quinta-feira, 7 de setembro de 2023

 

Câmara encerra agosto com aprovação de cinco projetos no mês

Mesa diretora na sessão do dia 21 de agosto

Vereadores Imar, Lan e Dezinho na penúltima sessão do mês

Vereadores Warley, Rodrigo e Valéria no dia 28, última sessão
de agosto


Na segunda metade do mês foi aprovado projeto de proteção à saúde bucal da pessoa hospitalizada e outro que concede direito de uso de imóvel para projeto social

 A Câmara Ouro Branco fechou o mês de agosto com cinco projetos aprovados.

Na segunda metade do mês, nas sessões ordinárias dos dias 21 e 28 de agosto, mais dois projetos foram aprovados, juntando-se aos três aprovados anteriormente, nas sessões da primeira metade do mês.

 De autoria do vereador Neymar Meireles, o Projeto de Lei nº 100/2023, que institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada, foi aprovado no dia 21. O projeto capacitar e especializar profissionais para atuação no Sistema Único de Saúde no âmbito do município de Ouro Branco, oferecendo às pessoas hospitalizadas tratamento de saúde bucal adequado às suas necessidades. “O objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas hospitalizadas, pois sabemos que cuidar da saúde bucal pode prevenir infecções e o agravamento de algumas doenças, como as autoimunes, diabetes e anemias”, destacou o autor do projeto.

 Na última sessão de agosto, no dia 28, foi aprovado o Projeto de Lei nº 094/2023, de autoria do Executivo, que autoriza a concessão do direito real de uso do imóvel localizado no bairro São Francisco, para o desenvolvimento de atividade social. No local, funciona o Centro Assistencial e Educacional Presbiteriano.

 Demais projetos aprovados em agosto

 Os outros três projetos aprovados no mês de agosto foram: o Projeto de Lei nº 095/2023, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a ratificação do Décimo Termo Aditivo ao Contrato de Constituição do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba – CODAP. O CODAP é um consórcio de município da região do Alto Paraopeba que trabalha a gestão associada de serviços públicos; o Projeto de Lei nº 098/2023, de autoria da vereadora Nilma Silva, que institui a política municipal de incentivo a adoção tardia no município de Ouro Branco; e, de autoria do vereador Neymar Meireles, o Projeto de Lei nº 101/2023, que autoriza o Poder Executivo a firmar convênios para promover a realização de cursos de primeiros socorros e de prevenção de acidentes durante o acompanhamento pré-natal e o reforço dessas informações nos hospitais e nas consultas de acompanhamento da criança recém-nascida no âmbito do município de Ouro Branco.

 O Projeto de Lei nº 093/2023, de autoria do Executivo, que trata de alterações pontuais nas Leis Municipais nº 1.619/2007 (institui o Plano Diretor participativo do Município de Ouro Branco) e nº 1.794/2010 (institui o uso, ocupação e parcelamento do solo no Município de Ouro Branco), foi aprovado em 1ª votação na sessão do dia 28 mas, devido à apresentação de emendas pelos vereadores, ainda não pôde ser apreciado em 2ª votação. O projeto propõe alterações na altura de algumas edificações, na construção de condomínios fechados, e na permissão para novos estabelecimentos de alimentação, hospedagem e academias em algumas vias, e já foi tema de Audiência Pública conjunta entre o Legislativo e o Executivo realizada no plenário da Câmara no dia 16 de agosto.

 Para assistir a íntegra das sessões da Câmara, acesse o YouTube da Casal Legislativa: @CamaraMunicipaldeOuroBrancoMG.

