domingo, 29 de março de 2015

Ouro Branco sediará, pela segunda vez consecutiva, os jogos escolares de Minas Gerais

  Ouro Branco firma cada vez mais seu nome no cenário esportivo de todo o Estado. O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG/2015) é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais.
 
Secretaria de educação e de esportes unidas para receber o Jemg
É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2003, 2002 e 2001) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2000, 1999 e 1998). Com as modalidades de xadrez, futsal, handebol, basquetebol e voleibol nas categorias feminina e masculina.
  Ouro Branco, como parceria do Estado, irá sediar uma das etapas que é a Etapa Microrregional e a data já está definida. Será do dia 13 a 17/04, tendo a participação das Cidades que pertence a SRE Conselheiro Lafaiete, são elas:
  Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Rio Espera, Senhora de Oliveira e Ouro Branco. Estaremos recendo nesses cinco dias de competições aproximadamente 800 pessoas entre Alunos/Atletas, comissão técnica e torcedores.

sábado, 28 de março de 2015

Casa de Música realiza Festival de Violoncelos

  A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2015 a segunda edição do Festival de Violoncelos, entre 29 de março e 4 de abril. O evento deve reunir estudantes, professores e músicos de diversas partes do Brasil e até mesmo de outros países.
  Um dos destaques deste ano é a presença do professor e músico alemão Arthur Hornig, que participa do festival pela primeira vez. Nascido em 1987, o violoncelista começou seus estudos aos cinco anos e, desde 2002, tem sido agraciado com  importantes prêmios como solista e com o “Trio  NeuKlang” de  Berlim.  É membro da ”Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin”. Freqüentou diversos cursos internacionais e engaja-se fortemente em  concertos de música contemporânea. No último ano atuou em mais de 20 apresentações musicais na Alemanha e em turnês pelo Europa, Japão e Brasil.
  O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e  promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto.
Também estão confirmadas as presenças de Marcio Carneiro (violoncelista e professor); Kayami Satomi (violoncelista e professor da UFU); Fábio Presgrave (violoncelista e professor da UFRN) e Risa Adachi (pianista convidada).
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Ouro Branco- FUMCOB, Gerdau, Milplan e White Martins pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

Quem é corrupto mesmo?

  Nos últimos dias 13 e 15 de março, diversas pessoas foram às ruas para manifestar contra a corrupção e o governo Dilma. Todo mundo sabe que existe corrupção em todas as esferas da política brasileira: Executivo, Legislativo e Judiciário. Todo mundo sabe também que essa putrefação não começou hoje. Fico me perguntando como é o comportamento da maioria daqueles manifestantes. Será que nenhum deles nunca usou o “Jeitinho Brasileiro” para resolver um problema. Pois é, esse jeitinho também é corrupção.
  Se você já pagou propina para ser aprovado no exame da carteira de habilitação de motoristas, deu dinheiro para o guarda de trânsito não aplicar uma multa, chorou um vendedor o desrespeitando, para fazer seu trabalho de mão de obra muito mais barato, furou fila, não devolveu o troco a mais que o caixa do supermercado lhe deu, pagou para que seu processo corresse mais rápido num órgão público, estacionou o carro na vaga de deficiente, pense bem antes de reclamar dos políticos. Isso não te faz uma pessoa de alto status, articulada, bem posicionada socialmente, pelo contrário isso te faz um corrupto.
  Além de não saber o que é corrupção, os manifestantes também não sabem o significado da palavra democracia. Muitos deles pediram coisas absolutamente conservadoras e certamente danosas para a sociedade.como o fim da diversidade de pensamento, das quais não escaparam nem Karl Marx ou Paulo Freire, intervenção militar, o fim do Supremo Tribunal Federal (STF).
  Diante de tudo que vi, ficou evidente que existe uma desinformação e desconhecimento político e ideológico das pessoas. O brasileiro precisa estudar mais.

