quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Balanço positivo no primeiro ano de governo

Ouro Branco vive uma nova fase na área da administração pública. Após 12 meses, a população já está habituada a um novo sistema de trabalho, aberto ao diálogo e atento às necessidades da comunidade ourobranquense. Ainda há muito a ser feito, mas em um ano a prefeitura conseguiu várias melhorias para a cidade. Para o servidor público, foram realizadas revisão no abono do vale alimentação e redução na jornada de trabalho das serventes escolares. A Festa do Servidor e os Jogos Olímpicos foram outro marco. Na infraestrutura, a sinalização da Rodovia da Batata, em que foram investidos mais de R$ 70 mil e que era um antigo sonho da população. Também este ano, os moradores do bairro Campo Novo passaram a contar com o calçamento, além de ruas iluminadas, arborizadas e coleta de lixo. A prefeitura também concluiu as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pioneiros, da Quadra da Escola Geraldo Marino Vieira, no bairro Belvedere, que irá atender cerca de 360 crianças e a estruturação da Rede de Distribuição de Água das comunidades Rurais de Cumbe e Folha Larga. Capacitação e formação profissional também receberam atenção do governo. Parcerias com o Pronatec, Senai, Senac e Sine garantiram a abertura de mais de 500 vagas para diversos cursos, entre eles: Eletricista Industrial, Soldador, Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, de Pessoas e Financeiro, Libras Básico, Vendedor e Inglês Básico. Na Assistência Social vários programas deram suporte à população, entre eles o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que tem 1.318 famílias cadastradas e, em 2013, realizou mais de 1630 atendimentos, uma média mensal de 148 pessoas. Ao lado do Projeto João de Barro, famílias de comunidades rurais e da área urbana foram beneficiadas com a construção de duas novas moradias. Cultura - O Fundo Municipal de Cultura, mecanismo legal por meio do qual instituições ligadas a cultura e as artes são beneficiadas, é outra novidade que irá garantir mais possibilidades de desenvolvimento de vários grupos e instituições locais. No campo da cultura popular a Prefeitura também fez bonito: Carnaval, Tira Gosto Cultural e Festival de Inverno entraram definitivamente no Calendário Oficial do Município e a união entre o povo e a Prefeitura garantiu o sucesso dos eventos. O 30º Festival da Batata levou milhares de pessoas para a Praça de Eventos, onde o público pode conferir shows com artistas de renome nacional como Paula Fernandes, Amado Batista, Capital Inicial e Michel Teló. Além disso, uma grande estrutura com o Memorial da Batata e o Coreto da Praça Antiga relembrando o cunho histórico da festividade, homenageando os agricultores e os fundadores do evento. Foram arrecadadas mais de 11 toneladas de alimentos que foram doados a instituições que apoiam pessoas carentes. Os 60 anos de Emancipação Política foi outro momento histórico. O Selo dos 60 Anos, inaugurações de obras, o bolo de aniversário e o show de artistas locais, grupo Giramundo e Milton Nascimento serão para sempre lembrados. Saúde - Uma das principais frentes de trabalho da administração 2013/2016 foi a área da saúde. Apenas em 12 meses, foram mais de 70 mil receitas aviadas. Mais de 12 mil pacientes foram atendidos pelo serviço de odontologia, produzindo aproximadamente 30 mil procedimentos odontológicos. Foi adquirido um novo aparelho de Ultrassom com tecnologia 4D que faz, em média, 35 exames diários. Além disso, o Município conquistou 3 novas ambulâncias. Mais de 145 mil exames clínicos produzidos pelo laboratório local e nos credenciados. 46 mil pacientes foram atendidos na Urgência e Emergência do Hospital Raymundo Campos e outros 42 mil foram atendidos pelas Unidades de Básicas de Saúde, produzindo juntos aproximadamente 100 mil consultas médicas. Para as crianças foram mais de 25 mil consultas pediátricas. 80% da demanda reprimida em consultas e exames especializados, herdada de administração anterior já foram atendidas. Cerca de 800 internações foram feitas pelo Hospital Raymundo Campos. 98,4% dos diabéticos recebem acompanhamento médico e medicação, mensalmente e 96,8% dos hipertensos recebem acompanhamento médico e medicamento, mensalmente. Fechando o balanço da área de saúde, 98% das gestantes receberam e vão continuar recebendo acompanhamento gestacional e pediátrico após o parto, mensalmente, até o bebê completar um ano de idade. E para 2014 vem muito mais por aí! R$ 6 milhões serão investidos na reforma e ampliação do Hospital Raimundo Campos (HRC). Serão construídas novas UBS, sendo que uma delas será no Centro da cidade. Meio Ambiente - Na administração 2013/2016 o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco ganhou uma nova forma de ser protegido. Agora, a comunidade vai ao parque, conhece seu patrimônio e a ajuda ás autoridades. O Jump na Serra, a Etapa do Mineiro de Trekking e o retorno da Etapa Nacional do Rally em terras ourobranquenses marcaram um novo tempo. Na agricultura, o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) garantiu a realização do Curso de Certificação Orgânica da Tecnologia e proporcionou a melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento econômico dos produtores rurais de nossa cidade. Esporte - A diversidade das modalidades e as parcerias com diferentes grupos esportivos tomaram frente na área esportiva. Foram realizadas diversas Caravanas de Lazer, Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, Jogos Escolares (urbanos e rurais), Jogos Olímpicos dos Servidores Público Municipais (Josmob), Campeonato da Área Rural, Amador, Veteranos, Sub 20, Copa Alto Chalé de Futebol Amador. E no Futsal, Campeonatos de Adultos, Adulto Feminino, Sub 15, Sub 13 Sub 11, Futsal Evangélico e Futsal da UFSJ. Apoio á Associação de Corredores de Ouro Branco (Acrob), Acafro, Aammob, Apceob, Apae e a participação do Estrada Real Esporte Clube (Erec) no Campeonato Mineiro Sub 15 e Sub 17 de Futebol. Projetos estes que contaram com o apoio de associações, ligas e parceiros da Prefeitura. O Projeto “Formando Cidadãos Através do Esporte” levou esporte e integração social há mais de 200 crianças dos bairros Luzia Augusta e São Francisco. E muito mais vem por aí, é o que garante a prefeita Cida Campos. “A listagem acima passa rapidamente por apenas alguns dos projetos que desenvolvemos ao longo do ano. Muito já foi feito, mas muito mais está por vir. O primeiro ano de uma gestão é marcado pela estruturação dos trabalhos. Sabemos que muitas vezes as expectativas e as urgências são maiores e mais rápidas que as questões burocráticas. Mas nossa força de vontade e nosso amor por Ouro Branco são garantias de que nos próximos três anos iremos colocar em prática tudo aquilo que planejamos e sempre sonhamos em benefício do nosso povo.”

