quinta-feira, 23 de julho de 2015

Um vira folha autentico

  Existem pessoas que mudam de opinião de um dia para o outro, como dizem por aí, dançam conforme a música, mas um vira folha igual o atual presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que já mudou sua opinião sobre o governo várias vezes esse ano, são poucos que têm coragem.
  No início deste ano, antes de ser eleito presidente da Câmara, ele prometeu entrar com o pedido de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. Pouco tempo depois, com a ajuda dela, ele foi eleito. Mais precisamente depois de um almoço com a presidenta, ele disse que não havia lugar para o impedimento.
  Na semana passada, tudo mudou de novo e agora ele esta em rota de colisão com o Planalto e até mesmo oficializou na sexta-feira passada (17) o seu rompimento com o governo de Dilma Rousseff.  Cunha afirmou que, a partir de agora, será oposição. Mas enfatizou que não atuará contra o governo como presidente da Casa.
  Nesta quinta (16), ele foi acusado pelo lobista Júlio Camargo de receber US$ 5 milhões de propina. Além de negar as acusações, Cunha responsabiliza o Planalto pelo seu envolvimento nas investigações da Operação 'Lava Jato'. Para ele, há uma articulação do governo para jogá-lo no centro da investigação.  O presidente da Câmara disse, ainda, que defenderá o rompimento imediato do PMDB com o governo no próximo congresso do partido, que acontecerá em setembro.
  Quando a pessoa muda de opinião de mais, todo mundo desconfia. Isso é nossa política e eles dizem que são nossos representantes. 

quarta-feira, 22 de julho de 2015

INFORMINAS lança curso de Inglês! Qualidade comprovada no mercado

   A INFORMINAS, escola tradicional de qualificação nas áreas de informática, Gestão Empresarial, Programação, oferece agora aulas de inglês.  As matrículas estão abertas e o aluno pode começar no mesmo dia que fizer a inscrição, pois existe a opção do curso individual.
  De acordo com o proprietário da INFORMINAS,  Raphael Silva de Vasconcelos, o  curso se divide em dois módulos. No primeiro módulo são quatro livros e compreende a parte básica e intermediária. Na outra parte do curso existem mais quatro livros a serem estudados e estão concentradas as aulas mais avançadas de escrita, a fala e a audição.  “Saber o segundo idioma é uma exigência para quem quer ingressar no mercado”, assegura.
  A aluna Edna Márcia Gomes dos Reis faz inglês na unidade e afirma que está muito satisfeita com os resultados obtidos. “Eu sempre tive um sonho, mas resolvi dar preferência à criação dos meus filhos, a oportunidade surgiu e agora estou muito feliz fazendo o curso de inglês”, diz. Assim que terminar ela pensa em fazer espanhol, além disso, já fez Informática. “O preço cabe no meu bolso. Importante frisar que todos os cursos têm um valor acessível para todas as classes sociais” complementa.
  A empresa foi fundada há 18 anos, em 1997 na cidade de Ouro Branco. Hoje tem 300 alunos distribuídos nos horários entre 8h às 21h. Com esse novo curso, a INFORMINAS se torna um centro educacional, que atende diversas áreas em um só ambiente. “Hoje temos mais de 50 opções de cursos para qualificação dos jovens desde a informática essencial, passando pela parte avançada, Gestão Empresarial, Programação, são cursos de capacitação para quem quer ser inserido no mercado de trabalho”, disse.
  Ele ressalta que os professores são altamente experientes, sempre atendendo os alunos com máxima atenção. “A qualidade dos nossos cursos já é conhecida no mercado, e existem algumas empresas que nos procuram pedindo indicações de profissionais capacitados”, completa.
  A INFORMINAS fica na rua Santo Antônio, nº 31, no Centro de Ouro Branco. Telefone: (31) 741-6187, ou e-mail: informinas@veloxmail.com.br.