 Para acessar todas as Proposições, acesse o site da Câmara Ouro Branco: ourobranco.cam.mg.gov.br.

terça-feira, 5 de setembro de 2023

 Câmara Municipal de Ouro Branco-MG




 

Ouro Branco se torna sede da maior feira de negócios do Alto Paraopeba












No dia 29 de agosto, aconteceu o lançamento da 3ª Semana do Desenvolvimento Econômico e o 40º Enduro da Independência. O evento foi no auditório Fernando de Oliveira Silva, e contou com a presença dos maiores veículos de comunicação da região do Alto Paraopeba. Para responder as perguntas dos jornalistas estavam o secretário do Meio Ambiente Neylor Aarão, o coordenador do Enduro da Independência, Lúcio Pinto Ribeiro, o prefeito municipal de Ouro Branco e presidente da AMALPA, Hélio M. Campos, o vice-prefeito, Dr. Celso R. Vaz, coordenadora da ADESIAP, Rosane Teixeira, o mascote do Enduro da Independência, Euclides e o secretário municipal do Turismo, Lazer e Cultura, Wilson Vilela.

Consolidada como uma das maiores feiras de negócios de toda a região, a 3º Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco, além de ofertar conhecimento, troca de experiências e propiciar lazer aos visitantes, é uma vitrine para empresários e empreendedores que contribuem para o desenvolvimento sustentável na região.

Mais de 12 mil visitantes são aguardados na 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco (SDE3), que será realizada entre os dias 6 e 9 de setembro. A SDE3 se tornou um mega evento de fomento a economia local e regional, propiciando visibilidade e business network (rede de contatos e negócios) entre poder público, empresários, empreendedores, terceiro setor, instituições bancárias, universidades, empresas especializadas em capacitação e prestadores de serviços. O conhecimento é compartilhado por meio de minicursos, palestras, painéis e oficinas que são oferecidos gratuitamente aos visitantes de Ouro Branco e de outras diversas cidades. Além disso, o pavilhão da Praça de Eventos se torna um centro de produção cultural e de acesso à diversão e lazer nestes quatro dias de evento, com muitos shows de artistas locais, praça de alimentação e espaço kids.

Realizada em Ouro Branco pela primeira vez em 2021, a Semana de Desenvolvimento Econômico (SDE1) teve como objetivo inicial contribuir para a reativação da economia, que desaqueceu durante a pandemia do coronavírus. Como a iniciativa apresentou resultados que foram além das expectativas, a Prefeitura realizou a segunda edição em 2022 e o evento de 2023 já se credencia como referência regional, passando a ingressar no calendário oficial de eventos do município.

 

 

DIA

HORÁRIO DE ABERTURA

HORÁRIO DE ENCERRAMENTO

OBS.:

Quarta 06/09

18hs

23hs

 

Quinta 07/09

18hs

23hs

 

Sexta 08/09

12hs

23hs

Horário obrigatório para funcionamento da Praça de Alimentação.

Demais expositores facultativo.

Sábado

09/09

10hs

23hs

Horário obrigatório para funcionamento da Praça de Alimentação.

Demais expositores facultativo.

 

Expositores

Esta SDE3 contará com mais de 120 expositores, entre empresas, organizadores, parceiros e entidades de Ouro Branco e região, além de 6 fornecedores de alimentos na Praça de Alimentação, 5 Food Trucks de produtores de cerveja local, 20 microempresários e produtores locais que integram o projeto da Feira de Incubadoras.

 

Oficinas

Duas carretas Senac oferecerão oficinas de gastronomia com destaque para pratos típicos da culinária mineira, todos os dias, em diversos horários, na Praça de Eventos. Confira as opções disponíveis e se inscreva em semanadedesenvolvimento.com.br.

No dia 6 de setembro (quarta-feira), ocorrerá o Fórum de Turismo de Ouro Branco, no Auditório Principal de Praça de Eventos, de 13h às 18h.

 

Palestras

O evento contará com nomes como o influenciador digital e palestrante Rick Chesther, que irá ministrar a palestra ‘Pega a Visão – Desenvolvimento, Motivação e Foco’, no dia 6 de setembro (quarta-feira), às 20h, no Auditório Principal da Praça de Eventos

Mazé Lima apresentará, no dia 7 (quinta-feira), às 20h, no Auditório Principal da Praça de Eventos, um tema inspirador: “Vencer na adversidade”.

Outro destaque é Joãozinho Leite – Queijo Canastra, presidente da Cooperativa Sicoob Sarom e presidente da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), da Serra da Canastra.