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura e associação se juntam para melhorar mobilidade urbana

O desenvolvimento e a justiça social só se fazem com a união entre a comunidade e o poder público. Pensando nisso, a Prefeitura de Ouro Branco vem estreitando cada vez mais sua relação com as associações e representantes de movimentos sociais. Um dos bons exemplos dessa parceria é o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Assuntos Institucionais da Prefeitura e o Setor de Fiscalização, juntamente com a Associação Novo Olhar. Várias reuniões vêm sendo realizadas para analisar a legislação e estruturar planos de ação que possam melhorar a vida da população portadora de necessidades especiais em Ouro Branco. O grupo Novo Olhar tem como presidente, Walacy Menezes e vice, José Pedro, popularmente conhecido como Zé Pedro. Segundo a diretoria, a associação está em fase de estruturação e possui 35 associados. Os objetivos são a busca constante de melhorias, apoio e melhores condições de vida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Zé Pedro explica que as principais reivindicações são as adaptações nas instalações públicas de uso comum, cursos técnicos direcionados a cada tipo de deficiência, programas voltados para atividades esportivas, uma cidade de fato acessível. “Nossa batalha é constante. Sempre procuramos sermos ouvidos pelas autoridades seja na Câmara, prefeitura ou no fórum. Trabalhamos dia e noite por respeito em todos os locais, como por exemplo, no transporte público. Nos ônibus muitas vezes as pessoas não são solicitas e não respeitam nossos direitos.” Walacy acredita que a parceria com a prefeitura vem sendo importante. “A administração municipal vem nos apoiando incondicionalmente e se disponibilizando a discutir e implementar melhorias e projetos de inclusão que possam melhorar as condições de vida em nossa cidade.” A prefeita Cida Campos reafirmou o compromisso. “Em 2014, serão realizadas novas reuniões entre a equipe da prefeitura e o grupo Novo Olhar visando à elaboração de melhorias arquitetônicas, projetos de esporte e lazer, capacitação e inclusão social.”