Plantio de mudas no canteiro central da avenida Mariza

   O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a UTC doaram 28 mudas de árvores ipês, tamarindo e amoras que foram plantadas no canteiro central da Avenida Mariza de Souza Mendes no sábado, dia 6 de julho. A ação foi uma parceria entre o IEF, UTC, Grupo de Escoteiros de Ouro Branco, comerciantes da Avenida Mariza e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O evento fez parte das atividades em comemoração ao mês do meio ambiente.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Ouro Branco faz diagnóstico geral da saúde pública na 7ª Conferência Municipal de Saúde

   A equipe do Conselho Municipal de Saúde e a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na sexta-feira, dia 03 e sábado, dia 4 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, na Escola Municipal Maria Auxiliadora Torres.
  Na oportunidade, foram eleitos os novos membros do Conselho, as diretrizes do documento base da saúde em OB e também os delegados que representarão a cidade na Etapa Estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde.
  A Prefeita Cida Campos, a secretária de Saúde, Sônia Albuquerque, o diretor técnico do Hospital. Dr. Martinho, a Presidente do Conselho da Saúde, Aparecida, a Vereadora Nilma, a equipe de Secretariado e Governo da PMOB, a comunidade, líderes comunitários, equipes da Saúde participaram das discussões nos dois dias de evento.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Parceria com a Prefeitura garante novo espaço para a Sociedade Artístico Musical

  A Sociedade Artístico Musical de Santo Antônio (Samsa), uma das instituições mais tradicionais de Ouro Branco, recebeu, por meio de um termo de permissão de uso não oneroso, firmado com a Prefeitura, aprovado pelo Conselho de Políticas Culturais, um novo espaço para realizarem as suas atividades.
  O espaço fica anexo a casa sede da banda, localizada na rua Santo Antônio, denominado Anexo II da PMOB.  O Termo permissionário de forma precária autoriza o uso de uma sala com dois banheiros, cozinha, despensa e pequena área de serviço, que ampliou a área de utilização de forma que a banda terá condições de fortalecer e continuar suas atividades com conforto e tranquilidade.
  Durante a inauguração na quarta-feira, dia 8 de julho, foi realizado o corte de faixa e a Samsa realizou uma apresentação especial para pais de alunos, músicos iniciantes, Prefeita Cida Campos, secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Elizabeti Márcia Felix Rodrigues de Oliveira, equipe da Secretaria de Cultura, Comunicação e Gabinete.
 

Os músicos da SAMSA manifestaram sua satisfação: “A diretoria da Samsa, músicos e os alunos agradecem à Prefeita Cida Campos pela cessão do salão anexo para ampliar o espaço para realização das aulas e ensaios da entidade”.

O Brasil é racista sim

  O Estado brasileiro comprometeu-se com os movimentos sociais em sua Constituição e a adotar, oficialmente, as proposições das Conferências da Organização das Nações Unidas (ONU), como a Declaração de Durban, que pretende eliminar o racismo, preconceito e discriminação de qualquer ordem. Por isso, o combate ao racismo é responsabilidade primordial do Estado, que deveria fazê-lo por meio de políticas de ação afirmativa para grupos vulneráveis e punições para os preconceituosos e também de todo cidadão.
  Mas na prática percebemos que isso não está sendo feito. Presenciamos cotidianamente nas ruas, nas escolas, no trabalho e nas redes sociais manifestações de cunho racista ou de injúria racial, sem que nada de concreto seja feito para mudar essa realidade. Prova disso, são os dados que mostram que todas as pessoas que foram presas no Brasil no ano passado por cometerem crimes de racismo já estão soltas. Os criminosos sabem que não ficarão presos, uma vez que a própria Justiça não leva essa Lei a sério.
  Outro fato que ajuda a disseminar o preconceito é a classificação do crime, que na maioria dos casos, fica categorizado como crime de injuria racial, que prevê sentença menos rigorosa. A injúria é um delito com pena inferior a três anos (que já não levaria à cadeia) e aceita o pagamento de fiança. Para quem não sabe a diferença, no racismo, a ofensa ocorre a um número indeterminado de pessoas, enquanto a injúria é direcionada.
  É fácil perceber que os órgãos competentes não têm agido com rapidez na responsabilização dos agressores em casos de racismo e injúria racial.  Não existe o intuito de dar uma resposta à vítima e, ao mesmo tempo, consolidar uma cultura contrária a qualquer atitude preconceituosa. Além disso, no ato do preenchimento do Boletim de Ocorrência, os policiais não conseguem entender a diferença entre injúria e racismo e, por isso, os boletins são preenchidos sem fundamentação.  Às vezes, até mesmo esse policial também é racista, o que contribui para a impunidade.
  Diante dos fatos, afirmo o Brasil é um país racista sim. Mesmo que esse racismo seja velado, ele existe. Por isso convoco as pessoas para lutar todos os dias para eliminar essas práticas no Brasil. Vamos caminhar na direção de um país e mundo mais tolerante que respeite os Direitos Humanos.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Prefeitura, UFSJ e vários parceiros lançam 9º Festival de Inverno e 28º Inverno Cultural

