segunda-feira, 23 de março de 2015

Oficina debate saneamento ambiental

  A Prefeitura de Ouro Branco realizou a segunda Oficina sobre saneamento rural com o tema “Sistemas Públicos de Abastecimento de Água em Áreas Rurais - Panorama e Operação”. O evento foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.
  O encontro contou com a participação dos operadores dos sistemas públicos de abastecimento de água das comunidades rurais, Eliane Santos, professora do curso de Engenharia Civil da UFSJ, representantes da Emater, Copasa, Codap, GeoPark, Secretaria de Desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete e comunidade de Ouro Branco.
  O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Ouro Branco, Paulo de Castro Vieira e sua equipe apresentaram a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e suas subdivisões e também o panorama da área rural do município e todos os projetos em prol do desenvolvimento rural executados pela Secretaria.
  A Engenheira Civil e Doutora em Saneamento, Eliane Prado Cunha Costa Santos, que também é professora do curso de Engenharia Civil da UFSJ e os participantes analisaram também as questões de captação e adução por recalque - componentes e operação e reservação e rede de distribuição - componentes e operação.
  Segundo dados do Censo 2010, cerca de seis mil pessoas vivem na área rural do município; 1554 domicílios e uma malha viária de 342 quilômetros de estradas vicinais. A agricultura familiar tem 390 produtores ativos.
  A cidade tem 19 comunidades rurais: Água Limpa, Campo Grande, Carreiras, Campestre, Calado, Castiliano, Cristais, Cristalino, Cumbe, Curvilhana, Folha Larga, Fundão, Geada, Itatiaia, João Gote/Vargem, Marimbondo, Morro do Gabriel, Olaria e Vieiras. O relatório de safra 2014 da Emater aponta que os principais tipos de cultura na área rural são batata, cenoura baroa, mandioca, milho silagem, milho grão, feijão e abacate.
  O gerente do Distrito do Alto Paraopeba da Copasa, Geraldo Marques da Costa parabenizou a Prefeitura. "Ficamos muito felizes com essa oportunidade. Essa oficina foi muito importante por permitir a interação entre os diferentes setores."  Paulo César Lopes Correa, diretor do Codap, também se mostrou satisfeito. "Os organizadores estão de parabéns e o Codap se orgulha em poder participar e colaborar com as discussões para melhorias em Ouro Branco."

A democracia está ameaçada

  Ninguém conseguiu entender porque o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), entrou em rota de colisão com a presidenta Dilma Rousseff, dia 3 de março, quando ele anunciou em plenário a devolução ao governo federal da medida provisória 669/2015 que trata da desoneração da folha de pagamento das empresas.
  Além de devolver a medida, todo mundo assustou com a forma que ele fez e como falou sobre a presidenta em plenário. É a primeira vez na história da democracia que o presidente do Senado Federal se refere ao chefe do executivo como Renan se referiu. Lembrem-se que ele pertence a base aliada do planalto.
  Por trás dessa rebeldia, está a notícia de que os nomes de Renan Calheiros e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, constam na temível lista do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, que investiga os políticos envolvidos na Operação Lava Jato. Ou seja, os presidentes do Senado e da Câmara estão envolvidos e serão dois dos investigados por receber propina nas negociações com a Petrobras.
  Eles queriam que a Presidenta pedisse ao Procurador da República para tirar os nomes deles da lista de investigados, mas ela já tinha dito que não iria interferir nas investigações, quando avisou para quem quisesse ouvir: “quem tiver de ser investigado, será”. Renan Calheiros já tinha mostrado que entraria em guerra quando não compareceu ao jantar entre Dilma e os senadores do PMDB, na segunda-feira. Apesar de também estar encrencado, Eduardo Cunha, preferiu não enfrentar e se mostra mais civilizado.
 A guerra que foi instaurada mostra que a democracia brasileira vive uma crise séria. Avaliem bem o fato, o Presidente do Congresso Nacional está em rota de colisão com a Presidência da República.

