sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

 Kátia Stelamares Fortunato Gomes conversa com O Alto Paraopeba


Nesta edição, o Jornal O Alto Paraopeba conversa com Kátia Stelamares Fortunato Gomes, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Ouro Branco. Ela detalha quais benefícios os servidores receberão em dezembro, sobre reajuste real nos salários e a data base dos servidores, além de outros assuntos.

 

O Alto Paraopeba - Quais os benefícios que os servidores irão receber neste mês de dezembro?

Kátia Stelamares Fortunato Gomes - Então, neste mês de dezembro os servidores receberão um Abono de Final de Ano no valor de R$ mil reais, que será feito no Vale Alimentação para que todos possam utilizar em suas compras de final de Ano.

 

O Alto Paraopeba - Houve um reajuste real nos salários dos servidores neste ano? Quando é a data base dos servidores?

Kátia Stelamares Fortunato Gomes - A data-base dos servidores é no mês de Março de cada ano. Em todo os anos, a partir do mês de fevereiro, o Sindicato já começa a movimentar e realizar, as Assembleias e em seguida encaminha ao Prefeito a Pauta de Negociação aprovada pelos servidores. Este ano de 2022, no mês de Março tivemos um reajuste de 13% tanto no salário, como também no valor do Vale    Alimentação, e conseguimos negociar com o Prefeito, além do INPC um ganho real de 2,94% em nossos vencimentos, o que considero uma conquista, pois tivemos notícias de várias prefeituras que só concederam a reposição da inflação.

 

O Alto Paraopeba - Quantos funcionários tem a prefeitura de Ouro Branco? Quantos contratados? Tanto os servidores efetivos como os contratados receberam os mesmos benefícios? Os servidores da saúde, servidores da educação, servidores da manutenção e servidores administrativos tiveram reajustes diferenciados?

Kátia Stelamares Fortunato Gomes - A Prefeitura de Ouro Branco tem hoje em torno de 1.649 funcionários entre, efetivos, contratados e comissionados, onde todos os benefícios que são pedidos e negociados pelo Sindicato, contempla a todos, sem distinção.

Todas as Negociações Salariais feitas pelo Sindicato, como o aumento do Vale Alimentação, Reajuste Salarial ou mesmo o ganho real é para todos, tanto efetivos, como para os contratados. Somente tem Reajustes diferenciados as categorias, que tem Piso Salarial, definido por Lei Federal, o que determina que o município não pode pagar menos que o Piso, mas não o impede de dar o Reajuste Salarial acima do Piso.

 

O Alto Paraopeba - Para a Data Base no ano de 2023, o que será reivindicado para os Servidores Públicos?

Kátia Stelamares Fortunato Gomes - Para o Ano de 2023, começaremos logo no início de fevereiro com a negociação do Reajuste Salarial para todos os Servidores, espero e conto  que o Prefeito tenha um olhar voltado para a valorização e reconhecimento do trabalho dos Servidores Municipais, como teve neste ano, e que assim possamos em 2023 ter uma excelente Negociação Salarial, onde tenhamos um ganho real, acima da inflação, é o que o Sindicato vai estar pleiteando juntamente com a participação de todos os funcionários nessa luta.

 

O Alto Paraopeba - Tem mais informações para acrescentar?

Kátia Stelamares Fortunato Gomes - Gostaria de deixar registrado que o Sindicato vem desde Março de 2022, trabalhando junto a administração, para fazer um Incentivo a aposentadoria para os Servidores que já tem o tempo para se aposentar.

Este incentivo é um valor em dinheiro que o Servidor teria no momento de sua aposentadoria, como forma de reconhecimento por todos os anos de serviços prestados ao município. Este Incentivo muito ajudaria o funcionário no início deste novo ciclo de sua vida.                                

 O projeto de incentivo a aposentaria já está sendo feito pela Administração e será encaminhado a Câmara de Vereadores para a aprovação, e logo em seguida será implantado para os servidores que tenham cumprido todo o tempo de aposentadoria.

Considero este projeto uma grande conquista, pois nunca tivemos um olhar voltado para o servidor público no momento de sua aposentadoria, tendo em vista, que os servidores públicos não tem fundo de garantia.