   Mantendo uma parceria que já é tradição a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e a Prefeitura de Ouro Branco se uniram e será realizada a 9ª Edição do Festival de Inverno de Ouro Branco e o 28º Inverno Cultural da UFSJ. Em 2015, o Festival de Inverno tem como tema: Convergência- “Tendência de vários aspectos se identificarem em um ponto.” Já o Inverno Cultural da UFSJ apresenta como foco principal “Cultura da água.” Eventos serão realizados entre os dias 30 de julho a 2 de agosto.
  Os detalhes dos eventos foram repassados a comunidade na quinta-feira, dia 25 de junho, na Sala de Conferência da PMOB. Participaram do evento a Prefeita Cida Campos, a Reitora da UFSJ, Valéria Kemp, a Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico, Elizabeti Márcia Felix Rodrigues de Oliveira, o Vereador Raimundo Henriques de Paiva representando a Câmara Municipal de Ouro Branco, o coordenador Geral do Inverno Cultural, Paulo Henrique Caetano, a equipe de Secretariado da equipe da PMOB e a comunidade.
  As atividades são uma parceria entre PMOB, UFSJ-Campus Alto Paraopeba, Gerdau, Deputado Padre João Carlos, Sindicato dos Metalúrgicos, PC Promoção e Eventos, Fundação Clóvis Salgado, Coral Canarinhos de Itabirito, Sidney Grandi e Banda de Belo Horizonte e alunos formandos da UFSJ- na pessoa de Franklin Rogélio.
 
Informações sobre os eventos estão disponíveis no site da Prefeitura http://www.ourobranco.mg.gov.br/ e no site: invernocultural.com.br

domingo, 12 de julho de 2015

Notícia triste

Todos nós que temos um pouco de experiência nesta vida, já passamos por diversas dificuldades e já vimos várias coisas horríveis. Mas a notícia do crime que tirou a vida da funcionária de uma fábrica de laticínios em Ponte Nova, me deixou perplexo. Uma jovem, grávida de nove meses, foi morta com golpes de madeira e passou, desacordada, por um parto extremamente traumático, com cortes de gilete na barriga, e teve o filho roubado.
  Tudo isso, porque a assassina Gilmária Silva Patrocínio, de 33 anos, que já está presa, precisava de uma criança para salvar seu casamento.  A mulher disse ao marido que estava grávida e tramou o assassinato de Patrícia para ficar com a criança. Ela temia ser abandonada pelo marido caso não tivesse um filho com ele. A autora simulou uma gravidez e, sendo assim, uma hora a criança tinha que nascer. Para atrair a vítima até o local do crime, ela inventou uma história de que tinha roupas de bebê e um berço para doação, conquistando a confiança da vítima, de quem já era conhecida. A assassina conseguiu até mesmo, registrar como filho dela a criança retirada do ventre da mãe.
  Não sou mais criança e já vi muitas coisas difíceis, mas essa foi demais. Todas as pessoas com quem converso também estão abismadas. Sinto que a cada dia que passa as pessoas estão ficando piores, não sei onde vamos parar.  O jeito agora é pedir a Deus que abençoe essa criança, que já nasce órfã de mãe e toda sua família.

Operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil

 No dia 01 de julho, quarta-feira, a Polícia Militar e a Polícia Civil desencadearam uma Operação Policial que resultou no cumprimento de 04 (quatro) Mandados de Prisão de indivíduos envolvidos em roubo, furto e tráfico de drogas.