domingo, 8 de março de 2015

Terminam as obras de ampliação e reforma da Escola José Estevão Batista







OuroFolia levou multidão para a rua

Foram cinco dias de muita animação, folia e solidariedade em Ouro Branco.  O ourobranquense dançou axé, samba e MPB ao longo das cinco noites de shows do 1º OuroFolia Solidário realizado pela Prefeitura. Na primeira noite, quinta-feira, dia 12 de fevereiro, houve desfile do Bloco das Ordinárias e Banda Saideira na avenida Mariza.
  No sábado dia 14 de fevereiro, a festa chegou à Praça Santa Cruz e teve o desfile do Bloco da Igreja ‘Projeto Vida para as Nações’, sob o comando do Pastor César Guilherme Romero. A Igreja e composta de 250 integrantes e está em Ouro Branco há cinco anos e no Carnaval 2015 levou a Palavra de Deus para a comunidade por meio de um desfile nas ruas com bateria e trio elétrico. Na sequência, o super show do grupo baiano Bamdamel. Os percursionistas e os vocalistas Joka Barreto e Alobened agitaram a cidade.
  O domingo, dia 15 de fevereiro, ficou por conta da baiana Carla Visi que animou o público e levou dezenas de meninos e meninas para pular o Carnaval no palco. Em seguida, a Banda Brilhantina levou o melhor da música brasileira com um grande repertório. A segunda-feira, dia 16, foi recheada de samba. Os foliões se divertiram ao som de Zé da Guiomar e Banda Giru´s. Na terça, dia 17, nem a forte chuva que caiu sobre Ouro Branco no final da tarde desanimou os foliões que foram para a Praça e curtiram o samba carioca de Preto Jóia, Bateria e Mulatas.
  Ao longo de toda a festa, tanto na avenida Mariza, quanto na Praça Santa Cruz, a Prefeitura preparou uma super estrutura para receber os foliões. A 65ª Companhia da Polícia Militar acompanhou todo o evento com um grande efetivo de policiais e viaturas. Seguranças particulares foram contratados pela PMOB e faziam a revista dos participantes logo na chegada do evento.
  Os seguranças permaneceram em pontos estratégicos e também circulando pelo evento. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Raymundo Campos (HRC) distribuíram leques para espantar o calor, camisinhas e deram dicas de saúde. Além disso, o Posto Médico permaneceu aberto durante todas as noites com médicos, enfermeiros, equipamentos e ambulância. A equipe de fiscalização da Prefeitura também participou do Carnaval circulando entre os foliões. As equipes da Defesa Civil e Grupo de Socorristas Sabará participaram do evento dando todo suporte aos participantes e autoridades.
  Comunidade - Famílias, pais, mães, crianças, e jovens se divertiram. “Nossa Igreja está em Ouro Branco há cinco anos, temos cerca de 250 participantes. Nosso objetivo com o desfile de nosso Bloco no Carnaval 2015 foi pregar a Palavra de Deus e mostrar que as pessoas podem ser felizes de forma saudável”, disse o Pastor César Guilherme Romero da Igreja Projeto Vida para as Nações.
  Paulo Cesar, presidente do Bloco das Ordinárias explicou que o Bloco já é tradicional na cidade. “O Bloco das Ordinárias está comemorando 25 anos de história. Agradecemos a comunidade, comerciantes e a Prefeitura pelo apoio no desfile 2015.” Jaqueline Pereira, moradora do bairro Alto Chalet, acompanhou o desfile do Bloco das Ordinárias. “O Carnaval é uma festa popular e a comunidade deve participar dos eventos de nossa cidade.”
Ana Paula Leal Silva e Edmilson Marcos Pereira, bairro Siderurgia, levaram as filhas Ana Tereza e Aimée Cristina para popular o Carnaval. “O Carnaval é uma festa alegre e as meninas adoraram a festa. Gostamos bastante”, disse Ana Paula. O casal Joseane e Paula Dalastra, bairro Siderurgia, também levaram a filha Érica Dalastra e divertiram. “Já ouvimos muito falar do Carnaval caracterizado em Ouro Branco e, este ano, nossa filha Érica veio vestida de menino para participar do concurso de fantasias infantis. Gostamos muito. O evento está bem seguro e divertido”, contou Joseane.
  Alexandre e Alzira Hamacek, bairro Pioneiros, explicaram que gostam de Carnaval. “Algumas vezes já me caracterizei e desfilei em blocos. Gosto do Carnaval. Em 2015 a festa estava bonita e animada”, afirmou Alexandre.  
  Doações de alimentos - Os alimentos que foram arrecadados pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco (ASCOB) e Sociedade São Vicente de Paula, entre eles feijão, arroz, óleo, macarrão, fraldas geriátricas, serão divididos entre as duas entidades beneficentes e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, irá destinar algumas cestas para famílias em situação de vulnerabilidade social que já estão cadastradas junto a Prefeitura.   
  Maria da Conceição e o filho, Marcos Antônio, representaram a Sociedade São Vicente de Paula, durante o trabalho de arrecadação. “Acompanhamos o evento todos os dias. Agradecemos a todos que colaboraram. Esse foi apenas o primeiro Carnaval Solidário e as pessoas ainda estão se acostumando. Temos certeza que nas próximas edições teremos cada vez mais arrecadações. Agradecemos a todos que trouxeram alimentos e colaboraram com as famílias que mais precisam.”
  Maria Aparecida da Silva e outros três voluntários representaram a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco (ASCOB) durante a arrecadação. “A iniciativa de tornar o Carnaval um evento solidário foi muito importante. As doações irão ajudar no trabalho da Associação. Agradecemos a todos que colaboraram.”
O Secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, comemorou. “Ficamos felizes ao vermos a Mariza e a Praça Santa Cruz com foliões que se divertiram e colaboraram com entidades beneficentes. Agradecemos a todos que colaboraram para a realização do evento.”
  A Prefeita Cida Campos também agradeceu. “Buscamos realizar uma festa popular e acessível, e, assim, foi o 1º OuroFolia Solidário. O Carnaval em OB foi bonito e alegre. A comunidade curtiu shows de axé e samba e também tiveram a oportunidade de doar alimentos. Nosso muito obrigado a população e aos colaboradores e apoiadores do evento.”
Agradecimentos a comunidade de Ouro Branco e turistas, 65ª Companhia da Polícia Militar, Defesa Civil, Grupo de Socorristas Sabará, Seguranças Particulares, Secretário de Cultura Antônio Vianey e equipe, Secretaria de Saúde e equipe do HRC, Secretarias de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana, Governo e Comunicação, Bloco das Ordinárias, Projeto Vida para as Nações e a todos que colaboraram para o sucesso do evento.








