terça-feira, 7 de março de 2023

 

Vacina bivalente contra COVID começará a ser aplicada em OURO BRANCO

Ouro Branco  iniciou na segunda feira, 06 de março, a Campanha de Imunização contra a Covid com a vacina bivalente da Pfizer, para pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência. E na terça feira dia 07 de março será para os IDOSOS ACIMA DE 70 ANOS e pessoas acima de 12 anos imunossuprimidas.

A vacina protege também contra as subvariantes Ômicron do vírus. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Serão vacinadas pessoas dos grupos prioritários que concluíram o esquema primário completo de vacinação, mínimo de duas doses.
Para receber a vacina bivalente, é preciso que haja um intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.

O Município fará a vacinação de forma escalonada por faixa etária  por ter recebido apenas 638 doses do imunizante e aguarda o envio de mais doses para abranger todo o público-alvo. Assim, a  evolução do processo de vacinação irá acontecer à medida que ocorram  mais repasses de doses.


sábado, 4 de março de 2023

 

Prefeitura de Lafaiete participa de reunião com DER-MG e SENGEL Engenharia sobre a retomada das obras do Hospital Regional



Na manhã do último dia 24 de fevereiro, foi realizada reunião no prédio em obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete entre os engenheiros e arquitetos do DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), órgão do estado fiscalizador das obras, o Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus e engenheiros da empresa SENGEL Engenharia que executará os serviços de conclusão do Hospital.

Na oportunidade foi feita mais uma vistoria e discutidos aspectos técnicos dos projetos necessários para retomada das obras e sobretudo o anúncio da ordem de serviço pelo Governador Romeu Zema que deve ocorrer nos próximos dias.

Para o prefeito as tratativas tem sido extremamente produtivas e a retomada dessa obra de grande importância para nossa cidade e região torna-se cada vez mais próximo.

“Temos agido com a seriedade e sobretudo com a responsabilidade que uma realização deste porte exige e respaldados pela parceira que hoje existe entre o Governo do estado e nossa gestão.”

Participaram da visita, os representantes do DER-MG Adriano Anderson Rodrigues da Silva, Ivan Farias de Oliveira Júnior, Danilo Gomes Coelho, Sonale Karla Cordeiro Santos e Rafaela de Oliveira Victorino, os profissionais da SEMGE Engenharia: José Soares Diniz Neto, Gustavo Carvalho Diniz, André Mascarenhas, além dos Secretários Cláudio Quirino e Daniel Coelho.

sexta-feira, 3 de março de 2023

 

Bloco das Ordinárias completa 31 anos de tradição no carnaval de Ouro Branco


 
Mais uma vez uma multidão parou a avenida Mariza de Souza Mendes, para prestigiar o Bloco das Ordinárias. De acordo com a organização, cerca de 5 mil pessoas participaram da festa do bloco mais tradicional da cidade.


Este ano o Bloco das Ordinárias completou 31 anos de participação no carnaval de Ouro Branco. Para o organizador do bloco, Paulo César (PC do Som), isto mostra o prestígio da festa que se apresentou na noite do último dia 16.

O evento foi marcado pela tradição e alegria, onde o público dançou e se divertiu
com a presença de DJs e bateria do bloco Beberrão. Fantasias caprichadas e preparadas especialmente para a noite, onde foram eleitos a Mis Ordinária, Mister Ordinário e fantasias infantis. As premiações foram troféus e brindes oferecidos por comerciantes da cidade.

Foi uma noite muito tranquila e agradável onde não foram registrados nenhuma ocorrência policial.

Esse ano para garantir maior segurança do evento, foram instalados gradil e além do efetivo maior da Polícia Militar. O evento contou ainda com uma empresa de segurança com operações em pontos estratégicos ao longo de toda avenida Mariza de Souza Mendes e seu entorno com monitoramento das movimentações dos foliões.

