segunda-feira, 29 de junho de 2015

Prefeitura apoia Corrida Rústica e realiza Caravana de Lazer no Feriado de Santo Antônio

  A Prefeitura de Ouro Branco, a Associação dos Corredores de Rua de Ouro Branco (Acrob) e a Paróquia de Santo Antônio realizaram a Corrida Rústica de Santo Antônio e a Caravana de Lazer, no Centro, no sábado, dia 13 de junho, feriado do Padroeiro da cidade.
  Na Caravana de Lazer cerca de 40 crianças se divertiram no totó, cama elástica e pingue-pongue. Participaram da corrida cerca de 30 atletas entre homens e mulheres. O percurso foi de 11 km e os participantes saíram da Praça Santa Cruz, passando pelas ruas e avenidas Dom Orione, Mercês, Padre Vicente Jacob “LO-1”, Frederico Varnhagen, Cônego Luís, Mariza de Souza Mendes, Rotor, Santo Antônio e Praça Santa Cruz. Participaram da premiação dos atletas a presidente da Acrob, Selma, o Pároco, Ilídio, o vice-prefeito, Palomar e o secretário de Esportes e Lazer, Nélinho.

Prefeitura e parceria realizam Final do Ruralzão 2015 com grande sucesso

  Mais de 700 pessoas se reuniram no campo do Olaria, na comunidade de Olaria no domingo, dia 14 de junho, para a final do Campeonato Ruralzão 2015. O Ruralzão 2015 é uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco com apoio das comunidades rurais e Liga Ourobranquense de Futsal e contou com a participação de 16 times de nove comunidades rurais e 400 atletas. Na grande final uma super cobertura para os participantes com segurança particular, ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, equipe da 65ª Companhia da Polícia Militar de Ouro Branco e Defesa Civil.
  No segundo quadro se enfrentaram Castiliano e Juventus/Olaria. A partida terminou empatada em 1 a 1 no tempo regulamentar e nos pênaltis 5 a 4 para o Juventus/Olaria.
2º Quadro
Campeão 2º Quadro
Juventus/Olaria
Vice
Castiliano
Artilheiro
Marcos Adriano-Olaria
Defesa Menos Vazada
Goleiro Lindomar-Castiliano
Disciplina:
Castiliano

  Na sequência, a partida válida pelo 1º quadro. Enfrentaram-se Olaria e Juventus/Olaria. A partida muito disputada terminou 1 a 0 para o Olaria.
1º Quadro
Campeão 1º Quadro
Olaria
Vice
Juventus/Olaria
Artilheiro
Ronaldo Adriano-Olaria
Defesa Menos Vazada
Goleiro David-Olaria

Disciplina:
Olaria

  Participaram da premiação dos atletas a Prefeita Cida Campos, Secretário de Esportes, Nélinho, Vereador Aparecido Ferreira Barbosa, o Paré, Deputado Glaycon Franco, patrocinador Arquimedes da ARH Treinamentos, patrocinador Vitor Marteleto da Easy Way Motos, patrocinador Silvano da Silvano Transportes, Geraldo Taveira da Liga Ourobranquense de Futsal e José Roberto da Liga Ourobranquense de Desportos.
 



Vinte patrocinadores se uniram e foi sorteada uma Moto Honda 0 km. O público doou dois quilos  de alimentos não perecíveis e receberam o cupom para participar da disputa. Foram arrecadas 1,5 toneladas de alimentos que foram repassadas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que montará cestas básicas que serão entregues a famílias em estado de vulnerabilidade social. Essas famílias já estão cadastradas junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ouro Branco.
  O grande vencedor do sorteio e que levou a moto 0km para casa foi o morador de Olaria Francisco Januário Dias da Paz, de 27 anos.
  A Prefeitura agradece a todos os atletas, moradores das comunidades rurais, patrocinadores e a todos que contribuíram para o grande sucesso do Campeonato Ruralzão 2015. Apoio e patrocínio:
Agradecimentos
Secretaria de Saúde
ARH Treinamentos
Defesa Civil
Convaço
Polícia Militar
Silvano Transportes
Easy Way Motos
Silvano Transportes
AEA,
Enxovais Maciel
Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, Congonhas, Jeceaba e Base
Dupodium
Posto Rotor
Restaurante Parada de Minas BR 040
Posto Perfil
Entre Rios Lanchonete
Posto Mariza
Madecol
Deise Imóveis
Roncão
Auto Posto Tigresa
Loja Verde e Branco
Jouber Pneus
Rotor Supermercado

