sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

 

Situação do enfrentamento do coronavírus na região 


A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram registrados vinte e sete (27) novos casos de Covid-19 de pessoas residentes em Ouro Branco nessa quinta-feira, dia 28 de janeiro. São 1539 casos confirmados de pessoas com Covid-19, 1229 pessoas recuperadas da Covid-19 e 14 óbitos confirmados. São
1763 pessoas curadas da síndrome gripal (pessoas que manifestaram sintomas de gripe, foram monitoradas por 10 dias e já estão recuperadas). Estão internadas pessoas de 87, 86, 81,75, 74, 74,69 e 66 anos. Essas pessoas são acompanhadas pelas Equipes Médicas.

 A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas informa que, até às 12h, desta quinta-feira, 28 de janeiro, 3.570 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Deste total, 3.315 pacientes já receberam alta. Foram confirmados 58 novos casos nas últimas 24 horas e estão sendo monitorados 473 casos da doença. A ocupação de leitos de clínicos e de UTI para pacientes com coronavírus está em 100%. Foram confirmados 31 óbitos.

 A taxa de ocupação dos leitos na cidade de conselheiro Lafaiete nesta quinta-feira, 28 de janeiro, está em 44,44% em leitos de UTI e 35,44% em clínicos. Para o cálculo da taxa de ocupação de leitos exclusivos COVID-19 são  considerados os leitos do Hospital de Campanha e do Hospital e Maternidade São José. Os pacientes que não necessitam de internação seguem em monitoramento e isolamento domiciliar. São 4149 casos de pessoas confirmados de Covid-19 com 3675 pessoas recuperadas e 38 óbitos confirmados

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

 

Enfermeira Daniela Vieira é a primeira pessoa vacinada contra a Covid, em Ouro Branco

A vacinação contra o Covid-19 em Ouro Branco foi iniciada na quarta-feira, 20 de janeiro. De acordo com as determinações do Ministério da Saúde, a vacinação foi iniciada pelos profissionais da Saúde em linha de frente no enfrentamento do Covid-19 no Hospital Raymundo Campos e grupo prioritário de idosos do Lar Frederico Ozanam.

 

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação e a primeira pessoa a ser vacinada em Ouro Branco foi a enfermeira do Hospital Raymundo Campos, Daniela Vieira de Oliveira. Ela é moradora de Ouro Branco e atua na linha de frente do enfrentamento do Covid na Ala de Síndromes Respiratórias (Ala Covid-19) no HRC.

Também receberam a dose médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de serviços que atuam na linha de frente da Pandemia. A vacinação também foi iniciada nos idosos moradores do Lar Comunitário Frederico Ozanam. O primeiro morador do Lar a ser vacinado foi José Inácio, 87 anos.

A quantidade de vacinas em cada etapa de imunização é proporcional a quantidade de habitantes, de acordo com o público-alvo estabelecido pelo Governo Estadual. A Prefeitura de Ouro Branco, por meio de Secretaria de Saúde, buscou na terça-feira, 19 de janeiro, na Superintendência Regional de Saúde em Barbacena o carregamento de 12.500 agulhas e seringas para a primeira fase da vacinação contra o Covid-19. 

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

 

Coluna: Conheça o novo Legislativo

 


Nesta edição, o eleitor do jornal vai conhecer José Heleno de Souza, conhecido como Desinho, que ocupará uma cadeira na Câmara Municipal de Ouro Branco pela primeira vez. Vereador pelo Partido Verde,por 4 anos, nasceu em cidade de Cipotânea (MG) e chegou em Ouro Branco em 1986.

Jornal O Alto Paraopeba

- Conte-nos um pouco de sua história.

José Heleno de Souza - Minha mãe se chama Geralda e meu pai Jerônimo (já falecido). Somos 12 irmãos e cresci ajudando meu pai na zona rural, aonde tirávamos o sustento para toda a família. Ainda jovem, em 1986, vim para Ouro Branco em busca de trabalho, o primeiro emprego foi como faxineiro, depois comecei como mecânico de manutenção, inspetor de qualidade e há 24 anos estou trabalhando como funcionário público na prefeitura de Ouro Branco. Sou casado com Marta Vieira e juntos temos uma filha e um neta de um ano.

