Gerdau lança edital social 2022 para municípios mineiros
Neste mês de setembro, empreendedores de instituições sociais de diversas cidades mineiras poderão se inscrever em mais uma edição do Edital de Investimento Social da Gerdau. A iniciativa é aberta a projetos que envolvam ações direcionadas para o desenvolvimento da comunidade, dentro dos pilares de: habitação, reciclagem e educação para o empreendedorismo. As inscrições poderão ser realizadas online pela plataforma Prosas, entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro. A iniciativa irá contemplar projetos de mais de 10 municípios, sendo eles - Barão de Cocais, Bom Sucesso, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Divinópolis, Ingaí, Itabirito, Lassance, Moeda, Ouro Branco, Ouro Preto, São Bento Abade, Sete Lagoas, Três Marias e Várzea da Palma.
Ao todo, o edital para o ano de 2022 vai
destinar cerca de R$ 1,6 milhão para beneficiar milhares pessoas, por meio
iniciativas relevantes em Minas Gerais. Na última edição, realizada em 2020, o
Edital selecionou mais de 30 projetos em todo o estado que já começaram a
receber a verba para realizar as ações, que irão contribuir com a transformação
da vida de crianças, jovens e adultos.
Um dos projetos selecionados para 2021, e que
já dá os passos finais para efetivar sua proposta, veio da Associação
Comunitária de Lobo Leite, distrito de Congonhas. Por meio da ADESIAP (Agência
de Desenvolvimento do Alto Paraopeba) a Associação buscava recursos para criar
uma feira de produtores do distrito. Uma proposta que tem como base o
empreendedorismo, a valorização do produtor local e contribui para gerar renda
na comunidade.
O objetivo do projeto de Lobo Leite é que os
empreendedores locais tenham uma estrutura física, com cerca de 10 barracas,
para melhorar a exposição de seus produtos junto à comunidade e turistas. O
projeto prevê ainda oferecer a esses produtores rurais e artesãos uma
qualificação completa com curso de formação de preços de venda, controle
financeiro, qualidade no atendimento ao cliente, gestão de redes sociais e
importância da identidade visual. “Não há hoje no nosso distrito um espaço
destinado a esses pequenos empreendedores e a própria comunidade não tem hoje
um ambiente que, além de reunir esses produtos, possa ser um atrativo
turístico, cultural e econômico para a região. Temos muitas riquezas para
mostrar e com a ajuda do Edital agora acreditamos que será possível mudar essa
realidade”, explica Priscila Chagas, presidente da Associação Comunitária.
Outro exemplo é o Programa ‘Capacita Mulher’, projeto da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop) em parceria com a Rede Mulheres de Vena – e que foi aprovado na última edição do edital da Gerdau. O objetivo do projeto é capacitar 200 mulheres empreendedoras ou que desejam empreender da Região dos Inconfidentes, explorando temas de marketing digital e finanças. “O empreendedorismo é uma importante ferramenta para o protagonismo feminino”, afirma a cofundadora da Rede Mulheres de Vena, Lucimara Mendonça.
“Por meio de ações como esta, a Gerdau cria
novas oportunidades que geram mudanças positivas para o futuro e contribui para
o desenvolvimento das comunidades de regiões onde atua. Os projetos passam por
uma banca de avaliação e, após selecionados, recebem apoio técnico, financeiro
e de voluntariado”, explica o diretor executivo da Gerdau, Wendel Gomes.
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