sábado, 28 de março de 2015

Casa de Música realiza Festival de Violoncelos

  A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2015 a segunda edição do Festival de Violoncelos, entre 29 de março e 4 de abril. O evento deve reunir estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.
  Um dos destaques deste ano é a presença do professor e músico alemão Arthur Hornig, que participa do festival pela primeira vez. Nascido em 1987, o violoncelista começou seus estudos aos cinco anos e, desde 2002, tem sido agraciado com  importantes prêmios como solista e com o “Trio  NeuKlang” de  Berlim.  É membro da ”Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin”. Freqüentou diversos cursos internacionais e engaja-se fortemente em  concertos de música contemporânea. No último ano atuou em mais de 20 apresentações musicais na Alemanha e em turnês pelo Europa, Japão e Brasil.
  O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e  promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto.
Também estão confirmadas as presenças de Marcio Carneiro (violoncelista e professor); Kayami Satomi (violoncelista e professor da UFU); Fábio Presgrave (violoncelista e professor da UFRN) e Risa Adachi (pianista convidada).
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Branco- FUMCOB, Gerdau, Milplan e White Martins pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Quem é corrupto mesmo?

  Nos últimos dias 13 e 15 de março, diversas pessoas foram às ruas para manifestar contra a corrupção e o governo Dilma. Todo mundo sabe que existe corrupção em todas as esferas da política brasileira: Executivo, Legislativo e Judiciário. Todo mundo sabe também que essa putrefação não começou hoje. Fico me perguntando como é o comportamento da maioria daqueles manifestantes. Será que nenhum deles nunca usou o “Jeitinho Brasileiro” para resolver um problema. Pois é, esse jeitinho também é corrupção.
  Se você já pagou propina para ser aprovado no exame da carteira de habilitação de motoristas, deu dinheiro para o guarda de trânsito não aplicar uma multa, chorou um vendedor o desrespeitando, para fazer seu trabalho de mão de obra muito mais barato, furou fila, não devolveu o troco a mais que o caixa do supermercado lhe deu, pagou para que seu processo corresse mais rápido num órgão público, estacionou o carro na vaga de deficiente, pense bem antes de reclamar dos políticos. Isso não te faz uma pessoa de alto status, articulada, bem posicionada socialmente, pelo contrário isso te faz um corrupto.
  Além de não saber o que é corrupção, os manifestantes também não sabem o significado da palavra democracia. Muitos deles pediram coisas absolutamente conservadoras e certamente danosas para a sociedade.como o fim da diversidade de pensamento, das quais não escaparam nem Karl Marx ou Paulo Freire, intervenção militar, o fim do Supremo Tribunal Federal (STF).
  Diante de tudo que vi, ficou evidente que existe uma desinformação e desconhecimento político e ideológico das pessoas. O brasileiro precisa estudar mais.

Treinamento para melhorar relacionamento

As equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e outros servidores municipais de Congonhas, que trabalham no Quartel da Polícia Militar e na Polícia Civil passaram por um treinamento motivacional, durante os dias 25 e 26 de fevereiro.
  A metodologia utilizada nesta capacitação profissional foi a troca de experiências, através de dinâmicas de grupo. O trabalho é desenvolvido pela psicóloga Daniela Milena, a terapeuta ocupacional Sabrina Lobo e o chefe do Departamento de RH da Prefeitura, Wellington Feijó. Segundo ele, “o treinamento tem o objetivo de melhorar o convívio entre os profissionais, possibilitando mais eficiência no trabalho prestado à população”. 
  Este é o terceiro treinamento de servidores ligados à Diretoria Municipal de Defesa Social de Congonhas.  Antes haviam sido ministrados os cursos de Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal para os guardas municipais.

Vale-alimentação dos servidores terá reajuste

  A Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, concederá aumento de R$ 50 no Vale Alimentação dos servidores. Com o reajuste, o Vale Alimentação passa de R$ 250 para R$ 300. Lembrando que em 2013, quando a atual administração assumiu a Prefeitura, o Vale Alimentação era de R$ 100. O governo atual reajustou em 2013 dobrando o valor para R$ 200 e, em 2014, para R$ 250.
  O reajuste é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ouro Branco, sendo que a metade dos recursos utilizados para o último aumento será proveniente de recursos devolvidos pela Câmara Municipal à Prefeitura. O reajuste será creditado no pagamento de abril.
  A Prefeita Cida Campos explica que o objetivo é cumprir a lei, injetar dinheiro no comércio local, que está sofrendo com a crise financeira nacional, e ampliar a política de valorização do servidor público, refletindo em melhora dos serviços públicos disponibilizados a população. “Estamos sempre abertos a ouvir as reivindicações da população e de nossos funcionários. Neste processo, foi muito importante a parceria com a Câmara Municipal, que ajudou a viabilizar este aumento, que devolverá metade dos recursos necessários ao incremento do vale à Prefeitura.”

quarta-feira, 25 de março de 2015

Prefeitura é responsável pela manutenção da iluminação pública

  A empresa Selt Engenharia, contratada pelo consórcio CIMVALPI, ao qual o município faz parte, já está realizando trocas e manutenções na rede de iluminação pública. A Selt Engenharia foi habilitada por meio de licitação e o Consórcio conseguiu o menor preço por ponto de Iluminação Pública do Brasil.
 