Jornal O Alto Paraopeba

- Como você se sente sendo vereador pela primeira vez?

José Heleno de Souza -

Me sinto muito grato por toda a confiança depositada em mim e no meu trabalho. Meu maior desejo é conseguir fazer o melhor para a população, ouvir cada um e tentar ajudar o máximo que eu puder para a construção de uma cidade melhor.

Jornal O Alto Paraopeba

- Qual a sua escolaridade?

Onde você trabalha? O seu trabalho na Câmara não vai atrapalhar o seu trabalho atual?

José Heleno de Souza -

Tenho ensino médio incompleto. Sou concursado como motorista e atualmente estava exercendo o trabalho de gerente de transporte. O meu trabalho na Câmera não vai atrapalhar meu trabalho atual, pois os horários são diferentes.

Jornal O Alto Paraopeba

- Por que você optou pela carreira política?

José Heleno de Souza -

Desde novo sempre me interessei pela política, meu pai foi vereador em Cipotânea-MG e desde cedo aprendi com ele sobre o valor de ajudar a população e ajudar no desenvolvimento da cidade. Através da minha vinda para Ouro Branco, convivi com Fernando Peixoto na política e desde então estou ao lado de Hélio Campos em busca de uma melhor qualidade de vida para a população ourobranquense.

Jornal O Alto Paraopeba

- Como será seu posicionamento dentro da Câmara?

José Heleno de Souza -

Irei legislar com responsabilidade em busca do melhor para a cidade de Ouro Branco.

Sempre realizando um trabalho transparente, justo, igualitário e sendo voz da população e dos seus desejos e anseios para a construção de uma cidade cada vez melhor.

Jornal O Alto Paraopeba

- Quantos votos você teve?

Qual o perfil do seu eleitor?

José Heleno de Souza -

Tive 897 votos. O perfil da maioria do meu eleitorado são pessoas de comunidades mais carentes e também da zona rural.

Jornal O Alto Paraopeba

- Qual a sua mensagem para a população de Ouro Branco?

José Heleno de Souza -

Vou fazer um trabalho honesto, responsável e sempre presente junto com as comunidades, em busca de uma melhor qualidade de vida para a população ourobranquense. Quero dar voz aqueles que muitas vezes não são ouvidos, quero desenvolver projetos que atendam a todos. Com muito amor e gratidão desejo realizar um trabalho por uma Ouro Branco melhor, a população merece!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Vereadores, prefeito e vice-prefeito tomam posse

Vereadores, prefeito e vice-prefeito de Ouro Branco tomaram posse para o período de 2021 a 2024, na cerimônia restrita,  somente com a presença dos diretamente envolvidos, ou seja, vereadoras, vereadores, prefeito, vice-prefeito e servidores da Câmara e da Prefeitura, que fizeram o registro do evento. Logo no início, a Vereadora Valéria de Melo, assumiu os trabalhos iniciais, como presidente da sessão solene, conforme estabelece o Art. 29 de nossa Lei Orgânica, por ser a vereadora com mais idade dentre os eleitos. Primeiramente foi realizado o ato da posse, com o juramento proferido por ela e confirmado por todos os vereadores.

 Em seguida, passou-se à eleição da Mesa Diretora da Câmara, que é composta por presidente, vice-presidente e secretário, para os trabalhos legislativos do dia 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Foram apresentadas duas chapas: Chapa 1, com os vereadores Leandro (PSDB), Neymar (PV) e Imar (PSDB), na sequência dos cargos previstos e a Chapa 2, com os vereadores Valéria (PDT), Rodrigo Balão (PSD) e Warley (PDT).

 A presidente, requereu ao jurídico da casa que analisasse a legalidade da Chapa 1, pelo fato de que o vereador Leandro já havia sido presidente por dois mandatos consecutivos o que, pelo seu entendimento, não seria legal, pelo que estabelece o Art.39, §3º de nossa Lei Orgânica, que funciona como a constituição municipal, que diz: É vedado a recondução ao mesmo cargo da Mesa Diretora por mais de dois mandatos consecutivos.

Contudo, no entendimento do procurador jurídico Victor Vartuli Cordeiro e Silva, verbalmente proferido, a candidatura da Chapa 1 seria possível por se tratar de novo período legislativo e de que este também seria o entendimento do STF.

