Vacina bivalente contra COVID começará a ser
aplicada em OURO BRANCO
Com 26 anos no mercado, o Jornal O Alto Paraopeba se tornou referência em Ouro Branco e outras cidades da região. O jornal possui uma linguagem clara e objetiva e um formato dentro da tendência mundial e traz informações locais e regionais semanalmente para os seus leitores.
Vacina bivalente contra COVID começará a ser
aplicada em OURO BRANCO
Prefeitura de Lafaiete participa de reunião com
DER-MG e SENGEL Engenharia sobre a retomada das obras do Hospital Regional
Na manhã do último dia 24 de fevereiro, foi realizada reunião
no prédio em obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete entre os engenheiros
e arquitetos do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de
Minas Gerais), órgão do estado fiscalizador das obras, o Prefeito de
Conselheiro Lafaiete Mário Marcus e engenheiros da empresa SENGEL Engenharia
que executará os serviços de conclusão do Hospital.
Na oportunidade foi feita mais uma vistoria e discutidos
aspectos técnicos dos projetos necessários para retomada das obras e sobretudo
o anúncio da ordem de serviço pelo Governador Romeu Zema que deve ocorrer nos
próximos dias.
Para o prefeito as tratativas tem sido extremamente
produtivas e a retomada dessa obra de grande importância para nossa cidade e
região torna-se cada vez mais próximo.
“Temos agido com a seriedade e sobretudo com a
responsabilidade que uma realização deste porte exige e respaldados pela
parceira que hoje existe entre o Governo do estado e nossa gestão.”
Participaram da visita, os representantes do DER-MG Adriano
Anderson Rodrigues da Silva, Ivan Farias de Oliveira Júnior, Danilo Gomes
Coelho, Sonale Karla Cordeiro Santos e Rafaela de Oliveira Victorino, os
profissionais da SEMGE Engenharia: José Soares Diniz Neto, Gustavo Carvalho
Diniz, André Mascarenhas, além dos Secretários Cláudio Quirino e Daniel Coelho.
Bloco das Ordinárias completa 31 anos
de tradição no carnaval de Ouro Branco
O evento foi marcado pela tradição e
alegria, onde o público dançou e se divertiu
com a presença de DJs e
bateria do bloco Beberrão. Fantasias caprichadas e preparadas especialmente
para a noite, onde foram eleitos a Mis Ordinária, Mister Ordinário e fantasias
infantis. As premiações foram troféus e brindes oferecidos por comerciantes da
cidade.
Foi uma noite muito tranquila e
agradável onde não foram registrados nenhuma ocorrência policial.
Esse ano para garantir maior
segurança do evento, foram instalados gradil e além do efetivo maior da Polícia
Militar. O evento contou ainda com uma empresa de segurança com operações em
pontos estratégicos ao longo de toda avenida Mariza de Souza Mendes e seu
entorno com monitoramento das movimentações dos foliões.
Outra informação também muito
importante é que esse ano o Bloco das Ordinárias não utilizou recursos financeiros
vindos da Prefeitura, tendo em vista as exigências pedidas esse ano, como
algumas cláusulas que não foram exigidas em anos anteriores, e lembrando que
vários outros blocos tradicionais da cidade não confirmaram sua
presença no carnaval 2023 por esses mesmos motivos.
A prefeitura de Ouro Branco ajudou
com o fechamento da av. Mariza de Souza Mendes , colocação de gradil ,
banheiros químicos presença da ambulância e equipe de segurança.
Sem deixar de agradecer também
a presença da Polícia Militar, Defesa Civil e a equipe de trânsito da
prefeitura, e principalmente as pessoas de cidades vizinhas como
Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Mariana, Ouro Preto, Entre Rios de Minas,
Jeceaba, São Brás do Suaçuí e a todos de Ouro Branco que mais uma vez
prestigiaram o bloco das ordinárias.
Ano que vem tem mais.
Balanço da primeira metade da
Legislatura 2021-2024
Ao final da primeira metade da 17ª Legislatura, o balanço dos
trabalhos entre 2021 e 2022 demonstra o foco do Legislativo Municipal em
melhorar a qualidade de vida da população ourobranquense e atender as suas
expectativas.
Nestes dois anos, a Casa Legislativa deu voz aos debates
mais importantes da cidade. E, tanto coletivamente quanto em cada um dos
Gabinetes, o trabalho foi realizado sempre com o mesmo propósito: entender
demandas e buscar soluções.
Neste período, tramitaram na Câmara quase 250 projetos de
lei, 64% de autoria dos vereadores, volume de trabalho nunca antes visto no
Legislativo Municipal. Todos estes projetos passam pelas Comissões e, muitos
deles, geram debates maiores, envolvendo o Executivo e outros setores da
sociedade.