 Reparos - O novo sistema implantado pela Prefeitura traz vários benefícios e busca facilitar a vida da comunidade. Agora, os munícipes podem solicitar o reparo ou a troca de lâmpadas pelo número 0800 283 1020. Durante o atendimento, será solicitado o código do município, que é 459. Para agilizar o atendimento evitando linha ocupada, o sistema irá atender sua ligação, gravar seu número, desligar e retornar a chamada.
 As solicitações também podem ser realizadas no sitio: www.iluminacaopublica.net.br.  Entre os benefícios do sistema está a geração de protocolo a qualquer hora do dia ou da noite; o encaminhamento das informações geradas para o cidadão, a empreiteira, os administradores e fiscais, via SMS e e-mail. Além disso, disponibiliza ouvidoria e fiscaliza o tempo de atendimento de cada protocolo individualmente. O cidadão de Ouro Branco também pode solicitar os serviços por meio do Protocolo Geral da Prefeitura.


terça-feira, 24 de março de 2015

Arrecadação do carnaval é distribuída entre grupos sociais

  Todos os produtos arrecadados durante os cinco noites de shows do 1º OuroFolia Solidário foram divididos entre os três grupos sociais que trabalharam com pessoas carentes na cidade.
  Ao todo, firam arrecadados pacotes de fraldas geriátricas e 400 quilos de alimentos não perecíveis entre arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de trigo, farinha de mandioca, açúcar, leite e óleo.
  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social irá destinar seus alimentos a montagem das cestas de benefício eventual que a Prefeitura entrega as famílias em situação de vulnerabilidade social que já estão cadastradas junto a Secretaria.
   Os outros alimentos foram repassados a Sociedade São Vicente de Paula e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco (ASCOB). A Administração agradece a todos os foliões, entidades e autoridades que colaboraram para a realização do 1º OuroFolia Solidário.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Prefeita diminui próprio salário para reduzir despesas

Prefeita Cida Campos, Secretário Raymundo Campos Neto, na Coletiva de Imprensa realizada para a exposição da situação financeira do Município
   Transparência na Gestão Pública. Essa vem sendo a principal ferramenta de trabalho do Governo 2013/2016. Como é de conhecimento geral, o Brasil vive um momento de grandes dificuldades, de cortes de despesas, paralisação de obras e redução de serviços e de aumento de impostos.
  Houve redução de mais de dois milhões e meio de reais na receita dos meses de janeiro e fevereiro deste ano, comparado com o ano de 2014. Além disso, o cenário de estagnação econômica junto com inflação piora o quadro, o que é chamado de estagflação.
  Além disso, o município é penalizado pelo Governo Federal impondo a ele a obrigação de dar manutenção da iluminação pública, que não é mais da Cemig desde 1º de janeiro. Mais um serviço público que era atribuição de outro ente e que agora é do município. Sem qualquer fonte de custeio, a Prefeitura deverá gastar aproximadamente R$500 mil a mais neste ano, para manter o serviço de iluminação pública.
  Impacto - No caso de Ouro Branco, a forte dependência de uma única empresa, a Gerdau Açominas, faz com que o impacto da crise econômica seja ainda maior. Em função desta forte dependência, Ouro Branco vive crises cíclicas, sempre agravadas pelas crises nacionais e mundiais. Tivemos as crises de 2009 e 2012 (onde foi necessário reduzir dezenas de servidores da PMOB, serviços públicos como o do tapa-buraco e outros) e agora, em 2015, enfrentamos a nossa pior crise econômica.
  Para se ter uma ideia, as arrecadações de janeiro e fevereiro de 2015 foram menores do que as arrecadações de janeiro e fevereiro de 2014. Comparemos os dados:


 

  De um lado, aumentou os preços dos insumos como combustível, energia elétrica, alimentos, material médico-hospitalares, salário mínimo, reajuste legal dos servidores públicos, e de outro, reduziu a arrecadação de impostos, especialmente do ICMS e do ISSQN, impostos diretamente ligadas as atividades da Siderúrgica, maior contribuinte de impostos da cidade. Com esse desequilíbrio entre as contas, por conta da inflação elevada e da estagnação econômica, a Prefeita e sua equipe decidiu tomar algumas medidas de contenção de despesas, para manter a qualidade dos serviços prestados e também manter os pagamentos em dia, são elas:
•    Reduzir o número de Secretarias;
•    Reduzir o número de servidores comissionados e contratados;
•    Encaminhar Projeto de Lei para a Câmara reduzindo 10,0% do salário de todo o 1º escalão (Prefeita, Vice-Prefeito, Procurador Geral, Controlador Interno, Secretários Municipais, Diretores e Assessores);
•    Contingenciar (bloquear), no mínimo, 10% do Orçamento Municipal;
•    Reduzir, no mínimo, 10% nos gastos com custeio (manutenção da máquina pública);
•    Revisar os valores dos contratos e convênios da PMOB;
•    Cancelar todos os eventos e festas no ano de 2015, exceto o Festival de Inverno, que será realizado em parceria com a UFSJ, e o Festival da Batata, que será terceirizado.
  A Prefeita Cida Campos explica que o momento exige muita atenção da comunidade. “Nesse momento, portanto, o compromisso maior do Governo não pode ser outro senão manter os pagamentos em dia e garantir a prestação de serviços públicos de qualidade para toda a população. E, mesmo com dificuldades, vamos concluir todas as obras que foram iniciadas e aquelas que estão prometidas. Será difícil honrar esse compromisso, mas nós faremos todo o esforço necessário para cumpri-lo. Nesse momento de crise, precisamos ter paciência, coragem e muita criatividade. A minha equipe está trabalhando muito e tenho certeza que vamos vencer. Repito: com esforço e com fé em Deus, nós vamos vencer.”