Defesa Civil trabalha em regime de plantão no período das chuvas

A Prefeitura de Ouro Branco mantém uma parceria sólida com a Defesa Civil Regional - Alto Paraopeba e, assim, a cidade está permanentemente protegida. O grupo da Defesa Civil de Ouro Branco trabalhou o ano inteiro de forma integrada, junto à população, e, no período das fortes chuvas, trabalha em sistema de plantão 24 horas. A equipe é composta por um gerente, um coordenador, um bombeiro civil e um agente que trabalham prestando socorro, resgate e vistoriando residências, pontos comerciais e outros locais em que haja algum tipo de risco ou dano estrutural. Em agosto de 2013, os integrantes da Defesa Civil participaram do curso de resgate e primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais. A prefeita Cida Campos, que é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), apoia o trabalho da Defesa Civil. “Nossa equipe trabalhou com empenho e muita determinação ao longo do ano. Foi um esforço diário, com realização de vistorias e, além disso, o grupo esteve presente prestando suporte no Festival da Batata e outros eventos. O combate a incêndios também foi uma constante. No Parque Estadual da Serra do Ouro Branco a atuação foi essencial para conter as chamas. Esses homens e mulheres lutam com bravura por nossa segurança.” Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil Ouro Branco (31) 8684-7589, 8977-2112, 8555-2401 e 3749-6038.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Proteja-se do calor

Ninguém está entendendo o tempo nos últimos tempos. Primeiro. Veio aquele período chuvoso intenso que provocou todas aquelas mortes. Agora, o calor que assola o país está causando problemas de saúde em várias pessoas. E o pior, os meteorologistas dizem que a situação tende a continuar. Nestes dias em que as temperaturas locais são a prova viva e quentíssima do aquecimento global, não dá para mudar os números marcados nos termômetros, a opção pessoal é tomar algumas medidas para diminuir a sensação de calor. Para evitar queda de pressão relacionada ao calor, tome muita água. Se o dia já amanheceu quente, tome dois copos logo após se levantar. E continue se hidratando, com água ou sucos, a cada duas horas. Se houver queda de pressão, vá para um lugar fresco e deite-se, mantendo as pernas mais elevadas do que a cabeça. E esqueça aquela velha história de comer sal: não funciona, pode aumentar a retenção de líquidos e, em pessoas predispostas, desregular a pressão arterial. Outra dica importante é estocar bebidas geladas com "temperos" refrescantes: chá de capim-limão, suco de abacaxi misturado com chá-verde etc. Troque a tradicional dupla arroz e feijão por porções de carboidratos que podem ser servidas frias, como cuscuz marroquino com legumes ou salada de grãos. Introduza frutas nas saladas -como cubos de manga, gomos de tangerina, lascas de morango ou ameixa. Outra dica é usar suco de laranja gelado com ervas e outros condimentos para temperar saladas. Muito obrigado, Antônio Carlos

