sábado, 30 de agosto de 2014

Um balde de água fria

  Desde criança que escutava a expressão um balde de água fria e achava que tinha escutado uma coisa negativa, mas há cerca de 15 dias, o conceito mudou e a expressão de tornou um  fato positivo.
  Depois que foi criado o “Desafio do balde de gelo”,  muitas pessoas viram um balde de água gelada na cabeça e desafiam três amigos a fazer o mesmo.  Deste então o desafio ganhou as redes sociais e muitos estão tomando um banho com um balde de água fria.  Mas pouca gente sabe que a ação faz parte de uma campanha para angariar recursos para entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa para a qual não existe cura e que atinge, no Brasil, mil pessoas.
  O que se espera é que todos os desafiados, com o banho ou não, façam doações a partir R$ 226 reais. De acordo com a ALS Association, ONG dedicada ao apoio dos pacientes e à pesquisa da moléstia, de 29 de julho a 20 de agosto, a entidade recebeu R$ 71 milhões em doações por meio da brincadeira. Essas doações vieram de 637 novos doadores.
  A esclerose lateral amiotrófica danifica as células nervosas do cérebro e da medula, inclusive os nervos motores. Com isso, a capacidade de o cérebro iniciar e controlar movimentos voluntários, inclusive os ligados à fala e deglutição, diminuiu progressivamente. Em estágios avançados, o paciente pode ter paralisia completa. Segundo Acary Oliveira, pessoas com a doença vivem, em média, três anos e meio a partir dos primeiros sintomas. No entanto, há casos mais raros de pessoas que resistem por mais tempo ao avanço da doença. É o caso do cientista Stephen Hawking, hoje com 72 anos. Ele recebeu o diagnóstico de ELA aos 21 anos.
  Agora que ficou explicado, você vai tomar um balde de água fria?

Taça Lafaiete Varzeana define os campeões

  A Secretaria Municipal de Esporte realizou no domingo passado, dia 17 de agosto, no Estádio Municipal, em Conselheiro Lafaiete as partidas finais da Taça Lafaiete Varzeana. Na disputa do título do 3º quadro, o Milan, do bairro São João foi o campão da categoria ao vencer o Ajax, do bairro JK pelo placar de 3 a 0.
  Em seguida, valendo o título da categoria Aspirante, o Nova Geração, do bairro São Judas Tadeu empatou em 1 a 1 com o Milan no tempo normal, e a final foi decidida nos pênaltis, definindo como campão, o time do Nova Geração que venceu por 2 a 0.
  Já na categoria principal, o Ajax se sagrou campão ao vencer o Nova Geração por 1 a 0. Após os jogos as equipes receberam as premiações que se estenderam também para o goleiro menos vazado e artilheiro de cada categoria, além do melhor dirigente, atleta revelação e melhor trio de arbitragem.
  A Taça Lafaiete de Futebol Varzeana é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e teve a participação de 14 equipes. Ao todo foram disputados 100 jogos, durante os quatro meses de competição. O chefe de Seção de Futebol Varzeana, José Luiz Vasco avaliou positivamente a competição, destacando principalmente pela parte disciplinar. Segundo Vasquinho as equipes participaram da Taça Lafaiete de forma ordeira provendo a integração entre as comunidade representadas pelas clubes.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Moradora doa 30 exemplares para a Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Jornalista Virgílio Carlos agradece a moradora Marcilene Mendonça, bairro Pioneiros, pela doação de mais 30 livros novos que estão na lista dos mais vendidos.
Entre os exemplares doados estão vários títulos de Nicholas Sparks e Zíbia Gasparetto, A culpa é das estrelas – John Green, A menina que roubava livros - Zusak, Markus, Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer – Stephenie Meyer, O julgamento de Gabriel – Sylvain Reynard, Resgate - Steel, Danielle, entre outros.
 Para pegar emprestado, basta fazer o cadastro apresentando documento de identidade e comprovante de residência e uma foto 3x4. A Biblioteca Municipal possui um acervo com 11.230 livros catalogados, 2.461 usuários cadastrados, no mês de julho foram emprestados 224 livros, e cerca de 600 leitores freqüentam a biblioteca para fazerem pesquisas, trabalhos escolares e leituras.
Biblioteca Municipal Jornalista Virgílio Carlos funciona na Rua Santo Antonio, 160 – Centro. Telefone 3749-6035