Em seguida, a presidente da sessão, entendeu que haveria impedimento legal, submeteu ao plenário, isto é, à apreciação dos vereadores empossados, a decisão do deferimento ou não da chapa 1. Com os votos dos vereadores Imar(PSDB), Dezinho(PV), Lan(PSDB), Leandro(PSDB), Neymar(PV) e Nilma(PT), a chapa foi deferida para concorrer.

 Procedeu-se a votação, e com o voto dos mesmos vereadores, a chapa 1 foi eleita para a Mesa Diretora da Câmara, para o ano de 2021. A partir este momento o presidente eleito, vereador Leandro assumiu os trabalhos e na sequência deu posse ao prefeito, Hélio Márcio Campos e ao vice-prefeito, Sr. Celso Roberto Vaz.  Após os pronunciamentos finais, encerrou-se a sessão solene, com os votos de que todos façam um bom trabalho para a cidade, que requer a responsabilidade e o compromisso de todos para a promoção de um desenvolvimento sustentável e do bem-estar da população.




 

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Ladrões roubam bicicleta que vale R$ 30 mil

Um homem de 39 anos foi vítima de roubo quando fazia trilha de bicicleta às margens da linha férrea, próximo à Rodovia MG-155, na cidade de Jeceaba, MG 155, na tarde de domingo, 6 de dezembro. Os ladrões roubaram sua bicicleta, "Scott Spark World Cup AXS", cor preta/amarela e de valor aproximado a R$ 30 mil.

 Ele informou que deparou com um veículo tipo caminhonete de cor prata, aparentando ser uma Fiat Strada ou uma VW Saveiro do modelo mais antigo, a qual estava estacionada às margens da rodovia e ocupada por dois indivíduos. Quando passou próximo ao veículo, o passageiro apontou uma arma em sua direção e anunciou o assalto, ordenando que ele colocasse a bicicleta na caçamba do veículo e em seguida eles tomaram rumo em sentido a Rodovia MG-155.

A vítima relatou que sua bicicleta estava com um GPS preso no guidão, sendo que ao fazer o rastreio, o aplicativo mostrava que o veículo estava na cidade de Conselheiro Lafaiete. Foi realizado intenso rastreamento em busca dos suspeitos, porém, até o encerramento do registro, sem êxito. 

 

terça-feira, 8 de dezembro de 2020




Mulheres são minoria da Câmara Municipal de Ouro Branco

Dos nove vereadores eleitos em Ouro Branco, que deverão tomar posse em janeiro de 2021, apenas duas cadeiras serão ocupadas por mulheres. Com os resultados das urnas do domingo, dia 15 de novembro, pode-se dizer que ‘elas’ continuarão sendo minoria no legislativo municipal por mais um ciclo de quatro anos. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as duas únicas vereadoras de Ouro Branco.

Vereadora Nilma Aparecida Silva

O Alto Paraopeba – Qual o seu nome completo, idade, onde nasceu e partido?

Nilma Aparecida Silva- Tenho 55 anos, sou de Piunhi, do Partido dos Trabalhadores.

O Alto Paraopeba - Conte um pouco de sua história? Você é filha de Ouro Branco? Quem são seus pais?

Nilma Aparecida Silva - Sou filha adotiva de Ouro Branco, pois é a cidade que escolhi para criar meus filhos, meu pai já falecido e minha mãe dona Terezinha acabou de se instalar nesta maravilhosa cidade! Vim pra Ouro Branco aos 19 anos, fui comerciante ate me inserir na política e começar a militar pelas causas sociais, em uma época que o coronelismo ainda era muito latente na cidade, tivemos varias conquistas.

O Alto Paraopeba - Quantos mandatos de vereador você tem?

Nilma Aparecida Silva - Estou entrando para o 3° mandato.

O Alto Paraopeba - Qual sua escolaridade? Onde você trabalha? O seu trabalho na Câmara não vai atrapalhar o seu trabalho atual?

Nilma Aparecida Silva - Curso superior em Direito, na Câmara de vereadores de Ouro Branco, eu me dedico 100% ao mandato.

O Alto Paraopeba - Porque você se optou pela carreira política?

