segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso para agricultoras em Carreiras

Agricultoras de Ouro Branco recebem treinamento de Produção artesanal de alimentos
A Prefeitura de Ouro Branco realizou no período de 27/02 a 01/03, um curso de produção artesanal de alimentos. 
O treinamento foi ministrado pela professora Teresa Rachel Alves Uba, economista doméstica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na Sede Municipal de Encontros da Área Rural (SEMEAR), em Carreiras e contou com a participação de 12 agricultoras que fornecem suas quitandas para a alimentação escolar. O SENAR tem como meta promover a capacitação do trabalhador e produtor rurais e de suas famílias.
O objetivo do curso foi proporcionar, de forma artesanal, a fabricação de assados como pães, biscoitos roscas, bolos e bolachas com a finalidade de agregar valores culturais, regionais e populares além da geração de rendas.
Uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Branco e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação de produtores rurais, através de cursos de especialização profissional, possibilitando conhecimento de novas técnicas de preparo, aproveitamento e conservação de alimentos, agregação de valores e trabalhos manuais.
No mês de março serão realizados os cursos de defumados e embutidos, no período de 12 a 16 e de casqueamento e ferrageamento de 19 a 23. Em abril, entre os dias 9 e 13, o curso será de Apresentação de equinos em pista. Os treinamentos são oferecidos para toda a população de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 3749.6054 ou na Divisão de Agricultura no anexo um da Prefeitura.
“Ao final do curso, as alunas estarão aptas a preparar os alimentos para as escolas melhorando, como é o objetivo do curso, o valor nutricional e a qualidade dos assados inserindo os produtos cultivados em casa como mandiocas, cenouras, batatas, beterrabas, morangas, inhame, entre outras”, informou a instrutora do curso.
Luciene Ângela, dona de casa, já fornecia pães para as escolas do município. “Com este curso vou poder diversificar os produtos com melhor qualidade, tornando-os mais saudáveis e nutritivos”, comentou a moradora da comunidade de Cristais.
Participaram do treinamento moradoras das comunidades de Marimbondo, Campestre, Cristais, Geada, Castiliano, Carreira e Cristalino.


sábado, 24 de março de 2012

Ford apresenta a SuperDityPlatinun 2013

A Ford apresentou a picape SuperDuty Platinum, a mais luxuosa versão já produzida na linha Série F, composta pelos veículos mais vendidos no mundo. A nova picape chega ao mercado norte-americano este ano com um visual marcado por vários detalhes em cromo acetinado, além de exibir um interior superluxuoso destacado por apliques com textura de madeira no painel e no console.
O cromo acetinado está na grade dianteira, nos estribos, nas maçanetas, na capa dos espelhos, na tampa da caçamba e no acabamento do escapamento. As rodas de alumínio de 20 polegadas trazem apliques em preto.
Se o visual externo impressiona, o interior não é diferente. Entre as novidades que oferece estão os pedais com ajuste elétrico, a câmera de ré, a partida remota, o controle de acionamento de garagem universal e os espelhos elétricos telescópicos. A direção é aquecida e revestida em couro, exibindo detalhes de madeira genuína.
O luxo no interior é complementado pelos bancos dianteiros de estilo poltrona e em posição de comando, com ajustes elétricos em 10 posições para o motorista e revestimento em couro. Os tapetes e bancos vêm assinados com o logotipo Platinum.
Conectividade total - O sistema de conectividade é outro ponto forte da SuperDuty Platinum. Ela é equipada com a nova geração do sistema de conectividade SYNC, com MyFordTouch. Além de conexão para celular e aparelhos móveis via USB e Bluetooth, com comando de voz, oferece alerta automático de emergência e acesso a informações de tráfego e negócios pelo SYNC Services. Controla também os sistemas de navegação, climatização e entretenimento do veículo, com uma tela de 8 polegadas.
O tamanho grande de todos os comandos do SYNC tem uma razão especial: eles foram projetados para ser facilmente manuseados com luvas, já que muitos clientes usam a picape para o trabalho. Uma demonstração dessa funcionalidade pode ser vista neste vídeo: http://youtu.be/LIaNyyd8hOw.
Na cabine, há ainda a praticidade do painel com um compartimento específico para as duas entradas USB, conexões de áudio e vídeo, entrada de cartão SD e tomada de 12 volts para celular e outros aparelhos.