Shows musicais

Como valorização da produção cultural de Ouro Branco, a organização da 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico programou shows com artistas locais. Confira:

Dia 06/09/2023 - Quarta Feira:

- Pura Adrenalina

- Profissamba

Dia 07/09/2023 - Quinta Feira:

- Mary Resende

- Patrício

Dia 08/09/2023 - Sexta Feira

- Rafael Guerard

- Banda Bar

- Trio Bossa Nova

Dia 09/09/2023 - Sábado

- Dudu Sangy

- Banda Noix

- Acawã e Banda

 Enduro da Independência

A 3ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Branco se integra à 41ª edição Enduro da Independência – a mais antiga e tradicional prova de motos de regularidade do Brasil. A largada será no dia 6 de setembro, em Paraty (RJ). No mesmo dia, acontece o Momento Enduro da Independência, no Auditório Aberto da Praça da Alimentação, de Ouro Branco, de 19 às 20h.

No sábado, dia 9, largada e chegada acontecem no mesmo local, com a bandeirada para os vencedores da etapa por volta do meio-dia.  A tão aguardada e emocionante cerimônia de premiação de todas as categorias será no mesmo dia 9, sábado, e está prevista para começar às 17h. 

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

 

Domingo acontece a final da 6ª Copa Tigresa de Master - Campeonato Municipal de Veteranos






Será realizada no próximo domingo, dia 03 de setembro, no campo do Ouro Branco Esporte Clube a grande final da 6ª Copa Tigresa de Master.

A equipe do Olaria que busca seu segundo título na competição irá enfrentar a forte equipe do Engenho.

Para  chegar na final,  a equipe do Olaria venceu a equipe do Remo da cidade de Conselheiro Lafaiete por 2x0. Os dois gols foram marcados pelo atacante Ailton.

Já a equipe do Engenho goleou a equipe do Mistura Boa por 4x1. Destaque para o atacante Dudu que já marcou nove vezes na competição.

Os alunos do OBEC do Projeto "Mais Esporte" do Bairro São Francisco e da Escolinha de Futebol irão fazer a preliminar a partir das 8h .

Promessa da casa cheia. Prestigie

 

 Gerdau celebra 10 anos da entrada em aços planos com a usina de Ouro Branco e investe para aumentar capacidade




 A usina da Gerdau em Ouro Branco, maior unidade da empresa no mundo, chega a marca de 10 anos do início da operação em aços planos. A história da Gerdau nesse segmento começou em 2013, com a produção de Bobinas a Quente, que estão presentes na fabricação de peças para carros, ônibus, caminhões, tratores, construções metálicas, entre outros. Além disso, são usadas na produção de tubos e defensas metálicas, bem como na fabricação de botijões de gás e rodas para a indústria automobilística.

Segundo Rafael Gambôa, diretor industrial da Gerdau Ouro Branco, com a entrada em operação do laminador de tiras a quente, a empresa deu o primeiro passo para entrar no negócio de aços planos e a usina se tornou a única unidade da empresa no mundo a produzi-los na Gerdau. “Com isso, abrimos novas oportunidades, novos negócios, novos clientes, o que contribuiu significativamente com a diversificação do portfólio de produtos, assim como também com a comunidade, com novas oportunidades de trabalho”, diz.

Em 2016, a Gerdau entrou no mercado de Chapas Grossas, um produto que tem diversas aplicações relevantes, como torres eólicas, oleodutos e gasodutos (indústria petrolífera), construção naval, uso estrutural (máquinas, implementos agrícolas, rodoviários, ferroviários), entre outros. Atualmente a empresa é líder no abastecimento do mercado brasileiro de torres eólicas metálicas com essas chapas.

Já na produção atual de bobinas a quente na usina, o longo da última década, foi produzida uma quantidade de aço que equivaleria a mais de 3 voltas no planeta Terra, quando colocada em linha reta. E para ampliar a produção de bobinas, a Gerdau divulgou em 2021 o investimento de expansão da capacidade do laminador de tiras a quente, o que acrescentará 250 mil toneladas/ano de capacidade na Usina Ouro Branco, com início da operação prevista para 2024.