Mês do Meio Ambiente: Prefeitura e parceiros lançam Etapa Porta a Porta da Coleta Seletiva

  As comemorações do Mês do Meio Ambiente continuam firmes em Ouro Branco. Na sexta-feira, dia 19 de junho, a PMOB, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e vários parceiros realizaram o lançamento da Etapa Porta a Porta da Coleta Seletiva em Ouro Branco. A Etapa Porta a Porta da Coleta Seletiva será uma ação que envolve toda a comunidade de Ouro Branco.
  Participaram do lançamento da ação a Prefeita Cida Campos, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco (ASCOB), Associação São Francisco de Assis (ASFA), Associação de Catadores de Materiais Recicláveis São Francisco de Assis (RECISFA), Grupo de Escoteiros de Ouro Branco, Brigada Voluntária de Incêndio de Ouro Branco- Grupo Carcará, Associação Comunitária do Bairro São Francisco e Associação Comunitária do Bairro Pioneiros.
  O evento de lançamento foi realizado na sede da Associação São Francisco de Assis (ASFA) no bairro São Francisco. Alunos da Escola Fernando Félix participaram de ações educativas, de orientação, conscientização e mobilização.
  Etapa Porta a Porta da Coleta Seletiva - O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, explica: “A coleta seletiva porta a porta substituirá a coleta de resíduos convencional (resíduos que não são separados - recicláveis e rejeitos), com o recolhimento apenas dos resíduos recicláveis. Portanto, no dia da coleta seletiva porta a porta, a equipe da limpeza pública coletará apenas os resíduos recicláveis separados previamente pela população e dispostos em frente suas residências ou nos Ecopontos ou Pontos de Entregas Voluntárias (gaiolas amarelas).”
“Iniciaremos a implantação desse programa em etapas, que serão por rotas de coleta de resíduos domiciliares e comerciais (rotas da coleta de lixo comum). Contamos hoje com cinco rotas de coleta de resíduos no município, que contemplam toda a área urbana de segunda a sábado (aos domingos na área comercial). Vamos iniciar por rotas de coleta para que possamos corrigir e adequar com presteza e agilidade as ações e atividades, em uma escala adequada com as nossas disponibilidades de logística.”
“Contamos com a participação de todos para melhorarmos a gestão dos resíduos sólidos para assim, otimizarmos os recursos públicos econômicos, materiais e naturais. Ressaltamos que, em breve, estaremos inserindo os demais bairros na programação da coleta seletiva porta a porta do município. Para saber mais informações entre em contato a equipe do saneamento ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da PMOB: 3741-4249 / 3749-6016 / saneamento@ourobranco.mg.gov.br.”

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Sem cerol, por favor

  Não importa se você é adulto ou criança, o importante é que vai concordar comigo, que pelo menos uma vez na vida, você soltou papagaios, ou pipas. Até mesmo as mulheres já brincaram com as pipas e gostaram muito.  Mas essa brincadeira tão gostosa deveria ser realizada sem cerol não é mesmo.
  O cerol, que consiste numa mistura de cola com vidro moído, é uma verdadeira arma na mão das pessoas. Acidentes com cerol continuam a vitimar pessoas em todos os lugares e ninguém faz nada para mudar esse fato.
  Um lugar maravilhoso para soltar papagaio é o parque ecológico em Belo Horizonte, além de não ter fios de energia elétrica por perto, os guardas ficam na entrada monitorando e não deixam que ninguém entre com cerol.  Todos os lugares deveriam ser assim.
As principais vítimas do cerol são os motocilistas, mas existem também outros tipos de vitimas formados por pessoas que estão andando pelas ruas.  Reconheço que deve ser difícil para a polícia e os órgãos de controle fiscalizarem esse tipo de uso, mas é necessário, uma vez que o cerol mata.
  É preciso também que se façam campanhas educativas para conscientizar as pessoas sobre a gravidade dessa infração, que pode causar lesões graves e mortes. Existe até mesmo uma lei estadual, que diz que o infrator deve pagar uma multa de R$ 100  a R$ 1.500. A legislação determina que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fiscalizem, mas não percebemos que isso está sendo feito.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Expolaf será de 5 a 9 de agosto

