes poluidoras e recuperação da lagoa no prazo determinado de 4 a 6 meses. Os demais responsáveis já estão sendo notificados para o cumprimento das ações no prazo determinado.
 
 Controle das fontes de poluição da Lagoa
- Realização de obra de lançamento de rede de esgotos para a ligação das redes domiciliares da Travessa Martins Xavier, com o apoio da COPASA.
- Controle do carreamento de sedimentos dos focos de erosões instalados na microbacia por meio de recuperação ambiental dessas áreas (contenção dos taludes, implantação de cobertura vegetal e de rede de drenagem pluvial ao entorno da área).
- Desassoreamento e limpeza dos fundos de vale da rede de drenagem natural que deságua na lagoa da praça de eventos.
Recuperação ambiental e sanitária da lagoa
- Realização de obra de desassoreamento da lagoa.
- Instalação de caixas de retenção de material particulado e sedimentos (com dispositivos de manutenção e limpeza frequentes) nas fozes dos tributários da lagoa.

domingo, 3 de maio de 2015

Parceria SESC e Prefeitura garante qualidade

   Na sexta-feira, dia 10 de abril, foi iniciada a visita da Biblioteca Volante do SESC a Ouro Branco. A atividade em Ouro Branco é uma parceria entre o SESC e a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Educação, e o caminhão-baú ficou instalado na Praça Santa Cruz na sexta, dia 10 de abril e retorna no dia 23 de abril.
  As Unidades de Biblioteca Volante são modelo caminhão-baú, totalmente adaptadas, possuem rico acervo, com variados gêneros literários e periódicos. Essas Unidades desenvolvem ações que estimulam à leitura, o raciocínio, a imaginação e a escrita.
  É possível, ainda, obter empréstimos de livros e produzir conhecimento por meio de pesquisa. Profissionais preparados do SESC coordenam atividades lúdico-pedagógicas, oficinas em arte e educação, em trabalho humanizado e de interação com o público.



Quando os amigos se vão

  Normalmente utilizo este espaço para escrever sobre assuntos que interessam ao leitor em geral. Mas hoje, peço licença para escrever sobre um assunto quase pessoal. Não consegui evitar, pois nessa semana perdi um parente e isso me fez refletir muito sobre o valor de nossa vida. A maioria de nós já perdeu um amigo ou parente e sabe que a morte de alguém pode nos abalar profundamente e nos fazer rever nossos caminhos. Foi o que aconteceu comigo nos últimos dias.
  Quem faleceu foi meu primo Rogério Rubens da Silva, de apenas 44 anos. Ele deixou duas filhas e estava no auge de sua vida. Deixou também sua mãe Ivete Rubens da Silva, que tem 76 anos e não merecia enterrar um filho. Então comecei a pensar na falta que ele vai fazer para sua família. E quais são os desígnios de Deus não deixar tanta gente sozinha. A falta que ele fará para quem ficou é muito grande e sei que nada pode substituir isso. Ninguém está verdadeiramente preparado para a perda, não sabemos como reagir, não sabemos o que fazer sem a pessoa e nada nunca mais será como antes. A vida ficou vazia, diferente, falta algo precioso na vida que é aquele que se foi.
  Diante de situações trágicas, como a morte, muitas vezes a existência parece perder o sentido. Aquilo que era importantíssimo e que não poderia ser deixado para trás, aquilo que queríamos fazer e foi sufocado pela falta de tempo ou pela necessidade imprescindível, aquilo que se não fizéssemos, o mundo acabaria. Tudo isso deixa de ter significado diante da morte. O mundo não acaba, tudo é deixado para trás, o tempo não mais importa, sequer a necessidade. Simplesmente, não existimos mais.
  Somos seres finitos, morremos. Contudo, não sabemos, exatamente, quando e como morreremos; e fazemos planos, projetos de vida, como se fôssemos imortais e de repente a morte vem nos mostrar que não é assim.  A morte chega para mostrar ainda que somos seres minúsculos diante da grandeza do universo, muito do que gostaríamos de fazer se torna impossível diante de nossos limites.