Outra informação também muito importante é que esse ano o Bloco das Ordinárias não utilizou recursos financeiros vindos da Prefeitura, tendo em vista as exigências pedidas esse ano, como algumas cláusulas que não foram exigidas em anos anteriores, e lembrando que vários outros blocos tradicionais da cidade não confirmaram sua presença no carnaval 2023 por esses mesmos motivos.



A prefeitura de Ouro Branco ajudou com o fechamento da av. Mariza de Souza Mendes , colocação de gradil , banheiros químicos presença da ambulância e equipe de segurança.

 

Agradecimentos

 Os organizadores agradeceram o apoio dos patrocinadores: Valenet, rádio104,7 Colonial FM, Focus, Mark Distribuidora, Auto Escola Inovar, Cachorrão Avenida, Vegas Bar, Laboratório Carlos Chagas, Rocha Peças, A1mc Projetos, Império Avenida, Óticas Opção e Ótica popular, Drogaria Farmelhor, Armazem Bebidas, Manggô, Hamburgueria 182, Congelados Jeito Caseiro, Cabocla Modas, Casa de Vó Enxovais, Super Frango no Balde, Crepita, Malucão, loja Edmais, Bar Apertadinho e  loja Zema.

Sem  deixar de agradecer também a presença da Polícia Militar, Defesa Civil e a equipe de trânsito da prefeitura, e principalmente  as pessoas  de cidades vizinhas como Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Mariana, Ouro Preto, Entre Rios de Minas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí e a todos de Ouro Branco que mais uma vez prestigiaram o bloco das ordinárias.

Ano que vem tem mais.

 

 

Balanço da primeira metade da Legislatura 2021-2024



Ao final da primeira metade da 17ª Legislatura, o balanço dos trabalhos entre 2021 e 2022 demonstra o foco do Legislativo Municipal em melhorar a qualidade de vida da população ourobranquense e atender as suas expectativas.

 Nestes dois anos, a Casa Legislativa deu voz aos debates mais importantes da cidade. E, tanto coletivamente quanto em cada um dos Gabinetes, o trabalho foi realizado sempre com o mesmo propósito: entender demandas e buscar soluções.

 Neste período, tramitaram na Câmara quase 250 projetos de lei, 64% de autoria dos vereadores, volume de trabalho nunca antes visto no Legislativo Municipal. Todos estes projetos passam pelas Comissões e, muitos deles, geram debates maiores, envolvendo o Executivo e outros setores da sociedade.

 Os vereadores também encaminharam quase 800 demandas da população ao Executivo, através de Requerimentos e Indicações. Sem contar os ofícios que cada Gabinete também encaminhou isoladamente aos diversos setores da Administração Municipal. Estas demandas chegam aos vereadores através do contato direto com os cidadãos, entidades e instituições da cidade.

Entre 2021 e 2022 o Procon Câmara, órgão que presta apoio ao consumidor de Ouro Branco, recebeu e encaminhou 2.910 demandas. Já a Ouvidoria do Legislativo, instrumento democrático de controle e avaliação, recebeu e encaminhou mais de 220 manifestações da população.

A Comunicação da Câmara Municipal transmitiu mais de 160 horas de trabalhos ao vivo pelo site e Youtube do Legislativo, com retransmissão pela TV Lafaiete. Todas as atividades também são divulgadas no site e redes sociais, objetivando a maior transparência possível em tudo que acontece na Casa Legislativa.

A Câmara Municipal de Ouro Branco é uma casa aberta ao diálogo e preza pelo respeito. Todos os 9 vereadores têm voz ativa. As divergências de opinião existem, e isso é normal; mas cada Gabinete tem total liberdade para realizar seus trabalhos. E todo este trabalho, somado, está construindo uma Ouro Branco muito melhor para todos.