Nilma Aparecida Silva - Nasci política, sempre participei de movimentos políticos, desde membro de associação de Pais e mestres e conselhos ate assessoria de deputados, este é meu mundo.

O Alto Paraopeba - Como será seu posicionamento dentro da Câmara?

Nilma Aparecida Silva - Continuarei atuando com meus princípios e convicções, o povo em primeiro lugar sempre!

O Alto Paraopeba - Quantos votos você teve? Qual o perfil do seu eleitor?

Nilma Aparecida Silva - Tive 409 votos, amigos, pessoas que acompanha realmente meu trabalho, que me dão dicas e - sugestões sobre demandas diversas, da dona de casa que cuida dos filhos, do trabalhador braçal, da professora, do estudante, dificilmente tenho votos de quem não me conhece pessoalmente.

O Alto Paraopeba - Qual a sua mensagem para a população de Ouro Branco

Nilma Aparecida Silva - Continuaremos trabalhando junto, meu gabinete está aberto a toda a população, eu não trabalho apenas para eleitores e sim para todos do município que escolhi amar.

 

Vereadora Valéria de Melo

Jornal O Alto Paraopeba - Qual o seu nome completo, idade, onde nasceu e partido?

Valéria de Melo - Sou Valéria de Melo Nunes Lopes, casada com Leandro Nunes Lopes e mãe da Luciana e da Carolina. Tenho 60 anos, sou natural de Pará de Minas e moramos em Ouro Branco há quase 29 anos. Estou filiada ao Partido Democrático Trabalhista, o PDT.

Jornal O Alto Paraopeba - Conte-nos um pouco de sua história.

Valéria de Melo - Sou a sexta filha, de um total de oito irmãos. Meus pais são Aníbal de Melo (falecido há 4 anos) e Zélia Soares de Melo. Ele, fazendeiro, e ela, professora primária. Após vários anos vivendo em fazendas, meus pais se mudaram para Pará de Minas, onde nasci.

A luta diária e valores como a honestidade sempre foram uma constante em nossas vidas. Minha mãe, muito religiosa, nos mostrou o poder da fé. Aprendi, desde muito cedo, que precisamos conquistar o que queremos.

Meu pai também foi vereador e vice-prefeito em Pará de Minas. Assim, crescemos rodeados de conversas políticas: primeiro, a política partidária e, depois, a política ligada ao movimento cooperativista. As injustiças sociais sempre nos incomodaram e nos motivaram a nos envolver nas mobilizações para enfrentá-las.

Fui morar em Belo Horizonte para cursar arquitetura e depois, já casada, moramos também em Porto Trombetas (PA), Aracajú (SE), Pará de Minas (MG) e Três Lagoas (MS). Viemos morar em Ouro Branco em 1992, onde criamos raízes. 

Compus a equipe máster de natação da AEA, esporte que ainda pratico. Me envolvi em atividades da Paróquia Sagrada Família e participei do Movimento Escoteiro de Ouro Branco e também de Três Lagoas, quando lá moramos. 

Aqui, fui candidata a vereadora pelo PT em 2000. Em 2004, saí candidata à prefeita pelo mesmo partido, tendo o Pe. Rogério como candidato a vice-prefeito junto comigo. Após pesquisas eleitorais, faltando um mês para as eleições (naquela época a campanha durava três meses), invertemos a ordem da chapa, ficando o Pe. Rogério (PT) como candidato a prefeito e eu como vice-prefeita. Assim, fomos eleitos pela primeira vez e também reeleitos, com a mesma composição, em 2008. Nossos mandatos foram de 2005 a 2012.

Na prefeitura, ocupei várias secretarias, dentre as quais destaco a Secretaria de Planejamento, onde coordenei a elaboração do Plano Diretor Participativo, que estabelece parâmetros urbanísticos e de desenvolvimento para a cidade. Coordenei, também, a implantação do Orçamento Participativo, instrumento que permitiu a realização de diversas obras importantes, indicadas pela população, em um movimento de participação cidadã fantástico. Coordenei, ainda, o maior programa de regularização fundiária da cidade, o Morar Legal, que viabilizou a entrega de milhares de escrituras para os moradores.