  A 28ª edição Exposição Agropecuária e Industrial de Conselheiro Lafaiete (Expolaf) será realizada de 5 a 9 de agosto, de acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Alessandro Dalla Vedova. O município realizou processo licitatório para contratação de empresa para serviços de planejamento, organização, produção, contratação e realização da Exposição, vencido pela empresa Grupo Áudio Mister Mix Ltda.
  “É uma festa tradicional, que ganhou um novo viés na atual administração, aliando lazer e oportunidade de negócios”, frisou o secretário, destacando, por exemplo, uma Feira de Agronegócios, que vai ocorreu durante a Expolaf. Para que a festa aconteça num momento em que tantas cidades cancelaram seus eventos, a administração trabalhou com planejamento, já que a festa está prevista na Lei Orçamentária Anual.
  De acordo com informações da empresa vencedora a Expolaf 2015 contará com shows com artistas nacionais e atrações para o público infantil e da melhor idade, além de exposição de equipamentos agrícolas, festival gastronômico e exposição de animais com a participação de entidades relacionadas à área de eqüinos e bovinos.
  Alguns nomes de atrações musicais já foram adiantados, como da dupla Marcos & Belutti, uma das mais ouvidas na atualidade. Em seus CDs e DVDs explora os estilos sertanejo e sertanejo universitário. Seus trabalhos também contaram com participações especiais importantes, incluindo Bruno & Marrone, Michel Teló e Fernando & Sorocaba. Entre seus sucessos está  "Domingo de Manhã", a música mais tocada no país em 2014.
  Também estará no palco da Expolaf a dupla Henrique & Diego. O primeiro CD da dupla  foi gravado em 2012, com participações de Gusttavo Lima, Humberto e rendeu sucessos como “Me Liga”,  “Zuar e Beber”, e “Eh Tudo Toiss” (canção gravada para o jogador de futebol Neymar). Já o segundo álbum foi gravado em 2014 destacando “ Vida mais ou menos” e “Suíte 14”. O CD traz participações especiais de MC Guimê, e César Menotti & Fabiano.
  Entre os nomes já anunciados também estão: Leo Nascimento, Manitu, Scarcéus, Sunga de Pano e  atrações infantis e gospel.

Ruralzão 2015: Prefeitura entrega alimentos arrecadados para a Assistência Social; patrocinadores entregam moto 0km para o vencedor do sorteio

   Prestando contas de todas as atividades que envolveram o Rurzalzão 2015, na quarta-feira, dia 17 de junho, o Secretário de Esportes, Nélinho e o presidente da Liga Ourobranquense de Futsal, Geraldo Taveira, realizaram a entrega oficial das 1,5 toneladas de alimentos arrecadados durante a final do Campeonato Ruralzão 2015, no domingo, dia 14 de junho, em Olaria. Os mais de 700 participantes do evento doaram alimentos e concorreram a uma moto 0 km.
  Os alimentos arrecadados foram repassados a Secretária de Desenvolvimento Social, Sônia. A Secretaria irá montar cestas básicas que serão repassadas a famílias em estado de vulnerabilidade social. As famílias já estão cadastradas junto a Secretaria de Desenvolvimento Social.
  Também na quarta-feira, foi realizada a entrega oficial da Moto Honda 0 km ao grande vencedor, o morador de Olaria, Francisco Januário Dias da Paz, de 27 anos. Francisco, Nélinho e Taveira estiveram na loja Easy Way Motos.
  Agradecimentos a toda a comunidade que doou os alimentos e aos patrocinadores e apoiadores: Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Convaço, Polícia Militar, Silvano Transportes, Easy Way Motos, Silvano Transportes, AEA, Enxovais Maciel, Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, Congonhas, Jeceaba e Base, Dupodium, Posto Rotor, Restaurante Parada de Minas BR 040, Posto Perfil, Entre Rios Lanchonete, Posto Mariza, Madecol, Deise Imóveis, Roncão, Auto Posto Tigresa, Loja Verde e Branco, Jouber Pneus, Rotor Supermercado e ARH Treinamentos.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Duas décadas prestando serviços á cidade