Cadastro para venda de alimentos no Jubileu começa dia 18

A Vigilância Sanitária de Congonhas (Visa) realiza entre os dias 18 de agosto e primeiro de setembro, o cadastro para interessados em comercializar alimentos durante as festividades do Jubileu 2014.
A licença sanitária será expedida para as atividades de ambulantes (picolé, sorvetes, açaí, quitandas); barracas de venda de alimentos; bares, restaurantes e pensões montados apenas para o funcionamento durante o Jubileu. Para veículos adaptados para venda de alimentos os proprietários deverão agendar á vistoria na Visa.
No ato do cadastro será entregue um informativo sobre alimentos que serão autorizados para a comercialização, regras de boas práticas necessárias para preparo e comercialização e condições mínimas para a preservação da qualidade dos produtos.
Para a realização do cadastro o interessado deverá ser maior de 18 anos e dirigir-se ao setor de Vigilância Sanitária, à rua Padre João Pio, número 150-A, Centro (antiga Clínica da Mulher) e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
Para evitar filas e demora no atendimento, a Visa sugere que os interessados não deixem para a última hora.

Prefeitura realiza Campanha IPTU Premiado

  Notebook, tablet, smartphone dual chip, bicicleta, televisão, lavadora, máquina de lavar roupas e computador. Essa é a lista dos prêmios que fazem parte da Campanha IPTU Premiado da Prefeitura de Ouro Branco. A ação visa estimular o pagamento em dia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O morador que tiver pagado os impostos dos últimos cinco anos em dia ganha um cupom e irá participar do sorteio de equipamentos.

  Para participar o contribuinte deverá comparecer a Divisão de Tributação da Prefeitura e apresentar a guia de pagamento do IPTU. Após a análise dos dados do contribuinte sobre a questão do pagamento do IPTU nos últimos cinco anos, será emitido o cupom para participação do sorteio. O cupom, devidamente preenchido, deverá ser depositado na urna instalada na Divisão de Tributação.
  O IPTU Premiado é amparado pela Lei nº 2.005 de 8 de outubro de 2013 aprovada pela Câmara Municipal de Ouro Branco. O Decreto nº 7.658 de 27 de julho de 2014 com o regulamento completo do IPTU Premiado 2014 consta no site da Prefeitura Municipal de Ouro Branco http://www.ourobranco.mg.gov.br. A intenção é estimular o pagamento em dia do imposto, além da quitação de impostos devidos. Podem concorrer ao sorteio dos produtos do IPTU Premiado 2014 todas as pessoas físicas e jurídicas que detenham a propriedade de imóveis devidamente cadastrados junto ao município e que estejam em dia com o pagamento do IPTU dos últimos cinco anos.
  O pagamento em dia do IPTU é vital para as ações da Administração Pública, pois com esse recurso é possível investir cada vez mais em melhorias na qualidade de vida para nossa população. Em Ouro Branco, por exemplo, por meio da arrecadação de impostos, convênios e parcerias a Prefeitura iniciou a reforma do Centro de Apoio e da UBS do bairro Belvedere, construção da sede do SAMU, entre outros.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dia dos Pais é celebrado na AEA

   Em uma parceria com Associação dos Aposentados da Açominas (AAA), a Associação Esportiva do Alto Paraopeba (AEA) recebeu em sua sede social familiares no último sábado,dia 2 de agosto.
  O evento, que contou também com a correalização do restaurante Ivan’s Buffet e Sil Miranda Decorações, foi animado pelas canções da Banda Samor (Zunga). E o salão foi tomado pelos passos de dança que transformaram o baile em merecida homenagem aos Pais de Ouro Branco e região.




terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ah! Se eu fosse um cachorro!

  Seria levado no colo das madames.
  Dormiria em suas camas.
  Não entraria em filas no INSS, iria de carro ao veterinário, levado por meus donos.
  Só comeria ração de qualidade, sem precisar pagar por elas.
  Não teria medo da morte, pois sou irracional, como todo animal.
  Não teria que torcer para essa seleção ruim ganhar o jogo.
  Já teria a cabeça feita, não teria que ir ao psicólogo.
  Não teria que me preocupar com os ladrões que infestam esse país.
  Não teria que participar dos protestos contra o governo, além de outras coisas chatas
  E ainda diriam que sou melhor amigo do homem.