domingo, 15 de dezembro de 2013

Inaugurações de obra e show do Milton Nascimento marcam aniversario da cidade

A Prefeitura prepara uma grande festa para coroar um dos momentos históricos e políticos mais importantes de Ouro Branco. No dia 12 de dezembro serão celerados 60 anos de emancipação política de Ouro Branco. Isso significa que há 60 aos vários homens e mulheres lutaram para que Ouro Branco conseguisse autonomia para se estruturar econômica e socialmente, alcançado hoje os melhores índices de qualidade de vida de Minas Gerais e do país. Para comemorar essa data, a prefeitura preparou uma grande programação que terá início na quinta-feira, dia 12 de dezembro, vai até domingo, dia 15 e vai contar com a inauguração de várias obras, Caravana de Lazer na Praça Santa Cruz, corrida rústica, apresentações de artistas locais, Auto de Natal com o grupo Giramundo e Coral Jovem do Palácio das Artes. Além disso, distribuição do bolo de aniversário da cidade, inauguração das Luzes de Natal e também a apresentação do cantor mineiro Milton Nascimento. “As comemorações dos 60 anos de Emancipação Política marcam um encontro entre o passado e o presente. Momento em que celebramos o empenho dos nossos bravos integrantes do Movimento Pró Emancipação e a luta do povo ourobranquense ao longo de nossa história até os dias de hoje, para que, conforme aponta o Hino de Ouro Branco, nossa cidade possa ‘servir de modelo para a Pátria’”, explicou a Prefeita Cida Campos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vania e seus filhos recebem casa adaptada

A realização de um sonho e a possibilidade de um futuro melhor são as definições da dona de casa, Vânia Aparecida Borges, enquanto recebia a segunda casa entregue pela Prefeitura de Ouro Branco em parceria com o Projeto João de Barro. Ela e seus três filhos receberam as chaves da nova casa das mãos da prefeita Cida Campos, na manhã de segunda-feira, dia 11 de novembro. O imóvel fica no bairro Nova Serrana, e foi abençoado durante cerimônia que contou ainda com a presença do vice-prefeito Palomar Vargas, equipe da Secretaria de Assistência Social, Vereadores Nilma Silva, Aparecido Barbosa e Edson de Paula. Também acompanharam a entrega das chaves os pedreiros responsáveis pela obra da casa que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A residência foi construída com infraestrutura própria para facilitar a mobilidade de uma das crianças que é cadeirante. Padre Geraldo realizou a benção das chaves e de cada cômodo da casa. A moradora Vânia Aparecida Borges ficou emocionada. “Gostaria de agradecer a Prefeitura, ao Projeto João de Barro, aos pedreiros e a todos que ajudaram minha família a viver melhor.” A prefeita Cida Campos ficou satisfeita com a conclusão da obra. “É uma alegria estruturar parcerias que garantam o desenvolvimento social. A casa ficou espaçosa, facilitando a mobilidade de toda família, inclusive de uma das crianças que necessita de cuidados especiais. É para momentos como esses que nossa equipe está empenhada e ao lado da população.”

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Apae é sucesso na olimpíada regional

A Prefeitura de Ouro Branco apoia e parabeniza os professores e estudantes da Apae de Ouro Branco que representaram o município na 2ª Etapa da 11ª Olimpíada das Apaes-Regional Centro 1. O evento foi realizado na sexta-feira 8 de novembro, na cidade de Itabirito e reuniu representantes das cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Belo Horizonte e Caeté. Quatorze alunos de Ouro Branco que conquistaram o 4º lugar na queimada e 5º lugar no Lance Ball. “É sempre um momento de grande alegria para nossos estudantes participar das olimpíadas. O desempenho deles foi excelente. Buscamos integrar cada vez mais a participação deles nesses eventos que promovem a inserção social e esportiva, o que motiva e estimula o desenvolvimento”, avaliou o professor Paulo Roberto, da Apae Ouro Branco. Na manhã de quarta-feira, dia 13 de novembro, o secretário de Esportes, Nelison José Alves, representou a prefeitura na cerimônia de premiação dos alunos realizada na Apae em Ouro Branco. “A administração 2013/2016 está ao lado das instituições que promovem o desenvolvimento social. A prefeita Cida Campos estimula o empenho de toda a equipe para estarmos cada vez mais ao lado da nossa população.”