Os aços produzidos nessa linha trazem inovações tecnológicas que permitem à empresa atender demandas adicionais de setores diversos, como o agronegócio, as montadoras de tratores, carretas, máquinas de construção, carregadeiras e retroescavadeiras, implemento rodoviário, a indústria de óleo e gás, além da energia renovável – solar e eólica, entre outros.

Prefeitura de Ouro Branco apresenta obras de grande impacto para o município



Secretário Municipal de Infraestrutura, Roberto Leandro

Novos poços artesianos

Programa Água de Ouro

A Prefeitura de Ouro Branco vem trabalhando duro para melhorar a vida das pessoas. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Roberto Leandro, várias obras estão sendo feitas no município e outras serão realizadas em breve.

O secretário falou sobre o Programa Água de Ouro, que consiste na melhoria do sistema de oferta de água para a população rural. “Este ano, nós inauguramos três novos poços artesianos nas comunidades”, diz o secretário.

O Programa é uma parceria com o Governo de Minas. Os poços são abertos pela Semad e em contrapartida, os serviços são feitos em parceria com a Copasa. Os equipamentos como caixas d´água, rede de distribuição e bombas foram adquiridos pela Prefeitura.

Este ano foram instalados poços nas comunidades de Campo Grande, Água Limpa e Olaria. O secretário afirmou ainda que o poço artesiano foi ligado à rede já existente. Já na comunidade de Água Limpa foi feita a primeira etapa de distribuição, que contará com cinco fases.

A comunidade de Olaria recebeu uma nova rede para abastecer uma nova caixa D’água, ou seja, ampliando oferta de água para aquela comunidade. Em Olaria já tinha um poço artesiano e agora são dois poços artesianos. “Duplicamos a capacidade de oferta de água na região de Campo Grande bem como Olaria e agora na comunidade de Água Limpa onde não existia distribuição de água potável” diz o secretário.

“Estamos preparando a fase dois do programa, que é levar água para a comunidade do Campestre de cima, onde tinha um chacreamento na região do Bolinha, na rua Tiradentes, rua Inconfidente”. Roberto Leandro ainda confirma que já foram feitas uma base e uma estrutura para a nova caixa D’água e a partir daí uma nova rede para o abastecimento da caixa bem como a rede de distribuição para atender os munícipes.

De acordo com o secretário, outras ações do Programa Água de Ouro, irá beneficiar outras comunidades da cidade, visando levar água potável para todos. “Vamos fazer a implantação de água potável na região do Fundão e melhora no sistema de abastecimento na comunidade de Castiliano com a construção de um novo”. Ele afirma ainda que todas essas ações são desenvolvidas pela secretaria de Infraestrutura, através da gerência de águas nas comunidades rurais.

 

Estradas rurais

O governo Hélio Campos tem se preocupado muito com a área rural de Ouro Branco aja visto que neste segundo mandato e desde o primeiro, ele tem dado todas as condições um trabalho de melhoria de acessos. Agora está em pleno desenvolvimento através secretaria de Planejamento e Obras o asfalto de Castiliano, Cristais. Este trabalho é semelhante ao feito no ano passado que foi a inauguração do asfalto em Olaria.

Estão seguindo o compromisso do prefeito Hélio Campos que é cumprir um antigo compromisso de campanha, a Rodovia da Batata, entregue para a comunidade. “Outro dia fizemos uma visita com ele em Cristais fazendo uma fiscalização do trecho dos trabalhos e isso faz com que a secretaria de infraestrutura tenha através da gerencia de estradas vicinais condições de melhorar ainda mais a manutenção das estradas secundarias” diz o secretário.

Este trabalho visa garantir mais segurança melhor fluidez do trafego, principalmente para o homem do campo e para o escoamento da produção agrícola. A melhoria nas estradas rurais, tem a finalidade de auxiliar o produtor rural para o escoamento dos produtos que são comercializados nas feiras livres da cidade.