Procon completa 10 anos de atendimento
ininterrupto
na Câmara Municipal
Com cerca de 1300 atendimentos por ano, órgão é referência na
cidade
O Procon de Ouro Branco é um órgão ligado à Câmara Municipal. Foi inaugurado em junho de 2009, na gestão da vereadora Cida Campos como presidente da Casa. Mas, após passar por readequações, foi reinaugurado em 21 de fevereiro de 2011 e, desde então, não parou mais de auxiliar a população na busca pelos seus direitos, defendendo o ourobranquense quando esse se sente prejudicado em uma relação de compra ou de prestação de serviços. "O Procon Câmara sempre ofereceu e continua oferecendo um grande serviço à nossa comunidade", destaca o presidente da Câmara na ocasião da reinauguração, o ex-vereador Alexandre de Oliveira Alves.
A servidora Marta Agrellos Veronese coordena o
Procon Câmara desde a sua criação. Ela se orgulha em dizer que raramente um
munícipe sai sem ter sua questão resolvida ou pelo menos encaminhada pelo
órgão: "Procuramos não deixar ninguém sem resposta. Acabamos esclarecendo
dúvidas que vão além das relações de consumo, sempre prezando por um
atendimento de qualidade". O Setor Jurídico da Câmara Municipal está
sempre à disposição do Procon, contribuindo para a resolução de dúvidas e
encaminhamentos de quem procura o órgão. Além disso, O Procon Câmara mantém um bom
relacionamento e diálogo com as instituições da cidade, o que contribui para a
resolução dos conflitos. A
maioria dos casos é resolvida diretamente pelo Procon, mas munícipes que não
podem ter seus casos resolvidos diretamente no local são orientados a procurar
por atendimento jurídico ou encaminhados a órgãos que possam resolver o caso.
Segundo Marta,
os campeões de reclamação são as empresas de telefonia e empréstimos
consignados não solicitados, especialmente por aposentados. O atual presidente
da Câmara Municipal, vereador Leandro Marcelo de Souza, reconhece no Procon um
dos grandes serviços prestados pela Câmara à comunidade: “O cliente que se
sente seguro em relação aos seus direitos consome mais e melhor, e as empresas
que respeitam o direito do cidadão vendem muito mais, pois ganham destaque e
acabam sendo escolhidas pelos consumidores”, ressalta.
A equipe do Procon Câmara conta atualmente com
quatro estagiários de Direito (2 pela manhã e 2 à tarde). São cerca de 1300
atendimentos por ano, além das orientações e encaminhamentos. É recomendado que
o consumidor primeiro entre em contato com a empresa com a qual tem a questão a
ser resolvida e, só após não conseguir solucionar a questão, procurar o Procon
Câmara levando o maior número de documentos relacionados à questão, inclusive
os protocolos de atendimento junto à empresa. Qualquer questão com qualquer
empresa do país pode ser encaminhada ao órgão.
SERVIÇO:
O Procon
Câmara está localizado na Praça Sagrados Corações, 200, no Centro de Ouro
Branco. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira,
gratuitamente e por ordem de chegada. Informações (31) 3741-1225.
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