domingo, 1 de dezembro de 2013

Acordo prevê reestruturação de áreas de erosões

A noite de sexta-feira, dia 8 de novembro, marcou um importante encontro entre a equipe da Prefeitura de Ouro Branco e a Gerdau. A prefeita Cida Campos, a equipe das secretarias de Obras, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Urbana, a Defesa Civil Regional, o representante da Gerdau, Bruno Castilho, moradores e comerciantes de áreas atingidas por erosões participaram de um encontro realizado na Prefeitura para a apresentação de um acordo entre o poder executivo e a empresa Gerdau para a estruturação de um plano de contenção e reestruturação das áreas atingidas pelas erosões em Ouro Branco. O Professor e Doutor Cláudio Coelho de Paula, da Universidade Federal de Viçosa, apresentou um estudo detalhado, com título “As erosões em Ouro Branco: Diagnóstico das áreas instáveis-Erosões na Avenida Mariza”. Segundo o Professor, esse foi apenas o primeiro de vários encontros em que serão apresentados aos moradores o panorama das crateras formadas pelas erosões e as modificações necessárias para solucionar o problema. A Prefeita Cida Campos afirmou que a Administração está empenhada em resolver a questão. “Nossa equipe está trabalhando com afinco para diagnosticar as necessidades de cada uma das áreas. Dessa forma podemos contratar uma empresa que, junto com os servidores da Prefeitura, irá devolver a tranquilidade para nossas famílias e comerciantes nas áreas atingidas.” O representante da empresa Gerdau, Bruno Castilho, explicou que a empresa está analisando cada uma dos detalhes. “Estamos satisfeitos e esperançosos com esse novo acordo entre a Gerdau e a Prefeitura para juntos possamos nos aprofundar nessa questão.”

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Parabéns ao Cruzeiro

Não é segredo para ninguém que eu sou torcedor do América. Mas, diante do show de bola que o Cruzeiro mostrou no Campeonato Brasileiro, quando se tornou campeão antecipadamente, faço questão de dar aos parabéns á equipe e também aos torcedores. Acho que todas as pessoas que gostam de um bom futebol concordam comigo, e mesmo sendo de algum time rival, aceitam que o time mostrou técnica, vontade, forca, tudo isso aliado com a garra de jogadores que estavam com a vontade de mostrar serviço. Até mesmo a presidenta Dilma Rousseff, que torce para o Atlético, deixou a rivalidade de lado e também aproveitou para parabenizar a equipe cruzeirense. "Quero parabenizar à torcida e aos jogadores do Cruzeiro pelo tricampeonato brasileiro. Foi merecido!", afirmou Dilma por meio de uma mensagem postada em seu perfil oficial no "Twitter". E não é para menos, eles merecem mesmo. Na quinta-feira passada, o time se tornou campeão do Campeonato Brasileiro antes mesmo de terminar sua partida contra o Vitória, num jogo que tinha como objetivo apenas cumprir tabela. Não acompanho a numerologia do futebol, mas não estou me lembrando que nenhum time do Brasil, que tenha conseguido esse feito. Mesmo com toda a alegria da torcida, quando centenas de pessoas se reuniram na Praça 7, para acompanhar o desfile em carro aberto do time cruzeirense, que também promoveram um incansável buzinaço na capital, o time só poderá festejar com a torcida "em casa" no dia 1 de dezembro, quando enfrentará o Bahia, no Mineirão. Repito, parabéns a todos os cruzeirenses e que um dia meu time me dê uma alegria como essa. Um abraço, Antônio Carlos

