terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Ladrões roubam bicicleta que vale R$ 30 mil

Um homem de 39 anos foi vítima de roubo quando fazia trilha de bicicleta às margens da linha férrea, próximo à Rodovia MG-155, na cidade de Jeceaba, MG 155, na tarde de domingo, 6 de dezembro. Os ladrões roubaram sua bicicleta, "Scott Spark World Cup AXS", cor preta/amarela e de valor aproximado a R$ 30 mil.

 Ele informou que deparou com um veículo tipo caminhonete de cor prata, aparentando ser uma Fiat Strada ou uma VW Saveiro do modelo mais antigo, a qual estava estacionada às margens da rodovia e ocupada por dois indivíduos. Quando passou próximo ao veículo, o passageiro apontou uma arma em sua direção e anunciou o assalto, ordenando que ele colocasse a bicicleta na caçamba do veículo e em seguida eles tomaram rumo em sentido a Rodovia MG-155.

A vítima relatou que sua bicicleta estava com um GPS preso no guidão, sendo que ao fazer o rastreio, o aplicativo mostrava que o veículo estava na cidade de Conselheiro Lafaiete. Foi realizado intenso rastreamento em busca dos suspeitos, porém, até o encerramento do registro, sem êxito. 

 

terça-feira, 8 de dezembro de 2020




Mulheres são minoria da Câmara Municipal de Ouro Branco

Dos nove vereadores eleitos em Ouro Branco, que deverão tomar posse em janeiro de 2021, apenas duas cadeiras serão ocupadas por mulheres. Com os resultados das urnas do domingo, dia 15 de novembro, pode-se dizer que ‘elas’ continuarão sendo minoria no legislativo municipal por mais um ciclo de quatro anos. Abaixo, conheça um pouco mais sobre as duas únicas vereadoras de Ouro Branco.

Vereadora Nilma Aparecida Silva

O Alto Paraopeba – Qual o seu nome completo, idade, onde nasceu e partido?

Nilma Aparecida Silva- Tenho 55 anos, sou de Piunhi, do Partido dos Trabalhadores.

O Alto Paraopeba - Conte um pouco de sua história? Você é filha de Ouro Branco? Quem são seus pais?

Nilma Aparecida Silva - Sou filha adotiva de Ouro Branco, pois é a cidade que escolhi para criar meus filhos, meu pai já falecido e minha mãe dona Terezinha acabou de se instalar nesta maravilhosa cidade! Vim pra Ouro Branco aos 19 anos, fui comerciante ate me inserir na política e começar a militar pelas causas sociais, em uma época que o coronelismo ainda era muito latente na cidade, tivemos varias conquistas.

O Alto Paraopeba - Quantos mandatos de vereador você tem?

Nilma Aparecida Silva - Estou entrando para o 3° mandato.

O Alto Paraopeba - Qual sua escolaridade? Onde você trabalha? O seu trabalho na Câmara não vai atrapalhar o seu trabalho atual?

Nilma Aparecida Silva - Curso superior em Direito, na Câmara de vereadores de Ouro Branco, eu me dedico 100% ao mandato.

O Alto Paraopeba - Porque você se optou pela carreira política?

Nilma Aparecida Silva - Nasci política, sempre participei de movimentos políticos, desde membro de associação de Pais e mestres e conselhos ate assessoria de deputados, este é meu mundo.

O Alto Paraopeba - Como será seu posicionamento dentro da Câmara?

Nilma Aparecida Silva - Continuarei atuando com meus princípios e convicções, o povo em primeiro lugar sempre!

O Alto Paraopeba - Quantos votos você teve? Qual o perfil do seu eleitor?

Nilma Aparecida Silva - Tive 409 votos, amigos, pessoas que acompanha realmente meu trabalho, que me dão dicas e - sugestões sobre demandas diversas, da dona de casa que cuida dos filhos, do trabalhador braçal, da professora, do estudante, dificilmente tenho votos de quem não me conhece pessoalmente.

O Alto Paraopeba - Qual a sua mensagem para a população de Ouro Branco

Nilma Aparecida Silva - Continuaremos trabalhando junto, meu gabinete está aberto a toda a população, eu não trabalho apenas para eleitores e sim para todos do município que escolhi amar.