sábado, 7 de março de 2015

O Brasil vai parar?

  Quando eu era criança já escutava essa frase: “Sem caminhão o Brasil para”. Nesta semana, esta mesma frase que está sendo o mote de grave dos caminhoneiros que chegava ao oitavo dia, quando escrevi esse editorial.
  Os manifestantes protestam contra o baixo valor dos fretes nas viagens e o aumento do preço do combustível. Há denúncias de que alguns postos de combustíveis estão vendendo o litro da gasolina a R$ 5. Eles pedem ainda a criação de uma tabela única para o preço do frete, obras de melhorias nas rodovias, alterações na Lei dos caminhoneiros e isenção de pedágios para eixos suspensos e melhoria das condições de segurança nas estradas.
  A frase é uma verdade, uma vez que a greve já afetava a produção e o abastecimento de algumas regiões do País, quando escrevi esse texto. Ao todo, nove Estados registravam em algum momento rodovias fechadas pelos protestos da categoria. Para se ter uma ideia da importância dos caminhoneiros, a Fiat Automóveis dispensou trabalhadores em diversos turnos, porque as peças para montagem dos seus automóveis não estão chegando.  O Porto de Paranaguá é maior reflexo da paralisação, de um total de 900 caminhões que deveriam chegar até o local para descarregar, apenas 45 chegaram.
Quando fechei a edição, ainda não havia um cálculo sobre o total dos prejuízos, mas dá para perceber que serão grandes. 
  Essa greve expôs ainda uma insatisfação generalizada, até então desconhecida dos habitantes das grandes cidades.  Pouca gente sabe que 60% de tudo que ele consome são transportados pelos caminhoneiros. Por isso, essa greve vai mostrar que esse segmento de trabalhadores é estratégico para o desenvolvimento do País e aquela frase que conheço desde a infância é verdadeira. “Sem caminhão, o Brasil para”.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Comtur tem primeira reunião do ano

 De acordo com o regimento interno, as reuniões do Comtur ocorrem a cada 30 dias. Mas o ânimo do primeiro encontro já fez com que seus membros e suplentes marcassem a próximo encontro para daqui a 15 dias.

 “O Comtur é o principal instrumento da Política Municipal de Turismo e o momento exige esforços a diversificar a economia do município”, disse o presidente do Conselho, Paulo de Castro Vieira, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Conforme sua análise, o turismo é um dos atributos para maior desenvolvimento econômico e o município tem potencial em cinco eixos turísticos: histórico-cultural, religioso, natural-ecoturismo, rural e o turismo de negócios.
  Além de Paulo de Castro Vieira, a mesa diretora é composta também pelo vice-presidente, Wellington Vítor de Pádua, do setor hoteleiro; e pela secretária Rosane Souza Barros Santos, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco.
O Conselho tem como objetivo ser um elemento para diversificar a economia do município, conforme a Política Municipal de Turismo, além disso, é composto por pessoas do poder público e da sociedade civil, que juntos opinam, assessoram e avaliam a elaboração e execução das políticas públicas de turismo.




Exames de Colonoscopia e Endoscopia têm novo sistema de agendamento

  Após esse procedimento, um médico regulador fará a triagem das prioridades e a marcação é feita pelo próprio setor de Imagem que entra em contato com o paciente para agendar a data e orientar sobre o preparo anterior ao exame.
  O objetivo é agilizar ainda mais o serviço,  garantindo atendimento com rapidez aos casos mais graves, proporcionando mais comodidade e segurança para os pacientes que são atendidos por ordem de prioridade.
  Ao longo do ano de 2014, foram realizados mais de 500 exames de Colonoscopia e Endoscopia. Apenas em junho, foram 51 exames e, em dezembro, outros 64.
  Os exames de Colonoscopia são realizados no bloco cirúrgico do HRC e as endoscopias no ambulatório. Nos dois casos os pacientes saem do Hospital com o resultado dos exames na hora. Além dos exames agendados, a equipe também destina uma cota de atendimentos para casos emergenciais e de pacientes internados. Mais informações no Serviço de Imagem: 3741-4743.