Sem a atuação dos mais de 70 servidores que trabalham diariamente na Casa Legislativa, em setores como a Recepção, o Patrimônio e Almoxarifado, a Diretoria Administrativa, a Procuradoria Jurídica, a Secretaria, a Contabilidade, a Controladoria, a Informática, a Comunicação, o Apoio Legislativo, a Ouvidoria e o Procon, além das equipes de limpeza e portaria, o trabalho na Câmara não seria possível.

 

Tão importante quanto os servidores e vereadores fazerem sua parte é você, cidadão, também fazer a sua, colaborando e acompanhando de perto o trabalho da Câmara Municipal de Ouro Branco.

 Câmara Municipal de Ouro Branco: é a voz do cidadão que faz uma cidade para todos!

 

 

Câmara aprova dois projetos com foco nas crianças do Município 

Vereador Neymar Magalhães Meireles(Secretário), Vereadora Nilma Aparecida Silva (Presidente da câmara) e Vereador Leandro Marcelo Souza (vice-presidente)


Sessão do dia 14 de fevereiro teve, ainda, outros três projetos de lei aprovados 

Dois projetos que beneficiam as crianças e adolescentes de Ouro Branco foram aprovados na sessão ordinária realizada no dia 14 de fevereiro. O primeiro, de autoria do vereador Neymar Meireles, é o Projeto de Lei nº 001/2023, que garante o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de Educação de Ouro Branco. E o segundo, de autoria do vereador Lan Andrade, é o Projeto de Lei nº 007/2023, que autoriza o Poder Executivo a instalar no mínimo um brinquedo psicomotor destinado a crianças portadoras de doenças mentais e/ou deficiência física, em locais públicos de lazer, praças e parques municipais a serem restaurados ou criados no município de Ouro Branco.

“O projeto pretende dar total efetividade ao previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, já que cabe ao município legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e estadual”, esclareceu o vereador Neymar. Já sobre o seu projeto, o vereador Lan esclareceu que pretende assegurar que as crianças portadoras de necessidades especiais e com mobilidade reduzida possam usufruir o direito social ao lazer.

 

Demais projetos

Vereador Imar Vieira,Vereador – (Lan Andrade) José Irenildo Freires de Andrade e Vereador (Desinho)José Heleno de Souza

O Projeto de Lei nº 003/2023, encaminhado pelo Executivo à Casa Legislativa, também foi aprovado na sessão do dia 14. Ele altera o disposto em projeto de lei anterior, que institui o Plano Especial de Aposentadoria Incentivada do Município, prorrogando o prazo estipulado para que os servidores possam exercer, em tempo hábil, a realização do requerimento administrativo, considerando-se que, nos meses de janeiro e fevereiro, muito profissionais da educação gozam de suas férias. A modificação foi solicitada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Na mesma sessão foram aprovados, também o Projeto de Lei nº 008/2023, que dá denominação à via “Rua Alexandre Resende Guimarães”, localizada na comunidade de Campo Grande, de autoria do vereador Leandro Souza; o Projeto de Lei nº 010/2023, que declara de utilidade pública a Associação Casa de Apoio Exército de Cristo – CAEC, que executa programas e projetos de apoio a dependentes de substâncias químicas lícitas e ilícitas, de autoria do vereador Neymar Meireles; e o Projeto de Resolução nº 002/2023, que altera a Resolução de número 01/2021, que institui no âmbito municipal a Honraria Policial Destaque do Ano, no que diz respeito ao prazo para indicação dos homenageados, de autoria do vereador Imar Vieira.

Vereadora, Valéria de Melo Nunes Lopes, Vereador Rodrigo
Vieira Duarte e Vereador Warley Higino Pereira



Os vereadores também aprovaram, na sessão do dia 14, o Veto à proposição de Lei nº103/2022, que autoriza o Poder Executivo a criação do Programa de Premiação de Profissionais da área de ensino e de destinação de bens e serviços às unidades escolares da rede municipal. O veto foi acolhido pela comissão especial para análise do mesmo, composta pelos vereadores Neymar Meireles, Lan Andrade e Warley Pereira. O Executivo vetou a proposição pelo impacto financeiro que a mesma acarretaria aos cofres públicos.