Entendo que este projeto vai fazer diferença na vida dos servidores municipais, e assim que o projeto for aprovado pela Câmara, o sindicato estará fornecendo maiores informações, como prazos, valores e como o servidor poderá aderir ao projeto.  Aproveito a oportunidade para desejar a todos os nossos Filiados um Feliz Natal e um Ano de 2023 repleto de muita saúde, paz e alegrias!!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

 A vereadora Nilma, da câmara Municipal de Ouro Branco, informa com muito pesar



 Policiais Militares do 31º BPM utilização utilizarão câmeras


O 31º BPM de Conselheiro Lafaiete realizou o lançamento do policiamento utilizando as Câmeras Operacionais Portáteis (COP) que são colocadas acoplados ao fardamento do policial, na segunda-feira, dia 12 de Dezembro.

Os equipamentos possuem acesso à internet e são capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer localização dos policiais por georreferenciamento. A câmera permanecerá ligada, mas a gravação só inicia com acionamento do Policial Militar que fará análise conforme percepção do risco.

Conforme explicou o Subcomandante do 31º BPM, “o uso das câmeras pelos policiais militares vão reforçar a transparência e legitimidade das ações da PMMG, além de contribuir para segurança jurídica do militar na atuação operacional”. Ainda segundo relato do oficial, “o uso das câmeras ocorrerá por policiais militares devidamente capacitados que deverão captar imagens de ações, operações, fiscalizações e abordagens policiais, além do atendimento de ocorrências, em situações que presumam o uso da força e condução de pessoas a outros órgãos”.

A expectativa é que, com a utilização das câmeras operacionais portáteis, a Polícia Militar aperfeiçoe a cada dia, a prestação de serviço à comunidade e continue na busca constante em fazer com que Minas Gerais seja o melhor estado para se viver, trabalhar e empreender.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

 

Ação solidária entre Solteiros e casados arrecadaram doações


Em sua 12ª edição, a tradicional pelada “Solteiros x Casados” de 2022 foi realizada em forma de torneio, disputado na manhã do dia 3 de dezembro na Arena Fut 7. Trinta e cinco atletas, distribuídos em cinco times, participaram. O campeão do torneio foi o time “Serra de OB”, composto pelos jogadores André, Ronaldo Guerra, Gabriel Bento, Daniel Hoffman, Tequinho, Dudu e Tiago. E o vice-campeão foi o time “Bengalão”, com os jogadores Diego, Cafu, Magrão, Marcelo, Ricardo, Clezio  e Théo.








Os nomes dos cinco times participantes do evento valorizaram alguns pontos turísticos da cidade: Serra de OB, Bengalão, Fazenda Tiradentes, Itatiaia e Represa Soledade. Os artilheiros do torneio foram os atletas Dudu e Bruno Henrique, com seis gols cada. Como melhor goleiro, se destacou o atleta André.





O evento contou com a contribuição de parceiros, empresas da cidade que contribuíram com doações de cestas básicas. Os atletas participantes e suas famílias ajudaram na compra de guloseimas, bolas e fraldas geriátrica. As doações foram em prol de famílias carentes de Ouro Branco e da Comunidade Terapêutica Bom Pastor. Já as fraldas geriátricas beneficiaram o Lar Comunitário Frederico Ozanam.








segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

 

Secretaria de Cultura sedia cursos gratuitos nas áreas de conservação e restauro


Conforme termo de cooperação técnica assinado entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), e o município de Ouro Branco em maio deste ano, a cidade sedia nesta semana dois cursos gratuitos do Primeiro Circuito Faop Itinerante.

Os cursos ofertados são de auxiliar em Conservação e Restauro de Obras de Arte e Acervos nos suportes em Papel, Madeira e Tela e auxiliar em Conservação e Restauro de Acervos Arquivísticos e Bibliográficos e foram realizados entre os dias 19 a 23 de dezembro, de 8h ás 17h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, monumento histórico tombado pelo IPHAN que se encontra em etapa final de restauro. Foram contempladas 60 pessoas.  

Esta parceria fomentou ações de preservação do nosso patrimônio histórico e cultural. A partir dela, o município pretende atender a comunidade, oferecendo cursos de capacitação nas áreas de restauro, arte e cultura.

 Vereadora Nilma, da Câmara Municipal de Ouro Branco-MG



 Vereador Imar Veira da cidade de Ouro Branco-MG