segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Congonhas vira exemplo para Unesco

  Congonhas foi um dos destaques no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, evento que aconteceu até sábado passado, 27, em São Luís, capital do Estado do Maranhão. Com objetivo de definir uma agenda para o desenvolvimento sustentável dos núcleos históricos, em sintonia com a gestão urbanística das cidades, o encontro tem mostrado as práticas mais bem-sucedidas desenvolvidas pelos 12 municípios brasileiros que possuem o título de "Patrimônio Mundial", concedido pelas Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para lugares considerados únicos no mundo.
As ações desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas (Fumcult) para promoção, difusão e valorização do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, durante a atual Administração Municipal, chamaram atenção dos participantes em um dos mais concorridos painéis de debates, que lotou o Teatro Arthur Azevedo, no centro histórico de São Luís.
  Foram apresentadas, por exemplo, as atividades promovidas nas comemorações dos 30 anos do título de Patrimônio Mundial de Congonhas, que culminaram com a inauguração do Museu de Congonhas. "Conseguimos envolver a comunidade e ainda projetar nosso município nacionalmente com as diversas atividades, atingindo cerca de dois milhões e setecentos mil reais de propaganda gratuita para nossas realizações só durante a inauguração do Museu", comemora Sergio Rodrigo Reis, presidente da Fumcult.
  A coordenadora de Cultura da Unesco, Patrícia Reis, que também participou do encontro, destacou a relação profícua que tem desenvolvido durante a atual gestão municipal de Congonhas, que culminou com intervenções importantes no município mineiro, como a implantação da Sinalização Interpretativa do sítio histórico do Santuário de Bom Jesus. Congonhas foi a primeira a implantar a nova sinalização, que acaba de ser implantada também em São Luís.

Sorteio define grupos e adversários do OBEC na competição

   Foi realizado em Belo Horizonte o sorteio das equipes e dos grupos que irão disputar a Super Copa IMEF-2016. Organizada pelo Instituto Mineiro das Escolas de Futebol de Minas Gerais (IMEF), a competição contará com a participação de mais de 69 equipes de diversas cidades do Estado de Minas Gerais, dentre elas, BH, Divinópolis, Santa Luzia, Contagem, Nova Era, Itabira, Sete Lagoas, Nova Serrana, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Betim, Barão de Cocais. 
  Sob a coordenação da Agremob, a cidade de Ouro Branco será representada na competição pela escolinha do OBEC que contará com apoio do Palladium e de atletas da região nas seguintes categorias: sub 10 (nascidos em 2006 e 2007); sub 11 (nascidos em 2005); sub 12 (nascidos em 2004); sub 13 (nascidos em 2003); sub 14 (nascidos em 2002); sub 15 (nascidos em 2001) e sub 17 (nascidos em 1999 e 2000). Ao todo serão mais de 200 (duzentos) atletas da cidade que estarão envolvidos na competição.
  Principal competição de escolinhas em Minas Gerais no primeiro semestre, além de revelar jogadores para o futebol profissional, o objetivo da competição é promover a inclusão social e esportiva para crianças e adolescentes, inclusive em situação de risco social e pessoal. Confira os grupos:

   Para participar e arcar com todas as despesas da competição a Agremob solicitou apoio aos pais dos atletas e está buscando parcerias com as empresas, com o comércio local e com os órgãos públicos do município para cumprir com as despesas da competição, principalmente transporte e arbitragem. A Super Copa IMEF começa no dia 12 de março e o primeiro jogo será contra o América Mineiro no campo do OBEC.

Projeto Cerâmica Saramenha abre inscrições para novos alunos

   Estão abertas as inscrições para a nova turma do Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau por meio da Usina Ouro Branco. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre ofício da arte da cerâmica, que é considerada um dos símbolos da cultura ourobranquense.
  As inscrições podem ser feitas na sede do projeto (Rua Itabirito, 711 - Bairro Metalúrgico) ou pelo telefone (31) 3741-1948. Podem participar adolescentes a partir dos 16 anos. As aulas são realizadas uma vez por semana, pela manhã (9h às 12h) ou à tarde (14h às 17h).
Durante o curso, os alunos aprendem sobre a história da cerâmica e suas técnicas, sobre seus valores culturais, a importância da preservação do ofício, preparação da matéria-prima, modelagem e queima da cerâmica. Esta será a quinta turma do projeto, responsável pela formação de 36 jovens.
  Branca de Castilha Souza Cunha, aluna da turma de 2015, destaca a importância da formação cultural e profissional que a oficina promove aos participantes. “Sempre pesquisei sobre a Cerâmica Saramenha e, quando comecei a frequentar o curso, fiquei ainda mais encantada com toda a história da cerâmica e a sua importância para Ouro Branco. É muito gratificante ver uma peça, que começa do barro, tomando forma em nossas mãos. Finalizei a oficina no ano passado, mas pretendo continuar me especializando no ofício”, afirma.
  Projeto - A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.
Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.