sábado, 27 de junho de 2015

Mais um crime de ódio

  Mais um crime de puro ódio aconteceu nos Estados Unidos.  Um homem matou nove pessoas que estavam numa igreja, simplesmente porque elas eram negras. O crime aconteceu numa igreja histórica da comunidade negra em Charleston, no Estado americano da Carolina do Sul. Ele disparou contra os fiéis todos eles negros, dentro da igreja durante uma solenidade que ocorria no local.
  A única razão que pode levar alguém a entrar em uma igreja e matar pessoas rezando é o ódio. É um crime totalmente incompreensível.
  Todo mundo sabe que assim como no Brasil é muito grande o racismo nos Estados Unidos. Contudo o nosso racismo é velado, escondido e nos Estados Unidos ele é declarado.  Mas creio que estamos vivendo um perigoso retrocesso e, se os Estados Unidos não reagirem ao racismo, não serão mais o país da liberdade e dos sonhos, mas o país da opressão e da injustiça.
   Os americanos podem até ter um presidente negro, mas, sem dúvida, ainda têm muito trabalho pela frente para que o racismo seja realmente extinto no país, como podemos ver em casos como esse que acaba de acontecer que o pais está muito aquém de ser um dos melhores do mundo.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

PMMG comemora 240 anos e homenageia Congonhas



A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) completou 240 anos, na última terça-feira, dia 9. Em solenidade comemorativa ao aniversário, na manhã de quarta-feira, 10, na Praça Guimarães Rosa, em Barbacena, o prefeito Zelinho recebeu o diploma de Honra ao Mérito das mãos Coronel Carlos José Bratiliere, comandante do 13º Região da PMMG, e do comandante da 9ª Companhia, sediada em Congonhas, Major Jardel Eduardo da Silva.
   Ao final da solenidade, o prefeito Zelinho ressaltou que “é muito importante o município ser parceiro da Polícia Militar. Há muitos anos, a Prefeitura de Congonhas tem dado as mãos à PM. Só assim para que a gente possa conseguir um policiamento ostensivo de qualidade, como é o caso de manutenção de prédios e viaturas, fornecimento de gasolina, cessão de servidores da Prefeitura para a área administrativa da PM.Estou muito honrado de receber este diploma das mãos do Coronel Carlos e do Comandante Major. Esta é uma homenagem que é feita a todo o povo de Congonhas. Parabéns à Polícia Militar, esta instituição que é uma das mais respeitadas do Brasil, considerada a melhor Polícia Militar do País, por esses 240 anos, defendendo os cidadãos e nosso patrimônio”.
  Em fevereiro do ano passado, a 122ª Cia. PM do 31º BPM, sediada em Congonhas, foi elevada ao patamar de 9ª Cia. PM Independente. Essa conquista aconteceu graças a uma articulação entre a Prefeitura de Congonhas, Polícia Militar e Governo do Estado. A Companhia Independente possibilita a unidade gerir seus próprios recursos, atendendo as demandas regionais e investindo em equipamentos e estrutura, além de poder contar com um efetivo maior para a região.
  A 9ª Cia. PM Independente tem responsabilidade territorial pelos municípios de Congonhas, Belo Vale, Moeda, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios.

Prefeitura e comunidade de Ouro Branco fecham cerco contra a Dengue

  Nos últimos meses, a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Saúde - Endemias/Vigilância em Saúde e a comunidade de Ouro Branco somaram forças na luta contra o mosquito Aedes aegypti.
  Balanço da Dengue - O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde realizado na segunda semana do mês de junho apontou que já foram notificados/suspeitos 77 casos. Foram confirmados nove casos, sendo que oito importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas fora do município. Foi confirmado o primeiro caso autóctone, ou seja, a pessoa foi contaminada no município. Os pacientes foram acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, fizeram tratamento necessário e todos passam bem.
  Assim, a cidade apresenta o seguinte quadro: 77 casos notificados/suspeitos, sendo que destes oito casos positivos importados; um autóctone; 19 negativos; cinco aguardando resultado da Funed; três se recusaram a fazer o exame; um não localizado no endereço; um aguardando busca ativa; 13 foram constatados outros diagnósticos e 26 residem em outro município. Vale ressaltar que não houve registro de casos de dengue hemorrágica.
Mutirões de limpeza - Além do trabalho diário das equipes da saúde, entre os meses de março, abril e maio foram intensificados os serviços de conscientização da comunidade. Além disso, foram realizados grandes mutirões de limpeza para recolhimento de recipientes que possam cumular água e virar criadouro das larvas do mosquito.
 Esses mutirões já foram realizados nos bairros Centro, Alto Chalet, Dom Orione, Serra, Luzia Augusta, Nova Serrana, São Francisco, Pioneiros e, na última semana, Belvedere e Amália Rodrigues. Nos próximos dias, novas edições dos mutirões de limpeza serão realizadas em outros bairros.
  Em março, a prefeitura divulgou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de Ouro Branco, realizado pelo setor de Endemias/Vigilância em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Ouro Branco, que apontou que nosso Município tem um índice de 2,8% de infestação predial acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.  O preconizado pelo MS é de no máximo 0, 9 %. Mais informações com a Equipe de Endemias (31) 3741-4761.
  Trabalho da Prefeitura - Ao longo de todo ano a PMOB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, equipe de Controle de Endemias, trabalha de segunda a sexta, das 8h as 17h, em todos os bairros da cidade. A equipe de Endemias é formada por 14 agentes, dois supervisores, um coordenador/educador em Saúde, um digitadora/laboratorista. Todos os dias a equipe de agentes vão para as ruas e realizam o trabalho de orientação e tratamento focal nos domicílios.
   Também é feito o tratamento focal nos imóveis (residências, comércios, oficinas, terrenos baldios, indústrias, Cemitério, etc.) onde, se necessário, é feito o tratamento de caixas d´água e a educação em saúde que consiste na conscientização dos moradores.
  Você sabia? - A equipe de Endemias da Prefeitura faz a pesquisa de campo, tratamento nos domicílios, coleta amostras de larvas que são levadas para o laboratório localizado no prédio da Saúde na rua José Guilherme. Nesse local é feita a análise morfológica das larvas. O resultado dessa análise sai em minutos e, assim, os agentes sabem exatamente o local onde os trabalhos devem ser intensificados. Mais informações com a Equipe de Endemias: (31) 3741-4761.
 

