Toninho Horta e Petrônio Souza “Nos Caminhos da Estrada Real”,
na cidade de Ouro Branco-MG
Com 26 anos no mercado, o Jornal O Alto Paraopeba se tornou referência em Ouro Branco e outras cidades da região. O jornal possui uma linguagem clara e objetiva e um formato dentro da tendência mundial e traz informações locais e regionais semanalmente para os seus leitores.
sexta-feira, 24 de junho de 2022
segunda-feira, 20 de junho de 2022
Seminários vão preparar os congonhenses para simulados
do PMSB
Entre os dias 21 e 23 de junho, o Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) começará a orientar moradores de Congonhas que vivem na área de influência de barragens sobre como devem proceder durante treinamentos e simulados. Estes últimos verificarão se o Plano de Evacuação Integrado, criado para aumentar a segurança e a tranquilidade da população, já atende seu propósito ou se ainda precisa de ajustes.
O Plano Municipal de
Segurança de Barragens (PMSB), criado pela Prefeitura de Congonhas com apoio da
CSN Mineração, Gerdau, Vale e gestão da Adesiap, irá realizar Seminários
Orientativos, para que a população de Congonhas, especialmente a que mora ou
trabalha na área de influência destas estruturas de contenção de rejeito ou
água (de acordo com dados do Cadastramento Socioeconômico realizado em 2021),
saiba como proceder durante os primeiros simulados previstos para o segundo
semestre de 2022, como para outros treinamentos que também serão realizados
frequentemente. Estes simulados servirão para aprovar o Plano de Evacuação
Integrado, proposto pelo PMSB, ou apontar a necessidade de ajustes. Os
Seminários serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de junho na Feira do Produtor
Rural (em frente ao Terminal Rodovíario), em três edições diárias: às 10h, 15h
e 19h30.
Quem não puder
comparecer, terá a opção de acompanhar a live (transmissão ao vivo) pelos
canais oficiais do PMSB – Plano Municipal de Segurança de Barragens no Facebook
e no Youtube.
Durante os
seminários orientativos, a equipe da empresa Integratio Mediação Social e
Sustentabilidade Ltda., que elaborou o Plano de Evacuação Integrado do PMSB,
apresentará ao público o conceito e objetivos do PMSB; o mapa que resultou da
sobreposição das ondas de inundação de 17 barragens situadas em Congonhas e no
seu entorno; o significado de termos como ponto de encontro [locais seguros
para onde a população deve se dirigir calmamente no exercício simulado que
simbolizará o Nível 2 de emergência das barragens] e das rota de fuga; quando e como utilizar
estes elementos de autoproteção; entre outras informações.
“Os seminários serão
o primeiro contato que as pessoas terão com o Plano de Evacuação Integrado do
PMSB. Elas vão ter a oportunidade de entenderem, dentro de um contexto, onde
estarão localizadas as rotas de fuga, os pontos de encontro e ou demais
elementos de autoproteção estabelecidos para a área de influência das
barragens. Vamos apresentar referências de localização desses elementos de
autoproteção conhecidas das pessoas, como uma rua, uma igreja, um comércio.
Mostraremos o caminho seguro que cada cidadão deve percorrer pela rota de fuga,
após o acionamento da sirene, até o ponto de encontro em um simulado ou caso
ocorra uma situação de emergência”, explica Guilherme Ferrari Líder de
Projetos, geógrafo e gestor técnico da elaboração do Plano de Contingenciamento
Integrado (Placon-i), principal instrumento do PMSB.
O geógrafo lembra
que os seminários são treinamentos teóricos e que, em seguida, acontecem os
simulados, que são treinamentos práticos para averiguarem a funcionalidade de
um plano de evacuação. Ambos devem ser realizados frequentemente, mesmo após a
implementação do Plano Municipal de Segurança de Barragens, conforme a
periodicidade determinada pelos órgãos fiscalizadores. No caso das barragens de
Congonhas estes são ANM (Agência Nacional de Mineração) para aquelas estruturas
de rejeito ou contenção de sedimentos e ANA (Agência Nacional de Água), para a
de acúmulo de água.
Ao final dos
Seminários, será serviço um lanche para o público presente.
Quatro projetos
aprovados na sessão da Câmara do dia 7 de junho
Na Ordem do Dia, dez projetos de autoria do Legislativo e do Executivo
Quatro projetos de lei foram aprovados na sessão ordinária da Câmara realizada no dia 7 de junho, que teve a ausência da vereadora Nilma Silva, por problemas de saúde. O vereador José Heleno de Souza (Dezinho) ocupou, a pedido do presidente, vereador José Irenildo Freires de Andrade (Lan), o lugar de vice-presidente durante a sessão. O Projeto de Lei nº 60/2022, que dispõe sobre autorização para a criação de escola agrícola municipal na comunidade rural do município; o Projeto de Lei nº 62/2022, que declara de Utilidade Pública a "Catraca Rosa", Associação Feminina de Ciclismo; o Projeto de Lei nº 63/2022, que dá denominação à Rua Artur Nolasco da Silva, localizada no distrito de Itatiaia; e o Projeto de Lei nº 69/2022, que autoriza o Poder Executivo a garantir o acompanhamento de professores e estagiários de educação física nas academias ao ar livre no município de Ouro Branco.
Segundo o vereador Leandro Souza, autor do PL 60, juntamente com a vereadora Nilma Silva, “é muito importante que as pessoas sejam capacitadas para permanecer no campo, realizando suas tarefas com cada vez mais amparo em uma formação consistente”. O autor do PL 62, vereador Rodrigo Duarte, destacou a importância do Grupo Catraca Rosa para a cidade: “um grupo de ciclistas mulheres que, além de incentivar o esporte, realizam ações sociais na cidade”. Já o PL 69, segundo seu autor, vereador José Irenildo Freires de Andrade (Lan), tem o objetivo de promover uma vida mais saudável entre os munícipes, com o estímulo à prática de exercícios físicos. “E a orientação de um profissional de Educação Física é muito importante neste sentido”, concluiu.


