 

Vereadora Valéria de Melo

Jornal O Alto Paraopeba - Qual o seu nome completo, idade, onde nasceu e partido?

Valéria de Melo - Sou Valéria de Melo Nunes Lopes, casada com Leandro Nunes Lopes e mãe da Luciana e da Carolina. Tenho 60 anos, sou natural de Pará de Minas e moramos em Ouro Branco há quase 29 anos. Estou filiada ao Partido Democrático Trabalhista, o PDT.

Jornal O Alto Paraopeba - Conte-nos um pouco de sua história.

Valéria de Melo - Sou a sexta filha, de um total de oito irmãos. Meus pais são Aníbal de Melo (falecido há 4 anos) e Zélia Soares de Melo. Ele, fazendeiro, e ela, professora primária. Após vários anos vivendo em fazendas, meus pais se mudaram para Pará de Minas, onde nasci.

A luta diária e valores como a honestidade sempre foram uma constante em nossas vidas. Minha mãe, muito religiosa, nos mostrou o poder da fé. Aprendi, desde muito cedo, que precisamos conquistar o que queremos.

Meu pai também foi vereador e vice-prefeito em Pará de Minas. Assim, crescemos rodeados de conversas políticas: primeiro, a política partidária e, depois, a política ligada ao movimento cooperativista. As injustiças sociais sempre nos incomodaram e nos motivaram a nos envolver nas mobilizações para enfrentá-las.

Fui morar em Belo Horizonte para cursar arquitetura e depois, já casada, moramos também em Porto Trombetas (PA), Aracajú (SE), Pará de Minas (MG) e Três Lagoas (MS). Viemos morar em Ouro Branco em 1992, onde criamos raízes. 

Compus a equipe máster de natação da AEA, esporte que ainda pratico. Me envolvi em atividades da Paróquia Sagrada Família e participei do Movimento Escoteiro de Ouro Branco e também de Três Lagoas, quando lá moramos. 

Aqui, fui candidata a vereadora pelo PT em 2000. Em 2004, saí candidata à prefeita pelo mesmo partido, tendo o Pe. Rogério como candidato a vice-prefeito junto comigo. Após pesquisas eleitorais, faltando um mês para as eleições (naquela época a campanha durava três meses), invertemos a ordem da chapa, ficando o Pe. Rogério (PT) como candidato a prefeito e eu como vice-prefeita. Assim, fomos eleitos pela primeira vez e também reeleitos, com a mesma composição, em 2008. Nossos mandatos foram de 2005 a 2012.

Na prefeitura, ocupei várias secretarias, dentre as quais destaco a Secretaria de Planejamento, onde coordenei a elaboração do Plano Diretor Participativo, que estabelece parâmetros urbanísticos e de desenvolvimento para a cidade. Coordenei, também, a implantação do Orçamento Participativo, instrumento que permitiu a realização de diversas obras importantes, indicadas pela população, em um movimento de participação cidadã fantástico. Coordenei, ainda, o maior programa de regularização fundiária da cidade, o Morar Legal, que viabilizou a entrega de milhares de escrituras para os moradores.

Em 2016, fui candidata a prefeita pelo PCdoB, tendo o Janílson Faria como candidato a vice. Ficamos em terceiro lugar, com 3.272 votos, num pleito com nove candidaturas. 

 

Jornal O Alto Paraopeba - Como você se sente sendo vereadora pela primeira vez?

Valéria de Melo - Me sinto muito honrada em poder representar a nossa população junto ao Legislativo Municipal. Sei, contudo, que será uma missão desafiadora. A minha campanha propôs, dentre outros aspectos, buscar uma maior representação feminina na Câmara Municipal. Sou a oitava mulher a ocupar uma cadeira no nosso legislativo — uma representação feminina ainda muito pequena, que precisa ser ampliada para que as nossas demandas também sejam ouvidas.

 

Jornal O Alto Paraopeba - Qual a sua escolaridade? Onde você trabalha? O seu trabalho na Câmara não vai atrapalhar o seu trabalho atual?

Aos dezoito anos, me mudei para Belo Horizonte, onde cursei, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso de arquitetura. Atuei, principalmente, como profissional autônoma na elaboração de projetos residenciais, o que ainda faço, mesmo já aposentada. Em paralelo, desenvolvi algumas atividades manuais remuneradas, como a encadernação artesanal, o patchwork, o mosaico, a confecção de velas e a cerâmica. Minhas funções legislativas passarão a ser minha prioridade, o que não me impede de ainda seguir desenvolvendo minha arte. 