O Projeto de Lei nº 002/2023, que dispõe sobre a criação do Projeto de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias Medicinais nas escolas, denominado como "Farmácias Vivas", destinados à plantação de mudas e cultivo de plantas medicinais na rede municipal de ensino do Município, teve pedido de vista pelo vereador Warley Pereira. E o Projeto de Resolução nº 001/2023, que altera a Resolução 06/2017 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ouro Branco, teve pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes.

 Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal: www.ourobranco.cam.mg.gov.br.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

 


Gerdau abre oportunidades para banco de talentos na área de manutenção em Ouro Branco


As inscrições vão até o dia 1º de março e as vagas são para áreas operacionais, técnicas e de gestão.

 

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, está com vagas abertas para cadastro de banco de talentos para atuar com Manutenção, na usina de Ouro Branco, nas áreas de inspeção, planejamento e programação.  São vagas operacionais, técnicas e de gestão. Para se inscrever é necessário ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.  Para saber mais sobre a vaga, benefícios e cadastrar o currículo, clique aqui.

 

“Temos como princípio a promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Respeitamos e valorizamos a diversidade, por isso todas as pessoas qualificadas serão consideradas para as vagas sem distinção de idade, raça, religião, orientação sexual, nacionalidade ou deficiência”, destaca a gerente de Pessoas da usina de Ouro Branco, Graziella Maso da Gerdau.

 

As inscrições se encerram em 1º de março e a empresa deseja que o interessado tenha senso colaborativo, vontade de aprender e se desenvolver, além de comportamento seguro e que valorize o autocuidado e o cuidado com o próximo.

 

Serviço:

Prazo de Inscrição: até 1º de março

Exigências:  ter 18 anos ou mais e ensino médio completo

Áreas de atuação: Manutenção, nas áreas de inspeção, planejamento e programação.

Benefícios: assistência médica hospitalar e odontológica, refeição na empresa, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, pronto atendimento virtual do Hospital Albert Einstein – sem custo, programa +Cuidado: assistência profissional e confidencial para problemas pessoais – sem custo, programa de seguros Aon: condições comerciais de seguro exclusiva para os colaboradores Gerdau, benefício farmácia, previdência privada, aparelho ortopédico e transporte fretado.

 

sábado, 18 de fevereiro de 2023

 

Dicas da Polícia Militar



Nossa região já se prepara para o que pode ser um dos maiores carnavais dos últimos anos e pensando nisso, a Polícia Militar irá reforçar as estratégias de policiamento com o objetivo de garantir a segurança, porém, além das condições de policiamento nas vias públicas. É importante que cada pessoa se atente para algumas medidas para reduzir as chances de transtornos e criminalidade.
- Leve apenas o dinheiro necessário, um documento original com foto e a sua carteira do convênio médico caso possua, evite sair com joias de alto valor e bolsas;
- Evite carregar aparelho celular e carteira no bolso de trás da calça, mantenha sempre à frente do corpo;
- Cuide-se: use protetor solar e beba água;
- Atenção com as crianças, identique-as com um pulseira ou crachá plastificados, contendo o nome dos pais ou responsável, telefone para contato e endereço;
- Caso encontre uma criança perdida, acione a Polícia Militar;
- Utilize os banheiros públicos, não urine nas ruas,
- Não dirija após a ingestão de bebidas alcoólicas. Utilize táxi ou transportes públicos;
- Evite embrenhar-se em ruas escuras para cortar caminhos, seja a pé ou seja de carro,
procure transitar por locais movimentados e iluminados;
- Não dê carona para desconhecidos;
- Evite utilizar garrafas e copos de vidros no meio da folia;
- No caso de furto/roubo, agressão ou qualquer ocorrência policial, comunique imediatamente a um policial militar ou mesmo por meio do 190, ou dirija-se a um postopolicial mais próximo.