Robustez e Imponência - Reconhecida pela sua robustez e visual imponente, a nova picape é produzida na versão SuperDuty com cabine dupla. É apresentada nas versões F-250, F-350 e F-450. A Platinum traz duas opções de motores: o Power Stroke 6.7 diesel e o V8 6.2 a gasolina, ambos de alta potência.







domingo, 18 de março de 2012

Piadas do nosso amigo Marco Antônio

Arrogância

Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao
dono, um velho fazendeiro:
- Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal de
maconha!
O fazendeiro diz:
- Sim senhor, mas não vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área.
O oficial, puto da vida e cheio de arrogância, diz indignado:
- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?
E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
- Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero, e entrar em qualquer
propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro?
Me fiz entender?
O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.
Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do
governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo "Santa
Gertrudes", o maior touro da fazenda.
A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será
chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro.
O oficial está apavorado.
O fazendeiro, mineirinho muito educado e solícito, larga suas ferramentas,
corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:
- O cracháááááá!!!!!!
- Mostra o crachá pra ele...

Ouro Branco reduz índice de infestação da dengue


Número de focos do mosquito e pessoas infectadas diminui em relação a 2011 e cidade fica abaixo da média estabelecida pelo Ministério da Saúde
 Em Ouro Branco a Prefeitura em parceria com a população está se mobilizando para combater a Dengue. Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de atividades de prevenção e controle dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. No ano passado foram registrados 50 casos da doença na cidade e neste ano nenhum.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
No levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde, o índice de infestação do mosquito e casos da doença de janeiro a fevereiro foi de 0,6%. Menos de 279% do registrado na pesquisa anterior, realizada no mesmo período em 2011, onde o índice era de 2,15%. Com esses valores, Ouro Branco está dentro do índice tolerado pelo Ministério da Saúde - Programa Nacional do Controle da Dengue que é de até 1% de infestação por município.
A queda se deve a adesão dos moradores da cidade às medidas e campanhas promovidas pela Prefeitura, entre elas, os mutirões de limpeza, eliminação de depósitos e recipientes propícios para o criadouro de mosquito, trabalhos nos bairros e escolas, distribuição de materiais educativos, e muito diálogo com os moradores.
Para que o trabalho seja eficiente e apresente bons resultados, todos devem se envolver na guerra contra a dengue, colaborando efetivamente para que não haja locais com água parada, diminuindo assim a chance de haver mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para evitar que o mosquito se instale nas caixas d’água, a Prefeitura está disponibilizando aos moradores telas de proteção.
Os agentes do controle de endemias que são extremamente treinados para exercer os trabalhos estão visitando as residências da área urbana e rural e conversando com a população sobre os riscos da doença e as maneiras de evitá-la, colaborando ativamente no controle da doença e fazendo com que a cidade atinja um índice tão satisfatório.
Projetos
Para que toda cidade se envolva cada dia mais no combate a dengue a Prefeitura esta desenvolvendo vários projetos que já estão fazendo a diferença e trazendo mais qualidade de vida para Ouro Branco. São eles:
Gincana nas Escolas: Tem como objetivo trazer para as tarefas escolares dicas para o combate à dengue e a reutilização dos materiais que possam servir de criadouros. O trabalho será realizado em todas as escolas municipais.
Agentes Mirins: Os alunos assistirão palestras e receberão cursos sobre as ações de controle à dengue, com informações sobre a doença e o modo de transmissão. O projeto será finalizado com um trabalho de campo, visando que os alunos coloquem em prática o que aprenderam dentro da sala de aula.
Estrada Real: É uma pareceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, que trabalha na instalação de armadilhas – ovotrampas - nas escolas municipais e estaduais, com objetivo de coleta de ovos de Aedes aegypti. Após recolhidos, acontece à eclosão dos ovos em estufas e posteriormente a análise das enzimas que detectam vírus da dengue nas larvas, antecipando assim um possível surto ou epidemia da doença.
Citronela: Esse é um projeto da Escola Estadual de Ensino Especial e conta com a parceria da Prefeitura, onde garrafas pet serão utilizadas na confecção de pequenos vasos para o plantio de mudas de citronela. Os vasos serão distribuídos a toda população. Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela afasta os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância.
População aprova
O trabalho de combate à dengue realizado pela Prefeitura está acontecendo em todos os pontos de Ouro Branco e a população, além de colaborar recebendo os agentes, aprova a atuação e os projetos desenvolvidos.
A manicure Nilma Mateus Alves, que faz sua parte como cidadã e se previne contra a dengue, aprova o trabalho realizado pela Prefeitura. “Sigo as orientações dos agentes de saúde. Não deixo água parada e faço minha parte. Toda a população deve ter consciência do perigo e evitar a propagação do mosquito transmissor, eliminando os locais que acumulam água e que servem de criadouro. São as pequenas mudanças de hábitos que fazem diferença. Os agentes estão realizando um ótimo trabalho com suas visitas periódicas e orientações”, afirmou Nilma.
As pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre a Dengue ou saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no combate a Dengue pode ligar para o telefone 3741-4309 e 3741-4761, ou acessar o site http://www.ourobranco.mg.gov.br/.










quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura investe em infraestrutura e pavimenta ruas da cidade

 Melhorar a qualidade de vida e de acesso às ruas da cidade são alguns dos objetivos da Prefeitura com as obras de infraestrutura realizadas na cidade. Consideradas essenciais, de acordo com a Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, Nilma Silva, essas obras visam atender as demandas de drenagem pluvial e pavimentação nas partes periféricas de Ouro Branco. “Mais uma vez esse governo está atendendo as demandas de qualidade de vida da população. Essas pessoas realmente dependem da atuação do poder público porque não conseguiriam resolver essas questões sem a intervenção do poder público, considerando que o empreendedor não assumiu, conforme a lei, a responsabilidade de fazer a infraestrutura. Nosso objetivo é atender a todos, mas priorizando sempre aqueles que mais precisam”, disse Nilma Silva.
Vários bairros serão beneficiados, entre eles, Amália Rodrigues onde as ruas Rosália Rodrigues, Raimundo Euzébio e a rua construída sobre o córrego buraquinho, já estão recebendo pavimentação. A dona de casa, Aparecida de Fátima Pereira, há 10 anos é moradora da região e contou que antes o local era de mato e depois de terra, e que os moradores sofreram muito. “Quando chovia a rua ficava puro barro e era muito trabalhoso levar os meus filhos para a escola”. A obra realizada pela prefeitura deixou a moradora muito satisfeita. “Achei muito bom tudo o que está sendo e com o asfalto vai ficar melhor ainda. Com certeza é um trabalho muito bom da Prefeitura”, afirmou a moradora.
Já no bairro São Francisco, as ruas contempladas serão a VL 61, 62, 63, e 64. Além da pavimentação, também receberão drenagem pluvial e bocas de lobo. “Isso é uma coisa muito boa. Toda melhoria é muito importante para o nosso bairro. Se é benefício, é muito bom”, relatou Antônio Cândido de Oliveira, morador do bairro São Francisco há mais de 30 anos. O senhor “Candinho” disse que quando foi morar no bairro, há muitos anos, o São Francisco era muito mais carente em termos de infraestrutura. “Agora aqui está muito bom. Essas ruas receberam os postes com iluminação que sempre foi um pedido nosso. Com a ligação de água/rede de esgoto e também a pavimentação, vai ficar melhor ainda”, finalizou Candinho.O bairro Serra também receberá pavimentação, com exceção das ruas que são áreas de preservação. “Estas ruas foram oficialmente delimitadas pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF como área de preservação ambiental. Além disso, uma cláusula restritiva impede construções nessa área, até mesmo de infraestrutura. Então, esse perímetro delimitado pelo IEF será cercado pela Prefeitura, e não haverá rua e nem qualquer tipo de construção no local”, informou Nilma Silva. A secretária de Obras disse ainda que “as outras ruas já receberam água, esgoto e iluminação, e que agora, elas receberão asfalto”.
Os moradores da rua Cecília Neiva também serão beneficiados pelos investimentos da Prefeitura. O objetivo é que com a as obras de infraestrutura os moradores de alguns prédios deixem de conviver com o problema de invasão de água pluvial no período chuvoso.
Para o centro está previsto a pavimentação das travessas Maria Silvéria e Antônio Guardiano Salgueiro, e a ligação dos bairros Nova Serrana com o Luzia Augusta.
Para o vereador Flavinho que solicitou insistentemente ao Executivo a execução das obras, “os serviços de infraestrutura que estão sendo executados nos bairros Amália Rodrigues, São Francisco, Serra, Centro, Soledade, Siderurgia e Inconfidentes, além de um sonho antigo da comunidade, irão solucionar definitivamente os problemas daquelas comunidades, além de melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos moradores”.
A Prefeitura trabalha para que Ouro Branco tenha o máximo de melhorias em todos os bairros. Desta forma, garante mais qualidade de vida para os moradores. “O governo tem convicção que estas obras são prioritárias e que irão de fato resolver os graves problemas de infraestrutura -  heranças deixadas por anos e anos e que agora estamos definitivamente resolvendo”, finalizou Nilma Silva.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Durabilidade do motor depende de cuidados especiais