Em 2016, fui candidata a prefeita pelo PCdoB, tendo o Janílson Faria como candidato a vice. Ficamos em terceiro lugar, com 3.272 votos, num pleito com nove candidaturas. 

 

Jornal O Alto Paraopeba - Como você se sente sendo vereadora pela primeira vez?

Valéria de Melo - Me sinto muito honrada em poder representar a nossa população junto ao Legislativo Municipal. Sei, contudo, que será uma missão desafiadora. A minha campanha propôs, dentre outros aspectos, buscar uma maior representação feminina na Câmara Municipal. Sou a oitava mulher a ocupar uma cadeira no nosso legislativo — uma representação feminina ainda muito pequena, que precisa ser ampliada para que as nossas demandas também sejam ouvidas.

 

Jornal O Alto Paraopeba - Qual a sua escolaridade? Onde você trabalha? O seu trabalho na Câmara não vai atrapalhar o seu trabalho atual?

Aos dezoito anos, me mudei para Belo Horizonte, onde cursei, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso de arquitetura. Atuei, principalmente, como profissional autônoma na elaboração de projetos residenciais, o que ainda faço, mesmo já aposentada. Em paralelo, desenvolvi algumas atividades manuais remuneradas, como a encadernação artesanal, o patchwork, o mosaico, a confecção de velas e a cerâmica. Minhas funções legislativas passarão a ser minha prioridade, o que não me impede de ainda seguir desenvolvendo minha arte. 

 

Jornal O Alto Paraopeba - Porque você se optou pela carreira política?              

Valéria de Melo Para mim, a atuação político-partidária não se configura como uma possibilidade de carreira. Minha profissão é a arquitetura. Encaro a política como um instrumento de transformação social e como missão, na luta por um mundo mais justo, igualitário e inclusivo.

Jornal O Alto Paraopeba - Como será seu posicionamento dentro da Câmara?

Valéria de Melo Minhas propostas prioritárias de campanha foram à representação feminina, a participação popular e a inclusão social, o que abarca várias políticas públicas.  Meu posicionamento será embasado na transparência, na fiscalização responsável, na inclusão social e no diálogo permanente — não só com a população, mas também com meus pares e o Executivo.

Jornal O Alto Paraopeba - Quantos votos você teve? Qual o perfil do seu eleitor?

Valéria de Melo Tive 835 votos assim distribuídos: 223 no Inconfidentes, 198 no Pioneiros, 183 no Siderurgia, 90 no Centro, 52 no 1º de Maio, 33 no Luzia Augusta, 17 no Metalúrgicos, 17 em Itatiaia, 13 no Belvedere, 08 nas demais comunidades rurais e 1 no São Francisco. Acredito que grande parte dos meus eleitores são pessoas que acompanharam meus mandatos como vice-prefeita e confiam em meu trabalho.

Jornal O Alto Paraopeba - Qual a sua mensagem para a população de Ouro Branco?

Valéria de Melo Minha mensagem é de otimismo e de convite à participação. Vou trabalhar muito para corresponder à responsabilidade que me foi confiada. Mas tem um ditado popular que diz que “uma andorinha só não faz verão”. Espero poder contar com meus pares, em especial o Warley, também eleito pelo PDT, com meus eleitores e com toda a população no sentido de ousar propor mudanças e projetos que favoreçam a coletividade do município de Ouro Branco, em especial aqueles grupos em situação de maior vulnerabilidade social. Vamos juntas e juntos!

 


 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020


 

Alair Almeida e seu filho morrem de Covid

O jornalista Alair Almeida faleceu na sexta feira, dia 27 de novembro, no Hospital Biocor em Belo Horizonte, em consequência das complicações geradas pela Covid-19. Pouco tempo depois, seu filho, Paulo Almeida, também faleceu acometido com a Covid-19.

 

Alair Almeida

era membro emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) e esposo da confreira Maria da Conceição Vieira de Almeida – Nenê Brandão. Nasceu em 14 de março de 1932, em Engenheiro Navarro é cidadão honorário de Montes Claros. Entre os prêmios recebidos destaca-se a Medalha de Mérito Cultural da Academia Marianense de Letras. Como jornalista, trabalhou em Belo Horizonte nas Rádios Guarani e Inconfidência, tendo atuado também na Imprensa Oficial e na extinta TV Itacolomi.