sábado, 30 de setembro de 2023

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

 

Gerdau abre 100 vagas para o Programa Aprendiz em Ouro Branco (MG)






A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com vagas abertas para o Programa Aprendiz, para a usina em Ouro Branco, e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro. O programa é realizado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e oferece o curso de Aprendizagem Industrial. São oferecidas 100 vagas, preferencialmente para pessoas que se identificam com o gênero feminino, pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, pessoas com deficiência, nascidas entre fevereiro de 2002 e fevereiro de 2005 e que tenham concluído o ensino médio em até dezembro de 2023.

“O curso oferece uma ampla capacitação dos jovens que pretendem ingressar na indústria e transformar as suas carreiras. Planejamos uma verdadeira imersão no universo da usina. Esta jornada vai desenvolver habilidades, contribuir para o crescimento profissional do aprendiz e torná-lo mais apto a moldar o próprio futuro”, destaca Marcos Nazário, gerente de Desenvolvimento Gerdau Ouro Branco.

O curso tem duração de dois anos sendo um ano de curso presencial no SENAI (4horas por dia) e o segundo ano de prática na Gerdau (6horas por dia). As aulas presenciais terão início no em fevereiro de 2024, no SENAI. As inscrições podem ser feitas no site https://jobs.gerdau.com/job-invite/47819/

Os selecionados receberão além de salário conforme jornada, plano de saúde, auxílio farmácia, vale transporte e alimentação na empresa durante todo o período de prática.

 

O Serviço:

Curso profissionalizante Aprendiz Industrial

Unidade: Usina da Gerdau em Ouro Branco

Número de vagas: 100 vagas

Requisitos: ter ensino médio completo até dezembro de 2023 e ter nascido entre fevereiro de 2002 e fevereiro de 2005

Inscrições até 30 de setembro no site https://jobs.gerdau.com/job-invite/47819/

Sobre a Gerdau   

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,89 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).  

terça-feira, 26 de setembro de 2023

 

Posse da Diretoria da Associação 

Mulheres Empreendedoras de Ouro











No dia 29 de agosto, foi realizada a cerimônia de posse da primeira diretoria da Associação Mulheres Empreendedoras de Ouro, no Espaço Realize.
Thalisiana Paiva, presidente do Conselho da Mulher, conduziu a solenidade de posse da diretoria que tem como presidente a empresaria Romana Ramos, que assumiu a liderança da diretoria com um discurso que enfatizou o poder do empreendedorismo feminino na transformação da comunidade e no mundo dos negócios.
A jornada teve início em 2015, com o objetivo de fomentar, promover o fortalecimento e a visibilidade das mulheres empreendedoras.

O propósito é maior e no mês de junho de 2023, foi formalizado, tornando-se Associação. Desde o seu início, a Associação Mulheres Empreendedoras de Ouro tem se dedicado ao apoio, troca de experiências, visibilidade e oportunidades para mulheres que buscam alcançar seus objetivos empreendedores Para a presidente Romana Ramos, “o empreendedorismo feminino não apenas transforma a vida das mulheres empreendedoras, mas também desencadeia uma série de transformações positivas na sociedade, criando ambientes de trabalho inclusivos e promovendo oportunidades iguais para as pessoas.”


Dentre os ilustres convidados que abrilhantaram a solenidade, estiveram presentes o Vice-Prefeito Celso Vaz, a Presidente da Câmara Municipal, Nilma Aparecida Silva, a Dra. Verônica Alencastro, Presidente da Comissão Especial do Direito da Mulher, que destacaram a importância da mulher e desse movimento para a comunidade, Secretária do Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Bruna Stelamares, o Diretor do Hospital Raymundo Campos, José Vicente, representou a instituição de saúde.


A presença de entidades como o SEBRAE, representado por Yasmim Cardoso, a ACEOB, representada pelo presidente Péricles Bartolomeu , ADESIAP – Agência de Desenvolvimento representada por Fabiana e Priscila, a GERDAU, representada por Camila Collier, a FOB, representada por Karla Resende, Davi Coutinho, gerente do Banco do Brasil somaram-se a essa iniciativa inspiradora.

 
Estiveram presentes as associações de mulheres empreendedoras, ACEOB MULHER (Ouro Branco), REDE MULHERES DE VENA
(Ouro Preto) e REDE ELAS (Congonhas), reforçaram a união das comunidades vizinhas em prol de um objetivo comum: o empoderamento feminino no mundo dos negócios.

Primeira diretoria da Associação Mulheres Empreendedoras de Ouro
Presidente: Romana Ramos Alves Ferreira
Vice-presidente: Maria Heloisa Ferreira Santos
Diretora Executiva: Gláucia de Menezes Gonçalves Souza Paiva
Diretora Comercial: Tatiane Cristina de Lima Ferreira da Cunha.
Diretora Jurídica: Davilane Pontes dos Santos Horta
Primeira Secretária: Ivanete Rosana Pereira Soares
Segunda Secretária: Ivanessa Cristina Vieira
Primeira Tesoureira: Gabriela Santiago Lana
Segunda Tesoureira: Mariana Teixeira Nunes Lopes
Conselho Fiscal
Primeira Conselheira: Regina Aparecida Pinto
Segunda Conselheira: Sônia Maria Félix
Terceira Conselheira: Cristiane Aline Souza Campos

 

Regularização fundiária é realizada na cidade de Ouro Branco 







Foi realizada na quarta-feira, 13 de setembro, a cerimônia de entrega de escrituras a moradores de diversos bairros da cidade, por meio das ações do Programa "Ouro Branco Meu Lar", coordenado pela Secretaria de Governo (Gerência de Habitação e de Regularização Fundiária) da Prefeitura Municipal. 

Até o momento foram abertos 2.098 processos de REURB. A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, até o momento, enviou para o Cartório de Registro de Imóveis, o pedido de registro das certidões de regularização fundiária de 691 unidades isoladas. Além das certidões de regularização fundiária, já foram firmados mais de 796 termos de ocupação de posse provisória que garantem aos beneficiários a permanência nos imóveis até a conclusão dos processos de regularização fundiária. 

Com esse propósito a Prefeitura Municipal, por meio do programa de regularização fundiária, além de garantir dar segurança jurídica, resgata a cidadania, o direito à moradia, fomenta o ciclo produtivo econômico e viabiliza o ordenamento territorial no município.

Para Flávio Geraldo Vieira dos Santos, responsável técnico da empresa Gala Assessoria que presta serviços de apoio técnico à Gerência de Habilitação e Regularização Fundiária do município de Ouro Branco, o propósito é dar dignidade para todas as famílias.

Com esse propósito a Prefeitura Municipal, por meio do programa de regularização fundiária, além de garantir dar segurança jurídica, resgata a cidadania, o direito à moradia, fomenta o ciclo produtivo econômico e viabiliza o ordenamento territorial no município.

 Nesse evento foram entregues cerca de 130 escrituras. Até o momento mais de 600 moradores já receberam escrituras de seus imóveis.A maioria das pessoas que receberam escritura no dia 13 moram na Quadra 01 do Bairro São Francisco. Mas também receberam suas escrituras moradores de outros bairros, dentre eles, Belvedere, Amália Rodrigues, Alto Chalé e Nova Serrana.

 Processo de regularização

O processo de regularização fundiária através da REURB, nos termos da Lei Federal 13.465/2017 é um direto de todo cidadão que possui um imóvel irregular situado em um núcleo urbano informal consolidado.

 

Uma homenagem para Pedro Bertozzi Mesquita de Oliveira



A cidade se despediu no dia 11 de julho, do odontólogo Pedro Bertozzi Mesquita de Oliveira. Nascido em agosto de 1955, em Três Pontas, fixou suas atividades na cidade ourobranquense.

Pedro Bertozzi iniciou suas atividades em Ouro Branco na década de 80. Atuou nas prefeituras de Ouro Branco e Ouro Preto, além de fazer atendimentos no Sindicato dos Metalúrgicos, no consultório particular no bairro Primeiro de Maio e no centro (em cima do banco Itaú, antigo BEMGE). Ele era casado com a psicóloga Wana Karla Batalha Leandro, no qual tem uma filha de 24 anos, Clara Batalha Bertozzi de Oliveira, engenheira civil, pela UFMG, que reside e trabalha em BH.

Suas atividades preferidas eram jogar sinuca, onde chegou a participar de vários torneios municipais, sendo campeão em alguns deles. Adorava cozinhar, cuidar da horta e do pomar de sua casa, além de ouvir música, sendo um grande fã da MPB, principalmente do Clube da Esquina, sendo Milton Nascimento seu maior ídolo, amigo e conterrâneo.