Para que o veículo tenha um bom tempo de uso são necessários certos cuidados, principalmente porque nem sempre o motorista tem condições de ficar trocando de carro constantemente. Mas não é somente a fabricante que deve garantir a qualidade. O motorista também pode prezar por ela. O motor, por exemplo, é uma “peça-chave” do automóvel que necessita de atenção especial para que o veículo tenha mais durabilidade e renda aquilo que se espera dele.
Andar a 40km/h na quarta marcha, por exemplo, representa uma carga muito forte para o motor, ou ainda, ir além da faixa vermelha do conta giros pode danificar peças, entortar válvulas, quebrar bielas, etc, e até mesmo simples atitudes que o motorista está acostumado a fazer. Antonio Cordeiro, consultor técnico da Decar, cita a importância de entender bem o painel de instruções, usar o óleo recomendado pela fabricante e trocar no momento apontado, sempre usar aditivo no sistema de arrefecimento, substituir o filtro de ar e combustível a cada 15 ou 20 mil km, e também substituir o filtro de óleo em todas as trocas, pois a sujeira fica acumulada.
“Recomenda-se verificar o nível de água e óleo pelo menos uma vez por semana, conhecer o fabricante ou importador das peças e quanto tempo a empresa comercializa o produto.”, afirma Cordeiro. Para situações assim, a Decar, fabricante de autopeças, possui diversos componentes para motor, além do kit do motor para linhas VW e Ford, bronzinas, válvulas, anéis, pistões com anéis, entre outros.
Produtos assim têm como objetivo facilitar a vida do motorista quando for necessária alguma troca das peças. “Quando o motor precisa de uma revisão ou retificação, ele apresenta alguns defeitos como excesso de fumaça no escapamento, barulho no motor e a lâmpada no painel de instruções começa a piscar, ou seja, o motor não terá a mesma potência.”, conclui o consultor técnico. Na hora de comprar novas peças ou pedir para o mecânico trocar, verifique se possuem certificação ISO 9001, hoje recomendada pelo Inmetro.

Prefeitura realiza mais um sonho da população e implanta o SAMU em Ouro Branco

Com muito orgulho e satisfação, a Prefeitura de Ouro Branco dá mais um importante passo em prol da saúde da população e passa a oferecer a partir de março, os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU 192). O serviço ocupa indiscutível posição dentro do Sistema de Saúde, com reconhecimento de sua importância pela sociedade.
O Samu é um programa dos Governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em caso de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstétrica e de saúde mental da população.
Aumento na qualidade da saúde
A melhoria na qualidade de vida da população sempre foi o objetivo da Prefeitura de Ouro Branco. A implantação dessa base que faz parte do serviço de atendimento do SAMU Centro-Sul de Minas Gerais irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde dos moradores, que poderão contar com socorro rápido.
A região Centro-Sul é formada por 50 cidades, entre elas Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, que implantaram o serviço através de consórcio intermunicipal. Esta será a segunda região de Minas a inserir o serviço. A primeira foi a região Norte, com a regulação do serviço em Montes Claros. A Central de Regulação Centro-Sul será em Barbacena, inaugurada no dia 2 de março, interligará a base às demais cidades.
De acordo com o secretário de Saúde Hideraldo Belini com a implantação do SAMU a população da região Centro Sul ganhará um atendimento extremamente resolutivo.  Os profissionais que irão compor a equipe de trabalho já foram contratados através de Processo Seletivo.
Quando chamar o SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação;
- Queimaduras graves;
- Maus tratos;
- Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou feto;
- Tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas;
- Acidentes e traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidente com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Como é o atendimento?
A ligação para o número 192 é gratuita com atendimento 24 horas e gravação completa das conversações. Após ligação pelo 192 o solicitante falará com a atendente que pedirá algumas informações como motivo da ligação, se está perto do paciente, e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local.
Em seguida, o solicitante conversará com o médico regulador que pedirá informações se o paciente está consciente, respirando, se fala, entre outras. Se for caracterizado que a unidade deverá se deslocar até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias, garantindo a assistência do paciente.
Atendimento móvel
O SAMU dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico – USB e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de emergência quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte eminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.
Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção medica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Se identificar situações de urgência ou emergência ligue 192. Este número é gratuito e dispensa cartão telefônico ou crédito no celular.


População aprova
Os moradores de Ouro Branco estão muito satisfeitos com a notícia e acreditam que a implantação do SAMU irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde.
Para Joaquim Teodoro Alves, comerciante e morador de Ouro Branco há 32 anos, o SAMU resolverá muito o problema das pessoas que necessitam de atendimento domiciliar. “A iniciativa de trazer o sistema para cidade foi excelente e todos, sem nenhuma distinção receberão o atendimento com muita qualidade. O SAMU era o beneficio que faltava em Ouro Branco e agora está chegando para ajudar a todos”.
O Farmacêutico e comerciante Tiago Fonseca Campos lembrou da expansão da cidade e dos benefícios que o SAMU oferece. “Diariamente chegam mais moradores e a cidade está em fase de crescimento, por isso a necessidade de um serviço que atenda às urgências e emergências com rapidez e qualidade. Todos vão ganhar muito em atendimento ao socorro necessário. Tomara que seja um sucesso, pois a iniciativa é muito boa”.