Mais um golpe contra o povo

  O povo brasileiro sofreu mais um golpe na semana que passou e este golpe veio, mais uma vez, de nossos políticos. O que aconteceu na noite de quarta-feira, 24, foi lamentável. O projeto do senador José Serra (PSDB-SP) pretende retirar da Petrobras a condição de operadora única do pré-sal. O “substitutivo” do senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado pelo Senado, fez exatamente isso: retirou da Petrobras a sua condição de operadora única. Assim, o “substitutivo” substituiu seis por meia dúzia.
  Se o objetivo era acelerar os investimentos no pré-sal, bastava flexibilizar o percentual de participação mínima da Petrobras (30%), como defendeu a emenda apresentada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Aparentemente, isso não bastava. O fato é que a garantia legal esfumou-se. Era isso que se queria. Esse objetivo maior foi alcançado.
  E isso é trágico. Ter a nossa empresa estatal, um orgulho nacional, como operadora única do pré-sal não é apenas importante para a Petrobras. É fundamental para o Brasil. No regime de concessão, que impera ainda no pós-sal, o petróleo deixa de ser propriedade do país, assim que ele entra na broca da empresa concessionária, que faz com ele o que quiser. No regime de partilha, o país mantém a propriedade do óleo, mesmo depois de ele ser extraído.
  Argumentaram, por exemplo, que a Petrobras não pode explorar o pré-sal a contento porque está endividada. Ora, todas as empresas de petróleo e gás estão atualmente, em maior ou menor grau, endividadas e passando por crises. A dívida da Petrobras foi ocasionada pelos investimentos que ela teve de fazer no pré-sal e por fatores cambiais amplamente conhecidos. Não tem nada a ver com corrupção, que deve ser um assunto a ser tratado em delegacias de polícia, não nas estratégias econômicas do País.
  Porém, ao se retirar da Petrobras a condição de operadora única, se retira também essa garantia fundamental e se investe em sua fragilização e em sua possível privatização. Mas a questão essencial aqui não é simplesmente proteger a Petrobras. É proteger os interesses do Brasil. A participação da Petrobras no pré-sal deve ser assegurada e protegida porque isso é crucial para o desenvolvimento brasileiro.
  Ainda há tempo de se corrigir esse erro, na Câmara, nas ruas e no debate público. Mas é preciso se apressar: o futuro do Brasil está se decidindo agora, em projetos como esse. A restauração neoliberal já está em curso. Precisamos, todos nós, escolher nosso lado. E o povo brasileiro precisa saber o que estão decidindo em seu nome. O povo brasileiro precisa saber que estão rifando seu futuro.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Zumba para Servidores retoma suas atividades

   A última segunda- feira, dia 15, foi de muita alegria para as servidoras do nosso município. Depois de uma breve férias, o projeto Zumba para servidores retomou suas atividades com gás total. Com a participação de cerca de 30 alunas, a primeira aula do ano foi marcada pela animação do reencontro.
  O projeto que teve início em 2013 é muito bem recebido pelos servidores e finalizou o ano de 2015 com a participação de 50 pessoas.
  O Servidor que tiver interesse em participar da Zumba, deve comparecer à Secretaria de Esportes e fazer a sua inscrição. As aulas acontecem todas as segundas- feiras, às 18 horas, no OBEC/CREOB.


Prefeitura inicia obras de Reforma do Velório Municipal

 Na primeira semana de 2016 tiveram início as obras de reforma do Velório Municipal Valdemar Rodrigues, no Centro, ao lado do Cemitério Municipal de Ouro Branco. A obra está sendo realizada por meio de uma parceira entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ouro Branco.
A empresa vencedora do processo licitatório é a Praontem Tecnologia Serviços e Comércio Eireli e o prazo para execução do serviço é de 120 dias. Serão realizadas a troca das janelas (instalação de janelas blindex ao redor do velório); reforma dos banheiros (troca de revestimento e louças); instalação de forro em PVC na capela; revisão elétrica geral e troca das luminárias; revisão da cobertura em telhas cerâmicas;  revisão hidráulica e hidrossanitária; instalação de bancos na área externa do velório e pintura geral.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Parceria entre a comunidade e Prefeitura garante melhorias na quadra esportiva do Belvedere

   A união entre os moradores do bairro Belvedere e Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes/Lazer e Obras possibilitou a execução de diversas melhorias na quadra esportiva do bairro.
  Nos últimos tempos, foram realizadas a troca de todos os refletores, solda e reforma das traves. Além disso, foi realizado o serviço de alvenaria que impede que a quadra seja inundada pela chuva.
  Todas as melhorias possibilitaram que a quadra tenha boas condições de uso tanto durante o dia, quanto a noite. As próximas ações no local serão a limpeza (capina e roçado no entorno) e na pista de skate.
  O morador Renato de Souza Paulo Gomes, é usuário da quadra e coordenou as ações. “A intenção foi melhorar o ambiente para dar mais segurança e qualidade. A quadra é muito utilizada por todos.”