
Vamos ao assunto que interessa. Neste domingo as famílias brasileiras comemoram mais um dia dos pais. Todos sabem que eu não tenho pai e como todas as pessoas da minha idade e que não tem mais o seu pai, queria que ele estivesse aqui para me ajudar. Estava analisando a situação de um filho e percebo a figura do pai muda de acordo com a idade do filho.
Até uns oito anos de idade, o pai representa aquela pessoa que sabe tudo e que para o filho ele é a pessoa mais esperta do mundo. Aos dez anos, o filho começa a perceber as diferenças do tempo em que os pais viviam e do tempo que ele vive. Durante a adolescência o filho percebe o pai como uma figura antiquada, e dá razão para nada do que o pai fala.
Dos 30 aos 40 anos, o filho começa a pedir a opinião dos pais para tudo que vai fazer, nesta época o pai se torna a luz da vida do filho. É nesta época que, diante de um problema, o filho se pergunta: como o papai teria lidado com isso?. Ele tem tanto bom senso, e tanta experiência!
Por fim, quando se chega aos 50 anos e não tem mais o pai, o filho pensa....... Eu daria tudo para que o papai estivesse aqui agora e eu pudesse falar com ele sobre isso. É uma pena que eu não tivesse percebido o quanto era inteligente. Teria aprendido muito com ele.
Deixo essa mensagem aos pais e aos filhos também. Festejem bem o dia dos pais e todos os momentos que você tiver com ele. Da vida, levamos somente as experiências, nada mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário