sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Confira a programação da Semana da Música



  A Semana da Música de Ouro Branco completa dez anos em 2014 e já tem data marcada. A décima edição do festival, promovido pela Casa de Música, referência no ensino e difusão da música erudita, será realizada entre os dias 10 e 16 de outubro.
  Além de concertos e recitais, a Semana da Música oferece oficinas com professores renomados. Este ano estão confirmadas as presenças de virtuoses como Theodora Geraets (violino), Renato Bandel (viola), Volkan Orhon (contrabaixo), Viviane Taliberti (piano), Hyu-Kyung  (violino), Eduardo Swerts (violoncelo), Risa Adachi (piano), maestro Charles Roussin, entre outros. Uma novidade é que, em 2014, o violoncelista Matias de Oliveira Pinto assume a direção artística do festival, que continua sob a coordenação de Kênia Libânio, com produção de Gustavo Farias
  O festival recebe alunos não só de Minas Gerais, mas de diversos estados brasileiros e até mesmo de fora do Brasil. “Este ano virão para Ouro Branco 25 estudantes do Chile. A troca de experiências entre os alunos é um dos destaques da Semana da Música. Afinal, o intercâmbio de informações e conhecimentos contribui muito para o enriquecimento cultural”, ressalta Kênia Libânio.
  A abertura da Semana da Música será dia 10 de outubro, sexta-feira, às 21h, na igreja Matriz de Santo Antônio, belo exemplar do barroco mineiro que passou por obras de restauração recentemente. Na ocasião, se apresenta a Orquestra de Câmara de Ouro Branco, sob regência de Charles Roussin, com solos de Alexandre Barros (oboé), Gustavo Trindade (trompa), Lucas Filho (trompa) e Giovanni Martins (oboé). Com apenas 13 anos, Martins já conquistou o ‘Prêmio Revelação’, do concurso Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado. Hoje se apresenta como solista com grandes orquestras. No repertório da noite, obras de Georg Philipp Telemann, Antonio Vivaldi, representantes da música da primeira metade do século XVIII; e Wolfgang Amadeus Mozart, o gênio do período clássico. 

  No sábado, 11 de outubro, às 21h, no auditório do Hotel Verdes Mares, o festival recebe o Quarteto de Cordas de Osorno, Chile, que executa A Morte e a Donzela, de Franz Schubert.  O quarteto de cordas nº 14 em ré menor, conhecido popularmente como A Morte e a Donzela, é uma importante obra de música de câmara. Foi composta em 1824, após Schubert ter descoberto que contraíra sífilis. Ele sentia que estava morrendo e, por isso, a obra é considerada uma mensagem do compositor. O quarteto é nomeado pelo tema do seu segundo movimento, andante con moto, o qual Schubert retomou de uma canção, um lied, escrito em 1817 com o mesmo título. É uma das obras-primas do período mais maduro de Schubert.   A noite de domingo, 12 de outubro, às 21, no auditório do Hotel Verdes Mares, promete ser especial. Isso porque o concerto reúne pela primeira vez este ano vários professores do festival, nomes de destaque da música erudita: Theodora Geraets e Hyu-Kyung Jung (violino); Renato Bandel (viola); Matias de Oliveira Pinto e Eduardo Swerts (violoncelo); Volkan Ohron (contrabaixo) e a pianista Risa Adachi. No programa estão composições de W. A. Mozart, Giovanni Bottesini e Nino Rota.

  O dia 13 de outubro, segunda-feira, será dedicado ao piano. Os pianistas Viviane Taliberti, Ignácio González, Karen Villegas e Macarena Valladares apresentam um repertório com heterogeneidade estética, que explora a vastidão do registro do piano, usado como um instrumento plural, que também pode ser coletivo. Por isso escolheram Sonata em Ré M, KV 381,  de W.A. Mozart, para quatro mãos; Romance em Lá M, de Sergei Rachmaninoff, para seis mãos; Noturno op. 186 n° 5, de J.W. Kalliwoda, com a violista Daniela Fernández; e Cenas do Oriente – 6 Improvisos op. 66, de Schumann, para quatro mãos. O concerto será no auditório do Hotel Verdes Mares, às 21h.
Já no dia 14 de outubro, terça-feira, ganham destaque as cordas de Theodora Geraets (violino), Renato Bandel (viola), Matias de Oliveira Pinto (violoncelo), Volkan Ohron (contrabaixo) e o piano de Viviane Taliberti. O publico poderá apreciar, no auditório do Hotel Verdes Mares, às 21h,  obras de Ludwig van Beethoven e R. Schumann. Se Beethoven foi o compositor que abriu o caminho para o Romantismo, Schumann é um dos primeiros compositores românticos da geração imediatamente posterior. 

  No dia 15 de outubro, quarta-feira, é a vez dos alunos da Semana da Música se apresentarem com os professores Theodora Geraets e Hyu-Kyung Jung (violino), Renato Bandel (viola) e Eduardo Swerts (violoncelo). O programa escolhido foi Octeto em Mib Maior, op. 20, de Felix Mendelssohn. O concerto será às 21h, na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro, obra-prima do arquiteto Éolo Maia. A capela está localizada a quatro quilômetros da área urbana de Ouro Branco, às margens da rodovia MG129, antiga Estrada Real, e aos pés da serra da cidade. A Capela de Santana foi concebida privilegiando uma ruína existente, que tornou-se o elemento fundamental da edificação em estilo contemporâneo realizada pelo arquiteto.
O encerramento do festival também será na Capela de Santana, dia 16 de outubro, quinta-feira, às 21, quando se apresenta a Orquestra de Câmara da 10ª Semana da Música, com regência de Charles Roussin e solo de Matias de Oliveira Pinto (violoncelo). No repertório, Concerto para violoncelo em Sol menor, de Georg Matthias Monn; e Serenata para Cordas op.22, de Antonín Dvorak. A Semana da Música tem patrocínio da Cemig, por meio da Lei Rouanet.  Todas as entradas para os concertos são gratuitas.

  Evento- A Semana da Música, uma realização da Casa de Música de Ouro Branco,  há dez anos reúne ícones nacionais e internacionais da música erudita, estudantes de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.  Os olhos de todo o cenário musical do Brasil e do mundo se voltam para a cidade do interior de Minas, que tem cerca de 30 mil habitantes. Música é o que se escuta nos quatro cantos do município: nas praças, nos colégios, no supermercado, nos centros sociais e culturais.
  O festival tem como principais objetivos o aperfeiçoamento técnico e musical, a promoção de intercâmbio cultural, a divulgação da música erudita e a ampliação do seu acesso. Além do aspecto cultural e social, o evento também proporciona geração de renda e postos de serviços na região, através da contratação de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de infraestrutura e produção.

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