Dona Jandira valoriza cultura local

Com o objetivo de valorizar a cultura local, a obra de cada compositor e promover através da música, a integração de compositores e interpretes de diversas cidades de Minas Gerais, Dona Jandira realizou o 1º Encontro de Compositores, nos dias 9 e 10 de novembro, em Itatiaia, em seu Espaço Muticultural. A ação inédita, em toda região, foi marcada com muita alegria, troca de experiências, música e cultura. Durante dois dias de evento o Espaço ficou aberto, e houve apresentações das músicas inéditas que farão parte de um CD, que será lançado no próximo ano e distribuído à formadores de opinião e mídia em geral, valorizando assim a obra do compositor e oportunizando sua circulação. Esses compositores participaram da seleção e foram escolhidos pela equipe julgadora, composta por cinco pessoas, das áreas das artes e mídia de formação geral. Para o julgamento das músicas foram observados os seguintes itens: letra, melodia, arranjo e interpretação. Idealizado por Dona Jandira, que é cantora, musicista, pedagoga e produtora, o encontro de compositores propiciou o crescimento dos valores artísticos e a descoberta de novos talentos. “As músicas deverão ser inéditas e originais, e de autoria de moradores das cidades citadas sob pena de desclassificação”, explica Dona Jandira. Ela explicou também que o Espaço Multicultural Dona Jandira é um lugar para abrigar todos os segmentos culturais e está aberto para todos. “Quando pensei nesse espaço, pensei em realizar eventos de todos os segmentos culturais. Esse primeiro Encontro de compositores é um dos primeiros de muitas atividades que vamos promover. Ele é um espaço nosso e para todos que gostam de boa cultura”, completa. Presente no evento, a vereadora Nilma Silva disse que estava orgulhosa de fazer parte de um momento tão importante. “Precisamos valorizar a nossa cultura local, as músicas que eu escutei no Encontro são belíssimas e mostram como esses compositores são artistas preciosos e que não podem ficar esquecidos. O trabalho que Dona Jandira está realizando é muito positivo e vai valorizar a cultura local”, reafirmou. Bem-Ti-Vis - No sábado, dia 9, o evento contou com a apresentação dos alunos da oficina de violão da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. A apresentação é fruto das aulas do projeto social que a entidade desenvolve na comunidade de Itatiaia. Para a presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Máxima Bernadete, a participação da entidade nesse evento, enriquece e valoriza as ações que são promovidas na comunidade. “Ficamos muito satisfeito, pela abertura e parceria que Dona Jandira, vem nos proporcionando em seu espaço. Para os alunos e o projeto como um todo é de extrema importância, pois eles podem apresentar o que aprendem nas oficinas”. Afirma Máxima. A oficina de violão faz parte dos projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, é uma ação gratuita que acontece toda semana em Itatiaia. Dona Jandira, idealizadora do evento ainda concluiu: “A comunidade de Itatiaia, bem como os Bem-Te-Vis sempre serão meus parceiros em tudo que for realizar.” Espaço - O Espaço Multicultural Dona Jandira está localizado à Rua Santo Antônio, 484 – Itatiaia, em Ouro Branco. Criado pela cantora e sob a administração da mesma, o local oferece gastronomia típica mineira sustentável em cardápio assinado pela Chef de cozinha, shows, exposições de arte, espaço para artesanato, oficinas e workshops culturais, apresentações de teatro, dança e muito mais. No espaço, a cozinha mineira tradicional ganhou um toque inovador, sem deixar de fortalecer a tradição. O visitante vai encontrar desde o tradicional e maravilhoso frango com quiabo a versões deliciosas da nossa velha conhecida costelinha de porco. A cada fim de semana um prato especial “puxa a fila” para as delícias servidas que se completam com sobremesas que deixam lembranças inesquecíveis.






segunda-feira, 25 de novembro de 2013

UFSJ inaugura restaurante

A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) inaugurou o Restaurante Universitário (RU) no Campus Alto Paraopeba, na última segunda-feira, dia 04 de novembro. O fato marca um importante fato para as áreas de educação e desenvolvimento da região. Diversas autoridades estiveram presentes e foram recepcionadas por Valéria Kemp, reitora da UFSJ dentre elas, a prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, que também é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) e alguns prefeitos de cidades da região, além do deputado Padre João Carlos. A reitora apresentou as dependências do novo restaurante, que irá trazer mais conforto e comodidade aos alunos e professores. Na sequência, houve uma reunião entre as autoridades, presentes e a reitoria da UFSJ para a estruturação de estudos para analisar a possibilidade de serem firmados convênios entre a universidade e algumas cidades da região. Será realizada nos próximos dias uma nova reunião para análise das propostas. Cida Campos tem boas expectativas das negociações. “Um dos nossos primeiros passos no comando do Codap foi firmar uma parceria sólida com a UFSJ. Agora, estamos encaminhando as negociações para que a nossa prefeitura e algumas cidades vizinhas possam unir forças para alinharmos ensino, tecnologia e desenvolvimento social,” disse.