Os vereadores também encaminharam quase 800 demandas da
população ao Executivo, através de Requerimentos e Indicações. Sem contar os
ofícios que cada Gabinete também encaminhou isoladamente aos diversos setores
da Administração Municipal. Estas demandas chegam aos vereadores através do
contato direto com os cidadãos, entidades e instituições da cidade.
Entre 2021 e 2022 o Procon Câmara, órgão que presta apoio ao
consumidor de Ouro Branco, recebeu e encaminhou 2.910 demandas. Já a Ouvidoria
do Legislativo, instrumento democrático de controle e avaliação, recebeu e
encaminhou mais de 220 manifestações da população.
A Comunicação da Câmara Municipal transmitiu mais de 160 horas
de trabalhos ao vivo pelo site e Youtube do Legislativo, com retransmissão pela
TV Lafaiete. Todas as atividades também são divulgadas no site e redes sociais,
objetivando a maior transparência possível em tudo que acontece na Casa
Legislativa.
A Câmara Municipal de Ouro Branco é uma casa aberta ao diálogo e
preza pelo respeito. Todos os 9 vereadores têm voz ativa. As divergências de
opinião existem, e isso é normal; mas cada Gabinete tem total liberdade para
realizar seus trabalhos. E todo este trabalho, somado, está construindo uma
Ouro Branco muito melhor para todos.
Sem a atuação dos mais de 70 servidores que trabalham
diariamente na Casa Legislativa, em setores como a Recepção, o Patrimônio e
Almoxarifado, a Diretoria Administrativa, a Procuradoria Jurídica, a
Secretaria, a Contabilidade, a Controladoria, a Informática, a Comunicação, o Apoio
Legislativo, a Ouvidoria e o Procon, além das equipes de limpeza e portaria, o
trabalho na Câmara não seria possível.
Tão importante quanto os servidores e vereadores fazerem sua
parte é você, cidadão, também fazer a sua, colaborando e acompanhando de perto
o trabalho da Câmara Municipal de Ouro Branco.
Câmara Municipal de Ouro Branco: é a voz do cidadão que
faz uma cidade para todos!
Câmara aprova dois projetos com foco nas crianças do Município
![]() |
| Vereador Neymar Magalhães Meireles(Secretário), Vereadora Nilma Aparecida Silva (Presidente da câmara) e Vereador Leandro Marcelo Souza (vice-presidente)
|
Sessão do dia 14 de fevereiro teve, ainda, outros três projetos de lei aprovados
Dois
projetos que beneficiam as crianças e adolescentes de Ouro Branco foram
aprovados na sessão ordinária realizada no dia 14 de fevereiro. O primeiro, de
autoria do vereador Neymar Meireles, é o Projeto de Lei nº 001/2023, que garante
o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede
municipal de Educação de Ouro Branco. E o segundo, de autoria do vereador Lan
Andrade, é o Projeto de Lei nº 007/2023, que autoriza o Poder Executivo a
instalar no mínimo um brinquedo psicomotor destinado a crianças portadoras de
doenças mentais e/ou deficiência física, em locais públicos de lazer, praças e
parques municipais a serem restaurados ou criados no município de Ouro Branco.
“O projeto pretende dar total efetividade ao previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, já que cabe ao município legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e estadual”, esclareceu o vereador Neymar. Já sobre o seu projeto, o vereador Lan esclareceu que pretende assegurar que as crianças portadoras de necessidades especiais e com mobilidade reduzida possam usufruir o direito social ao lazer.
Demais projetos

Vereador Imar Vieira,Vereador – (Lan Andrade) José Irenildo Freires de Andrade e Vereador (Desinho)José Heleno de Souza
O
Projeto de Lei nº 003/2023, encaminhado pelo Executivo à Casa Legislativa,
também foi aprovado na sessão do dia 14. Ele altera o disposto em projeto de
lei anterior, que institui o Plano Especial de Aposentadoria Incentivada do
Município, prorrogando o prazo estipulado para que os servidores possam
exercer, em tempo hábil, a realização do requerimento administrativo,
considerando-se que, nos meses de janeiro e fevereiro, muito profissionais da
educação gozam de suas férias. A modificação foi solicitada pelo Sindicato dos
Servidores Públicos Municipais.
Na mesma sessão foram aprovados, também o Projeto de Lei nº 008/2023, que dá denominação à via “Rua Alexandre Resende Guimarães”, localizada na comunidade de Campo Grande, de autoria do vereador Leandro Souza; o Projeto de Lei nº 010/2023, que declara de utilidade pública a Associação Casa de Apoio Exército de Cristo – CAEC, que executa programas e projetos de apoio a dependentes de substâncias químicas lícitas e ilícitas, de autoria do vereador Neymar Meireles; e o Projeto de Resolução nº 002/2023, que altera a Resolução de número 01/2021, que institui no âmbito municipal a Honraria Policial Destaque do Ano, no que diz respeito ao prazo para indicação dos homenageados, de autoria do vereador Imar Vieira.