 

Jornal O Alto Paraopeba - Porque você se optou pela carreira política?              

Valéria de Melo Para mim, a atuação político-partidária não se configura como uma possibilidade de carreira. Minha profissão é a arquitetura. Encaro a política como um instrumento de transformação social e como missão, na luta por um mundo mais justo, igualitário e inclusivo.

Jornal O Alto Paraopeba - Como será seu posicionamento dentro da Câmara?

Valéria de Melo Minhas propostas prioritárias de campanha foram à representação feminina, a participação popular e a inclusão social, o que abarca várias políticas públicas.  Meu posicionamento será embasado na transparência, na fiscalização responsável, na inclusão social e no diálogo permanente — não só com a população, mas também com meus pares e o Executivo.

Jornal O Alto Paraopeba - Quantos votos você teve? Qual o perfil do seu eleitor?

Valéria de Melo Tive 835 votos assim distribuídos: 223 no Inconfidentes, 198 no Pioneiros, 183 no Siderurgia, 90 no Centro, 52 no 1º de Maio, 33 no Luzia Augusta, 17 no Metalúrgicos, 17 em Itatiaia, 13 no Belvedere, 08 nas demais comunidades rurais e 1 no São Francisco. Acredito que grande parte dos meus eleitores são pessoas que acompanharam meus mandatos como vice-prefeita e confiam em meu trabalho.

Jornal O Alto Paraopeba - Qual a sua mensagem para a população de Ouro Branco?

Valéria de Melo Minha mensagem é de otimismo e de convite à participação. Vou trabalhar muito para corresponder à responsabilidade que me foi confiada. Mas tem um ditado popular que diz que “uma andorinha só não faz verão”. Espero poder contar com meus pares, em especial o Warley, também eleito pelo PDT, com meus eleitores e com toda a população no sentido de ousar propor mudanças e projetos que favoreçam a coletividade do município de Ouro Branco, em especial aqueles grupos em situação de maior vulnerabilidade social. Vamos juntas e juntos!

 


 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020


 

Alair Almeida e seu filho morrem de Covid

O jornalista Alair Almeida faleceu na sexta feira, dia 27 de novembro, no Hospital Biocor em Belo Horizonte, em consequência das complicações geradas pela Covid-19. Pouco tempo depois, seu filho, Paulo Almeida, também faleceu acometido com a Covid-19.

 

Alair Almeida

era membro emérito da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) e esposo da confreira Maria da Conceição Vieira de Almeida – Nenê Brandão. Nasceu em 14 de março de 1932, em Engenheiro Navarro é cidadão honorário de Montes Claros. Entre os prêmios recebidos destaca-se a Medalha de Mérito Cultural da Academia Marianense de Letras. Como jornalista, trabalhou em Belo Horizonte nas Rádios Guarani e Inconfidência, tendo atuado também na Imprensa Oficial e na extinta TV Itacolomi.

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

sábado, 28 de novembro de 2020


Ouro Branco registrou 43 novos casos de Covid essa semana

Nesta semana foram registrados 43 novos casos de Covid-19 de pessoas residentes em Ouro Branco. A informação é da Secretária Municipal de Saúde. Foram 11 novos casos na segunda-feira, dia 23 de novembro, 18 novos casos no dia 24, oito no dia 25 e seis novos casos na sexta-feira, dia 26 de novembro. A maioria dessas pessoas está fazendo isolamento social em suas respectivas residências ou na Unidade Extensiva Domiciliar.

 Estão internadas Rede Hospitalar de Ouro Branco três pessoas, sendo duas idosas, com 72 e 62 anos e uma paciente de 55 anos que fazia isolamento em casa, mas o caso teve uma piora considerada. Outra pessoa com 51 anos, está na Rede Hospitalar de BH -CTI. Até o momento cinco óbitos foram confirmados na cidade.

 Atualmente existem 77 pessoas em sendo monitoradas em casa, ou seja, pessoas que estão com síndromes gripais e aguardam para fazer o exame. Ao todo fora 666 casos confirmados de Covid.