   Um almoço comemorativo, realizado no dia 13 de junho, marcou o aniversário de 20 anos da Observ, empresa especializada em oferecer soluções para seguranças e monitoramento residencial e comercial, com sede em Ouro Branco. Estiveram presentes funcionários e ex-funcionários da empresa, além de amigos do casal de proprietários Antônio Ivan de Carvalho e Maria José.
  Quem estava presente no evento pode sentir a alegria e satisfação dos proprietários e empreendedores, pelo orgulho de ter construído uma história de 20 anos nesta empresa. “Chegar a 20 anos é uma marca significativa para qualquer empreendimento, e minha alegria é maior ainda porque construí tudo isso juntamente com minha família”, ressalta Antônio Ivan de Carvalho.
  Foi uma reunião de confraternização e de relembrar dos momentos marcantes da empresa. O proprietário Antônio Ivan de Carvalho ressalta a figura de duas pessoas, que contribuíram para a implantação da empresa. Uma delas é o empresário Barata que organizou a primeira planilha da Observ e seu irmão e amigo Irair Carvalho, que instalou o sistema de computadores.
  A empresa foi registrada na Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) em 6 de junho de 1995 e funcionou todo esse período  ininterruptamente, sendo que hoje se tornou referência no mercado em sua área de atuação, uma vez que possui estrategicamente as especificações para um atendimento organizado, eficiente e que privilegia a pessoa. Há  cerca de 15 anos a empresa instalou o sistema de alarme e monitoramento dirigido por Eric Carvalho, filho dos proprietários, que hoje já compõe a segunda geração da empresa e vem desenvolvendo um excelente trabalho.
  Atualmente, a empresa atende residências, condomínios, empresas, escritórios, bares, restaurantes, farmácias, postos de gasolina, sempre com uma solução ao alcance de suas necessidades. Entre os seus produtos estão alarmes eletrônicos, circuito de TV, cerca Elétrica, automação portão residencial e industrial, alarmes eletrônicos, sensores de presença, magnéticos, de ruído, de fumaça, cercas eletrificadas, circuito fechado de TV e fornecimento de equipamentos. Entre os serviços da empresa estão projetos personalizados, instalação dos sistemas, monitoramento, treinamentos, suporte técnico, segurança Pessoal, serviços de portaria, de faxina e de  vigilância patrimonial.
  A Observ mantém com uma equipe de engenheiros e técnicos especializados. “Nossa equipe é qualificada e com equipamentos de ponta proporcionamos à sua família e ao seu patrimônio o que há de mais moderno em Segurança Eletrônica”, explica. Após duas décadas de atividades, a empresa está mudando de endereço para a rua Consider, nº 288, bairro Siderurgia. Mas ela continuará atendendo os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana.











Associação do bairro São Francisco convida para o Arraiá do Sanfra

  A Associação Comunitária do bairro São Francisco vai realizar sua tradicional festa junina no dia 27 de junho. Denominado Arraiá do Sanfra, o evento contará com várias atividades, como torneio de futsal, dança de Zumba, show com a dupla Maycon & Wesley, dança de quadrilha e um desfile para a escolha da Rainha do Sanfra.
  Sempre se superando a cada edição, o Arraiá do Sanfra tornou-se uma tradição para as pessoas que desejam curtir o clima de festa junina em grande estilo, com um público animado e cardápio que vai do tradicional ao diferenciado.
  Associação está desenvolvendo várias outras atividades que atendem aos diversos públicos do bairro e da região.  No mês de maio, foram iniciadas as aulas de Zumba, na quadra do bairro. As aulas são ministradas pela professora Luciana e acontece toda quarta feira a partir das 18h30.
  As alunas pagam um valor simbólico de R$ 10 para custear o transporte e a aula da professora. Segundo a presidente da Associação Comunitária Sirlene Ribeiro Dias, esse projeto tem como objetivo tirar as pessoas do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida delas.
 Outro projeto que está em andamento é o Cinema Comunitário. Onze jovens da comunidade com a supervisão do professor Eduardo estão produzindo um filme sobre a história do bairro. Depois das filmagens os alunos irão ao laboratório da Universidade Federal de São João Del Rei, onde os jovens aprenderam a editar e produzir o documentário.