![]() |
| Vereadora, Valéria de Melo Nunes Lopes, Vereador Rodrigo Vieira Duarte e Vereador Warley Higino Pereira |
Os vereadores também aprovaram, na sessão do dia 14, o Veto à proposição de Lei nº103/2022, que autoriza o Poder Executivo a criação do Programa de Premiação de Profissionais da área de ensino e de destinação de bens e serviços às unidades escolares da rede municipal. O veto foi acolhido pela comissão especial para análise do mesmo, composta pelos vereadores Neymar Meireles, Lan Andrade e Warley Pereira. O Executivo vetou a proposição pelo impacto financeiro que a mesma acarretaria aos cofres públicos.
O Projeto de Lei nº 002/2023, que dispõe sobre a criação do Projeto de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias Medicinais nas escolas, denominado como "Farmácias Vivas", destinados à plantação de mudas e cultivo de plantas medicinais na rede municipal de ensino do Município, teve pedido de vista pelo vereador Warley Pereira. E o Projeto de Resolução nº 001/2023, que altera a Resolução 06/2017 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ouro Branco, teve pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes.
Gerdau abre oportunidades para
banco de talentos na área de manutenção em Ouro Branco
As inscrições vão até o dia 1º de
março e as vagas são para áreas operacionais, técnicas e de gestão.
A Gerdau, maior empresa
brasileira produtora de aço, está com vagas abertas para cadastro de banco de
talentos para atuar com Manutenção, na usina de Ouro Branco, nas áreas de
inspeção, planejamento e programação. São vagas operacionais, técnicas e
de gestão. Para se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais e ensino médio
completo. Para saber mais sobre a vaga, benefícios e cadastrar o
currículo, clique aqui.
“Temos como princípio a
promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Respeitamos e valorizamos a
diversidade, por isso todas as pessoas qualificadas serão consideradas para as
vagas sem distinção de idade, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade
ou deficiência”, destaca a gerente de Pessoas da usina de Ouro Branco,
Graziella Maso da Gerdau.
As inscrições se encerram
em 1º de março e a empresa deseja que o interessado tenha senso colaborativo,
vontade de aprender e se desenvolver, além de comportamento seguro e que valorize
o autocuidado e o cuidado com o próximo.
Serviço:
Prazo de
Inscrição: até 1º de março
Exigências: ter 18 anos
ou mais e ensino médio completo
Áreas de
atuação: Manutenção, nas áreas de inspeção, planejamento e
programação.
Benefícios: assistência
médica hospitalar e odontológica, refeição na empresa, seguro de vida em grupo,
auxílio funeral, pronto atendimento virtual do Hospital Albert Einstein – sem
custo, programa +Cuidado: assistência profissional e confidencial para
problemas pessoais – sem custo, programa de seguros Aon: condições comerciais
de seguro exclusiva para os colaboradores Gerdau, benefício farmácia,
previdência privada, aparelho ortopédico e transporte fretado.
Dicas da
Polícia Militar
Nossa região já se prepara para o que pode
ser um dos maiores carnavais dos últimos anos e pensando nisso, a Polícia
Militar irá reforçar as estratégias de policiamento com o objetivo de garantir
a segurança, porém, além das condições de policiamento nas vias públicas. É
importante que cada pessoa se atente para algumas medidas para reduzir as chances
de transtornos e criminalidade.
- Leve apenas o
dinheiro necessário, um documento original com foto e a sua carteira do
convênio médico caso possua, evite sair com joias de alto valor e bolsas;
- Evite carregar
aparelho celular e carteira no bolso de trás da calça, mantenha sempre à frente
do corpo;
- Cuide-se: use
protetor solar e beba água;
- Atenção com as
crianças, identique-as com um pulseira ou crachá plastificados, contendo o nome
dos pais ou responsável, telefone para contato e endereço;
- Caso encontre uma
criança perdida, acione a Polícia Militar;
- Utilize os banheiros
públicos, não urine nas ruas,
- Não dirija após a
ingestão de bebidas alcoólicas. Utilize táxi ou transportes públicos;
- Evite embrenhar-se
em ruas escuras para cortar caminhos, seja a pé ou seja de carro,
procure transitar por locais
movimentados e iluminados;
- Não dê carona para
desconhecidos;
- Evite utilizar
garrafas e copos de vidros no meio da folia;
- No caso de
furto/roubo, agressão ou qualquer ocorrência policial, comunique imediatamente
a um policial militar ou mesmo por meio do 190, ou dirija-se a um postopolicial
mais próximo.