domingo, 15 de dezembro de 2013

Inaugurações de obra e show do Milton Nascimento marcam aniversario da cidade

A Prefeitura prepara uma grande festa para coroar um dos momentos históricos e políticos mais importantes de Ouro Branco. No dia 12 de dezembro serão celerados 60 anos de emancipação política de Ouro Branco. Isso significa que há 60 aos vários homens e mulheres lutaram para que Ouro Branco conseguisse autonomia para se estruturar econômica e socialmente, alcançado hoje os melhores índices de qualidade de vida de Minas Gerais e do país. Para comemorar essa data, a prefeitura preparou uma grande programação que terá início na quinta-feira, dia 12 de dezembro, vai até domingo, dia 15 e vai contar com a inauguração de várias obras, Caravana de Lazer na Praça Santa Cruz, corrida rústica, apresentações de artistas locais, Auto de Natal com o grupo Giramundo e Coral Jovem do Palácio das Artes. Além disso, distribuição do bolo de aniversário da cidade, inauguração das Luzes de Natal e também a apresentação do cantor mineiro Milton Nascimento. “As comemorações dos 60 anos de Emancipação Política marcam um encontro entre o passado e o presente. Momento em que celebramos o empenho dos nossos bravos integrantes do Movimento Pró Emancipação e a luta do povo ourobranquense ao longo de nossa história até os dias de hoje, para que, conforme aponta o Hino de Ouro Branco, nossa cidade possa ‘servir de modelo para a Pátria’”, explicou a Prefeita Cida Campos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vania e seus filhos recebem casa adaptada

A realização de um sonho e a possibilidade de um futuro melhor são as definições da dona de casa, Vânia Aparecida Borges, enquanto recebia a segunda casa entregue pela Prefeitura de Ouro Branco em parceria com o Projeto João de Barro. Ela e seus três filhos receberam as chaves da nova casa das mãos da prefeita Cida Campos, na manhã de segunda-feira, dia 11 de novembro. O imóvel fica no bairro Nova Serrana, e foi abençoado durante cerimônia que contou ainda com a presença do vice-prefeito Palomar Vargas, equipe da Secretaria de Assistência Social, Vereadores Nilma Silva, Aparecido Barbosa e Edson de Paula. Também acompanharam a entrega das chaves os pedreiros responsáveis pela obra da casa que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A residência foi construída com infraestrutura própria para facilitar a mobilidade de uma das crianças que é cadeirante. Padre Geraldo realizou a benção das chaves e de cada cômodo da casa. A moradora Vânia Aparecida Borges ficou emocionada. “Gostaria de agradecer a Prefeitura, ao Projeto João de Barro, aos pedreiros e a todos que ajudaram minha família a viver melhor.” A prefeita Cida Campos ficou satisfeita com a conclusão da obra. “É uma alegria estruturar parcerias que garantam o desenvolvimento social. A casa ficou espaçosa, facilitando a mobilidade de toda família, inclusive de uma das crianças que necessita de cuidados especiais. É para momentos como esses que nossa equipe está empenhada e ao lado da população.”

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Apae é sucesso na olimpíada regional

A Prefeitura de Ouro Branco apoia e parabeniza os professores e estudantes da Apae de Ouro Branco que representaram o município na 2ª Etapa da 11ª Olimpíada das Apaes-Regional Centro 1. O evento foi realizado na sexta-feira 8 de novembro, na cidade de Itabirito e reuniu representantes das cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Belo Horizonte e Caeté. Quatorze alunos de Ouro Branco que conquistaram o 4º lugar na queimada e 5º lugar no Lance Ball. “É sempre um momento de grande alegria para nossos estudantes participar das olimpíadas. O desempenho deles foi excelente. Buscamos integrar cada vez mais a participação deles nesses eventos que promovem a inserção social e esportiva, o que motiva e estimula o desenvolvimento”, avaliou o professor Paulo Roberto, da Apae Ouro Branco. Na manhã de quarta-feira, dia 13 de novembro, o secretário de Esportes, Nelison José Alves, representou a prefeitura na cerimônia de premiação dos alunos realizada na Apae em Ouro Branco. “A administração 2013/2016 está ao lado das instituições que promovem o desenvolvimento social. A prefeita Cida Campos estimula o empenho de toda a equipe para estarmos cada vez mais ao lado da nossa população.”