Congonhas - A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas informa que até às 11h desta quinta-feira, 26 de novembro, 1.677 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas. Já receberam alta 1.525 casos confirmados de Covid-19. Estão sendo monitorados 381 casos da doença. Foram confirmados 17 óbitos. Oito óbitos foram descartados, e nenhum está em investigação. Qualquer pessoa que sentir os sintomas da doença devem procurar os serviços de saúde, ou ligar para UPA 24h pelo número 3732-1070, ou para o Hospital Bom Jesus: 3732-3200. 

 Lafaiete – Em Conselheiro Lafaiete, a ocupação dos leitos nesta quinta-feira, 26 de novembro, está em 30% em leitos de UTI e 18% em clínicos.  Para o cálculo da taxa de ocupação de leitos exclusivos COVID-19 estão sendo considerados os leitos do Hospital de Campanha e do Hospital e Maternidade São José. Os pacientes que não necessitam de internação seguem em monitoramento e isolamento domiciliar.

A cidade registrou 19 óbitos e ainda um outro está sob analise. No local, foram 1015 casos confirmados e desses 109 ainda estão em monitoramento.



 

Prefeitura realiza leilão no dia 3 de dezembro

A Prefeitura de Ouro Branco realizará um leilão de bens inservíveis no dia 3 de dezembro, a partir das 13h, em seu prédio principal localizado na Praça Sagrados Corações, 200, no Centro da Cidade.

 Serão leiloados um veículo Ford Fusion Flex, 2013/2014, preto; um compactador de lixo, teclados, monitores, minitorres, impressoras, estufa para esterilização, projetores, armários de aço, arquivos de aço e arquivo de madeira, um freezer, um micro-ondas, dois aparelhos de ar condicionado, dois fogões industriais, um buffet self service, um  multiproc.

 Há ainda aproximadamente 11 mesas de madeira, quatro bancos longos, uma mesa de totó desmontada e incompleta e cerca de diversos lotes de quilos de sucata, cadeiras de diversos modelos e tamanhos, uma cama elástica, um tanque de piche, entre outros itens.

Os interessados poderão verificar o estado dos itens que serão leiloados no Almoxarifado Central da Prefeitura, Rua Salvador, s/n, bairro Luzia Augusta, nos dias 1 e 2 de dezembro.

 

quinta-feira, 26 de novembro de 2020


 

Glaycon Franco aprova importantes projetos que beneficiarão Minas Gerais

Na última quarta-feira, dia 18 de novembro, ocorreu a 36ª Reunião Extraordinária de Plenário da ALMG. Na pauta da reunião estiveram importantes matérias do interesse da população mineira. Um dos projetos discutidos em 1º turno no Plenário, e que segue para o 2º turno, é o PL 4.054/17, de autoria do deputado Gil Pereira, que dispõe sobre isenção de ICMS em mecanismos de compensação de energia elétrica. O principal objetivo do projeto é incentivar outras formas de geração de energia elétrica, principalmente fontes de energias renováveis e sustentáveis. Ainda é contemplada, também, no corpo do PL, a isenção de impostos no fornecimento de equipamentos, peças, partes e componentes utilizados para microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica.

 Outro projeto que merece destaque é o PL 1.140/2019, de autoria do deputado Dalmo Ribeiro, que trata da política de desenvolvimento do Sul de Minas, grande região produtora de café, um dos principais produtos que, há mais de um século, contribuem para a economia do estado.

 Também foi apreciado o PL 448/2019, de autoria da deputada Beatriz Cerqueira, que dispõe sobre a idade de ingresso no primeiro ano do ensino fundamental. A proposta altera a idade necessária para ingresso na pré-escola e ensino fundamental das redes públicas e privadas de ensino. Atualmente, para ingresso na escola, a criança deve ter seis anos completos até o dia 30 de junho do ano em que será matriculada. Já com o novo projeto de lei, que segue para redação final, essa data sofre alteração. A proposta é que a nova data seja 31 de março para ingresso no ensino fundamental e as crianças com idade entre quatro e seis anos devem ser, obrigatoriamente, matriculadas na pré-escola. O projeto legaliza decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria.

 A ALMG continua trabalhando em prol da população mineira. O trabalho legislativo é minucioso e voltado para o desenvolvimento de Minas Gerais. Ao todo, estavam na pauta 14 Projetos de Lei.