Fez grandes amizades em Ouro Branco, que não dá para citar todos, porque correria o risco de esquecer algum. Pedro se tornou cidadão ourobranquense, por amor à cidade, aos amigos, colegas e pacientes. “Gostaríamos de deixar aqui a nossa gratidão a todos que o acolheram, com tanto amor e respeito. Foram muitos anos que deixaram boas e eternas lembranças para todos nós e que vamos guarda-las com muito carinho. Pedro foi um grande homem, que amava viver, que lutou bravamente pela vida, durante sua doença, sempre com muita fé e coragem. Teve total apoio de todos que o acompanharam, com muitas orações. Deixa um legado do amor pelo serviço público, pela profissão e principalmente pelos colegas de trabalho e pacientes. Eu e minha filha queremos deixar registrado aqui, a nossa gratidão a todos vocês que nos acompanharam e apoiaram nesta grande jornada, chamada vida. Queria deixar uma mensagem de uma música que tem nos trazido muito conforto e que acreditamos muito” declara sua esposa.

 

Letras

Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Pois seja o que vier (seja o que vier)
Venha o que vier (venha o que vier)
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Seja o que vier (seja o que vier)
Venha o que vier (venha o que vier)
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Composição de Fernando Brant / Milton Nascimento


quinta-feira, 21 de setembro de 2023

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

 

Formatura dos 35 oficiais da Guarda Civil Municipal















































No dia 5 de setembro, foi celebrada a formatura dos Guardas Civil Municipais da cidade de Ouro Branco. O evento aconteceu no auditório Fernando de Oliveira Silva.  Foram 35 formandos, que passaram pelo concurso público municipal.

Eles receberam os diplomas das mãos do prefeito de Ouro Branco e presidente da AMALPA Hélio Márcio Campos. No auditório estavam presentes para prestigiar os oficiais familiares, amigos, vice-prefeito, Dr. Celso Vaz, moradores, representando o legislativo de Ouro Branco estavam os vereadores Nilma Aparecida da Silva (presidente da câmara) Imar Vieira , Dezinho da Educação, José Erenildo (Lan Andrade), Neymar (secretário da mesa diretora), Valéria de M. N. Lopes, Leandro do Verdurão (vice-presidente da mesa diretora), Warley Pereira e policiais civis e militares. É a primeira turma da GCM, e está sob o comando do 1º Sargento da reserva da Polícia Militar, Alexandro Teixeira Fernandes. Com atuação do coronel Sérgio Henrique Cardoso, secretário Municipal de segurança Pública Mobilidade e Trânsito da prefeitura Municipal de Ouro Branco.

 É um momento histórico para a cidade que recebe um reforço na segurança pública somando com a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho tutelar  e a Defesa Civil.

 

Um anseio do Executivo com apoio do Legislativo e até

mesmo da população ourobranquense, que através de

estudos e reuniões verificando acertos foi sancionada a Lei

2.537 de 22 de dezembro. Dando início aos trabalhos para a criação e treinamento da Guarda Civil Municipal de Ouro Branco.

A GCM é uma instituição pública municipal de caráter civil, uniformizada onde uma de suas principais funções será a

proteção dos bens municipais, com ações preventivas.

Dentre suas competências estão:

· Proteger os bens públicos, serviços e logradouros públicos

municipais e as instalações do município;

· Interagir com a sociedade civil, através de discussões

junto as lideranças, para soluções de problemas relativos a

segurança pública da comunidade;

· Presença vital no dia a dia da sociedade, visando

uma orientação, organização, fiscalização e educação no

trânsito do município;

· Patrulhamento ostensivo e preventivo, a pé ou motorizado

no município de Ouro Branco;

· Proteção do patrimônio municipal, histórico e a preservação

do meio ambiente.

Objetivos

· Melhorar as ações da área de segurança pública no

município;

· Estabelecer políticas de segurança nos locais onde

ocorre um grande índice de criminalidade;

· Estabelecer também, relações com os órgãos de

segurança estaduais e federais; visando ações integradas

relativas à segurança pública.

Como servidores públicos, eles foram treinados a atender a população naquilo que a lei prevê.

Atuarão como um dissuasor psicológico proporcionando

uma maior sensação de segurança na população de Ouro

Branco.