AAMMOB é ouro, prata e bronze no Mineiro de Taekwondo e Copa de Jiu-Jitsu

  A comunidade de Ouro Branco tem vários motivos para se orgulhar dos atletas de Artes Marciais da cidade. Vinte e seis membros da Associação de Artes Marciais Mistas de Ouro Branco (AAMMOB) participaram da 3º Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizada na cidade de Mariana.
  O evento foi nos dias 30 e 31 de maio, sábado e domingo e os atletas conquistaram treze medalhas de ouro, dez de prata e duas de bronze. A AAMMOB agradece primeiramente a Deus, depois a todas as pessoas e entidades que vem apoiando o grupo e também a Prefeitura de Ouro Branco.  
  No mesmo dia 31, domingo, outros integrantes da AAMMOB participaram da Copa Choke de Jiu Jitsu, realizada em Belo Horizonte. A AAMMOB por meio de Wellington Brancão/WB participou da Copa com os atletas Gustavo Machado e Daniel Aleixo. Gustavo conquistou o ouro e Daniel ficou em 4º lugar. Mais uma vez, a equipe da AAMMOB lembrou seus apoiadores: “Agradecemos a Academia Flex Joirson Pires e a todos os patrocinadores que estão sempre contribuindo com nossos atletas. A contribuição de cada um faz muita diferença. O que para muitos pode ser pouco, para um atleta é muito importante.”  

Prefeitura inicia obras da UBS Jardim Profeta

  A Secretaria Municipal de Obras realiza a terraplenagem no terreno que receberá a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Profeta. Este trabalho será concluído em 15 dias. A obra do prédio será executada pela empresa Casa Construção, selecionada através de licitação. A previsão é de que esta unidade seja entregue àquela comunidade ainda este ano.
  O novo prédio da UBS tipo 1, do Jardim Profeta, possuirá salas de espera, de reuniões e atividades coletivas, de cuidados, de observação, de escovação para atividades educativas, de esterilização e outra específica para o setor administrativo; consultórios odontológicos com duas cadeiras e de atendimento multiprofissional e banheiro com acessibilidade para cadeirante. 
  Atualmente a população de 3.600 pessoas dos bairros Jardim Profeta, Vila Nereu, Vila Condé, Macaquinhos, Santa Vitória, Novo Belvedere e Ipiranga é atendida pela Equipe de Saúde da Família (ESF), instalada em dois imóveis alugados para os atendimentos, que estão localizados à Rua Virgínia nº 110 e 210.
  A Equipe de Saúde da Família é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde, além de equipe odontológica (dentista, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal) e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) (educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga e farmacêutica).
  “A ambiência atual de atendimento da unidade é adaptada. Na nova sede, construída conforme planta da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, os profissionais da saúde terão melhores condições de prestação de serviço e a população terá para uso um conjunto de ambientes com muito mais conforto e acessibilidade”, comenta o enfermeiro Juscelino Ribas, coordenador de Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura de Congonhas.
  Atualmente Congonhas possui 16 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, funcionando em 15 Unidades Básicas de Saúde, com sete sub-unidades na zona rural, além do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e a Policlínica, funcionando provisoriamente na UBS Dom Oscar.
  Na gestão do Prefeito Zelinho estão previstos, além da finalização das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a construção de sete prédios de UBS para substituição de unidades que funcionam em imóveis alugados.