Treinamento para melhorar relacionamento

As equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e outros servidores municipais de Congonhas, que trabalham no Quartel da Polícia Militar e na Polícia Civil passaram por um treinamento motivacional, durante os dias 25 e 26 de fevereiro.
  A metodologia utilizada nesta capacitação profissional foi a troca de experiências, através de dinâmicas de grupo. O trabalho é desenvolvido pela psicóloga Daniela Milena, a terapeuta ocupacional Sabrina Lobo e o chefe do Departamento de RH da Prefeitura, Wellington Feijó. Segundo ele, “o treinamento tem o objetivo de melhorar o convívio entre os profissionais, possibilitando mais eficiência no trabalho prestado à população”. 
  Este é o terceiro treinamento de servidores ligados à Diretoria Municipal de Defesa Social de Congonhas.  Antes haviam sido ministrados os cursos de Ética Profissional e Relacionamento Interpessoal para os guardas municipais.

Vale-alimentação dos servidores terá reajuste

  A Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal, concederá aumento de R$ 50 no Vale Alimentação dos servidores. Com o reajuste, o Vale Alimentação passa de R$ 250 para R$ 300. Lembrando que em 2013, quando a atual administração assumiu a Prefeitura, o Vale Alimentação era de R$ 100. O governo atual reajustou em 2013 dobrando o valor para R$ 200 e, em 2014, para R$ 250.
  O reajuste é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ouro Branco, sendo que a metade dos recursos utilizados para o último aumento será proveniente de recursos devolvidos pela Câmara Municipal à Prefeitura. O reajuste será creditado no pagamento de abril.
  A Prefeita Cida Campos explica que o objetivo é cumprir a lei, injetar dinheiro no comércio local, que está sofrendo com a crise financeira nacional, e ampliar a política de valorização do servidor público, refletindo em melhora dos serviços públicos disponibilizados a população. “Estamos sempre abertos a ouvir as reivindicações da população e de nossos funcionários. Neste processo, foi muito importante a parceria com a Câmara Municipal, que ajudou a viabilizar este aumento, que devolverá metade dos recursos necessários ao incremento do vale à Prefeitura.”

quarta-feira, 25 de março de 2015

Prefeitura é responsável pela manutenção da iluminação pública

  A empresa Selt Engenharia, contratada pelo consórcio CIMVALPI, ao qual o município faz parte, já está realizando trocas e manutenções na rede de iluminação pública. A Selt Engenharia foi habilitada por meio de licitação e o Consórcio conseguiu o menor preço por ponto de Iluminação Pública do Brasil.
 
 Reparos - O novo sistema implantado pela Prefeitura traz vários benefícios e busca facilitar a vida da comunidade. Agora, os munícipes podem solicitar o reparo ou a troca de lâmpadas pelo número 0800 283 1020. Durante o atendimento, será solicitado o código do município, que é 459. Para agilizar o atendimento evitando linha ocupada, o sistema irá atender sua ligação, gravar seu número, desligar e retornar a chamada.
 As solicitações também podem ser realizadas no sitio: www.iluminacaopublica.net.br.  Entre os benefícios do sistema está a geração de protocolo a qualquer hora do dia ou da noite; o encaminhamento das informações geradas para o cidadão, a empreiteira, os administradores e fiscais, via SMS e e-mail. Além disso, disponibiliza ouvidoria e fiscaliza o tempo de atendimento de cada protocolo individualmente. O cidadão de Ouro Branco também pode solicitar os serviços por meio do Protocolo Geral da Prefeitura.


terça-feira, 24 de março de 2015

Arrecadação do carnaval é distribuída entre grupos sociais

  Todos os produtos arrecadados durante os cinco noites de shows do 1º OuroFolia Solidário foram divididos entre os três grupos sociais que trabalharam com pessoas carentes na cidade.
  Ao todo, firam arrecadados pacotes de fraldas geriátricas e 400 quilos de alimentos não perecíveis entre arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de trigo, farinha de mandioca, açúcar, leite e óleo.
  A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social irá destinar seus alimentos a montagem das cestas de benefício eventual que a Prefeitura entrega as famílias em situação de vulnerabilidade social que já estão cadastradas junto a Secretaria.
   Os outros alimentos foram repassados a Sociedade São Vicente de Paula e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco (ASCOB). A Administração agradece a todos os foliões, entidades e autoridades que colaboraram para a realização do 1º OuroFolia Solidário.